Vida em Troncos (Documentário)
Ao visitar o município de Treze Tílias, em Santa Catarina, um austríaco pode ter a impressão de ainda estar no seu país. Isso porque a cidade catarinense possui várias características em comum com a região de Wildschönau, no estado do Tirol, na Áustria.
Além dos traços arquitetônicos das edificações e das tradições culturais, uma das mais expressivas semelhanças entre os dois lugares é a arte de esculpir em madeira. A tradição e o talento de criar esculturas formam o tema do vídeo “Arte: Vida em Troncos”, da diretora Keila Zanatto. A obra audiovisual é resultado da quarta edição do Revelando os Brasis.
Viagem Treze Tílias SC
Fanpage: Artes e Manhas da Pri
Facebook: Pri Ops Mami
Instagran: pri.opsmami
e-mail: pri.opsmami@gmail.com
Cidade catarinense atrai turistas com tradições e culinária austríacas
No oeste de Santa Catarina fica um pedacinho da Áustria no Brasil. Em Treze Tílias, cidade formada por austríacos, é possível conhecer muito do país europeu, como a arte da escultura em madeira, a arquitetura, os costumes e pratos típicos. Veja!
Em Busca Da Terra Sem Males - Oncôto
Neste terceiro episódio de Oncotô? Expedição Sul, Jorge Mautner guia o telespectador por mais uma viagem ao Sul do Brasil, para mostrar que, num país cohabitado por portugueses e índios, chegam africanos de diversos povos e regiões que se misturam na senzala.
O programa falará do papel que os africanos têm na formação da amálgama brasileira a partir da visão de Jorge Mautner, da antropóloga Maria Lúcia Montes e do escritor Jorge Caldeira. E percorrerá as cidades de Piratini e Canguçu, no Rio Grande do Sul,conversando com descendentes de escravos que contam seus costumes e suas histórias de vida.
Exemplo vivo da amálgama de José Bonifácio, quilombolas praticam a religião luterana trazida pelos imigrantes alemães. Em Canguçu, Antônio Leonel fala da sua busca de identidade através do conhecimento de seus antepassados, e de como é contada a história do negro no sul do Rio Grande do Sul, e em Piratini, o quilombola gaúcho S. Valdemar da Silva, dará uma aula sobre brasilidade e sobre a relação entre homens, animais e natureza.
Neste contexto, Jorge Mautner fala das misturas entre negros, senhores e índios que já aconteciam na casa grande, criando novas relações e formas de convivência: Linguagens complexas que viraram o Brasil num torvelinho de misturas e negociações.
Finalmente, Maria Lúcia Montes, conclui dizendo que, ser brasileiro significa carregar ao mesmo tempo, em cada um de nós, o escravizador e o escravizado.
Bruno Thaler escultor de Treze Tílias SC
Bruno é neto do fundador de Treze Tílias, Andreas Thaler. Seu avô, que era Ministro da Agricultura na Áustria, começou a colonização da pequena cidade do Meio Oeste catarinense em 1933, deixando para trás a crise que assolava seu país natal após a guerra.
Foi dele que Bruno Thaler herdou o gosto de esculpir madeiras. Sua especialidade são as obras sacras e móveis para igrejas. É como cortar manteiga, diz ele sorridente ao entalhar a Edelweiss, flor que se adequa a qualquer ambiente, símbolo de seu povo.
Se gostou dê uma curtida e se inscreva em nosso canal!
Fique por dentro de tudo que acontece na sua cidade!
HISTÓRIA FISCHBORN - MIGRAÇÃO ALEMÃ PARA O BRASIL PARTE 2 de 2
História da migração alemã Fischborn para o Brasil
Documentário da imigração alemã Fischborn para o Brasil.
O documentário está dividido em 2 capítulos.
Esta é a parte 2 do Capítulo I
destaques:
Antigas residências em Dona Josefa (0:07)
Imagens antigo moinho (7:54)
Otwino Fischborn – antigo moinho Fischborn (7:54)
Nelson Bayer – antiga escola (10:38)
Otwino Fischborn – antigo comércio (14:03)
Lotário Fischborn – conclusão do capítulo I (15:30)
Fotos e paisagens (17:17)
A história é narrada por Lotário Guenter Fischborn que em um momento da sua vida, passa a refletir e querer saber mais sobre a origem dos Fischborn no Brasil. Ao recordar o que seu pai e seu avô lhe diziam quando pequeno, percebeu que as informações eram restritas e dá então início a uma incansável busca pela origem do seu sobrenome nesse país, visitando museus, bibliotecas, documentos, cemitérios, por fim encontrando as antigas casas abandonadas e em ruínas no campo, ainda com fotos nas paredes e a lápide ainda preservada do precursor Fischborn nesse novo país que o acolheu.
O roteiro de viagem dessa família para o Brasil foi semelhante a milhares de outras, que também vieram em busca de um sonho.
Destaques:
Antigas residências em Dona Josefa (0:07)
Imagens antigo moinho (7:54)
Otwino Fischborn – antigo moinho Fischborn (7:54)
Nelson Bayer – antiga escola (10:38)
Otwino Fischborn – antigo comércio (14:03)
Lotário Fischborn – conclusão do capítulo I (15:30)
Fotos e paisagens (17:17)
#escultura #Ingrid Thaler #Ruy Machado #Treze Tílias
#Entrevista com Ruy Machado e Ingrid Thaler
Revelando os Brasis Ano IV - Vida em Tronco
Roteiro, direção e produção
Keila Zanatto
Treze Tílias - SC
Vida em Tronco
Documentário: Arte sacra, arte moderna, obras gigantescas e miniaturas. Ferramentas, serragem pelo chão e pela roupa. Um tronco e um desafio. Eles começam cedo, aos quatro ou cinco anos de idade. Homens, mulheres e crianças: todos artistas que relatam suas experiências e contam os passos do trabalho, desde a preparação da madeira até o acabamento.
Esculpindo A Tradição - Treze Tilias
Vídeo publicado no canal do YouTube: canalscbr
Acessem e vejam diversos outros vídeos do Tirol Brasileiro.
Documentário - José Bezerra
José Bezerra
1952, Buique - PE
Artista bastante popular. Sua casa é cheia de totens de madeira em frente, um ateliê ao ar livre. Ele interfere pouquíssimo para criar as esculturas de grandes proporções, mas também cria objetos em menores dimensões. Há tempos, o local era uma aldeia de índio
Quando José Bezerra olha um pedaço de madeira ele já reconhece a imagem que ali se insinua. Sua arte então é esculpir o tronco para que o desenho surja, deixando, porém, uma janela aberta à imaginação. Com a intervenção de um facão, grosa, formão e serrote em árvores caídas, pedaços de troncos e raízes, ele retrata as mais diversas figuras, desde cabeças de gente, carros de boi, animais, tudo que faz parte do seu universo.
A atuação sumária sobre as madeiras — que muitas vezes têm um facetamento que lembra a pincelada de Cézanne —, a lembrança constante de sua origem vegetal e a intensidade de suas figuras dão às obras a aparência de um movimento incompleto e inacabado, como se aspirassem a uma continuidade que as levasse além de seus contornos, explica Rodrigo Naves. O crítico aponta como a obra de raiz pode se inserir no pensamento erudito da arte contemporânea.
José Bezerra vive no Vale do Catimbau, no sertão de Pernambuco, região, segundo pesquisadores e arqueólogos, considerada o segundo maior sítio arqueológico do Brasil, tanto pela quantidade de pinturas e inscrições quanto pelo valor histórico. É respirando esta atmosfera que o artista produz suas esculturas, exibindo-as ao redor de sua casa, uma aldeia de seres em madeira que encantam os viajantes que por lá passam, entre os quais Zé Celso Martinez. O artista faz questão de sublinhar o papel da imaginação em sua arte. Assim, a importância que atribui ao ato de ver imagens em troncos e galhos que acha pelos arredores de seu sítio encontra na imaginação um elemento que afasta suas peças de um realismo singelo, de quem transpõe para as nuvens do céu os devaneios que lhe vão pela cabeça, escreve Naves.
Descobrindo SC - Treze Tílias
Descobrindo SC - Treze Tílias
3 Minutos de Canela / RS : Imagens de Dezembro / 2017 (Centro da Cidade)
Imagens do Centro de Canela/RS, cidade localizada a 7km de Gramado/RS em Dezembro/2017 com enfeites de Natal.
Facebook: facebook.com/AgoraVamos11
Instagram: @agoravamos_
ANTÔNIO PRADO | LAS MEJORES CIUDADES DE BRASIL
ANTÔNIO PRADO - Cidades europeias na América Latina | Ciudades europeas en América Latina
ANTÔNIO PRADO | LAS MEJORES CIUDADES DE BRASIL
ANTÔNIO PRADO | LAS MEJORES CIUDADES DE BRASIL
ANTÔNIO PRADO | LAS MEJORES CIUDADES DE BRASIL
ANTÔNIO PRADO - Cidades europeias na América Latina | Ciudades europeas en América Latina
ANTÔNIO PRADO - Cidades europeias na América Latina | Ciudades europeas en América Latina
Bushwick Tarentella Loop de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (
Origem:
Artista:
9ª Semana da Escultura de Treze Tílias - Rádio Tropical FM
A IX Semana da Escultura aconteceu entre os dias 13 e 16 de Fevereiro de 2015 em Treze Tílias-SC
Reportagem de Milton Wanderley Lemke da Rádio Tropical FM 99,1
3.D - Firma Independente ( Clipe Oficial )
Direção : Elias de Carvalho
imagens : Ronslei Souza , Taciana Santanna , Pablo Vinicios
Apoio : Vinil Pop Bar ( Mazinho )
Atores : Moises de Jesus , Wagner junior , Guilherme Augusto , Rodrigo Gz , Lorrane Katlen , Gustavo rezende , Mc Fantasminha
Depoimento : Paraiba ( Made In Now Crew )
Faça Sua Arte !
Tirolerfest, Festa Austríaca em Treze Tílias SC
Esta é uma festa austríaca que acontece uma vez ao ano na cidade Catarinense de Treze Tílias.
Danças, comidas, artesanatos e músicas típicas. Um charme!!
[PROMO] Itapitanga, BA | Destino: Educação Brasil
Com escolas rurais e poucos recursos, Itapitanga vem crescendo gradativamente no IDEB.
Veja no Futura Play:
Nesse episódio de Destino: Educação Brasil a equipe chega à Itapitanga, localizada na Bahia. Com cerca de 10 mil habitantes, é um município pequeno, onde a influência da vida rural manifesta-se pela presença de cavalos nas ruas da cidade. Rodeada de fazendas, as casas da cidade mostram um alto nível de pobreza. Segundo o IBGE, o índice de incidência da pobreza é do 59,89% e o PIB per capita em 2011 era de 4.475 reais. A prefeitura, com 600 funcionários, é o principal empregador de Itapitanga. O setor agropecuário (gado principalmente) está crescendo.
Com 24 escolas municipais, sendo que destas 14 são rurais, Itapitanga vem crescendo gradativamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, estando bem próxima da média nacional (4.9) para o Ensino Fundamental I , alcançando 4.7 pontos em 2013. Mesmo com poucos recursos e estando em um município de baixo IDH, o IDEB do Ensino Fundamental I está 27% ACIMA DA META proposta pelo Governo Federal e a taxa de aprovação saltou de 46% em 2005, para 86% em 2011.
O programa, com formato documental e 26 minutos de duração, acompanha um dia na vida do aluno Marlon Caetano Freire, de 9 anos, estudante do 4º ano da Escola Municipal Laurinda Fraga Pimentel. A partir de sua rotina escolar, conhecemos o trabalho de gestão do município, da diretora da escola, de coordenadores pedagógicos, do corpo docente e sua relação com alunos e famílias que participam da vida escolar.
Saiba tudo sobre o Canal Futura:
Siga nosso Twitter:
Curta nossa página no Facebook:
13 Curiosidades sobre o Nordeste
Neste vídeo veremos algumas curiosidades sobre o nordeste.
Facebook:
Museu Andreas Thaler - Treze Tílias
Museu Andreas Thaler - Treze Tílias - Milton Wanderlei Lemke
Destino SC Inverno: um pedacinho da Itália no Oeste catarinense
No Destino SC Inverno de hoje você vai conhecer a Rota Italiana, no Oeste do Estado. É um passeio pela história dos colonizadores italianos. O tour leva os turistas para uma visita a museu, gruta, fábrica de queijo e vinícola. Um roteiro recheado de cultura e gastronomia.