Museu Anjos Teixeira - Sintra
Um pouco do Museu Anjos Teixeira em Sintra.
Este museu é dedicado à mostra da escultura de dois grandes Mestres portugueses, pai e filho, Artur Gaspar e Pedro Augusto dos Anjos Teixeira, cujas concepções (desenho e escultura) se inserem no Naturalismo, Realismo, Tardo-Naturalismo e Neo-Realismo. Ambos exploraram as temáticas da anatomia humana e animal, o trabalho, a liberdade, as profissões, a condição feminina e as figuras históricas e religiosas.
Morada
Museu Anjos Teixeira
Azinhaga da Sardinha,
Rio do Porto Sintra,
Tel: +351219238827
Email: museu.ateixeira@cm-sintra.pt
Horário
Terça - sexta: 10.00h - 18.00h
Sáb - dom: 12.00h - 18.00h
A admissão de visitantes até 1h antes do fecho
Encerra à 2ª feira e feriados
Entrada
1,00Euro (metade para quem comprovar morar em Sintra)
Museu Anjos Teixeira em Sintra
Artigo:
Blog:
Facebook:
Instagram:
Google+:
----------
O Museu Anjos Teixeira, inaugurado pela Câmara de Sintra, mostra obras de dois grandes escultores portugueses, pai e filho. Artur e Pedro Anjos, apresentam temas desde a anatomia humana e animal, o trabalho, a liberdade e figuras históricas e religiosas.
-----------
The Anjos Teixeira Museum, inaugurated by the Câmara de Sintra, shows works by two great Portuguese sculptors, father and son. Artur and Pedro Anjos, present themes from human and animal anatomy, work, freedom and historical and religious figures.
----------
Mostramos vídeos divertidos, paisagens bonitas, natureza, com história e cultura.
Sejam Bem Vindos ao Canal do Pássaro no Ombro.
Our idea is to show you videos with some fun, funny, cheerful, surprising, humorous, lively, happy and graceful
Welcome to Pássaro no Ombro Video Channel in Portugal.
SUBSCREVA|SUBSCRIBE:
Mais Videos| More Videos
Other translations for viewers from other countries:
Thanks for watching Pássaro no Ombro Youtube Videos
ENGLISH: If you have special video wishes or ideas, please write them in the comments
PORTUGUÊS: Se tem uma ideia especial ou gostava de ver algo diferente, descreva nos comentários
SPANISH: Si usted tiene una idea especial o le gustaría ver algo diferente, describir en los comentarios
FRANÇAIS: Si vous avez une idée spéciale ou si vous souhaitez voir quelque chose de différent, veuillez décrire dans les commentaires.
Museu Anjos Teixeira
Inserido em pleno Centro Histórico de Sintra, no trajecto entre o edifício dos Paços do Concelho e a Vila Velha de Sintra, o Museu Anjos Teixeira poderá passar despercebido a quem, por instinto, segue o tradicional itinerário da Volta do Duche.
Encontra-se instalado num imóvel construído nos inícios do século XX, para azenha, que, na Azinhaga da Sardinha, aproveitava outrora as águas do Rio do Porto. Mais tarde, esta foi transformada em serração de pedra, tendo sido, por fim, adquirida pela Câmara Municipal de Sintra, no intuito de lá instalar um depósito de viaturas municipais.
A 24 de Setembro de 1974, Mestre Pedro Augusto dos Anjos Teixeira (1908-1993) legou oficialmente à Edilidade Sintrense todo o seu espólio e, ainda, boa parte do de seu pai, Artur Gaspar dos Anjos Teixeira (1880-1935), ficando, deste modo, as obras de dois grandes Mestres Escultores contemporâneos, reunidas no mesmo espaço, o qual abre ao público apenas em 1976.
Desde esta data e até 1982, esteve em exibição a quase totalidade dos trabalhos escultóricos destes dois artistas cujas temáticas vão desde a anatomia humana e animal, até à fixação de costumes e de figuras populares, passando pelas esculturas religiosas, pelos retratos de personalidades e pelas concepções que exploram a vivência dos trabalhadores e as diversas profissões , altura em que a velha serração é fechada para obras de restauro, remodelação e ampliação integrais, de acordo com a escritura de doação de 1974, em que a Câmara de Sintra ficou obrigada à construção de dependências para uso privado do doador.
Neste contexto, passou o Mestre a residir no edifício, transformando-o numa Casa-Museu pública e num Atelier vivo, onde deu aulas de Escultura a jovens, entre 1977 e 1992.
Mais recentemente, o Museu sofreu obras de beneficiação no seu interior, tendo-se optado pela pintura de paredes e peanhas em tons mais claros, por forma a destrinçar o que é infraestrutural daquilo que está exposto, tendo-se, igualmente, procedido ao tabelamento de todas as peças expostas.
O visitante, ao percorrer as Salas deste espaço museológico, facilmente descobrirá os modelos e as maquetas de muitas das obras que engalanam e ornamentam as praças, as ruas, os edifícios, as instituições e as avenidas de Portugal, resultando isso numa mais-valia e numa maior proximidade entre o utente e as Colecções expostas (escultura, desenho, medalhística, pintura, correspondência e fotografia).
MUSEU DO AR, Sintra
O Museu do Ar / Base Aérea nº1 está localizado na Granja do Marquês, Pêro Pinheiro, Sintra no distrito de Lisboa. O Museu do Ar, tem mais dois polos visitáveis, em Alverca e em Ovar.
Informação local:
SMARTSOUND licensing:
music: Capital Assets by Giovanni Lodigiani
The Air Museum / Air Base No. 1 is located in Granja do Marquês, Pêro Pinheiro, Sintra in the Lisbon district. The Air Museum, has two sections, in Alverca and Ovar.
Local Info:
SMARTSOUND licensing:
music: Capital Assets by Giovanni Lodigiani
VISTA de SINTRA,no CASTELO MOURO.SINTRA-PORTUGAL.07-07-11.By NEUSACALEGARI!
VISTA de SINTRA,no CASTELO MOURO.SINTRA-PORTUGAL.07-07-11.By NEUSACALEGARI!
2.36.2 Details of Leaving Sintra
Frank finds and films a small park and museum on his way from the National Palace back to the train station at Sintra. He is not allowed to film inside the museum, which is a shame because the sculptures of Anjos Teixeira are wonderful.
Primeiro dia em Portugal - Sintra de andada!
Vídeo feito para mostrar um pouco do bairro Rio de Mouro - Sintra/Portugal. A intenção não é esclarecer muita coisa, apenas ter uma breve noção de alguns pontos comuns de algumas cidades e seu cotidiano.
MU.SA - MUSEU DAS ARTES DE SINTRA
MU.SA - Museu das Artes de Sintra
Música:
Art of Noise - Moments in Love
Rota das Artes
Uma Iniciativa da Associação Voando em Cynthia com Artesanato, produtos Biológicos e Palestras no largo do Museu Anjos Teixeira em Sintra
@António Espanha
Vídeo 0002
os gatinhos abadonados na azinhaga da regateira
charneca da caparica almada
Sintra - Museu de História Natural
Sintra - Museu de História Natural
Buggie Off Road Serra de Sintra
Pequenos prazeres que a nossa bela vida nos pode oferecer...
Geólogos entram em Sintra
O filme não serve para explicar a morfologia de Sintra, mas sim simplesmente ver em relances certas paisagens das Praias de Sintra.
Geologia é o melhor curso !
Música: Blackmil - lucid truth
Agradecimentos: Á MINHA MADRINHA ANA MARTINS PORQUE ELA É UMA RAPARIGA FORTE QUE AGUENTOU-ME DURANTE O DIA E SOBREVIVEU! ; ao Dana; ao NEG ; a todas as outras pessoas que pensam ser agradecidas.
Públia Hortênsia, no palácio de Sintra
Cantata de Natal, de Fernando Lopes Graça. Coro Públia Hortensia, orientado por Paul Brandão. Sintra, 12-12-2010.
A Princesa e o Aranhiço Aventura Sintra
Sintra sagrada: a serra, a vila e suas árvores. Fevereiro 7, 2014
Sintra sagrada, a serra, a vila, e alguns dos seus monumentos e árvores Fevereiro 7, 2014. Fotografias de Pedro Teixeira da Mota. A música, espero que não tenha direitos...
Coral Publia Hortênsia na igreja de S. Antonio de Lisboa.
Coral Publia Hortênsia na igreja de S. António de Lisboa.
Direcção do maestro Paulo Brandão.
Janeiro de 2014
MUSEU ARQUEOLÓGICO DE ODRINHAS
O Museu articula-se em torno de duas áreas distintas, embora complementares:
a) a Secção Epigráfica, que abrange algo mais de dois milénios, desde a época Etrusca à Idade Moderna, com especial menção para o conjunto de lápides romanas, reconhecidamente um dos mais importantes da Península Ibérica;
b) a Secção Arqueológica, que reúne muitos milhares de peças exumadas nas numerosas estações arqueológicas do Termo de Sintra, desde o Paleolítico Médio ao séc. XVIII.
E agora São Pedro?! Saloi@s em acção!!!!
Foi muito gratificante e inesquecível sentir, acordar, pôr á superfície, memórias do amor por esta bela terra que habitamos, e que nos habita profundamente neste breve contacto que tivemos na Vila Velha.
(Passeio saloio para angariação de contributos para o projecto voluntário E Agora São Pedro?)
E agora S. Pedro?
Pretensa Revista à Saloia
em Homenagem às gentes de
S. Pedro de Penaferrim (Sintra)
Comédia de costumes e ligeiros embaraços
De vontades nascem Alianças
Com o propósito de levar ao palco um espectáculo de homenagem às gentes e memórias do Estado independente de S. Pedro de Penaferrim, aliaram-se três distintos grupos de teatro: Manta de Retalhos, Aqui Há Bicho e Utopia Teatro, em proximidade ainda com a fotógrafa Mariis Capela do Atelier CriArt.
Com o apoio primeiro do Padre António Ramires, responsável pela Unidade Pastoral de Sintra, e de Fernando Cunha, presidente da Junta de Freguesia, em associação com os Festejos Tradicionais de S. Pedro de Penaferrim, este projecto de criatividade em rede, que dá pelo nome E agora, S. Pedro?, cresceu, em seis meses apenas, de muitas e boas vontades. Em metade do prazo do longo fôlego deste projecto já muito temos para agradecer e mais ainda para crescer, não se amordace nem a Memória nem as Vontades.
Este projecto engloba ainda, para coincidir com o tempo de festas, uma exposição ao ar livre de uma vintena de retratos de ilustres patrimónios humanos ainda resistentes e residentes na freguesia, exposição que se deu o título Apadrinhe o seu Ancião.
Ao Estado independente de S. Pedro de Penaferrim, sempre!
O projecto E agora S. Pedro? pode crescer muito mais com a sua activa colaboração.
Apareça e contacte-nos:
Festas de S. Pedro de Penaferrim | E agora S. Pedro?
facebook.com/festasspedropenaferrim
Manta de Retalhos
mantaretalhos@iol.pt
facebook.com/profile.php?id=100003944471149
Aqui Há Bicho
aqui_ha_bicho@hotmail.com
facebook.com/profile.php?id=100002547233550
Utopia Teatro
geral@utopiateatro.com
utopiateatro.com
facebook.com/utopiateatro
Vídeo de Nelson Camacho(criado em 2006) e exibido no Museu de Arte Moderna de Sintra em 2009
Este registo de vídeo que criei em 2006, foi filmado em 8 horas, numa sessão fotográfica dos conceituados fotógrafos da DDiarte, Zé Diogo & Diamantino Jesus. Esta é sem dúvida a minha perspectiva pessoal, duma das sessões destes artistas. A pós-produção deste durou 15 dias, tendo por base a minha intenção de enquadrar a sessão, numa forma muito minha de contar esta história/documentário. De referir que este vídeo foi exibido no Funchal Film Festival, no Teatro Baltazar Dias em 2011, para além da sua principal exibição que aconteceu durante um ano no Museu de Arte Moderna de Sintra, em 2009. Os bailarinos são Ricardo Mendes e Sónia Gouveia. Maquilhagem de Ricardo Cecílio. Quero agradecer a todos os envolvidos pelo facto de com a sua seriedade e profissionalismo, permitir-me mostrar este pequeno registo com orgulho neste importante meio de divulgação.