Companhia Lume: o teatro como a arte do encontro
O Antenize recebe nesta edição o ator, palhaço e diretor Ricardo Puccetti, da companhia teatral Lume. O coletivo, formado por sete atores, prima pelo redimensionamento técnico e ético do ofício de ator e se compõe num espaço de multiplicidade de visões que refletem as diferenças, impulsos e sonhos de cada integrante. Ao longo de quase 30 anos, tornou-se conhecido em mais de 26 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias com mestres da cena artística mundial. Lume criou mais de 20 espetáculos e mantém 14 em repertório, com os quais atinge públicos diversos de maneiras não-convencionais. Com sede em Barão Geraldo, distrito de Campinas (SP), o grupo difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, os quais celebram o teatro como a arte do encontro.
Entre as atividades atualmente realizadas na sede do coletivo estão a realização de mostras de espetáculos, workshops e seminários de capacitação prolongados; intercâmbios culturais com a comunidade e demonstrações de processos de trabalho. O espaço físico adequado possibilitou ao Lume criar uma biblioteca e videoteca para uso de pesquisadores e interessados, criação de novos espetáculos, recepção de artistas-pesquisadores e divulgação do trabalho em diversas mídias.
Confira nos quadros dessa edição:
Garimpando: Guilherme Strozi destaca o canal no Youtube da Paloma Cipriano. A mineira nunca imaginou que seu vídeo mostrando como fazer pequenas obras e reparos dentro de casa poderiam dar tanta audiência. Passados quatro anos desde que postou o primeiro vídeo, ela ajuda, semanalmente, desde a consertar uma pia ou o ralo da cozinha, até quem quer de fato reformar a casa com as próprias mãos. Apesar de ter que lidar com comentários machistas nas redes, a youtuber já atingiu a marca de mais de 650 mil seguidores em seu canal. Outra dica do quadro é uma das maiores redes de divulgação científica do país: o projeto “Science Vlogs Brasil”, que reúne 48 canais sobre ciência no Youtube. A proposta é fazer um contraponto “à onda de fake news e pseudociência” que existe na web, segundo os organizadores. Para participar da rede, os interessados precisam ter um canal no Youtube e passar por um processo seletivo formado por especialistas e pela própria comunidade de canais parceiros. Ao final, o canal recebe o selo de qualidade “Science Vlogs Brasil”.
In Loco: Karina Cardoso sai do estúdio para conhecer a exposição “Elas – Beleza, Dramas e Mitos”, do fotógrafo Sérgio Costa Vincent. As fotografias são inspiradas em retratos femininos famosos feitos por grandes artistas ao longo da história, como Leonardo da Vinci e Frida Khalo, e usam sujeitos masculinos para a releitura fotográfica.
Respiro Cultural: Conheça o diretor teatral Rafael Gomes. Ele se formou em Cinema pela FAAP-SP e despontou para o sucesso apresentando para o grande público toda a grandeza de Maria Alice Vergueiro no vídeo viral “Tapa na Pantera”, em 2007. Já em “Música Para Cortar os Pulsos” (2010), “Cambaio [a seco]” (2012) e “O Convidado Surpresa” (2014), o diretor traz Mayara Constantino. Em “Gotas D’Água Sobre Pedras Escaldantes”, escala Gilda Nomacce para uma participação impactante, e em “Um Bonde Chamado Desejo” escolhe Maria Luisa Mendonça para dar vida a uma espetacular Blanche Dubois.
Olá Brasil: Conheça o trabalho do rapper Caetano Marques, do Distrito Federal, que está lançando seu primeiro videoclipe, “Podium”.
Streamando: Videoclipe “Piracema”, da banda paulistana Abacaxepa.
--
Conheça a programação da sua TV Brasil:
Siga a TV Brasil nas redes sociais:
Facebook -
Twitter -
Instagram -
Oficina de atores em campinas! 2015
Peça : Oficina conta zumbi.
Cena : Barco
Direção : Ronaldo Florentino
Cidade : Campinas. Teatro arte e ofício.
A Hard Day's Night by Luå
Audição da escola de música Cromat em Campinas realizada no dia 18/12/2008 no Teatro de Arte e Ofício (TAO)
Essa sou eu cantando com a banda dos professores blorl o som tá meio baixo no começo, mas depois melhora =P
Beatles *-*/
Espero que gostem .-. Na hora eu tava meio nervosa e talz rs mas na próxima eu melhoro (espero o_o)
La Lampe apresenta a Webserie Autor e Design
No primeiro episódio da Webserie produzida pela La Lampe, Maneco Quinderé fala sobre as influências em seu trabalho e sobre sua trajetória como luminotécnico e designer.
O Homem em Preto e Branco
Intervenção cênica de Douglas Fortunato sobre instalação da artista plástica Fabiela da Maia. Na sede do Grupo Cero no Brasil.
Texto, figurino e maquiagem: Douglas Fortunato.
Instalação: Fabiela da Maia.
MAKING OFF CURTA METRAGEM LUNARES
Esse Making foi gravado nas locações do curta Lunares da Oficina Tela Brasil de Campinas 2009...
Com participação:
Atores (a):
Fernando de Marilia : Musico, Ator
Lila Cesarino: Bailaora Flamenca, Atriz
Raquel Simoes Coelho: Atriz
Marina Raeli: Palmeira,Atriz
Equipe de Produção:
Fabiana Ribeiro: Diretora, Produção
William Naves: Diretor Assistente, Roteirista
Shirley Paz: Produção
Luis Ricardo de Souza: Sonoplasta, Roteirista
Juscelino Santos: Cameraman
Mary Fuzetti: Direção de Arte
Jaqueline Francis: Produção de Arte
Agradecimento ao
Presto: Iluminador (TAO)
Karina Maganha: Responsável pelo Café Tablado
TOTAL AGRADECIMENTO AO CAFÉ TABLADO
TEATRO TAO (TEATRO DE ARTE e OFICIO)
Hangout com Gilmar Machado & Alzir Alves
Hangout com Gilmar Machado
Bio:
Resumo Histórico Profissional de Gilmar Machado
Gilmar é cartunista, publica seus desenhos em jornais, revistas e livros. É autor de 10 álbuns de tiras/quadrinhos, cinco deles adotados pelo governo para distribuição em bibliotecas públicas.
Cartunista com mais 27 anos de carreira, Gilmar foi premiado pelos principais salões de humor do Brasil. Em 2002, recebeu o prêmio HQMIX de melhor cartunista brasileiro. Em 2006 conquistou o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog.
Livros Publicados: Cartuns e Humor ócios do Ofício (Escala 2002), Para Ler Quando o Chefe Não Estiver Olhando (Devir 2004 PNLB), Pau Pra Toda Obra (Devir 2005 FNDE), Caroço No Angu ( Proac 2009), Ocre ( Zarabatana Books 2011), DeQuatro ( Boitata 2013), Mistifório (Boitata 2014), Efeito Ferrugem (Proac- Sesi SP Editora 2016), Guilber ( Sesi SP Editora 2016), Entre Quatro Contos (Sesi SP Editora 2016).
Publicações Jornais: Folha de São Paulo, Diário de SP, Diário do Grande ABC, Hoje Jornal, Jornal do Brasil, Tribuna de Vitória, SPFW Journal, Diário Regional, OPasquim21, Tribuna de Vitória, Jornal Vida Econômica de Portugal e Portal UOL.
Ilustrações Livros: Vivendo num ambiente sem poluição – Moderna, Aventura no Quintal, Aventura no Campo, Aventura no Mar, Aventura na Amazônia – Moderna, Caindo na real - Moderna Navegando pelo dicionário - Moderna, Navegando pelas palavras - Moderna, Guia definitivo da ressaca –Senac, Futebol regras e comentários – Senac, No fundo no fundo não tinha fundo- Paulinas, Quatro patas entre as nuvens – Didáticos – FTD.
Oficinas: Tiras em quadrinhos - Salão Internacional de humor o Piauí, Tiras em quadrinhos – Salão Internacional de Humor de Paraguaçu Paulista, Tiras em quadrinhos - Salão Internacional de humor de Caratinga, Tiras em quadrinhos – Livraria Saraiva,Tiras em quadrinhos – Prefeitura de Santo André Projeto Rede Cultural, Cartum, e charge –Sesc Santo André, Caminhos do Traço – Proac em 12 cidades do estado de SP.
Prêmios: Vladmir Herzog, HQ Mix, Salão de Humor de Piracicaba, Salão de Humor de Foz do Iguaçu, Salão Carioca de Humor, Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre, Salão de Humor Univates, Salão de Humor de Ribeirão Preto.
Exposições: Univates, Shoping Abc Plaza, Centro Cultural Diadema, Gibiteca Henfil Santo André, Biblioteca de Santos, Biblioteca de Campinas.
Link:
Alzir Alves é conhecido no mercado de quadrinhos como agenciador de artista, colorista, ilustrador, professor de artes e proprietário da Rascunho Studio em João Pessoa-PB.
Há mais de 15 anos a Rascunho Studio atua no mercado profissional.
Conheça o trabalho do artista Alzir Alves:
Venha conhecer mais sobre o Rascunho Studio em nosso site: rascunhostudio.com.
Aproveite para visitar nossas redes sociais:
'BANDEIRA de RETALHOS' - Nós do Morro - Vidigal - 9 de Julho de 2013
As palavras emocionadas de um Diretor ao seu elenco minutos antes da última sessão de uma temporada grandiosa!
Nitrojam - Feel The Power (Live)
Feel The Power
Audição Cromat 2008, Teatro de Arte e Ofício.
Formação:
Brunno Mariante - Vocal
Gustavo Turatti - Baixo
Rick Franchiose - Guitarra
Ricardo Pini - Bateria
Pagode da Ofensa na Web - Na Praia 2019!
Dá uma olhada nos tiros do clube dos mitos!
SAIU A LINHA DE COPOS/GARRAFAS/CANECAS DO PAGODE DA OFENSA! DÁ UMA OLHADA:
Segue a gente:
Contato comercial:
Publicidade e Shows: bandapagodedaofensa@hotmail.com
Mocidade Louca de Pilares - Divulgação da Sinopse 2017
ENREDO: SIDERÓS-ERGON: A energia da Mocidade, o brilho de Pilares, é o aço no compasso do meu carnaval!
Autor: Thiago Laurentino
Rutilam na enormidade cerúlea fagulhas errantes perdidas a ermo
Pedaços de Cosmos que, vez por outra, irrompem a nebulosa face de Gaia
E estratosfericamente repousam sobre a rude crosta do planeta.
Assim foi chegado - segundo os antigos relatam - o precioso mineral;
Das excelsas dimensões, veio metamorfosear-se pelas civilizações
Em instrumentos, armas, ferramentas e régios adornos.
De primórdios míticos, a soberania do nórdico beligerante,
Que qualquer adversário derrotava com seu martelo aniquilante.
Tem Ogum guerreiro, vencedor de demandas
Na ponta da lança, é São Jorge derrotando o dragão.
Também o colérico aqueu trajou desse metal a armadura
E deu cabo dos troianos na epopeia grega lendária.
Da Grécia, vem ainda Hefaísto, o divino ferreiro
Em seu palácio de bronze, rege ciclopes e autômatos
Forjando batalhas e armas encantadas
Com as lágrimas refulgentes, lavas vulcânicas incandescentes.
Do mito à história, em retorno ao passado
Tem origem anatólica o ofício crucial.
Enformou célticos adornos sacros
De Toledo, sabres, katanas e gládios produzidos com o aço ideal.
Do Calor das plúmbeas chamas, o labor nas fargas catalanas
Indumentados cavaleiros protetores do Graal
Foi ataque e defesa da artilharia medieval
Em novos tempos, novas aventuras...
Veio o engrandecimento em maquinofaturas
O braço humano deu lugar ao mecânico
Com cientificismo e imaginação, deu-se a grande Revolução.
Imbricados uma a uma, são centenas, milhares de peças cilíndricas dentadas
A engendrar movimento, velocidade e progresso.
Um admirável futuro gerido a óleo, carvão e motor,
Que percorre quilométricos trilhos a todo vapor.
Causando mudanças históricas e anunciando maravilhas tecnológicas
Mas o minério espacial também circula no rubro líquido animal.
Está na mesa recheado de sabores,
É matéria-prima para modernos robôs.
Nas páginas da literatura, oculta a face do personagem
E em telas de cinema, enfrenta o mal repleto de coragem
Nas artimanhas do carnaval, se faz linda arte
Pelas mãos do artista, virou gigantes, monstros e naves...
São imagens de beleza em bruto metal trazendo lembranças e saudades...
E no futuro? O que virá? Uma Açópolis colossal
Tabas-metrópoles e Tatus motorizados,
Araras-turbinas cortando os céus estrelados.
Numa Siderós-Ergon Magistral!
Na cidade, na vida e na canção
Uma Mocidade Louca Pintando de verde o coração
Parece que estou sonhando, mas é realidade, mais que real!
É dia de folia em Açópolis
É a energia da Mocidade! É o Brilho de Pilares!
É o FERRO e o AÇO, que vêm no compasso do meu carnaval!!!
SAMBA-ENREDO:
Compositores: Marcinho, Minho e Xandão
Intérpretes: Quinho, Baby e Fernandinho SP
Vim do céu
Riscando de luz
Num raro esplendor
Fonte essencial pra vida
Dádiva do criador (ô ô)
Hoje a Vila forte unida
Funde o precioso mineral
Com a magia do carnaval
Crenças, lendas
Jorrei dos vulcões
Tô na lança do santo cavaleiro
Também fui sagrado
Pra antigas civilizações
Guerreei, tantos povos dominei
A nobreza, conquistei
Acendia
A chama da siderurgia
E assim, a modernidade chegou
O velho mundo anunciou
A revolução industrial
Na ferrovia eu vou
Trilhando ao progresso
Arquitetando transformações
Abençoado Brasil
Sou um tesouro em teu chão
Afinal, minha grandeza é mundial
O ferro em expansão
Te leva nessa emoção!
Sou, felicidade eu sou
Energia!
Pulsa coração de aço
No compasso da Vila Maria!
Como menino pobre se transformou no 'maior ladrão de livros raros do Brasil'
noticias,resumos,novelas,politica fique por dentro de tulo que rola no brasil e no mundo
Conversaciones en la UPLA - Max Sir
La concepción de un artista integral en las experiencias de creación en las artes plásticas, el mundo teatral, la literatura y la fotografía del viñamarino, ex estudiante de la Universidad de Playa Ancha, Max Sir. Un repaso por su carrera y proyectos en distintos rincones del mundo, donde se ha desempeñado como actor, director teatral, dramaturgo, fotógrafo y escritor, Max ha montado más de cuarenta exhibiciones, recibido premios nacionales de pintura en Chile y, a nivel internacional en 2016, su exhibición Las voces de Sor Juana Inés de la Cruz tuvo un récord histórico de ventas y visitantes en la IDB Gallery en Washington DC.
AULA 01- CURSO TORNEIRO MECÂNICO - NOMENCLATURA DO TORNO MECÂNICO - (PARTE - III )
Nesta aula continuaremos a conhecer as partes do Torno Mecânico e noções primarias do seu funcionamento. acesse outras vídeo aulas em nosso site temos a coleção completa do INICIANTE ao AVANÇADO.
Espetáculo Teatral Meu Amigo Inglês - um.dois.três.cia.de.teatro, Belém-PA
Um circo. Um casal circense. No picadeiro são dois palhaços encantados com a arte de fazer rir. No trailer são marido e mulher, enfrentando, além das dificuldades cotidianas, um inimigo silencioso e desleal: o mal de Parkinson. Esse é o mote de Meu Amigo Inglês, a peça. Primeiro trabalho da Companhia, o espetáculo, que traz para a cena os atores Mário Zumba (autor do texto) e Romana Melo, dirigidos por Marton Maués, evidencia a vida do artista nos bastidores da arte depois que a função termina; sua fragilidade e seu dia-a-dia comum longe do glamour dos holofotes, quando ele torna-se uma pessoa igual as outras, sujeita aos mesmos sofrimentos e as mesmas alegrias. Um drama recheado de pitadas de humor, afinal, seus personagens são, e continuarão sendo, eternos palhaços, quer seja no picadeiro ou fora dele.
A encenação opta pela simplicidade e funcionalidade. Picadeiro e trailer se misturam. Apenas alguns elementos, comuns a estes espaços, compõem a cenografia: três bancos, uma escada, duas malas, um tapete. Está montada a cena onde o drama se desenrola, onde o casal de artistas circenses expõe, ponto a ponto, sua história afetuosa e dorida. Os figurinos não definem uma época, optando também pela simplicidade, mostrando que existe ainda um circo que circula pelos interiores do país, repleto de elementos de um passado recente. A luz é branca, trabalhada em diferentes intensidades, dependendo do clima de cada cena.
Meu Amigo Inglês é um espetáculo que aposta na narrativa impressa pelos atuantes, buscando um discurso enxuto e direto que, mesmo abordando um tema pesado, procura não cair na pieguice. Mesmo falando de doença e morte, a peça apresenta o artista apaixonado pelo seu ofício, ciente de que, apesar de tudo, o espetáculo tem que continuar.
Ficha Técnica:
Elenco: Mario Zumba e Romana Melo
Texto: Mario Zumba
Figurinos: Aníbal Pacha
Iluminação: Jorge Torres
Produção: Mario Zumba
Direção: Marton Maués
CONTATOS:
umdoistresciadeteatro@gmail.com
Sabonete de Aroeira
Fabricação de sabonetes de aroeira.
Andaime Teatro da Unimep - O Lugar Onde o Peixe Para (São Paulo-SP)
Lugar Onde o Peixe Para
De:
Andaime Teatro
Direção:
Carlos ABC
“Lugar onde o Peixe Pára”, que tem roteiro e direção de Carlos ABC, estreou em 1996. O texto, que é do próprio grupo, retrata o universo caipira. O cotidiano dos que habitam as margens do rio fica evidenciado e traz à tona os mitos que permeiam e compõem esse universo. A montagem mescla recursos cênicos com elementos autênticos do folclore e da cultura popular. “A lenda do Rio” é usada como fio condutor. A Festa do Divino, o Cururu, as piadas de pescador, a pamonha, e os mitos “Nhala Seca” e o “Turco que come crianças” estão presentes. A peça foi encenada na Itália, em 1999, no Teatro Comunale di Tesero, Região de Trento, como parte de um intercâmbio cultural com o Centro de Pesquisas Cênicas “Non Solo Danza”.
O Diretor
Carlos ABC atua em teatro desde 1974 nas funções de ator, figurinista, cenógrafo e diretor, tendo participado de mais de cincoenta montagens. De 1980 a 1984, executou vários trabalhos na cidade de São Paulo, como ator, figurinista e aderecista. Em 1988 trabalhou na cidade de Roma-Itália. Viajou por vários países da Europa, com companhias de danças folclóricas brasileiras, atuando como figurinista. No Grupo Andaime dirigiu os espetáculos As Desgraças de uma criança de Martins Penna, em 1990, O Pequenino grão de areia de João Falcão, em 1992 e Lugar onde o peixe para criação coletiva do grupo, em 1996. Recentemente dirigiu as peças “Filhos das águas” e “Nhô Lica” com a Cia Tragatralha.
Premiações:
A peça “Lugar onde o peixe para” recebeu 48 prêmios, e 40 indicações, para ator, atriz, diretor, cenário, trilha sonora, figurino, iluminação, texto inédito, além de 7 prêmios de melhor espetáculo nos festivais de: Ponta Grossa-PR, em 99; Blumenau-SC, Rezende-RJ e Santos-SP, em 98; São José dos Campos - SP, Santa Bárbara D’Oeste - SP e Pinda – SP, em 97. O espetáculo foi encenado no Festival Internacional de Londrina – FILO, em 98 e no Festival de Curitiba, no ano de 2000. A peça foi contemplada, em 2007, com o PAC 13 – Concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O Edital propiciou a realização de 9 apresentações em cidades do interior do estado.
Repercussão:
“São evidentes a seriedade e o rigor que caracterizaram o trabalho de pesquisa desenvolvido pela equipe...”
Francisco Medeiros – Diretor Teatral)
“A dramaturgia é simples e isso é uma grande qualidade. É corajosa no sentido de ter optado pela forma épica, narrativa... Um teatro de qualidade e um momento mágico de festa, poesia e encantamento”.
(Luiz Alberto de Abreu – Autor)
“...uma encenação que, sem ser o supra-sumo da originalidade, usa, com extrema inventividade, de muitas das conquistas cênicas dos últimos anos, despindo-as de seu caráter de modismo.”
(Maria Lúcia Pereira – Crítica Teatral)
“...o empenho no domínio do ofício e a consciência social, que leva o Grupo Andaime a mergulhar na cultura popular, significam mais do que promessas de futuro: são as condições objetivas propiciadoras da criação poética desse ‘Lugar Onde o Peixe Pára’.”
(Sebastião Milaré – Crítico de Arte)
Elenco:
Antonio Chapéu, Jorge Lode, Vânia de Paula, Ercília de Souza, Luzia Stocco, Márcio Abegão, Carlos Jerônimo, Paulinho Faria, Bruno Agulhari, Elisa Fingermann, Jennifer Garcia, Ariane Martins e André Stênico.
Apoio:
Proac Circulação 2015 da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo
Filmagem da Apresentação que aconteceu no Dia 14 e 15 de Maio.
Exposição de Fotos Valter Cintra CMU Unicamp.
Inscreva-se em meu canal no youtube !?
sineBAHIA [poesia libras]1º.
mauricio barreto e ana paulo, sinebahia alnos curso de libras salvador-BA 2009
Metrópolis: 5x Comédia
Depois de quase 20 anos 5x Comédia está de volta aos palcos. Os tempos são outros, o texto também, os autores, os atores; mas a essência é a mesma. Bruno Mazzeo a Antonio Prata estão aqui no Metrópolis para falar dessa comedia em um momento tão difícil, quando rir é quase uma necessidade.
Curta a página do Metrópolis no Facebook!