Misericórdia de Lisboa - Em casa é que eu não fico
Há quem suba ao palco todas as semanas, e quem tenha aulas de informática. Há quem faça terapia na horta. Uns participam no coro, outros fazem ioga. Há, ainda, quem faça croché, costura, pintura e trabalhos em madeira. São os idosos da Misericórdia de Lisboa a mostrar que os últimos anos da vida podem ser tão bons como os primeiros.
Ler mais:
Voluntariado da Misericórdia do Porto
Veja o que vai acontecer no dia da Criança | CIAD
Testemunho de António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto
Testemunho de António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto
Os d'Alcântara no A.N.S.E., Abrigo Nossa Senhora da Esperança.
A Administração do Abrigo Nossa Senhora da Esperança (ANSE), I.P.S.S. convidou o grupo OS CAVAQUINHOS D'ALCÂNTARA DO PORTO para animar um pouco da Festa de Reis, em 6 de Janeiro de 2017. O grupo aceitou o convite e espera ter correspondido às expectativas.
Greve na Santa Casa da Misericórdia de Murça
Os funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Murça fizeram greve devido aos sucessivos atrasos no pagamento dos ordenados. Os trabalhadores alertam para as dificuldades financeiras na instituição.
Porto Canal - Jornal Diário
SCML - Econtros com Vida - 25ª semana
Encontros com Vida animam, todas as semanas, os lares da Santa Casa
Todas as semanas os Encontros com Vida, iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para promover o envelhecimento ativo e combater a solidão dos idosos, continuam a realizar-se nos lares e centros de dia da instituição.
Vários artistas, entre os quais, Jorge Fernando, Vicente da Câmara e Fernando Tordo percorreram, na semana de 7 a 11 de outubro, seis equipamentos da Santa Casa onde cantaram e dançaram, levando alegria a 325 utentes.
A ideia é considerada muito inteligente em termos de intervenção social por uma das bailarinas que organiza as danças de salão com os idosos.
Uma iniciativa que leva a alegria e proporciona o convívio, todos os dias, num dos lares frequentado ou onde residem os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
U.Porto desenvolveu o 1º estudo sobre o estado nutricional da população idosa portuguesa
Mais de 1/3 dos idosos portugueses estão desidratados. O primeiro estudo sobre o estado nutricional da população idosa portuguesa revela ainda que 15% dos idosos estão em risco de desnutrição. A investigação da Universidade do Porto inquiriu 1500 idosos, quase metade apresenta excesso de peso.
Tema para a conversa com o médico Viriato Horta.
Acompanha a Universidade do Porto em:
Projeto intergeracional em reportagem da SIC
Comemoração do Dia dos Avós
A celebração do dia dedicado aos avós será realizada no Lar de Idosos da SCMA para todos os clientes do Lar, Apoio Domiciliário e Apoio Domiciliário Alargado.
Os d'Alcântara no Lar
A Administração do Abrigo Nossa Senhora da Esperança, A.N.S.E., I.P.S.S., convidou o grupo OS CAVAQUINHOS D'ALCÂNTARA DO PORTO para animar um pouco da tarde de 11 de Novembro de 2016, comemorando, assim, o Dia de São Martinho.
Foi com muito gosto que o grupo aceitou tão honroso convite, ajudando assim a cumprir a sua missão, esperando ter contribuído para animar um pouco os residentes, seus familiares presentes e funcionárias.
Obrigado, Manuel Gomes, pela excelente reportagem fotográfica.
Praça da Alegria - Envelhecer Sozinho - Hermínio e Nadir
Reportagem exibida no programa Praça da Alegria, da RTP 1, no dia 11 de fevereiro de 2011, com a equipa de apoio domiciliário do Lar Quinta do Marinho
Video de Natal - SCME 2018
A Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento vem desejar a todos um Feliz e Santo Natal, com o já tradicional video realizado pelos nossos utentes, colaboradores e órgãos sociais.
Esperemos que gostem! Boas Festas
Música: Toy - Coração não tem idade
Inaugurado Centro de Convívio para Idosos em Novelas
A Junta de Freguesia de Penafiel inaugurou mais um centro de convívio para idosos, desta feita, no edifício da freguesia em Novelas.
SCMA | ALBUFEIRA INTERGERACIONAL FASHION
No passado dia 1 de Outubro o Município de Albufeira comemorou o Dia Internacional do Idoso com um desfile de Moda Intergeracional. A iniciativa decorreu na Marina de Albufeira e visou consciencializar a população sobre a necessidade de promover mudanças de atitude relativamente aos idosos. Entre os vários séniores que desfilaram encontravam-se utentes do nosso lar de idosos “O Roseiral”. Partilhamos convosco o momento em que as nossas séniores pisaram o tapete vermelho.
Queremos agradecer às diferentes instituições que compõem o Grupo de Trabalho de Idosos do município e aos demais parceiros que colaboraram para o sucesso da iniciativa
Estudantes de Medicina da U.Porto juntos de idosos e crianças de Coruche
Sessenta estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto estão em Coruche, num 1º contacto com a população. Entre idosos e crianças, os futuros médicos tentam contacto real com o que vai ser o seu dia a dia depois do curso.
Acompanha a Universidade do Porto em:
Santa Casa Misericórdia de Leiria | Dia Município Leiria
Santa Casa da Misericórdia de Leiria no programa Dia do Município do Município de Leiria!
leiriatv.com
Freguesia das Angústias| Ilha do Faial| Açores
Foi aqui que, em 1467, se estabeleceu definitivamente Joss van Hurtere, fundando a povoação “de Horta”. Na enseada de Porto Pim, um porto natural por excelência, era o local por onde se faziam as cargas e descargas dos barcos.
A Ermida de Santa Cruz foi o primeiro edifício religioso da ilha. Em memória do desembarque dos primeiros povoadores. Nela foram sepultados Joss de Hurtere, e sua esposa, D. Beatriz de Macedo. No testamento de D. Beatriz de Macedo, falecida a 1531, manda fazer provisão para “se fazer a dita Igreja de Santa Cruz e a dita casa para um capelão.” (Ref.a Tombo da Misericórdia da Horta, Livro 1) Frei Diogo de Chagas, em 1643, diz que a ermida ou capela”que hoje não está de pé mais”. (“Espelho Cristalino”, Cap. 13)
A Ermida de Santa Bárbara é fundada pelo flamengo Pêro Pasteleiro, e sua mulher, Madalena da Rosa. Derrubada por um sismo em 1850, foi logo reconstruída tal como hoje a conhecemos, às custas de alguns devotos.
Data de 1567, o início da construção do Forte de Santa Cruz, a principal defesa da ilha. A sua fortificação, conventos e igrejas são vítimas de saque por parte de corsários ingleses em 1589 e 1597, sendo que em 1597, acaba também por ser incendiada. No início do Século XVII, são construídos o Portão de Mar de Porto Pim, o Forte de São Sebastião, o Fortim da Greta (de que restam vestígios) e o Fortim de Nossa Senhora da Guia (de que restam vestígios).
O Convento de São Francisco, foi reconstruído em 1696, em local mais elevado e afastado do mar. A 12 de Novembro de 1700, é consagrado a N. Sra. do Rosário. É transladado de Angra (em 4 de Novembro) para num mausoléu da Capela-mor, o seu principal benfeitor, Simão Luíz Carolo. Com a extinção das Ordens religiosas em 1835, o convento é doado a Santa Casa da Misericórdia que ali instalou o Hospital e o Asilo de Mendicidade. A 4 de Maio de 1899, um violento incêndio destruiu por completo o convento, salvando-se a muito esforço a Igreja de N. Sra. do Rosário. O primitivo convento foi originalmente construído no sítio denominado “Pedras dos Frades” (na Avenida Marginal onde atualmente situa-se a “rosa-dos-ventos”). Terá sido fundado por Frei Pedro da Atouguia, e a sua construção concluída, em 1522. Este convento foi saqueado e incendiado em 1597, por corsários ingleses. Um segundo convento e respectiva igreja, é construído no mesmo local por volta de 1609, mas acaba por ser destruído pelo mar durante uma violenta tempestade, sessenta anos depois (em 20 de Novembro), a qual também havia destruído as muralhas de proteção e o cais da Horta.
D. Frei Lourenço, Bispo de Angra, em 30 de Agosto de 1675, manda realizar as obras já autorizadas para a construção da igreja, com invocação de Santa Cruz. (Arquivo dos Açores, Vol. 1, pág. 175) Em 1688, após visita do Bispo D. Clemente Vieira, a paróquia recebe 572$000 reis para obras finais e ornamentação da igreja. (Anais do Município da Horta, Marcelino de Lima, pág. 245-6) A actual Igreja de N.a Sra. das Angústias em estilo neoclássico, começou a ser construída em 1800. As suas torres sineiras só seriam concluídas, em 1861. Com o início da construção do Porto Comercial em 20 de Outubro de 1876, aliado à sua localização geo-estratégica, tornou-se no melhor porto do arquipélago. Serviu de porto de apoio à Marinha Aliada durante as guerras mundiais. Foi uma base de reabastecimento na era da hidroaviação. Porto de estacionamento dos rebocadores de alto-mar holandeses. No interior do porto, é inaugurada a Marina da Horta, o primeiro porto de recreio a ser inaugurado nos Açores, em 3 de Junho de 1986.
A freguesia de N.a Sra. das Angústias é constituída a 28 de Novembro de 1684.
Santa Casa de Misericórdia homenageia os enfermeiros
INFORMAÇÕES:
Assista:
PUC HD » Canal 24.1 | NET HD » Canal 22 | VIVO TV - SKY HD - CLARO TV » Canal 324
Telefone: (62) 3946 – 1950
Rua 260, Qd.72-A, Lt.06, s/n - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74610-240
No lar de idoso em Portugal maio de 2016