Conhecendo Museus - Ep. 04: MUSEU AFRO BRASIL
É em meio à valorização da história negra africana e afro-brasileira que nasce, em 2004, o Museu Afro Brasil. Símbolo de luta e perseverança, esse povo e sua rica cultura estão espalhados em fotografias, pinturas, gravuras, documentos e peças no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, localizado dentro do Parque do Ibirapuera.
O contraste do verde e do cinza da capital paulista cercam o museu que abriga mais de 5 mil obras, sendo 2.163 doadas pelo artista plástico Emanoel Araújo, que teve a ideia de criar o museu e hoje é seu curador. Um sonho realizado por esse baiano para contar a história de um povo sofrido, mas que soube vencer com dignidade.
35 anos do Museu Afro-Brasileiro da UFBA
Di Parêia no Museu Afro-Brasileiro - Salvador-BA
Canção Onde é que você se esconde?.
Nação | TVE - Salvador - Bahia, berço da Cultura Afro-Brasileira - Programa 1 - 03/11/2014
O Nação vai a Bahia, berço da cultura afro-brasileira, e mostra em dois episódios a história do estado.
O primeiro episódio mostra a tradicional Festa da Boa Morte, que acontece todo ano na cidade de Cachoeira, desde o século XIX, e se transformou em um símbolo de resistência cultural. A tradição é mantida por mulheres negras desde o período pós-abolição, quando as fundadoras da Irmandade da Boa Morte lutaram para morrerem livres do jugo da escravidão.
O programa retorna ao século XVIII, quando a Bahia foi palco de um movimento revolucionário pouco conhecido até os dias de hoje: a revolta dos Búzios, também chamada de Conjuração Baiana e Revolta dos Alfaiates. O movimento pregava o fim da escravidão, do domínio português e a criação de uma república com igualdade para todos.
Ficha Técnica:
Apresentação: Fernanda Carvalho
Produção Executiva: Vera Cardozo
Estagiário: Thiago Gabbi
Edição e Finalização: Tiago Appolinario
Nação | TVE - Salvador - Bahia, berço da Cultura Afro-Brasileira - Programa 2 - 12/11/2014
Programa celebra os 40 anos do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil
Nesta edição, o Nação apresenta o segundo episódio gravado em Salvador. Vamos celebrar os 40 anos do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil. Seu fundador Antonio Carlos dos Santos, o vovô, conta a história do Ilê, fundado em 1974 e que revolucionou o carnaval baiano.
Este ano o Ilê fez o show de abertura do 17º Congresso Nacional do Movimento Negro Unificado em Salvador. O MNU surgiu em 1978 organizado por movimentos negros de todo país e até hoje luta pelos direitos e reparações dos efeitos de mais de 300 anos de escravidão no Brasil.
Ficha Técnica:
Apresentação -Fernanda Carvalho
Produção Executiva - Vera Cardozo
Estagiário - Thiago Gabbi
Edição e Finalização - Tiago Appolinario
Programa Nação - facebook/programanacao
【K】Brazil Travel-Salvador[브라질 여행-살바도르]식민시대유적 바라요새/Santo Antonio da Barra Fort/Afro-Brazilian culture
■ KBS 걸어서 세계속으로 PD들이 직접 만든 해외여행전문 유투브 채널 【Everywhere, K】
■ The Travels of Nearly Everywhere! 10,000 of HD world travel video clips with English subtitle! (Click on 'subtitles/CC' button)
■ '구독' 버튼을 누르고 10,000여 개의 생생한 【HD】영상을 공유 해 보세요! (Click on 'setting'-'quality'- 【1080P HD】 ! / 더보기 SHOW MORE ↓↓↓)
● Subscribe to YOUTUBE -
● Follow me on TWITTER -
● Like us on FACEBOOK -
● KBS 걸어서세계속으로 홈페이지 -
[한국어 정보]
나는 살바도르 여행의 마지막 코스로 바하 요새를 선택했다. 살바도르를 외부로부터 지키기 위해 건설된 요새다. 포르투갈이 살바도르를 발판으로 영토를 확장하고 있을 때 신대륙에는 스페인, 네덜란드 선단이 들어와 각축을 벌였다. 살바도르 해안도 한때 네덜란드에 빼앗겼다가 다시 찾은 곳이다. 내부에는 16세기 당시 전 세계를 무대로 활동하던 포르투갈 선단의 모형이 전시돼있다. 1505년 인도를 점령하고 마카오까지 진출한 포르투갈은 1549년 살바도르에 첫 발을 내딛으면서 신대륙 최대의 땅을 차지했다. 아름다운 해안과 식민지 시대의 역사유적. 그리고 남미 최대의 노예시장으로 번성해온 살바도르. 살바도르 여행을 마치며 나는 살바도르의 주인은 흑인이란 생각이 들었다. 긴 항해에 살아남기 위해 그들이 가져온 음식과 노래와 춤이 살바도르만의 독특한 아프로-브라질 문화를 꽃피웠고 세계문화유산에 빛나는 살바도르 역사지구의 아름다움도 그들의 손에 의해 건설됐기 때문이다. 살바도르의 역사와 문화, 그리고 예술은 모두 흑인들이 있어 가능했던 것이다.
[English: Google Translator]
I chose the last course of Bach Fortress Salvador travel. The fortress was built to defend Salvador from the outside. When Portugal might have, and expand the territory as a springboard to the New World, the Salvador Spain, the Netherlands is on the tip waged compete. The Salvador coast road once again found a place deprived in the Netherlands. Inside this former 16th-century model of the Portuguese fleet was active on the world stage are on display. 1505 occupation of India and eumyeonseo naedin the first to Salvador in 1549 entered the Portuguese from Macau accounted for up to the land of the New World. Beautiful coast and historical monuments of the colonial era. And Salvador prosperous slave market in Latin America that has the maximum. Beyond the masters of Salvador Salvador trip I heard this idea is black. In order to survive the long voyage they brought food and singing and dancing is unique, only Salvador's Afro-Brazilian culture blossomed wotgo Salvador shining history in the World Heritage Site because their hand also pas built by the beauty of the earth. The history of Salvador, culture and art is all possible because they were black.
[Portuguese: Google Translator]
Eu escolhi o último curso da viagem Bach Fortaleza Salvador. A fortaleza foi construída para defender Salvador a partir do exterior. Quando Portugal possa ter, e expandir o território como um trampolim para o Novo Mundo, o Salvador Espanha, Holanda está na ponta travada competir. A estrada da costa Salvador mais uma vez encontrou um lugar privado na Holanda. Dentro deste modelo antigo do século 16 da frota Português era ativo na cena mundial estão em exibição. 1505 ocupação da Índia e eumyeonseo naedin o primeiro a Salvador em 1549 entrou para o Português de Macau contabilizados até a terra do Novo Mundo. Costa bonita e monumentos históricos da era colonial. E Salvador próspero mercado de escravos na América Latina que tem o máximo. Além dos mestres da viagem para Salvador Salvador ouvi essa idéia é preto. A fim de sobreviver à longa viagem que eles trouxeram comida e cantar e dançar é único, apenas a cultura afro-brasileira de Salvador floresceu wotgo Salvador história brilhando no Património Mundial, porque também a mão deles Pas construído pela beleza da terra. A história de Salvador, da cultura e da arte é tudo possível, porque eles eram negros.
[Information]
■클립명: 남미005-브라질02-16 식민시대 유적, 바라 요새/Santo Antonio da Barra Fort/History/Colony/Afro-Brazilian culture
■여행, 촬영, 편집, 원고: 김정수 PD (travel, filming, editing, writing: KBS TV Producer)
■촬영일자: 2009년 4월 April
[Keywords]
남아메리카,South America,남미,브라질,Brazil,Brasil ,Federative Republic of Brazil,김정수,2009,4월 April
Salvador de Bahia : capital afro-brasileña...
Hola a todos,
Yo soy Chris, el autor del canal YouTube Un Francés en América Latina. Hoy les propongo un nuevo video màs cultural hablando de una ciudad muy importante en la historia de Brasil : Salvador de Bahia.
Salvador de Bahia es un lugar unico en Brasil. Ahi se concentra una cultura africana muy fuerte, que se entiende por su historia.
Ven conmigo en ciudad de Salvador, te voy a ensenar un poquito màs sobre su historia...
Si te gusto, comenta por favor! O quieres contribuir, por favor te invito.
La camara que utilizo para grabar (Sony PowerShot SX720 HS) :
Museu Afro Brasil
Em tempos de resgate da História da África e de seus descendentes no Brasil, o Museu Afro Brasil em São Paulo é um ícone do resgate e memória da Cultura Africana e da Cultura Afro Brasileira. Visitei este Museu no ano de 2016 e me impressionei com o acervo.
TV Pelourinho - Alô Pelô - Visita dos Alunos ao Museu Afro-Brasileiro
Os Negões A Explosão Afro Cultural.
Os Negões, como é popularmente conhecida, é uma Organização do Movimento Negro brasileiro, criado por um grupo de militantes, artistas e esportistas, fundado em 11 de Fevereiro de 1982, está sediada em Salvador-BA, e durante estes trinta e seis anos de existência, vem promovendo a cultura afro-brasileira.
--
Nos últimos 36 anos, o Bloco Afro OSNEGÕES, tradicionalmente, participou do carnaval de Salvador. Por ser uma instituição que tem como missão a melhoria social dos cidadãos brasileiros, através do combate à discriminação racial, e a integração de uma base cultural, social e política que visa desenvolver e preservar as manifestações culturais de matriz africana. Esta despertando em seu enredo uma visão progressista de África e diáspora, que deixa de ser idílica e utópica, revelando assim uma realidade que requer reflexão, para que seja possível conhecer melhor os pilares da nossa cultura.
A nossa missão no carnaval é difundir o samba-mambo que se produz em nossa terra, mostrar a face do carnaval multicolorido, com toda sua diversidade, um desfile bem cuidado, preservando a cultura do povo da nossa cidade, sempre com muita alegria e descontração, levando a mensagem de paz, amor e harmonia.
A sede do Bloco Afro OSNEGÕES está localizada na Vasco da Gama, além das ações sociais comprovadas, a Sede Cultural Os Negões mantêm o Bloco e Banda afro que participam do Carnaval de Salvador desde 1982, juntamente com as associadas e os associados, propondo músicas de conscientização e indumentárias de resgate histórico e influência negra. Ao final, agrupa o resultado das ações anuais nas apresentações do carnaval como celebração das lutas e histórias contadas com tambores e festa.
OSNEGÕES está perfeitamente engajado nas questões de nossa sociedade e em particular com a comunidade afro-brasileira, realizando atividades no combate às desigualdades e ao racismo. Em nosso compromisso de responsabilidade social, ao longo do ano, assume o papel de organização social, na perspectiva de diminuir os impactos da violência e do racismo. Objetivando a promoção da cultura negra enquanto instrumento de conscientização e autoestima, tem por missão preservá-la e difundi-la promovendo ações de valorização num contexto histórico e social, buscando assegurar direitos. Combate ao racismo desenvolvendo atividades de formação para a cidadania e geração de renda com cursos profissionalizantes, pré-vestibulares, oficinas de dança afro-contemporânea, capoeira, percussão e iniciação musical.
Cast:
Paulo Roberto Nascimento - Presidente
Luma Paula Nacimento - Vice-Presidente
Loo Nascimennto - Diretora Artistica
Mestre Tatá - Diretor musical
Loiá Fernandes - Percussao
Musicos do Bloco Os Negões.
Nessa documentação cultural ha uma breve homenagen ao Mestre Moa do Katendê
Moço lindo do Badauê
Ele Colaborou na construção da identidade musical afro-brasileira.
Mestre de Capoeira, percussionista, compositor e fundador do Bloco Afoxé Badauê.
1954 - 2018
E
Edfran Bispo dos Santos.
1959-20111
Fundador da Banda do Pelô.
percussionista, compositor e musico de grande importancia dentro e fora da Bahia .
Ambos Assasinados.
Museu Afro Brasil abre exposição sobre o estado da Bahia
Como parte das comemorações dos seus 15 anos, o museu Afro Brasil de São Paulo abriu a exposição A Cidade da Bahia, das Baianas e dos Baianos Também. São fotos, vídeos, relatos e objetos que trazem aquilo que há de mais inusitado e precioso em terras baianas.
PARQUE DA CIDADE DE SALVADOR
parque da cidade com novos brinquedos muito legal.
Museu da História e Cultura Afro-brasileira - Muhcab | Rio MultiCultural
O Museu da História e Cultura Afro-brasileira - Muhcab é um Museu de Território e contempla lugares como a Escola José Bonifácio, a Pedra do Sal, o Largo São Francisco da Prainha e o Cais do Valongo. Estes espaços têm papel fundamental no resgate, preservação e revitalização da memória afro-brasileira.
=======================================
Acesse os produtos da MultiRio quando quiser!
Na TV: canal 26 da NET-Rio
Assista à nossa programação on-line:
Portal MultiRio:
=======================================
Confira os perfis da MultiRio nas redes sociais:
Museu Afro-Brasil in sao paulo
Museu Afro-Brasil in sao paulo
O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil More info visit:
Museu Afro-Brasil in sao paulo
museu afro-brasil sao paulo
associação museu afro brasil
museu afro brasileiro sp
museu afro brasileiro salvador
museu afro brasileiro ibirapuera
Museu Afro Brasil: religiões afrobrasileiras
Neste vídeo, você vai conhecer uma parte do núcleo Religiosidade Afrobrasileira que integra a exposição permanente do Museu Afro Brasil, em São Paulo.
O Museu Afro Brasil, nos seus 15 anos, celebra São Paulo: uma iconografia urbana
Em entrevista, o diretor e curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, fala sobre a exposição “Museu Afro Brasil, nos seus 15 anos, celebra São Paulo: uma iconografia urbana”, aberta em abril de 2019 e que marcou o início das atividades em homenagem aos 15 anos do Museu Afro Brasil.
A partir de uma série de elementos artísticos e culturais, a mostra conta visualmente as transformações da cidade de São Paulo de um povoado em uma megametrópole cosmopolita, reunindo mais de 500 itens históricos entre pinturas, fotografias, cartazes, objetos, vestimentas, recortes de jornais e revistas, mapas, brinquedos e porcelanas que traçam uma cronologia da cidade.
TV UFBA apresenta - Museu de Arte Sacra da UFBA
A TV UFBA faz um passeio pelo valioso patrimônio histórico e cultural que é o Museu de Arte Sacra da UFBA (MAS) para apresentar um pouco de sua história e mostrar imagens de seu rico acervo, de sua bela arquitetura e a vista que oferece para a Baía de Todos os Santos. Instalado no antigo Convento de Santa Teresa, o museu foi inaugurado em 1959 pelo primeiro reitor da Universidade Federal da Bahia, Edgard Santos, através de um convênio estabelecido com a Arquidiocese de Salvador, agora renovado por mais 60 anos, num claro reconhecimento a sua importância artística e científica. Hoje o MAS abriga a maior coleção de arte sacra do país, além de contribuir para a difusão do conhecimento por meio de cursos, pesquisas e visitações, que chegam, em média, a cinco mil por ano. O museu e seu acervo são tombados como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1983.
FICHA TÉCNICA
PRODUÇÃO E REPORTAGEM
GISELE SANTANA
LAILA NERY
PRODUÇÃO OPERACIONAL
DAN HUDSON
PRODUÇÃO DE LINHA
KARINA SERRA
IMAGENS
DAN HUDSON
VICTOR MOTA
EDIÇÃO
VICTOR MOTA
OPERADOR DE SOM
NATTAN CERQUEIRA
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO
CAÍQUE MATOS
ARTE E VIDEOGRAFISMO
NÍVIA ANUNCIAÇÃO
COORDENAÇÃO
MARILUCE MOURA
—–
Inscreva-se no nosso canal!
youtube.com/tvufba
Acompanhe nossas redes sociais:
Facebook:
Twitter:
Instagram :
Site Oficial:
Exposição no Museu Afro Brasil conta trajetória primeiro do linguista afro-americano Lorenzo Dow Tur
Ver episodio:
MISTÉRIO nos subterrâneos de Salvador!
A primeira capital do Brasil completa, nesta sexta-feira (29), 470 anos. O repórter José Raimundo mostra os caminhos subterrâneos que guardam a história de Salvador e do país.
Vista do mar, é uma cidade de dois andares diante da Baía de Todos os Santos, bonita, histórica. Mas nem os baianos sabem direito que, no subsolo, a Salvador dos cartões-postais esconde caminhos secretos.
“Provavelmente parte desses túneis subterrâneos foram utilizados para rotas de fuga, esconderijos ou mesmo para guardar parte do patrimônio religioso”, explica o historiador Rafael Dantas.
Historiadores e arqueólogos confirmam que ruas de casarões, igrejas, se comunicavam por baixo da terra. Pelos subterrâneos do convento do Carmo, por exemplo, transitavam padres, freiras, e muita gente que era submetida ao trabalho forçado.
Carmelitas se destacavam na Bahia não só pela força religiosa, mas também pelo espírito acolhedor, solidário. Os porões serviram até de abrigo para os escravos recém-libertados, que não tinham morada fixa, que viviam nas ruas de Salvador.
CONHEÇA O 1º BLOCO AFRO DE SALVADOR
Você sabia que os negros eram proibidos de participar dos blocos de carnaval de Salvador até 1974?
O Ilê Aiyê nasce com a proposta de ser um bloco afro, que valoriza a cultura negra e enaltece as belezas da negritude.
Um movimento muito importante para a cultura negra em Salvador e no Brasil todo. O quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, inclusive, foi tombado após a Mãe Hilda realizar uma cerimônia no local.
Isso é a cultura impactando a realidade local e a vida de grupos essenciais para a nosso país!
Raphael Tim é professor de História Geral e do Brasil, mestre em História da Música, e guia Paleta Cultural.
Conheça nossas dicas e experiências em paletacultural.com.br
Saiba mais sobre a história do bloco em ileaiyeoficial.com
Exposição em cartaz no Itaú Cultural
Av. Paulista, 149
Até 06 de janeiro de 2019
Entrada Gratuita