Aldeia Típica José Franco em Sobreiro, Mafra - Portugal
A história da Aldeia Típica do Sobreiro remonta ao nascimento do oleiro José Franco, em 1920. Filho de sapateiro e de uma vendedoira de loiça, José Franco conviveu desde cedo com o ofício de oleiro e, ainda criança, aprendeu-o com dois mestres locais antes de trabalhar por conta própria, quando, aos 17 anos, reabilitou a olaria do avô.
O sonho de José Franco ganhou força nos anos 60, quando ele remontou uma aldeia onde as suas memórias de infância pudessem ser eternizadas, uma homenagem à sua terra, além de um testemunho do modo de vida local. Sendo assim, José Franco buscou fazer uma réplica de todos os costumes e atividades antigas desta pequena aldeia da região de Mafra, além de fazer uma área lúdica para as crianças, com todas as miniaturas da vida local.
Esta aldeia, chamada Aldeia-Museu, é visitada anualmente por milhares de pessoas e ainda proporciona aos visitantes o conhecimento de réplicas em escala humana de moinhos, muralhas de castelo, uma pequena adega onde é possível provar o vinho da região, e uma padaria, onde se pode comprar o pão com chouriço, além de proporcionar também o conhecimento da atividade de olaria e da rica cultura artesanal de Mafra.
RECOMENDAMOS TAMBÉM:
TRILHA SONORA:
ALEXANDRE BATEIRAS - BOLORINA
ALEXANDRE BATEIRAS - DANA DAS ESTEVAS
ALEXANDRE BATEIRAS - CANÇÃO DA RIBEIRA
Portugal Aldeia Típica de José Franco Mafra
TOUR#05 - Aldeia Típica José Franco (Mafra-Portugal) / José Franco Village
Aldeia-Museu José Franco, Aldeia Típica de José Franco, Aldeia Típica do Sobreiro ou simplesmente Aldeia Saloia. Qualquer uma destas designações aponta a bússola para a pequena localidade do Sobreiro, entre a Ericeira e Mafra, onde se situa uma das mais reconhecidas aldeias musealizadas do país.
A história da pequena aldeia remonta ao nascimento do oleiro José Franco, em 1920. O seu pai era sapateiro e a mãe, vendedeira de loiça, fazendo a venda de barros de porta em porta, bem como por muitas feiras e mercados estremenhos. Visto que o Sobreiro era um importante centro oleiro, desde cedo José Franco conviveu com o ofício e, ainda criança, ao deixar a escola primária, aprendeu o ofício com dois mestres oleiros locais, antes de trabalhar por conta própria, aos 17 anos de idade. Nessa época, reabilitou a olaria que tinha pertencido ao avô, há muito desativada.
Em início dos anos 60, José Franco deu asas a um sonho, de recriar uma aldeia de caráter etnográfico, onde as suas memórias de infância se cristalizassem, testemunho do modo de viver das gentes locais, em homenagem à sua terra. A sua aldeia teria dois componentes: seria uma réplica das antigas oficinas e lojas, dos espaços vividos, decorados e apetrechados por objetos reais, onde se reproduziam os costumes e atividades laborais intrínsecas à sua infância e à vida camponesa da região de Mafra; em simultâneo, a aldeia compreendia uma área lúdica, dedicada às crianças, repleta de miniaturas de casas e habitantes que retratavam as atividades exercidas à época: trabalhos no campo, carpintarias, moinhos de vento, capelas, mercearias, escolas, adegas, camponeses e até uma reprodução da vila piscatória da Ericeira e dos ofícios ligados ao mar. Em anos posteriores, a Aldeia-Museu foi beneficiada pela construção de uma terceira área, murada como um castelo, com um parque-infantil, incorporando alguns engenhos agrícolas, que as crianças podiam movimentar livremente.
Hoje, o pequeno mundo moldado pelas mãos de José Franco (falecido em 2009) é visitado anualmente por milhares de pessoas. E, para além da exposição das figuras, no museu que lhe foi dedicado, os visitantes encontram réplicas à escala humana de muralhas de castelos, moinhos de vento, um parque infantil, uma pequena adega onde podem provar o vinho da região ou ainda a padaria, onde podem comprar o afamado pão com chouriço, entre outros. Na Aldeia de José Franco cabe a dedicação de uma vida à nobre atividade tradicional da olaria, expondo ainda a rica cultura artesanal do Concelho de Mafra.
Coordenadas GPS: N 38º 57' 34.58'' ,W 9º 21' 13.09'
Fonte:
Aldeia Tipica José Franco, Mafra
Aldeia tipica de José Franco no Sobreiro Mafra Portugal
As hábeis mão de José Franco.
Um homem visionário que através do seu trabalho divulgou o sobreiro para o mundo. Em suas habilidade estão a de contador de historia, guardião das tradições lusitanas através do seu trabalho como escultor e oleiro.
Transformou sua quinta no atelie de trabalho, construiu e adaptou outrora casas de habitação em uma pequena aldeia, temos o açougue, a escola primaria, o barbeiro, o paiol, o ferreiro, a costureira, o padeiro e outras profissões de Portugal no seculo XIX.
Além construiu uma mini-aldeia com diversas casas históricas, inspiradas em diversas construções reais em Portugal. Nesta pequena aldeia tem diversas pessoinhas em seu trabalhos como era uma vez, alguns são acionados a eletricidade outros são movidos a força hídrica, ver os moinhos e os canais deixando a água correr pela fantástica aldeia do Sr. Franco.
Para os gulosos vou contar um segredo. Existe uma padaria com praça de alimentação, toda artesanal para saborear deliciosos pão de chouriço acompanhado com caldo verde e saboreando vinhos caseiros da região de Sintra.
#Portugal #Sobreiro #JoseFranco #AldeiaAntiga #Escultura #ARte #PaoChourico #CaldoVerde #Museu #MOinho #Mafra #Sintra
Aldeia Tipica José Franco - Sobreiro (Mafra)
Vídeo: Portugal cool. ????????????????
Aldeia José Franco Sobreiro Mafra Portugal
Fica em sobreiro próximo a Mafra vale a pena ir comer o pão com chouriço abraço
Aldeia Típica José Franco - Mafra
Aldeia Típica José Franco-Sobreiro
No Sobreiro, meio caminho entre Mafra e Ericeira, José Franco, recuperou os usos e os costumes das gentes do concelho. Paragem obrigatória numa das aldeias mais famosas do mundo.
José Franco não se coibiu de fazer renascer a sua velha sala de aulas, com as pequenas mesas em madeira, o imponente armário da professora, a ardósia; na loja do barbeiro-dentista um freguês submete-se a um corte de barba, na mercearia a Ti Helena serve um copo de vinho ambientes a convidarem a viagens no tempo.
Aldeia Típica Saloia de José Franco
Aldeia-Museu José Franco, Aldeia Típica de José Franco, Aldeia Típica do Sobreiro ou simplesmente Aldeia Saloia
Repórter Mosca visita a Aldeia de José Franco | Zig Zag
O Repórter Mosca voou até à Aldeia de José Franco.
Subscreve o nosso Canal do Zig Zag!
Visita a página do programa!
Visita a nossa página no Facebook!
Segue-nos no Instagram!
Aldeia típica de José Franco - Aldeia em miniatura
Aldeia típica de José Franco - Aldeia em miniatura
Aldeia José Franco (Mafra)
Aldeia José Franco (Mafra)
- Facebook Pessoal:
- Geocaching:
- Strava:
- Wikiloc:
Email de contacto: franciscoluis.channel@gmail.com
Parceiros:
Video uploaded by Francisco Luís - You have no right to copy and re-use this video without mentioning the channel URL and name on the video player or asking me first.
Aldeia - Museu José Franco | Câmara Municipal de Mafra
Aldeia-Museu José Franco, Aldeia Típica de José Franco, Aldeia Típica do Sobreiro ou simplesmente Aldeia Saloia. Qualquer uma destas designações aponta a bússola para a pequena localidade do Sobreiro, entre a Ericeira e Mafra, onde se situa uma das mais reconhecidas aldeias musealizadas do país.
ALDEIA DO MESTRE JOSÉ FRANCO - DOMINGOS SILVA VIDEOS
ALDEIA DO MESTRE JOSÉ FRANCO
SOBREIRO. MAFRA
AGOSTO 2014
DOMINGOS SILVA VIDEOS
ALDEIA TIPICA -JOSÉ FRANCO
UM LOCAL PARA SER VISITADO
Europa Cultural 2016 - Lisboa e Aldeia José Franco - Portugal
Conhecer! Sobreiro (aldeia saloia José Franco)
Hoje vamos visitar a aldeia saloia de José Franco, no Sobreiro.
Divirtam-se e... Boa viagem!
LINKS:
Blog =
Facebook =
Twitter =
Instagram =
YouTube -
Aldeia Típica José Franco
A Aldeia típica de José Franco, também conhecida como Aldeia Saloia localiza-se em Sobreiro, no concelho de Mafra.
Esta é mais uma proposta de Visita em Portugal.
prestigetours.pt