As famosas Paneleiras de Goiabeiras Vitória-ES
As Paneleiras de Goiabeiras, assim chamadas por ser a maioria das artesães mulheres, residem no bairro de Goiabeiras, em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo. Com competência confeccionam, em barro, panelas, potes, travessas, bules, caldeirões, frigideiras etc, de diversas formas e tamanhos. O processo de fabricação é praticamente o mesmo que os índios usavam quando aqui aportaram os portugueses na época do descobrimento.
O ensinamento, transmitido de pais para filhos, permite que a identidade cultural desta atividade seja mantida com muito poucas alterações, há várias gerações. São avós, mães, filhas e netas exercendo o mesmo ofício.Anteriormente, as Paneleiras trabalhavam individualmente em suas próprias casas.
Atualmente, mais organizadas, estão agrupadas na Associação das Paneleiras de Goiabeiras, uma espécie de cooperativa.
Trata-se de um galpão onde cada uma, independentemente, produz e comercializa suas próprias peças. Sob o aspecto econômico, a renda que auferem, é significativa no contexto da manutenção de suas famílias.
A Associação já se tornou um dos pontos turísticos da cidade, sendo visitada, regularmente, por turistas interessados em adquirir as peças e ver como as mesmas são confeccionadas.
No futuro pretendem as Paneleiras expandir as instalações montando, inclusive, um restaurante de pratos típicos capixabas.
↻ 5 | Associação das Paneleiras de Goiabeiras | ENDEREÇO | Faculdade de Direito - FAESA
*....* Esse vídeo é parte de um trabalho da Faculdade de Direito, produzido pelos alunos Fábio Pires, Gabriel Ferroni e Lucas Leite, na matéria Direito e Pensamento Político, da FAESA - Faculdades Integradas Espírito-Santense.
*....* O trabalho visa apoias a APG - Associação das Paneleiras de Goiabeiras, gerando uma referência geográfica virtual para seu endereço, indicando seu caminho a partir de 3 pontos de referência distintos.
*....* As Paneleiras de Goiabeiras, assim chamadas por ser a maioria das artesãs mulheres, residem no bairro de Goiabeiras, em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo.
*....* Com competência confeccionam, em barro, panelas, potes, travessas, bules, caldeirões, frigideiras etc, de diversas formas e tamanhos. O processo de fabricação é praticamente o mesmo que os índios usavam quando aqui aportaram os portugueses na época do descobrimento.
SEJAM BEM VINDOS!
Associação das Paneleiras de Goiabeiras, Vitória, ES. Panela de Barro Capixaba.
A panela de barro é sem dúvida uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. Desde a sua origem nas tribos indígenas que habitaram o litoral do Estado até os dias de hoje, a técnica de sua confecção e a estrutura social das artesãs pouco mudou. Os frutos do mar estão presentes nos principais ícones da gastronomia típica da cidade de Vitória: A moqueca e a torta capixaba. O preparo destes pratos envolve uma peça muito importante do nosso artesanato, a panela de barro. O trabalho artesanal das paneleiras sempre garantiu a sobrevivência econômica de suas famílias, como também de suas tradições. Conheça a Associação das Paneleiras de Goiabeiras, bairro da Grande Vitória, Estado do Espírito Santo.
Ofício das paneleiras de Goiabeiras (ES) é tema do DocumentAção
DOCUMENTAÇÃO - 26.05.13: Já comeu uma moqueca capixaba? Essa delícia do Espírito Santo só fica completa quando servida na principal referência da cultura popular da região: a panela de barro. O programa desta semana vai mostrar que quase toda casa na cidade de Goiabeiras (ES) é uma oficina de onde se produz o utensílio. Feita a mão, da mesma forma que os índios faziam, a panela de barro é produzida com técnicas tradicionais e matérias-primas retiradas da natureza. O saber envolvido na fabricação artesanal destas panelas foi registrado como Patrimônio Imaterial no livro dos Saberes, em 2002. O filme Oficio das paneleiras de Goiabeiras integra a coleção Bens Culturais, registrados do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).
Ofício das Paneleiras em Goiabeiras
Saberes do Barro - Ofício das Paneleiras em Goiabeiras
Paneleiras de Vitória ES Brasil
Imagens do trabalho das Paneleiras de Vitória, conhecida por produzirem a famosa Panela de Barro Preta, tradicional da mesa capixaba. A panela é usada principalmente para cozinhar e servir a Moqueca Capixaba, a Torta Capixaba e acompanhamentos.
Associação das Paneleiras de Vitória, 24 de abril de 2011.
Referência: Panela de Barro Preta, livro de Carla Dias.
Panelas de barro de Goiabeiras
As mais famosas e conhecidas panelas de barro do Brasil são as do Espírito Santo, consideradas um dos ícones da cultura popular capixaba. De fato, desde a sua origem – nas tribos indígenas que habitaram o litoral do Estado – até os dias de hoje, a técnica de sua confecção e a estrutura social das artesãs pouco mudou. A moqueca capixaba, a moqueca de garoupa salgada com banana da terra e a torta capixaba, três dos mais tradicionais pratos da cozinha do Estado, têm de ser feitas em panela de barro ou não ficam com o mesmo sabor, afirma-se unanimemente.
Produzidas, sobretudo, na localidade conhecida como Goiabeiras Velha, situada na parte continental norte do Município de Vitória, à beira do canal que banha o manguezal e circunda a Ilha, onde, há pelo menos um século, vem dando sustento a dezenas de famílias, as panelas de barro têm uma indústria essencialmente doméstica, feminina e manual, cuja técnica passa de mãe para filha através das gerações.
O processo de produção das panelas de Goiabeiras conserva todas as características essenciais que a identificam com a prática dos grupos nativos das Américas, antes da chegada de europeus e africanos. As panelas continuam sendo modeladas manualmente, com argila sempre da mesma procedência e com o auxílio de ferramentas rudimentares. Depois de secas ao sol, são polidas, queimadas a céu aberto e impermeabilizadas com tintura de tanino, quando ainda quentes. Sua simetria, a qualidade de seu acabamento e sua eficiência como artefato devem-se às peculiaridades do barro utilizado e ao conhecimento técnico e habilidade das paneleiras, praticantes desse saber há várias gerações.
A técnica cerâmica utilizada é reconhecida por estudos arqueológicos como legado cultural Tupi-guarani e Una2, com maior número de elementos identificados com os desse último. O saber foi apropriado dos índios por colonos e descendentes de escravos africanos que vieram a ocupar a margem do manguezal, território historicamente identificado como um local onde se produziam panelas de barro. O naturalista Saint-Hilaire visitou a região em 1815 e fez a primeira referência a essas panelas, descritas como caldeira de terracota, de orla muito baixa e fundo muito raso, utilizadas para torrar farinha e fabricadas num lugar chamado Goiabeiras, próximo da capital do Espírito Santo. Goiabeiras é, portanto, o lugar onde esse ofício de fabricar panelas ocorre por tradição. Ali, foram encontrados sítios arqueológicos cerâmicos, remanescentes da ocupação indígena, no alto da pequena elevação conhecida como Morro Boa Vista e nas proximidades do aeroporto de Goiabeiras.
A Associação das Paneleiras já se tornou um dos pontos turísticos da cidade, sendo visitada, regularmente, por turistas interessados em adquirir as peças e ver como as mesmas são confeccionadas. A panela de barro é reconhecida nacional e internacionalmente como objeto de arte popular e, em 20 de dezembro de 2002, a inscrição do Ofício das Paneleiras de Goiabeiras. inaugurou o Livro de Registro dos Saberes (instrumento legal de reconhecimento e preservação dos bens culturais de natureza imaterial, criado em agosto de 2000) e foi declarado Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Para que você tenha certeza que está adquirindo um produto autêntico, a Prefeitura do município de Vitória criou o SELO DE QUALIDADE DAS PANELAS DE BARRO, que lhe garante a qualidade do produto. Exija o Selo de Autenticidade, e leve para casa uma panela que conservará a comida quente por muito tempo, pois ela é refratária. Situado à margem do manguezal, o atual Galpão da Associação das Paneleiras foi inaugurado em 1991. Foi construído pela Prefeitura, para substituir o primeiro (de 1987) que era constantemente alagado com a subida da maré. Tem uma área coberta de 432m2, projetada para guardar e preparar as matérias-primas e abrigar as mesas de trabalho para a modelagem, secagem e polimento das panelas, e os depósitos e bancadas para os produtos prontos. No terreiro ao lado do Galpão, na margem do manguezal, é feita a queima das panelas. A produção é constante e todas as peças produzidas são vendidas aos turistas e à população da Grande Vitória. As vendas são feitas diretamente no galpão da Associação das Paneleiras e nas lojas de artesanato.
Associação das Paneleiras de Goiabeiras
Rua das Paneleiras, 55, CEP 29075-105
Fone: (27) 3327-0519
Goiabeiras, Vitória, ES, Brasil.
Esta publicação é totalmente para fins educativos, não contendo nenhum objetivo de lucro.
✡Rony Kely Marques ronyhistoriador@gmail.com
Minhas panelas feitas de barro,legítimas das paneleiras de goiabeiras Esp Santo
Visita asiática brasileira nas paneleiras de goiabeiras.mp4
Passeio em Vitória com visita na produção de panelas de barro, típico da região.
Paneleiras de Goiabeiras
Aqui em Goiabeiras, Vitória - ES, são produzidas as melhores panelas de barro do Brasil. Conhecer esta associação é uma obrigação para quem viaja ao litoral do Espírito Santo. A propósito, fica pertinho do aeroporto.
O Galpão das Paneleiras no ES
conheça um pouco sobre o galpão das paneleiras no Espirito Santo
Associação das paneleiras de Vitória Es
Visita as Paneleiras de Goiabeiras/ Vitória, ES
Moqueca é a comida típica Capixaba, feita em panela de barro. Segue no vídeo o processo de fabricação das panelas.
MUVI - Paneleiras de Goiabeiras - Associação
Paneleiras de Goiabeiras - Associação
Paneleiras Capixabas/ES
Conheça o trabalho das paneleiras capixabas, de Vitória-ES. A moldagem e cozimento das famosas panelas para moqueca!
PANELEIRAS DE GOIABEIRAS - EXPOSIÇÃO MARGÔ DALLA - AMSTERDAM 2012
DO BRASIL PUBLICIDADE
Divulgando o Brasil no mundo.
dobrasilpublicidade.com
A jornalista e fotógrafa capixaba Margô Dalla-Schutte, residente nos Países Baixos, inaugurou em Amsterdam, a mostra de fotografias intitulada Paneleiras de Goiabeiras. A fotógrafa vem registrando o ofício das paneleiras há anos e decidiu mostra-lo na capital da Holanda. A abertura aconteceu no Teatro Munganga -, um importante e conhecido local daquela cidade, no último dia 09 de junho. A exposição ficará aberta para visitação pública até o dia 09 de julho de 2012. Este projeto visa principalmente a disseminação da cultura capixaba na Europa, começando por Amsterdam, cidade onde reside a artista. Um dos pontos importantes do projeto de Margô, é o fato inédito de que, está sendo mostrada, pela primeira vez em outro país, todos as etapas de como são feitas as panelas de barro capixabas.
Reportagem - Camila Dalla
Câmera- Pollyane dos Reis
Cristiane Bueno
Edição- Pollyane dos Reis
Pesquisa, Produção e Projeto da Exposição
Camila Dalla- People From Brazil
Agradecimentos:
Ricardo Dalla - Instituto Brasileiro de Direito Tributário
Henk Schutte
Camila Dalla
Angela Buaiz
Pollyane dos Reis
Cristiane Bueno
Sheila Mara Alves Vieira
Josemar Demartini
Cláudia Maoli e Carlos Lagoeiro
Associação Paneleiras de Goiabeiras
DO BRASIL Publicidade
Música
Madalena com o Coral das Águas, Fábio Carvalho e Banda de Congo Mirim da Ilha das Caieiras - Vitória/ES
Julio Pimentel & Ecuazoalano
Lá, Lá, Lá ( Eu quer é ser feliz)
Patrocínio
Embaixada do Brasil em Den Haag
Produção e Realização do Documentário
DO BRASIL Publicidade
Em 2011, as Paneleiras de Goiabeiras, receberam o selo de Indicação Geográfica com o nome Goiabeiras.
Paneleiras de Goiabeiras Velha, em Vitória, Espirito Santo - Queima da Panela de Barro
via YouTube Capture
Entrevista com Flávio Fernandes expositor no Galpão das Paneleiras de Goiabeiras
Panela de Barro. Entrevista com Flávio Fernandes expositor no Galpão das Paneleiras de Goiabeiras. As Paneleiras de Goiabeiras, assim chamadas por ser a maioria das artesães mulheres, residem no bairro de Goiabeiras, em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo. Com competência confeccionam, em barro, panelas, potes, travessas, bules, caldeirões, frigideiras etc, de diversas formas e tamanhos. O processo de fabricação é praticamente o mesmo que os índios usavam quando aqui aportaram os portugueses na época do descobrimento. O ensinamento, transmitido de pais para filhos, permite que a identidade cultural desta atividade seja mantida com muito poucas alterações, há várias gerações. São avós, mães, filhas e netas exercendo o mesmo ofício. Anteriormente, as Paneleiras trabalhavam individualmente em suas próprias casas. Atualmente, mais organizadas, estão agrupadas na Associação das Paneleiras de Goiabeiras, uma espécie de cooperativa. Trata-se de um galpão onde cada uma, independentemente, produz e comercializa suas próprias peças. Sob o aspecto econômico, a renda que auferem, é significativa no contexto da manutenção de suas famílias. A Associação já se tornou um dos pontos turísticos da cidade, sendo visitada, regularmente, por turistas interessados em adquirir as peças e ver como as mesmas são confeccionadas.
No futuro pretendem as Paneleiras expandir as instalações montando, inclusive, um restaurante de pratos típicos capixabas. A principal matéria prima, o barro, é extraído na própria região, em jazidas do Vale do Mulembá.
Saberes do Barro: Ofício das Paneleiras em Goiabeiras - Média
Festa das Paneleiras.mp4
Comercial criado para divulgar a 18a Festa das Paneleiras
Criação: Ball Comunicação
Produção: Full Time Filmes