Vlog- Museu Abelardo Rodrigues
Nosso primeiro vídeo, espero que gostem e deixe aquela maravilhoso Like e se inscrevam obrigado !!
Exposição temporária valoriza obras do acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia
Como parte das comemorações pela passagem dos 467 anos da fundação de Salvador (29/03), o Museu Abelardo Rodrigues, localizado no Pelourinho, promove ações educativas durante todo o mês de março. Rodas de conversas, bate-papos, palestra e uma mostra fazem parte da programação, que terá um paralelo da questão da saúde e higiene, entre a antiga Salvador e a atual, como mote. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.
MUSEU HISTÓRIA DA MEDICINA DE ALAGOAS. visita 19/04/2018.
“Inquietude na contemporaneidade” de Denissena na Galeria do Solar Ferrão
Nas produções de pinturas em telas, arte digital e grafite, Denissena traz as expressões das figuras humanas, dialogando sobre as questões étnicas-raciais, gênero e identidade. Nos desenho surge a denúncia que revela as injustiças sociais, com a composição do cenário urbano. Nas esculturas, ele retrata a luta do ser humano com as expressões e formas em 3D. Na instalação produzida com materiais reaproveitados, traz a questão ambiental, convidando o público a refletir e contemplar o movimento das aranhas. “A ideia é dialogar sobre as direções e escolhas do ser humano. Trago a simbologia da aranha e outros elementos universais na composição da obra que traduz um pouco do movimento da vida. A construção é orgânica e cheia de metáforas visuais”, informa o artista.
Sobre o tema da exposição, Denissena diz que são muitas inquietudes. “A exposição traduz a minha inquietação em relação com a arte no cotidiano. A contemporaneidade traz a característica, particularidade ou estado de ser contemporâneo; qualidade de existir ao mesmo tempo; coexistência. Além disso, há um bom tempo venho desejando realizar uma exposição com diversas linguagens visuais. Para esta nova exposição, eu pintei figuras humanas – onde trago os meus personagens -, além do estilo abstrato, paisagem urbana e elementos universais materializados na instalação. Trabalho com diversas temáticas e meu estilo é livre, porém com identidade no traço e técnicas”, explica.
Versátil, o artista vai ocupar as duas salas da galeria. Em uma estarão reunidas as produções em preto e branco e, no outro ambiente, as produções com cores. “O conceito é equilíbrio entre o monocromático e policromático. Assim é a vida real”, completa. A exposição tem curadoria de arte do produtor Cristiano Cardoso, integrante da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac).
Também chamado de operário cultural, Denissena é autodidata. Possui um repertório rico e uma produção artística que reúne diferentes tipos de linguagens – caricaturas, desenhos, pinturas, arte digital e esculturas. Através de suas telas nos faz refletir conceitos de identidade e cidadania.
CENTRO CULTURAL SOLAR FERRÃO – Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o casarão construído entre o fim do século XVII e início do XVIII possui seis andares e abriga a Galeria Solar Ferrão, o Museu Abelardo Rodrigues e quatro coleções: a Coleção de Arte Popular (ampliada pela arquiteta Lina Bo Bardi) que reúne peças representativas da cultura popular do Nordeste coletadas entre as décadas de 50 e 60; a Coleção de Arte Africana Claudio Masella, que mostra a riqueza estética e a diversidade da produção cultural africana do século XX; a Coleção de Instrumentos Musicais Walter Smetak, suíço que marcou a história da música brasileira, influenciando movimentos como a Tropicália; e a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi. O Solar Ferrão integra os espaços administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
“Inquietude na contemporaneidade” – Exposição de Denissena
Local: Galeria do Solar Ferrão
Abertura: 08/11, às 10h – Em cartaz até 25/01/20.
Endereço: Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)
Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h; sábado das 13h às 17h
Entrada: grátis
Contato: (71) 3116-6743 / Denissena (71) 98811-8891
denissena.com
instagram.com/operariocultural
Circolo Odeòn - Machucando (Adalberto de Souza)
Circolo Odeòn in concerto al Museo Internazionale e Biblioteca della Musica di Bologna, 07-08-2012, all'interno della rassegna (s)Nodi 2012 - dove le corde si incrociano.
Il brano di Choro si chiama Machucando ed è stato scritto dal compositore brasiliano Adalberto de Souza.
Il Circolo Odeòn è composto, partendo da sinistra, da:
Barbara Piperno, flauto traverso
Tim Trevor Briscoe, clarinetto
Rocco Casino Papia, chitarra 7 corde
Marco Ruviaro, mandolino
Marco Zanotti, pandeiro
È possibile ascoltare e vedere tutto il concerto a questo link:
Per info e contatti circoloodeon@gmail.com
Patrimônio de Alhandra
Vídeo dirigido pelo cineasta Pernambucano Lula Gonzaga, animações realizados por jovens das escolas públicas de Alhandra/PB.
José Luís da Mota Menezes - Riqueza e Fuga Para o Sul - Ocupação Nelson Rodrigues (2012)
José Luís da Mota Menezes é arquiteto e especialista na história urbana recifense. Conviveu com os Rodrigues que ficaram no Recife, principalmente Fernando, Abelardo e Francisco, tios de Nelson, todos envolvidos com produção artística.
Criado para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que os influenciaram, o projeto Ocupação integra uma das políticas permanentes do Instituto, que é a preservação da memória artística.
Visite o site do programa:
ALTO DO RODRIGUES Entrega de medicamentos na farmácia básica
Entrega de medicamentos na farmácia básica do Hospital Municipal Maria Rodrigues de Melo.
VISITA AO MUSEU SOLAR DO FERRÃO
Levar uma turma de alunos para conhecer outros espaços a exemplo do museu é enriquecedor para alunos e professores, pois possibilitar outras formas de aprendizagem!
Congresso Internacional sobre Discriminação - dia 22 (manhã)
O Congresso Internacional sobre Discriminação, acontece no Auditório Raul Chaves, na Faculdade de Direito da Ufba, em Salvador.
Hoje, dia 22 especialistas discutirão aspectos relacionados à discriminação religiosa, pessoas com deficiência no mercado de trabalho, fiscalização internacional, dentre outros.
Evento promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho - 5ª Região.
Mini-Testemunho do Ex-Padre Nivaldo Lisboa Soares Que Virou Pastor Evangélico
Mini-Testemunho do Ex-Padre Nivaldo Lisboa Soares Que Virou Pastor Evangélico