Da Cadeia da Relação à Rua Dr. Barbosa de Castro | PORTO, PORTUGAL
CADEIA DA RELAÇÃO: Edifício granítico, datado de 1582, reedificado em estilo neoclássico no ano de 1767 segundo o projecto do arquitecto Eugénio dos Santos, por iniciativa de João de Almada e Melo e com financiamento da Companhia Geral da Agrigultura das Vinhas do Alto Douro. Desenvolve-se numa sucessão geométrica de janelas - 103 no total dos pisos. Tem planta poligonal com quatro fachadas, duas delas resguardando as duas funções do edifício: a fachada nobre, na Rua de S. Bento da Vitória, dá entrada para o sector do Tribunal de Relação. A outra entrada, aberta para a Cordoaria, foi construída para a passagem directa dos presos e é, hoje, a entrada principal do edifício. Aqui cumpriram pena nomes como Camilo Castelo Branco, um dos mais famosos escritores Portugueses, preso por adultério, e o célebre Zé do Telhado, preso por roubo. Entre 1999 e 2002 o edifício sofreu trabalhos de restauro, coordenados por Eduardo Souto de Moura e Humberto Vieira, de modo a adequar-se às actuais funções de Centro Português de Fotografia. Este possui um centro de exposições e são possíveis visitas guiadas ao edifício. Ponto integrante da Rota Urbana do Vinho.
RUA DR. BARBOSA DE CASTRO: Foi nesta rua onde viveu, o escritor português, Camilo Castelo Branco, que escreveu Amor de Perdição.
FONTE DA PORTAL DO OLIVAL: Fonte existente junto ao edifício da Cadeira da Relação.
IGREJA DE SÃO JOSÉ DAS TAIPAS: Construída em estilo neoclássico, entre 1795 e 1878, segundo projecto da autoria do engenheiro Carlos Cruz Amarante. A capela é datada de 1666 (séc. XVII), bem como o seu recheio. A Igreja possui ao longo do seu corpo o quadro do sufrágio da Ponte das Barcas, de 1845, bem como o mais antigo presépio da Cidade, do séc. XVIII da escola de Machado de Castro. Possui uma pintura antiga da escola alemã, de apreciável valor, representando Nª Sª da Divina Providência. Encontram-se ao cuidado da Irmandade, para serem velados, alguns dos corpos que pereceram no dia do sufrágio (29 de Março de 1809). Possuidora de um Museu e Catacumbas, que ocupam todo o espaço do presbitério.
OUTROS VIDEOS DE LOCAIS PERTO...
PELOS CAMINHOS DE MIRAGAIA -
DO LARGO VIRIATO AO PALÁCIO DAS SEREIAS -
JARDIM DA CORDOARIA -
PRAÇA PARADA LEITÃO -
CAMPO MÁRTIRES DA PÁTRIA E LARGO AMOR DE PERDIÇÃO -
Este e outros videos em
Blog Porto Num Olhar