CULTNE DOC - Seminario Mauá 360º - Cais do Valongo - Museu do Amanhã
Cultne presente no Museu do Amanhã que realizou a primeira edição do Vivências do Tempo que abre com o tema Matriz Africana em suas mais diferentes dimensões, incluindo rodas de conversa, manifestações artísticas, eventos ao ar livre, ações educativas, gastronomia e debates, numa ampla programação. No último dia 27 de julho de 2017 Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho o Seminário 360º.
A inserção e presença do indivíduo negro na sociedade brasileira atuam como principais norteadores e questionamentos levantados no trabalho de Priscila Rezende, artista que vive e trabalha em Belo Horizonte. Partindo de suas próprias experiências, Priscila aciona as limitações impostas, discriminação e estereótipos aos quais é submetida como sujeito negro e os confronta em ações corporais viscerais que buscam estabelecer com o público um diálogo direto, sem permitir possibilidade de subterfúgios ou evasivas.
A partir da estátua do Barão de Mauá, erguida no centro da Praça que leva o seu nome, um giro em 360º revela passado, presente e futuro da cidade do Rio de Janeiro sob a ótica da história, da arquitetura e da paisagem de seus arredores. Ontem, hoje e amanhã em um só lugar.
Com base nesta ideia, o Mauá 360º nasce como um programa criado para os Vizinhos do Museu do Amanhã, moradores da região portuária do Rio. Ele é um convite para um encontro; para compartilhar e aprofundar o nosso conhecimento sobre essa região da cidade, uma oportunidade para debater e participar de suas transformações. O programa oferece seminários, aulas e ações culturais, um convite que se estende a toda a cidade do Rio de Janeiro.
Um dos maiores legados da renovação urbana da região portuária do Rio é, certamente, a oportunidade de rever a sua história. Hoje, graças ao minucioso trabalho arqueológico e histórico realizado nesta região e em seu entorno, temos uma melhor compreensão da trajetória de uma grande parte da população carioca. Aqui, desembarcaram cerca de 1 milhão* de africanos escravizados, um dos portos por onde o Brasil se tornou africano.
O Museu do Amanhã reconhece o valor dessa região e, sobretudo, sua população local e sua cultura popular e sofisticada, assim como sua criatividade e poder transformador. O Mauá 360 deseja contribuir para que a região portuária seja conhecida e reconhecida, também, por toda a cidade.
Dicas Rio Smart Tour 01 - Praça Mauá
Primeiro Episódio da série de dicas sobre o Rio de Janeiro.
Curta o vídeo, compartilhe e inscreva-se no nosso canal!
Curta nossa página no facebook:
Não se esqueça: temos diversas opções de passeios a pé para conhecer o centro histórico do Rio de Janeiro.
Música de fundo: Endless Bondaries (Scott Holmes)