Passeio Turistico ao Litoral Sul de sergipe a Mangue Seco
Nosso novo roteiro foi de encontro ao lugar bastante conhecido pelo povo sergipano ao menos de ouvir falar, Mangue seco, localizado a 136km em média duas horas de carro ate o local.
Saímos cedinho para aproveitar o a estrada tranquila e seguimos o nosso roteiro pelo litoral aracajuano cruzando as novas pontes Joel Silveira e Ponte Gilberto Amado sobre o Rio Piauí entre os municípios de Estância e Indiaroba ligando Sergipe a Bahia. A maior ponte fluvial do Nordeste, uma estrada bem sinalizada e tranquila.
Antes de chegar em Mangue Seco tivemos que usar uma lancha particular para travessia já que por lá não tem ponte e nem balsa, o ponto de partida fica no povoado pontal de Indiaroba
Uma dica, você pode um barco, onde o barqueiro te deixa onde você escolher e retorna no horário marcado para busca’
Aproveitando a parada na ilha, montamos nossos equipamentos para contemplar as belezas naturais e fazer voos incríveis e registros fotográficos com os Brothers Droneiros.
Um dos lugares mais bonitos da praia do saco é a Ponta do Saco em estância, a melhor maneira de chegar lá é apenas com buggy e o passeio dura cerca de uma hora e meia. Não é preciso fazer a reserva antes, os bugueiros ficam lá durante toda o dia. As agências também já combinam com os motoristas.
Sobrevoando sobre o local registramos belíssimas paisagens do seu estuário, assim é fácil esquecer quase que completamente da maioria das preocupações, num verdadeiro reencontro com a natureza.
Para quem gosta de fotografar natureza, as imagens aí já mostram um breve “aperitivo” daquilo que os aguarda.
Há também a opção dos passeios de lancha para quatro ou seis pessoas (aproximadamente R$ 100, o passeio), onde também se pode conhecer a locação que foi imortalizada na novela Tieta do Agreste, nas dunas do povoado Mangue Seco, que é município de Jandaíra, já na Bahia. Aliás, em quase toda a sua extensão, o rio Real é quem delimita a divisa entre os estados de Sergipe e Bahia.
A culinária local reserva apetitosas receitas à base de pescados, crustáceos e outras iguarias regionais que enchem os olhos e agradam ao paladar. Na sede do povoado, existem barracas rústicas dos nativos que oferecem um excelente peixe. Quem curte esse tipo de ambiente, onde o glamour ficar em terceiro plano, vai adorar. Lá, você está imerso na natureza.
Conta à história que a ilha recebeu esse nome porque um aventureiro chegou até ela e, por conta de a sogra ser muito mandona e chata, ele permitiu que a embarcação deixasse ela para sempre lá.
Finalmente paramos em Mangue Seco e falando um pouco sobre essa pequena vila de pescadores e praia de mesmo nome em Jandaíra, município brasileiro do estado da Bahia, é a última praia no extremo norte do litoral baiano, fazendo divisa com o estado de Sergipe (a população não ultrapassa 200 habitantes). A beleza do local foi bem retratada na novela Tieta, veiculada pela Rede Globo em 1989 e inspirada no romance Tieta do Agreste, do escritor baiano Jorge Amado. Localizada as margens do rio Real, na divisa da Bahia com Sergipe, está a 250 km de Salvador através da Linha Verde em bom estado de conservação.
As poucas ruas são cobertas de areia macia branca que forma uma paisagem composto de dunas e coqueirais à beira mar. Por toda a margem, espalham-se pousadas, bares, restaurantes e casas de pescadores, criando uma boa estrutura de apoio para os turistas. Apesar de famosa, a pequena vila tem, na realidade, o nome verdadeiro de Santa Cruz da Bela Vista.
Nosso passeio terminou, mas com a aquele gostinho de saudade e de que um dia voltaremos. Fica mais uma dica de um passeio com um custo benefício acessíveis e momentos inesquecíveis para ficar na lembrança.