Em Caxias, memorial reconta a história da Balaiada
Denominada Princesa do Sertão Maranhense e berço de ilustres poetas e intelectuais brasileiros, a cidade de Caxias foi palco de uma das maiores batalhas do período do Brasil Colonial, a Balaiada, considerada a maior revolução maranhense, ocorrida no período de 1938 a 1941.
História dos escravos em Caxias é relembrada no Memorial da Balaiada
Balaiada - uma história de amor e fúria
Memorial da Balaiada - Caxias MA - 11/11/2017
A Balaiada foi uma revolta ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841.
A revolta dos balaios
Memorial da Balaiada em Caxias, no Maranhão.
A revolta tomou o nome de Balaiada porque Balaio era o apelido de um de seus principais líderes, Manuel Francisco dos Anjos Ferreira. Ele era um fabricante de balaios, e fora vítima da violência policial, que havia violentado uma de suas filhas, sem que houvesse punição nenhuma.
A principal causa da revolta foi a detenção do irmão do vaqueiro Raimundo Gomes, o Cara Preta, acusado pelo sub-prefeito da Vila da Manga (atual Nina Rodrigues)[carece de fontes], José Egito, um cabano. No dia 13 de dezembro de 1838, Raimundo Gomes, com nove outros homens, invadiu o edifício da cadeia pública da povoação e libertou-o, reforçando seu grupo com os prisioneiros soltos e vinte e dois soldados encarregados da segurança policial da Vila.
Raimundo Gomes conseguiu o apoio de Lívio Pedro Moura, Mulungueta, e Manuel Francisco dos Anjos Ferreira, também conhecido como Manuel Balaio, o que deu nome ao movimento.
Os revoltosos, após destruir e saquear fazendas e vilas, investiram contra a Vila de Caxias, que, sob a liderança civil de João Paulo Dias e do capitão militar Ricardo Leão Sabino, conseguiram resistir, inclusive com o apoio de mulheres, a quarenta e seis dias sob o cerco do bando de Raimundo Gomes.
Quando não havia mais como defender a vila, o capitão Sabino simulou haver aderido à revolta, mas disparou um canhão, causando pânico entre os balaios, o que permitiu que a vila fosse evacuada. Esta vitória animou o partido dos Bem-te-vi, que enviou emissários à capital São Luís, pedindo a rendição ao presidente do Maranhão.
Os balaios, porém, eram desorganizados, sem unidade de comando, e perderam um de seus líderes, o Balaio, que foi atingido por um projétil atirado de seu próprio bando e morreu de gangrena.
Fonte do texto:
Vídeo: Fernando Cunha
#balaiada #revolta_da_balaiada #caxiasma #caxias_ma #balaios #maranhão #brasil #pelas_ruas #pelas_ruas_de_caxias #caxiasma
Balaiada Prof. Ramsés Magno
Mini documentário acerca do movimento da Balaiada e as suas pluralidades
Mirante revitaliza Área Turística no Morro do Alecrim
O Mirante da Balaiada revitaliza a área turística do morro do alecrim em Caxias. A obra contempla a beleza da cidade, unindo ainda o antigo com a arquitetura moderna no local.
Caxias-Ma ,Memorial da Balaiada (Mais show fest)
Memorial da Balaiada em Caxias-ma
reportagem:Ruan Balzac
MEMORIAL DA BALAIADA EM CAXIAS
MEMORIAL DA BALAIADA EM CAXIAS
Memorial da Balaiada guarda lembranças de uma revolta popular no século 19 -
O museu fica em Caxias, no interior do Maranhão.
Ver episodio:
Ir para o site do :
Balaiada - RESUMÃO
Resumo rápido sobre a Balaiada, revolta ocorrida no Maranhão.
Balaiada - A guerra do Maranhão
Curta metragem animado que conta como ocorreu a revolta da Balaiada no Maranhão.
Atiradores do Exército visitam Memorial da Balaiada
Balaiada - Revoltas Regionais Brasileiras
▂ ▃ ▄ ▅ ▆ ▇ █LEIA A DESCRIÇÃO █ ▇ ▆ ▅ ▄ ▃ ▂
Fala Pessoal, mais um vídeo especial para vocês, dessa vez trazendo mais uma revolta no período regencial, com a revolta dos Balaios, confere e já deixa seu feedback!
▬▬▬▬▬▬▬ஜ REDES SOCIAIS ABAIXOஜ▬▬▬▬▬▬▬▬
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Canal: Aula de História na Web 3.0
Página no Facebook: #auladehistorianaweb30
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Instagram: @retrogamesbr30
Twitter: #RetroGamesBR30
Face: retrogamesbr3
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
#auladehistorianaweb30 #RetroGamesBR30
BALAIADA
A Balaiada foi uma Revolta popular ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841.Seu nome deveu se ao fato de um dos seus lideres , o artesão Manoel Francisco ser fabricante de balaios para vender.
Grande parte da população pobre do estado era contra o monopólio político de um grupo de fazendeiros da região. Estes fazendeiros comandavam a região e usavam a força e violência para atingirem seus objetivos políticos e econômicos. Além disso a concorrência do algodão dos estados unidos agravava tudo na região.
Em 1838 , Raimundo Gomes, o (cara preta) invadiu a prisão de Vila Manga para libertar seu irmão. Acabou aproveitando a situação e libertando todos outros presos. No conflito se apossou de um número considerável de armas e munições.
Paralelamente, o artesão e fabricante de balaios Manoel Francisco , resolve fazer justiça com as próprias mãos após um soldado desonrar suas filhas.
Furioso e determinado, ele monta um bando armado e ataca diversas vilas e fazendas no Maranhão. Em seguida, estes líderes se agrupam e se unem a um terceiro comandante: o negro Cosme Bento , quilombola e chefe militar de mais ou menos 3 mil negros.
Em 1839, após um período de vitórias, nas quais foram capturadas algumas vilas importantes, como Vila de Caxias e Vargem Grande, os revoltosos estabeleceram uma Junta Provisória.
O governo maranhense organizou suas forças militares, e passou a combater fortemente os balaios. Com a participação de muitos escravos fugitivos, prisioneiros e trabalhadores pobres da região, os balaios conseguiram obter algumas vitórias no início dos conflitos.
O coronel Luís Alves Lima e Silva foi nomeado pelo Império como governador da província do Maranhão com o objetivo de pacificar a revolta.
Coronel luta e derrota derrota Raimundo Gomes, que cercado e isolado, se rende e entrega a Vila de Caxias às tropas oficiais.
Em 1839, após a morte de Balaio, Cosme Bento (ex-escravo) assumiu a liderança dos balaios. Em 1840 ele partiu, com centenas de revoltosos para o interior.
Em 1841, já com o movimento enfraquecido, muitos balaios resolverem se render, aproveitando a anistia concedida pelo governo.
Em 1841, o líder Cosme Bento foi capturado e enforcado. Era o fim da revolta.
A Balaiada | CNL | #378
A Balaiada, chamada ainda Guerra dos Bem-te-vis, foi a mais longa e numerosa revolta popular ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841, com início em 13 de dezembro de 1838.
Conheça a história do bairro Volta Redonda
Conheça a história do artista caxiense que criou a maquete da Balaiada
BALAIADA produções
Esta é a mais nova LOGO da produtora BALAIADA dos sócios Kleiner Kaverna e José Gabriel. Feita com stop motion e efeitos de edição, a logo trabalha entre o realismo e a estilização da iamgem do obturador, peça importante no universo das câmeras de cinema e foto.
Conheça a história de adesão de Caxias à Idependência do Brasil
Visita ao memorial da Balaiada em Caxias-Ma
Alem do cafe da manhã visitamos o memorial da Balaiada e o que achei mais interessante foi estar aberto aos Domingos ! Parabens Caxias ! Cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo ! Todas as cidades deveriam oferecer lugares assim como Caxias-Ma!