Alambique Paratiana Paraty RJ, Museu da cachaça.
Esse local faz parte do passeio 4X4 de Paraty, uma visita ao alambique ao som da música Eu bebo sim de Elizete Cardoso durante a visita ao Museu da cachaça entre centenas cachaças eu encontrei caninha Arara ou cachaça Arara produzida aqui em minha região.
Brasil 2016 - Paraty - Cachoheiras y Alambiques
Brasil 2016 - Paraty - Cachoheiras y Alambiques - Cachoheira Tobogan - REstaurante Tarzan - Cachoheira da pedra Branca - Alambique Paratiana - Alambique Pedra Branca
Cachaçarias e Forte - Paraty - RJ
Para finalizar nossa Viagens & Imagens por Paraty-RJ, mostramos dois alambiques (Paratiana e Coqueiro) e o Forte Defensor Perpétuo, com sua vista maravilhosa e estratégica.
MELHORES PASSEIOS EM PARATY E FESTIVAL DA CACHAÇA-RJ - #espalhedicas
Passear por Paraty é se encantar com cada detalhe, com a arquitetura antiga e as ruas de pedras com algumas igrejas pelo caminho que torna a paisagem mais deslumbrante ainda, esse é o resumo do nosso querido Centro Histórico. Vim a Paraty e não andar pelo centro, ir nas lojinhas de artesanatos, conhecer o cais, ver o pôr do sol da capelinha, beber uma nos restaurantes da Praça da Matriz ou participar de alguma festividade na cidade, saiba que terá que voltar rs. Pra finalizar visitar o Forte Defensor Perpétuo próximo ao centro para conhecer um pouco da história no museu ou curtir a natureza e belas paisagens para boas fotos de recordações. E não poderiamos deixar de citar suas praias próximas ao centro como praia do Pontal e Praia do Jabaquara, ambas possuem restaurantes ou quiosques, água do mar sempre tranquila sem ondas, ótima para prática de esportes ou passeio com crianças. Um resumo bem resumido sobre dicas da cidade que amamos.
O festival da cachaça, vulgo festival da pinga, e sem dúvida tentaremos ir todos os anos. Paraty já é uma cidade encantadora mas com festividade ela fica divina, só precisa ter paciência porque fica muito cheia de pessoas e isso pode causar estresse. Uma dica alugue hospedagem, porque além de beber e dirigir ser perigoso sempre rola lei seca na cidade em dias de festival, segunda dica se for optar por ir só um dia e quiser apreciar a festa conhecendo aa barracas, degustando ou comprando faça isso de dia ou no máximo sexta de noite porque o sábado de noite é quase missão impossível ????♀️ Se for de galera e chegar depois das 22h, passe no centro histórico e compre em cachaçarias garrafa grande para todos beberem juntos porque na tenda a partir desse horário somente dose ou garrafa pequena virada no copo plástico, lembrando que preço é tabelado,ou seja, na cachaçaria ou tenda será igual o valor. E pra finalizar se quiserem curtir muuito mesmo cheguem cedo porque na tenda a música e venda de bebidas acabam entre 1/1:30 da madruga.
No ritmo do festival da cachaça, no fds que estivemos em Paraty fomos visitar alguns alambiques pra conhecer a história, local de fabricação e degustação das cachaças. Visitamos primeiro o alambique da cachaçaria Coqueiro que fica no bairro Cabral a uns 15 minutos do centro de Paraty dentro desses 15 minutos 5 são por estrada de chão, lá é tudo bem rústico cheguei achar um pouco sem graça visivelmente para os visitantes. Seguimos para o alambique da Pedra Branca na estrada Pedra Branca que também fica uns 15 minutos do centro, essa é bonitinha e turística tem uma televisão que fica passando vídeo contando a história da cachaça em Paraty e sobre a fabricação da mesma. Por fim na mesma estrada da Pedra Branca 5 minutos da anterior conhecemos o alambique da Paratiana que é o mais novo, tecnológico e moderno e nesse tem visita guiada para explicar sobre as cachaças, seu armazenamento e modo de preparo, foi o mais interessante e interativo. Lembrando que em todas tem a loja para venda e possui degustação de todas suas cachaças. Bom foi isso, assim foi o fds de festival, bebedeira e de passeios turísticos.
Assista o vídeo e se encante com esse pedaço do paraíso ????????
Siga também o instagram: @espalhedicas
Se inscreva no canal, deixe seu joinha, acione o sininho e escreva sua dica ou sugestão nos comentários ????
GRATIDÃO! ????
ALAMBIQUE PARATIANA - CHEF ANA BUENO E SUAS ORIGENS
PARTE 3 DE 3 DO DOCUMENTÁRIO DA CHEF ANA BUENO, COMANDANTE DO RESTAURANTE BANANA EM PARATY - RJ. nesse episódio mostramos um pouco das origens da chef Ana Bueno e como tudo começou. Também um pouco da conexão do #ALAMBIQUE #PARATIANA com a Chef.
Pra conferir mais sobre essa série de 3 vídeos da CHEF #ANABUENO
MAKING OF PARTE 1
MAKING OF PARTE 2
MAKING OF PARTE 3
VÍDEO DOCUMENTÁRIO EDITADO PELO LUÍS SCARABEL.
música/artista: Beaten Track / Godmanwho
Pedra Alambique Pedra Branca - Paraty - Guia Garfo de Ouro
Alambique premiado com a melhor cachaça envelhecida em uma degustação às cegas no Mercado Municipal de São Paulo e Campeão no Estado do Rio. Indicado pelo Guia Garfo de Ouro como a melhor cachaça em Paraty de acordo com levantamento realizado na cidade em 2016.
Cachaça Coqueiro - Paraty | Mudda Brasil
A região de Paraty também é muito famosa pela produção de cachaças, concentrando diversos alambiques que distribuem a bebida para o Brasil todo, antigamente no Rio de Janeiro as pessoas se referiam a cachaça como “Paraty”.
A alambique Coqueiro produz cachaça desde 1830. É um dos mais antigos do Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO E A HISTÓRIA DO ALAMBIQUE COQUEIRO EM: mudda.com.br
Alambique Pedra Branca
Venha conhecer a cachaça de Paraty com o Alambique Pedra Branca
COMO FAZER PASSEIO DE JIPE | CACHOEIRAS DE PARATY | VLOG | LADO R
Nesse segundo VLOG fizemos um passeio privativo de jipe para conhecer algumas Cachoeiras e Alambiques de Paraty. A primeira foi a Cachoeira da Pedra Branca. Uma das mais belas cachoeiras de Paraty. Na Estrada Paraty-Cunha, após a Ponte Branca, segue-se à direita, até o final. Ali há uma trilha que nos leva até este paraíso. A cachoeira encontra-se em área particular e cobra-se uma entrada para auxiliar na conservação. Junto à cachoeira principal, encontram-se as ruínas da primeira usina de força da cidade. Seguindo pela escada na pedra, chega-se a um poço, com outras quedas refrescantes.
Em seguida fomos ao Alambique e Cachaçaria Paratiana, um dos mais famosos de Paraty. A Cachaça Paratiana é uma das mais tradicionais dentre as Cachaças artesanais de Alambique em sua região. Possui o Selo de Indicação Geográfica de Procedência, é certificada pelo Inmetro e recentemente ganhou medalha de Ouro no concurso Mundial de Bruxelas em 2014 e 2015 , e 3° lugar no ranking da revista VIP 2014.
Lá pudemos ver o processo de fabricação da cachaça e visitamos o museu da cachaça. Muito interessante para quem é entusiasta da bebida, pois tem cachaças de todos os lugares do Brasil.
No fim, fizemos uma degustação de 15 tipos de cachaça e licores da Paratiana. Cada um melhor que o outro. Até bala de cachaça nós provamos. Da lojinha trouxemos uma garrafinha da cachaça mais famosa de Paraty, a Gabriela, que é feita com gengibre, cravo e canela. É com essa cachaça que é feito o drink mais pedido de Paraty - o Jorge Amado.
Depois fomos para a entrada que leva para o Caminho Velho da Estrada Real. Também chamado de Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa e liga Ouro Preto (MG) a Paraty (RJ).
Andando um pouco mais chegamos à pequena ponte pênsil que leva até o Poço do Tarzan, uma piscina natural formada entre as pedras, local muito bom para tomar um banho refrescante e restaurador. Por ser ponto de parada dos passeios de jipe é um local com grande afluxo de turistas.
Finalmente entramos na água (bem gelada por sinal, mas impossível não entrar) e em seguida comemos uma porção de camarão no restaurante que tem logo ao lado, bem rústico, que fica aberto apenas em época de grande visitação.
Finalmente, descendo por mais uma pequena trilha chegamos à famosa Cachoeira do Tobogã (ou da Penha), uma das mais visitadas, e ponto de parada dos jipes que levam os turistas para conhecer as cachoeiras e alambiques. Seu principal atrativo é a grande pedra lisa por onde corre o fluxo de água, formando um grande tobogã. A gente tomou coragem e desceu sentado até o poço após 10 segundos de emoção!
Loucura mesmo é o que o surfistas locais fazem, descendo de pé e ainda pulando turistas e pedras... Muito doido mesmo! Dá uma conferida aí no vídeo!
Esperamos que você goste desse segundo VLOG do primeiro dia em Paraty! Não se esqueça de se inscrever pois tem muito mais VLOGs a caminho! Muita coisa ainda pra conhecer de Paraty!
Valeu! Um abraço,
Antonio Roseira e Liz Tristao
Se você gostou do vídeo, clique em CURTIR e compartilhe com seus amigos.
ASSISTA TAMBÉM:
- O que fazer e visitar em PARATY - VLOG - Dia 1
- Como fazer passeio de barco em Paraty - VLOG - Dia 2
- Nossa primeira vez em TRINDADE - VLOG - Dia 3
- Free Walking Tour no Centro Histórico - Paraty Mirim - VLOG - Dia 4
- VLOG O Melhor do Verão - Cabo Frio e Arraial do Cabo
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:
FACEBOOK:
INSTAGRAM:
LADO R:
LIZ TRISTÃO:
ANTONIO ROSEIRA:
TWITTER:
Ilha do Araújo l histórias de lá
Material audiovisual produzido com moradores da Ilha do Araújo para a exposição “Ilha do Araújo | Histórias de lá” da Casa da Cultura de Paraty .
Em cartaz entre 13 de setembro e 17 de novembro de 2019 na sala Natalino Silva.
Vídeo: Leonardo Assis, Tayná Pádua e Emanuel Gama
Confirma mais:
#ilhadoaraujoparaty #compartilhecultura #exposiçao #culturacaiçara #casadaculturadeparaty #grupoglobo #fundaçaorobertomarinho #prefeituradeparaty #culturasefazjunto
Alambique Pedra Branca, Paraty, Rio de Janeiro
Um brinde a Paraty!
A cachaça é uma bebida ícone do Brasil, e Paraty, no Rio de Janeiro, uma das regiões produtoras mais antigas do país.
Para exaltar essa história, que passa pelas mãos de todos os envolvidos no processo, um grupo com os melhores produtores locais se reuniu com a ideia de criar uma marca que se destaca por sua origem, tradição, qualidade e reconhecimento como a primeira Indicação Geográfica para Cachaça do Brasil. Uma marca que se confunde com a cultura e a história da própria cidade.
Ficha técnica:
Locução: Nanda Costa.
Realização: APACAP.
Alambiques: Coqueiro, Corisco, Engenho D’Ouro, Maria Izabel, Paratiana e Pedra Branca.
Apoio: Sebrae e Inovates.
Direção Criativa: Balaio Design + Estratégia.
Restaurante Refugio Paraty RJ
Restaurante Refugio Ambiente Agradavel,para paladares exigentes.Paraty RJ
Alambique Corisco.
Melhor cachaça do Brasil.
A Louca por ai! Cachaça Paratiana - Festival de Cachaça de Paraty 2019
Nosso tour dos alambiques no dia de hoje, terminou na Cachaça Paratiana, vamos mostrar para vocês tudo que vimos lá... tinha destilação acontecendo também, ohh coisa linda!
Fabricação da cachaça - PARATY RIO DE JANEIRO - Cachaça Paratiana - Como fazer cachaça
Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá. (Salmos 91:7)
Documentário Estrada Real da Cachaça - Parte: Paraty
Parte do documentário de Pedro Urano, gravado em 2008, que relata a história da Cachaça pela Estrada Real.
Mais detalhes em:
RESTAURANTE BANANA DA TERRA - MELHOR RESTAURANTE de PARATY - RJ
melhor restaurante: Restaurante Banana da Terra em Parary. Gravações Making Of do curta da chef de cozinha Ana Bueno, proprietária e artista gastronomica do super conceituado e provavelmente melhor restaurante da cidade de Paraty.
Se você for até Paraty e se perguntar;
O que fazer em Paraty?ou então Onde comer em Paraty?
o restaurante banana da terra se adequa para as duas perguntas, pois é super bem localizado - pra chegar até lá você vai conhecer o melhor de Paraty - e certamente vai comer uma dos melhores pratos de Paraty
Comida caiçara da melhor qualidade #banana #restaurante #paraty
MAKING OF PARTE 1
MAKING OF PARTE 2
MAKING OF PARTE 3
VÍDEO DOCUMENTÁRIO EDITADO PELO LUÍS SCARABEL.
Paraty Vídeo Produções e Eventos na fazenda Murycana
A PARATY VÍDEO PRODUÇÕES E EVENTOS filma a fazenda Murycana em Paraty, artista de Paraty Lorraine Meurer andando a cavalo e com os animais soltos na fazenda