Os Gonzagas e Lucy Alves no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
Banda Os Gonzagas e Lucy Alves no projeto Luz de Candeeiro, do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes. 28 de Setembro de 2012 , João Pessoa - PB.
Trem das Onze - Projeto Casa de Bamba - Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
Trem das Onze no Projeto Casa de Bamba em 06 de Outubro de 2012.
- Ateliê Multicultural Elioenai Gomes - João Pessoa - PARAÍBA
Banda Macumbá no Ateliê Elioenai (João Pessoa)
Banda Macumbá no Ateliê Elioenai Gomes(João Pessoa)
Maurinho Procópio - Projeto Casa de Bamba - Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
Maurinho Procópio no Projeto Casa de Bamba em 06 de Outubro de 2012.
- Ateliê Multicultural Elioenai Gomes - João Pessoa - PARAÍBA
ateliê multicultural elioenai gomes
Jorge Riba - Proj Casa de Bamba - Ateliê Multicultural
João Pessoa - PB
27 de Julho de 2013
Dan Oliveira na Ateliê Elioenai Gomes em João Pessoa - PB dia 07/06/2014
XIII Baile Afro na Ateliê Elioenai Gomes dia 07/06/2014
Performance de Tribal Fusion com Dan Oliveira.
Os Gonzagas 2013
Alguns dos componentes são descendentes dos filhos de Itaporanga, berço de grandes talentos musicais tanto na cultura popular quanto erudita. A primeira apresentação foi em Alhandra, em 2000, e contava com parte dos integrantes atuais. Mas foi neste momento em que a semente foi plantada, para hoje se ter o fruto: Os Gonzagas.
O nome possui duplo significado. O primeiro é uma alusão ao parentesco dos integrantes. Já o segundo, é uma clara homenagem ao grande Rei do Baião, referência musical para todos que compõem o grupo.
O contato inicial com o forró se deu desde cedo, nas diversas viagens em que a família deslocava-se de João Pessoa até Itaporanga para desfrutar do tradicional São Pedro da cidade de Itaporanga. O trajeto era sempre regado a muito forró, e na coletânea o que mais se ouvia era Luiz Gonzaga.
A banda atrela o tradicional pé-de-serra ao moderno contexto da música popular brasileira. Mas antes de unir-se com essa grande missão, os integrantes já se apresentaram no cenário cultural da cidade de João Pessoa em formações distintas.
Os Gonzagas já tocaram nos mais diversos palcos, como o asilo da Mata do Amém, para animar o São João dos idosos. Festas paroquiais, como o São João da igreja São Pedro Pescador. Bares, restaurantes, casas de recepções, festas particulares e no São Pedro de Itaporanga de 2009, quando abriram o show de Alcimar Monteiro.
A banda marca presença nas festas da Associação dos Filhos de Itaporanga (ASFITA), onde em muitos momentos dividiu palco com suas conterrâneas do Clã Brasil, além de sempre marcar presença no Luz de Candeeiro, projeto concebido pelo Ateliê Multicultural Elioenai Gomes com o objetivo de manter a chama do forró queimando forte e iluminando, a cada dia, mais nordestinos com a grandeza e beleza do forró.
Integrantes:
Com uma formação flexível, Os Gonzagas contam com três irmãos: Luiz Gonzaga (violão/guitarra/voz), Yuri Gonzaga (sanfona/voz) e Ygor Gonzaga (bateria/percussão/voz), o primo, Daniel Costa (percussão/voz), e com os amigos Felipe Alcântara (percussão/voz), Hugo Leonardo (contra-baixo/voz) e Carlos Henrique (sanfona). Boa parte dos integrantes se formou junto no ensino médio, é parente ou se conheceu graças à música.
OS GONZAGAS - JOÃO PESSOA - PB
Vamos brindar né Marcia?...kk
PONTO DE CULTURA - ATELIER MULTICULTURAL ELIOENAI GOMES
Considerado um Quilombo Urbano pelo artista Elioenai Gomes, proprietário do espaço, o Atelier Multicultural Elioenai Gomes fomenta a cultura afro-indígena no Centro Histórico de João Pessoa.
Fomos até lá e vamos compartilhar com vocês um pouco sobre o espaço cultural e ações desenvolvidas.
Gostou? Fica ligado no calendário das atividades. Aproveitar a passa lá para conhecer mais de perto.
Facebook
Instagram
Confere a matéria completa e compartilha com os amigos!
Vem ficar ligado a gente!
Acesse o nosso site
Instagram
Facebook
Danylo Aguiar e Clube do Samba de Mesa - Projeto Casa de Bamba - Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
Danylo Aguiar e Clube do Samba de Mesa no Projeto Casa de Bamba em 06 de Abril de 2013.
- Ateliê Multicultural Elioenai Gomes - João Pessoa - PARAÍBA
Os Gonzagas - Vila do Porto - João Pessoa - PB
AMOR DA GOTA
Os Gonzagas e Kelly Rosa C&C DIA 18082013
Os Gonzagas e Kelly Rosa C&C DIA 18082013
LUCY ALVES - CLÃ BRASIL - SÃO JOAO - J P - TV JAMPA - JAMPA NOTICIAS OFICIAL prado: 06
29 06 2011 - JOÃO PESSOA: PARTE: 06 - CLÃ BRASIL - SÃO JOÃO - JOÃO PESSOA - APOIO: PMJP / FUNJOPE - Cobertura: Jampa Noticias, tv jampa, portal folha do valentina noticias o jornal e revista eletronica da jampa online e a primeira web tv cidade joão pessoa instalada na litoral zona sul com seu 1º portal valentina figueiredo desde 11 de setembro de 2003 em sequencia os portais, sites: tvjampa, tv jampa, jampa noticias, jampanoticias, jornal jampa noticias, jampa show, radiojampa, radio jampa, radio.tvjampa, politica tvjampa, politica.tvjampa,Os maiores registros são gerados pela produção da prefeitura municipal de joão pessoa, pmjp, funjope, governo da paraiba e outros eventos locais.JOÃO PESSOA: Belissimas praias: praia Cabo Branco, Praia do Bessa, Praia de Intermares, Praia Coqueirinho, Praia do Sol, Praia Gramame, Praia de Jacumã, Tambaba, Cabedelo, Praia do jacaré.
Acolhimento Afetivo AfroIndígena (2019)
ACOLHIMENTO AFETIVO AFROINDÍGENA
O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes e a Maracá Cidadania, com patrocínio da Fundação Espaço Cultural (FUNESC) e apoio da rede Varadouro Cultural, vêm realizando o projeto Circuito Varadouro Cultural – Programação Ateliê Multicultural Elioenai Gomes desde o mês de agosto deste ano, na Rua Ladeira da Borborema, 101, Varadouro, Centro Histórico da capital paraibana.
Os Acolhimentos Afetivos são uma ação contínua do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, realizada desde o ano de 2006, nas temáticas afroindígena, cidadã, artística, entre outras.
No âmbito da parceria com a FUNESC, serão realizados sete acolhimentos no período de agosto a dezembro de 2019, com atividades educativas, culturais e artísticas por meio de oficinas e rodas de conversa sobre temas variados, a exemplo de identidade cultural, cultura afro, cultura indígena, cidadania, centro histórico, para grupos de até 60 pessoas circunvizinhas do Centro Histórico de João Pessoa, adivindos de escolas, CAPS, moradores do Varadouro, entre outros.
CIRCUITO VARADOURO CULTURAL : fb.com/varadourocultural
O “Circuito Varadouro Cultural” é um projeto que visa promover a difusão cultural descentralizada na região do Centro Histórico da capital paraibana e desenvolver um processo de formação continuada com jovens em situação de risco de comunidades da região central da cidade. Por meio da realização de uma programação diversa, com oficinas e espetáculos de diversas linguagens artísticas e campos da cultura por diversos pontos da região, busca atuar na formação de público e no acesso da população à diversidade artística.
Serão cinco meses de atividades culturais gratuitas, ofertando atividades formativas para jovens da região e fomentando a vida cultural já existente por meio da parceria com entidades e associações cujas atuações estão relacionadas à produção cultural paraibana e ao Centro Histórico de João Pessoa.
ATELIÊ MULTICULTURAL ELIOENAI GOMES : ateliemulticultural.com.br/
Elioenai Gomes, artista plástico paraibano nascido em João Pessoa-PB, cuja trajetória artística de 30 anos inclui diversas exposições individuais, coletivas e instalações no Estado, no Brasil e no exterior. Idealizador de criações artísticas e campanhas sociais para os movimentos sociais, políticos e culturais da capital, bem como de todo o país. Atualmente coordena o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, referência de multiculturalidade na cidade e especificamente no centro histórico de João Pessoa.
Fundado em 2004, o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes é uma instituição que desenvolve ações educativas e socioculturais centradas no processo de humanização da população do Varadouro, bairro do Centro Histórico de João Pessoa, Paraíba, utilizando a arte como ferramenta de inclusão social produtiva e de cidadania. Referência de multiculturalidade na capital paraibana, o Ateliê integra as mais diversas formas de expressões artísticas – música, artes visuais, artes cênicas, literatura, entre outras – com o objetivo de promover a diversidade cultural, garantindo a originalidade das expressões culturais locais e seu potencial de crescimento.
--
Para mais informações sobre o projeto, acesse maracacidadania.org.
--
Imagens e edição: Giovanna Fabbri
Bora Forrozar - Os Gonzagas
Os Gonzagas abrem Show Lucy Alves (The Voice Brasil) no Busto de Tamandaré João Pessoa 02
03/01/2014 - PARTE 02 - OS GONZAGAS Abrem Show Lucy Alves (The Voice Brasil) que abrilhantou seu show nas areias das praias de Tambaú / Cabo Branco com mais de 80.000 FÃS. 01 - (Busto de Tamandaré - Tambaú / Cabo Branco) - Realização da Funjope / PMJP - Prefeitura Municipal de João Pessoa.
LINKS VÍDEOS LUCY ALVES BUSTO DE TAMANDARÉ:
SITES COBERTURA:
PORTAL FOLHA DO VALENTINA NOTÍCIAS - JORNAL JAMPA NOTÍCIAS - TV JAMPA - RADIO JAMPA -Petrucio Prado - Zona sul de João Pessoa - JAMPA
Os Gonzagas, tocando La Belle D'Jour
Mais uma música interpretada pel'Os Parahybas: La Belle D'Jour, de Alceu Valença.
Apresentação feita no dia 22/06, no Ateliê Elioenai Gomes, em João Pessoa.
Toll Bi (Senegal) ensaio no estudio Nectar do Groove, João Pessoa, Brasil. 05/11/2014
Residência Artística .:. Berimbaobab Brasil recebe Toll Bi (Senegal)
A produtora Parahybólica Cultural tem a honra de anunciar que está a frente da produção executiva da Residência Artística Berimbaobab Brasil-Senegal 2014, que reunirá artistas paraibanos e senegaleses, de 24 de outubro a 16 de novembro.
Do Senegal, receberemos o grupo Toll Bi, que se unirá aos artistas paraibanos Adeildo Vieira, Erivan Araújo, Gláucia Lima, Soraia Bandeira, Jorge Negão. Beto Preah, Uaná Barreto, Rudá Barreto, Wênia Xavier, Vant Vaz, Izzah Ribeiro e os bailarinos do Coletivo Tribo Éthnos. Juntos, realizarão uma produtiva residência artística, com apresentações musicais e oficinas por algumas cidades paraibanas.
A participação do Toll Bi é o desdobramento da grande aventura realizada no Senegal e Gâmbia pelos artistas paraibanos juntamente com Patrice Gomis & Peace Orchestra, no início de 2012. “Berimbaobab” é um projeto de intercâmbio entre África e Brasil, que estabelece uma ponte criativa e criadora entre estas duas culturas tão próximas.
Compõem a banda senegalesa os saxofonistas Samuel Demolliens (França) e Bernard Verbeek (Bélgica), o bateirista Victor Ramalho (Brasil), o baixista Abdou Sène (Senegal) e a cantora Claire Mbeng (Gabão), que faz de sua voz um poderoso instrumento.
O projeto ainda extrapola a música, envolvendo os bailarinos do Coletivo Tribo Éthnos, com seus 24 anos de atuação no cenário das Danças Urbanas, e a bailarina Ndeye Gnima Seydi, que sobe ao palco trazendo suas referências das danças tradicionais do Senegal.
Confira uma mostra do que vem por aí...
IX Baile Afro do Atelier Multicultural Elioenai Gomes
Apresentação no IX Baile Afro do Atelier Multicultural Elioenai Gomes no dia 24 de Setembro de 2011