Manifesto contra desmatamento na região da barragem de Itaúna
A frente povo sem medo leu um manifesto contra a alteração no plano diretor do município, onde torna uma área de mata Atlântica como Área de expansão urbana.
Na ocasião, o Vereador Iago, quebrou decoro e agiu de maneira infantil e desrespeitoso desviando a atenção do assunto pra que esse, não fosse debatido.
MANIFESTO DA FRENTE POVO SEM MEDO
Considerando as especulações que estão sendo levantadas com relação a alteração no plano diretor, no município de Itaúna, na área que abrange a barragem do Benfica, levantamos as seguintes argumentações abaixo citadas:
A área pleiteada para classificação no plano diretor encontra-se locada no Bioma Mata Atlântica, onde pode se dizer que a vegetação da área possui diversas espécies arbóreas que caracterizam essa tipologia de vegetação como sendo Semidecidual, sendo assim, considerando a Resolução 1.871/2013, onde determina a suspensão temporária da emissão de Documento autorizativo para Intervenção Ambiental – DAIA e Autorização para Intervenção Ambiental - AIA, do Bioma Mata Atlântica, com as respectivas delimitações estabelecidas em mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, previsto no art. 2º da Lei 11.428, de 22 de dezembro de 2006.
A localização dos imóveis, onde há interesse de se classificar como área de expansão Urbana, de acordo com o ZEE, se encontra em área de domínio do bioma Mata Atlântica.
Diante dos fatos, é notório que esta casa e o prefeito, estão cedendo aos interesses especulativos, pois aceitam alterar um plano diretor preservacionista pra outro permissivo ao desmatamento, com justificativas falsas de sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Na última audiência pública realizada sobre o plano diretor, notou-se a fúria de certos proprietários de imóveis, que desafiaram o município a comprar seus imóveis e a concessão de uso das turbinas da barragem pra geração de energia, se quisesse preservar aquela área.
É o poder financeiro desafiando o Estado e o interesse da maioria.
99% da população quer água de ótima qualidade, matas preservadas e equilíbrio ambiental. O Trabalhador não tem condições de viver em ambientes climatizados e tomar água mineral no seu dia a dia, como vivem os 1% da população.
Os senhores foram eleitos pra representar os interesses de 99% da população, nessa democracia representativa, ao que parece, falida e em estado terminal.
Por isso, não há 50 expectadores na transmissão on line, como disse o vereador lacimar, em tom de deboche com o povo, pois o trabalhador, já está cansado de promessas falsas e demagogia, coisa que o vereador não tem capacidade de perceber.
O episódio do pastel recheado de propina é a pá de cal na moral desta casa. O trabalhador, que confiou em seus representantes, viu um vereador do PSDB oferecer R$20.000 em espécie a um outro vereador que faz palhaçadas com a cara do povo e que tem o hábito de rir da cara do povo. Qual o interesse econômico e politiqueiro por trás desses R$20.000?
O trabalhador que passa o dia todo em sua rotina árdua, elegeu representantes, porque não pode estar aqui, e está cansado de demagogia. Parece que o crime cometido pela Vale/ Samarco e tantos outros, não foram o suficiente pra que servisse de aprendizado. Pessoas morrem, matas caem, rios são envenenados... Tudo em nome do poder financeiro, legitimado pelos poderes legislativo e executivo, nas esferas municipal, estadual e federal. Não bastam comoções vazias,
É preciso atitude!