10 pontos turisticos mais visitados de Gravataí
Conheça os 10 pontos turisticos mais visitados de Gravataí!
1 - Museu Municipal Agostinho Martha
O acervo do Museu Municipal Agostinho Martha conta a história colonial da região do Vale do Rio Gravataí.
2 - Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos
Sua obras tiveram início em 1772 e foi construída em estilo barroco português.
3 - Colégio Dom Feliciano
Foi a primeira escola particular do município e atualmente é mantido pelas irmãs do Imaculado Coração de Maria.
4 - Prédio da Prefeitura Municipal:
O Prédio da sede da prefeitura foi construído em estilo eclético, guardando características do neoclássico e do moderno.
5 - Capela Santa Cruz
Feita por índios para abrigar uma cruz, era local de adoração e preces dos habitantes do povoado de Gravataí.
6 - Casarão dos Fonseca
Também conhecido com Casa dos Açores, possui características da Arquitetura Colonial Portuguesa, trazida pelos colonos açorianos.
7 - Casarão dos Bina
Em estilo português, o casarão faz parte de uma propriedade rural com cerca de 40 hectares, denominada Sítio do Sobrado, cujo porão da casa abrigou uma senzala com grande número de escravos. Neste local atualmente funciona a Fundação Municipal do Meio Ambiente.
8 – Pampas Safari
O PAMPAS SAFARI é o maior parque-safari da América do Sul. Compreende uma área de 320 hectares, nos quais são distribuídas mais de 2.000 exemplares de animais da fauna mundial. Ao longo dos 10km de estradas, o visitante pode observar de dentro dos veículos, animais como: zebras, camelos, hipopótamos, cervos vermelhos, cervos dama, cervos sambar, flamingos, emas, emus, avestruzes, capivaras, antílopes, lhamas, macacos-prego, búfalos, cisnes, etc. Há, ainda, aproximadamente 70 espécies de pássaros que naturalmente vivem no parque. Além da área de animais, o parque dispõe de uma grande área de lazer.
9 – Cascatinha Mato Fino
O local dispõe de 2 belíssimas cascatas e quiosques para lanches. Ambiente 100% tranquilo em meio a NATUREZA.
10 – Prainha de Morungava
A Prainha de Morungava está localizada em uma área total de 5 hectares, onde disponibiliza para os visitantes, piscina natural com 8.000 m² de água corrente. Além disso, dispõe de churrasqueiras com mesas, campo de futebol e amplo espaço. O local também disponibiliza lancheria, banheiros coletivos com chuveiro elétrico e área de serviço.
Conheça nossa Loja: turismoecia.net
GRAVATAÍ - RIO GRANDE DO SUL
Gravataí é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul pertencente à microrregião de Porto Alegre e Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre, localizando-se a norte da capital do estado.
A sede tem uma temperatura média anual de 20,1 °C e na vegetação do município predomina a mata atlântica.
Gravataí foi originalmente fundada em 1763, embora a emancipação oficial tenha vindo somente em 1880. A versão de sua etimologia é a de que o nome seja uma junção entre o nome de uma espécie de Apiácea (antiga Umbelífera), gravatá, que existia em abundância na região, e a palavra hy, que na língua guarani significa rio. Atualmente sua principal fonte de renda é o setor industrial, tendo o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí da General Motors como importante fonte de lucros, fazendo da cidade um polo da indústria metal-mecânico brasileira.
O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Um dos principais e o mais tradicional clube de futebol é o Cerâmica Atlético Clube, fundado em abril de 1950. Gravataí também é sede de diversos eventos anuais, como a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a Festa das Bromélias e a Volta Ciclística Internacional de Gravataí, além de possuir diversos pontos turísticos, como o Museu Municipal Agostinho Martha, cujo acervo conta a história colonial da região do Vale do Rio Gravataí.
Um importante fato para a economia da cidade foi a instalação do Complexo Industrial da General Motors, ocorrida entre o final da década de 1990 e começo da década de 2000. O anúncio da sua instalação foi feito em 17 de março de 1997, data que ficou sendo um marco de desenvolvimento do município, visto que esta empresa veio juntar-se ao Parque Industrial de grande porte e ao comércio da cidade. O complexo consolidou o perfil industrial da cidade e tornou Gravataí um dos maiores polos da indústria metal-mecânica brasileira.
Ultimamente a predominância do espaço rural tem vindo a ser substituída pelo urbano, para atender às exigências da expansão urbana, dada pelo aumento das atividades produtivas na cidade (indústria, comércio e serviços) e pelo aumento da demanda habitacional, gerado pela concentração populacional. O limite entre o campo e a cidade está deixando de ser visível e a população do campo vem decrescendo a cada ano.
Atualmente há 22 praças arborizadas, muitas com espécies nativas. Há três parques, com abundantes áreas verdes, sendo dois mantidos pelo poder público.
O município possui ainda três unidades de conservação, sendo elas: a Reserva Ecológica do Banhado Grande, criada pelo estado através do Decreto nº 38.971 de 23 de outubro de 1998, possuindo área de 400 ha.; o Morro Itacolomi, que é considerado uma área de preservação ecológica e paisagística do município, sendo revestido por vegetação nativa; além da Estância Província de São Pedro, contando com 400 ha. e arborização nativa.
Para estimular o desenvolvimento socioeconômico local, a prefeitura de Gravataí, juntamente ou não com empresas locais, investe no segmento de festas e eventos. Essas festas, muitas vezes atraem pessoas de outras cidades, exigindo uma melhor infraestrutura no município e estimulando a profissionalização do setor, o que é benéfico não só aos turistas, mas também a toda população da cidade. As atividades ocorrem durante o ano inteiro. Dentre a lista de Eventos Oficiais da cidade, que é divulgada anualmente pelo governo municipal, há: a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada sempre em 2 de fevereiro; o carnaval de Gravataí, sempre em fevereiro ou março; a Paixão de Cristo, sempre em março ou abril; a festa das Bromélias, em abril; as celebrações de Corpus Christi, em maio ou junho; a Semana da Pátria e Desfile Cívico, em setembro; a Semana Farroupilha, em setembro; e a Semana da Consciência Negra no Município, em novembro.
Mais informações sobre a cidade de Gravataí e sobre outras cidades brasileiras, suas histórias, economias e atrações culturais e de lazer, podem ser encontradas no endereço . Dê o prazer de sua visita.
Referência para o texto: Wikipédia.
Imagens: Google.
Músicas: Biblioteca de áudio do YouTube, por Emily A. Sprague - Bug catching e Mind and eye journey.