Aldeia da Pena | S.Pedro do Sul | Portugal
A Adleia da Pena cativa-nos com a sua arquitectura de xisto e ardósia, e pela sua localização, ao fundo dum luxuriante vale, entre as encostas ingremes da Serra de S.Macário. O acesso é feito por uma estrada ingreme na qual só cabe um carro de cada vez. Ao chegar deparamo-nos com a boa disposição do placard de boas vindas dizendo : Valeu a pena vir à Pena. Em 2008 nesta aldeia viviam 8 pessoas de 3 famílias, duas das quais vindos de Lisboa e da Suiça, procuram aqui a qualidade de vida perdida nos grandes centros urbanos. Tem um café que serve refeições na época de verão (Arroz de Cabidela, cozido à moda da Pena, vitela assada no forno de lenha) . Conheci o Sr. António Arouca que nos mostrou o seu artesanato e fez uma demonstração das suas habilidades com a ardósia, na construção das réplicas das casas de xisto.
Contacto Artesanato Augusta 232731902
Aldeia da Pena - São Pedro do Sul
Aldeia da Pena é uma aldeia da Freguesia de Covas do Rio, Concelho de São Pedro do Sul. A 325 km de Lisboa e a 20 de S. Pedro do Sul (localizada no distrito de Viseu), situa-se umas das aldeias típicas feitas em xisto. Situa-se na Serra de São Macário, ao fundo de um vale profundo pelo que o seu acesso de carro é algo complicado, não sendo permitida a entrada de veículos na aldeia.
Tem neste momento apenas seis habitantes com algumas casas para habitação. Apesar de praticamente deserta é um ponto de passagem obrigatório para os amantes da Natureza, uma vez que se encontra no centro do vale e junto à [[ribeira da Pena]] (com águas límpidas mas frias).
Aldeia da Pena | 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias
Aldeia da Pena, candidata na categoria de Aldeias Remotas, na eleição das 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias.
Poço Azul (São Pedro do Sul)
A cor da agua é mesmo espectacular !
Aldeia Típica da Pena (São Pedro do Sul)
Percursos Pedestres, Caminhadas, Trekking, Hiking, Trails, Pedestrianismo, Trilhos, Rotas e Passeios em Portugal.
Ver mais em:
More info:
Subscreve já o canal Sola Gasta para veres mais vídeos espectaculares sobre Portugal:
For more awesome videos, subscribe the channel:
FOLLOW ME:
on
on
on
on
on #trekking #hiking #percursospedestres
Aldeia da Pena, São Pedro do Sul
Aldeia da Pena, São Pedro do Sul
Aldeia da Pena, Serra da Arada, Viseu, 2016 06 11
Aldeia da Pena é uma aldeia da freguesia de Covas do Rio, concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu. É uma das aldeias típicas feitas em xisto .
Localizada a 325 km de Lisboa e a 20 km de São Pedro do Sul, situa-se na Serra da Arada, logo abaixo de São Macário , no fundo de um vale profundo pelo que o seu acesso de automóvel deve ser feita com cuidado.
A Aldeia da Pena tem neste momento apenas sete habitantes com algumas casas para habitação. Apesar de praticamente deserta é um ponto de passagem obrigatório para os amantes da Natureza, uma vez que se encontra no centro do vale e junto à ribeira da Pena de águas límpidas e frias.
Toda a paisagem envolvente é deslumbrante. Merece uma visita.
Aldeia da pena - Aldeias de Portugal - Natureza Portuguesa
Uma visita à Aldeia da Pena, localizada na Serra de São Macário no concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu.
Canon 70D
Canon 24mm 2.8 stm
S. Pedro do Sul - Deixe-se encantar...
Município de S. Pedro do Sul.
cm-spsul.pt
facebook.com/cmspsul
Aldeia Típica da Pena ( São Pedro do Sul )
A aldeia típica da Pena é uma aldeia preservada em xisto que fica localizado num vale remoto da serra de São Macário em São Pedro do Sul.
S. Macário Numa Manhã de Nevoeiro - S. Pedro do Sul
Monte de São Macário localiza-se a cerca 10 km a norte de São Pedro do Sul. Este sábado dia 12 de Novembro 2016, estava muito nevoeiro, mesmo assim e quando o mesmo levantava por breves instantes, lá fui captando algumas imagens as quais vos deixo. Como fundo musical, a inconfundível voz de Isabel Silvestre . Um dos sítios mais bonitos de São Pedro do Sul, faça uma visita, vai gostar.
São Pedro do Sul Cidade Termal
As suas paisagens naturais, as suas gentes, as suas Termas.
São Pedro do Sul espera por si.
Aldeia da Pena na serra da Lousã
Aldeia da Pena na serra da Lousã - centro da povoação
Gourim e Aldeia da Pena (2010)
Algumas fotos tiradas em Gourim e na Aldeia da Pena no ano de 2010.
Música: Hexvessel Oracle Of The Starlit Dawn
Moinhos do Pisão - Bioparque - São Pedro do Sul
Nas margens da ribeira de Contença, junto à estrada de acesso ao BIOPARQUE, encontra-se um notável conjunto de 13 moinhos ao longo de uma linha de água ornamentada com violetas, fetos, musgos e salgueiros.
Uma característica comum a todos eles é a existência de levadas em aqueduto, que demonstram uma extraordinária arte de trabalhar a pedra. Destaque especial para a levada executada em troncos de árvore escavados, devido à sua raridade e razoável estado de conservação.
Aldeia da Pena 1994 J.C.Alm
Aldeia da Pena 1944, Serra da Arada, São Pedro do Sul. Viseu Portugal. .Video de 1994 J.C.Alm . Zona espectacular da Beira Alta, autentico museu natural, é de conservar.
Pelas Serras de São Pedro do Sul
A aldeia da Pena, desde que comecei nos primeiros tempos de geocaching, era um dos pontos de referência, pelo que ia lendo e vendo em fotos, bem como pelas geocaches que ali se encontravam e que faziam querer ir até lá para conhecer estas paisagens.
Agora, por alturas do Carnaval, tive a oportunidade de ir até ao concelho de Sao Pedro do Sul, e existiu a possibilidade de estudar uns quantos percursos para tentar explorar nesta zona. O tempo era o nosso maior inimigo, uma vez que a chuva insistia em aparecer por esta altura.
Felizmente tivemos uma aberta que nos proporcionou um dia muito agradável, com uma longa caminhada por trilhos fantásticos.
A nossa aventura começou na aldeia da Pena, onde parámos para tomar o café antes de partir para os trilhos.
Ainda não tínhamos a decisão sobre qual a orientação do caminho, ou partíamos para Covas do Monte, ou para Covas do Rio. De acordo com as indicações que por ali recebemos, o destino inicial foi Covas do Rio, e como tal iríamos percorrer o Caminho Onde o Morto Matou o Vivo (história, verdadeira ou não, em que um morto, ao ser transportado para um cemitério numa aldeia próxima, acabou por matar um dos homens que efetuavam o transporte, numa encosta íngreme...)
Os cenários, em todo o caminho, são fantásticos, sendo que logo na aldeia da Pena temos alguns pontos de interesse, mas o que realmente nos deixa sem palavras é aquela primeira descida, onde apenas na sua presença se pode ter uma noção da inclinação e desnivel que ali temos, para além de um curso de água e várias cascatas que nos vão acompanhando.
O percurso é sempre a descer até a Covas do Rio, uma pequena aldeia, situada no primeiro terço do percurso. Depois de passar esta aldeia, onde podemos observar rebanhos de ovelhas, cabras, e algumas vacas a pastar, descemos um pouco mais até atravessar o ribeiro, e depois começa a subida, até chegar a uma pequena povoação.
A partir daqui é estrada de terra batida, sempre a subir, mas uma subida ligeira, que se faz com muita facilidade, e com vistas deslumbrantes para as montanhas em redor, bem como para algumas zonas rochosas que se avistam ali mais perto.
Um dos pontos mais interessantes, e com uma paisagem de todo inesperada, é aquele vale que se pode observar quando se chega a Covas do Monte, aldeia situada mais ou menos a meio do percurso. Campos agricolas verdejantes, junto a uma aldeia de maior dimensão do que as anteriores. Por aqui os rebanhos de cabras são muitos, e é natural ver grande número de cabritos a saltitar pelos montes.
Fizemos aqui uma breve paragem, pois metade do grupo iria aguardar por aqui até o término da nossa caminhada. Ainda tivemos alguns conselhos no sentido de ir diretamente, por um atalho para a aldeia da Pena, mas o objetivo passava por subir à montanha, junto ao Portal do Inferno, e foi esse o nosso destino.
O caminho por aqui é também ele fantástico, com trilhos muito bons. Apesar de nalguns locais não haver dúvidas, ainda tivemos 2 falhas que nos obrigaram a corrigir, trepando as encostas na busca do caminho certo, algo que conseguimos com facilidade.
No inverno não temos ainda a vista florida dos montes, mas temos muitos cursos de água sempre a correr montanha abaixo, ou quedas de água nos locais mais inesperados.
A parte final, antes de alcançar a estrada, é muito exigente, mas o objetivo era voltar a Covas do Monte antes do anoitecer, pelo que não havia tempo para grandes paragens.
Já na estrada, aproveita-se para descansar um pouco, caminhando quase no topo da Serra.
Ainda temos mais uns trilhos a percorrer para chegar à Aldeia da Pena, mas agora é sempre a descer, por entre caminhos talhados em pedras de xisto. São muito bonitos estes carreiros, sendo de lamentar não estarem mais cuidados, e nalguns pontos já estarem totalmente cobertos pelo mato denso. Em dias de chuva, ou mais humidade, deve ter-se muito cuidado por aqui, porque estas pedras escorregam muito.
Contornada a montanha, estamos novamente na aldeia da Pena, por caminho que tinhamos começado anteriormente, mas agora mais carregados com memórias fantásticas deste percurso que entra diretamente para o top dos que mais prazer me deu em realizar.