Paraibuna SP 17 DE AGOSTO DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Paraibuna (SP)
Turismo histórico em Paraibuna (SP)
A 124 km de São Paulo, encontra-se a cidade de Paraibuna, que guarda lugares interessantes para visitação. A Praça Monsenhor Ernesto Almiro Arantes é um deles, com características do estilo do começo do século XIX, foi palco de diversas apresentações da banda musical do município. A praça reunia moradores para conversar e realizar feira de troca. Hoje, está restaurada e encanta turistas de todas as partes.
Paraibuna é cheia de atrativos que lembram o passado, outro deles é a Bica D’Água, local estratégico para os cavaleiros que chegavam no município, ali podiam se refrescar e dar água aos seus animais, antes de fazer negócios na cidade. Devido a sua importância, a área da bica foi desapropriada, sendo instaurado ali o Patrimônio de Preservação da Fonte da Bica D’Água.(NO FINAL DO VÍDEO VEJA MINHA FOTO DA BICA D'ÁGUA).
17 DE AGOSTO DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO
17 de Agosto - Dia Nacional do Patrimônio Histórico
prédio da Universidade Federal do RGSComemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Histórico na mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969). Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador trabalhou até o fim da vida.
Em seu esforço de preservação dos bens culturais do país, o IPHAN já tombou 16 mil edifícios, 50 centros urbanos e 5 mil sítios arqueológicos brasileiros. Dono de um acervo monumental, o instituto tem mais de um milhão de objetos catalogados, entre livros, arquivos, registros fotográficos e audiovisuais.
O Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Imperial, o Museu Histórico Nacional, o Museu da República, o Museu da Inconfidência, o Paço Imperial, a Cinemateca Brasileira e o Sítio Roberto Burle Marx são algumas das principais instituições sob a responsabilidade do IPHAN.
O Brasil tem ainda doze monumentos culturais e naturais na Lista do Patrimônio Mundial (World Heritage), da Unesco. Até 1999, havia 630 bens de 118 países inscritos nessa lista. Desses, 480 são patrimônios culturais, 128, naturais e 22, mistos.
Fonte:
#canalgoreterocha
#patrimoniohistorico
#paraibuna
Comunidade no Rio disputa água com jacarés
Habitantes de uma favela no Rio de Janeiro desafiam diariamente os jacarés que vivem nas proximidades para conseguir água potável em uma bica.
TOMANDO BANHO NA ÁGUA SANTA EM ARRAIAL DA AJUDA - BAHIA
Encontrei seu Tuica tomando banho na bica logo abaixo da igreja de Nossa Senhora da Ajuda. Diz ele que todos os dias vem tirar o sal e se purificar com essa água Santa.
Nascentes - Jornal Futura 25/01/2013
O rápido crescimento das cidades tem criado um sério problema nas nascentes do Brasil: a redução das matas em volta dos rios e ribeirões. A função da vegetação é reter a água da chuva e segurar o solo. Sem esse processo, além de alagamentos, comuns nos dias de chuva, as nascentes correm perigo.
Governo de Estados brasileiros fazem acordo sobre o uso da água da bacia Paraíba do Sul
Esse rio e seus afluentes fazem parte dos sistemas de abastecimento de água e de energia elétrica em dezenas de Municípios da Região Sudeste.
Veja mais notícias em:
Criação de camarão de água doce é destaque no Oeste do Paraná
A criação de camarão de água doce vem se destacando na região Oeste do Paraná. E tem muito produtor se especializando no pós-larva para comercialização e engorda do animal.
Represa do Scarpari transbordando da chuva do dia 10/01/2016
Com a forte chuva que caiu no final da tarde do dia 10/01/2016 transbordo a represa.
Passa a Régua 2014 - Lama na Veia 4x4
Os integrantes do Lama na Veia(Juiz de Fora/ São João Del Rei) e amigos se reuniram em Tiradentes/MG para a ultima trilha do ano, uma trilha inédita na região, aberta especialmente para o evento fez a alegria dos jipeiros!
COMO TIRAR ALEVINOS DE TILÁPIA
Como tirar desova de Tilápia.
Como Fazer um Filtro UV para Lagos:
Barragem Campo Grande está vivendo uma seca histórica - São Paulo do Potengi/RN (DocSPP)
A Barragem Campo Grande, em São Paulo do Potengi, está vivendo uma seca histórica. O reservatório, o maior do Rio Potengi, está com menos de 2% de sua capacidade total, segundo informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
____________________________
Cidade: São Paulo do Potengi
Estado/UF: Rio Grande do Norte
País: Brasil
Data: 30/08/2017
DocSPP - Documentário São Paulo do Potengi
IMAGENS DE SATÉLITE 1984-2016: 32 Anos de Mudanças na Terra
IMAGENS DA TERRA AO VIVO:
--------------------------------------------------------------------------------------------------
IMAGENS DE SATÉLITE 1984-2016: Timelapse com 32 Anos de Mudanças na Terra
O Google Earth Timelapse é uma plataforma lançada em 2013 com imagens que permitem ver como a Terra mudou ao longo dos últimos 32 anos.
As timelapses foram feitas pelo Google Earth Engine, a partir de 33 mosaicos anuais, um para cada ano (1984 a 2016), combinando mais de 5 milhões de imagens de satélite adquiridas nas últimas três décadas por 5 satélites diferentes (não geoestacionários).
Mais informações:
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Imagens:
Google Earth Timelapse
Crédito da imagem: Landsat / Copernicus
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Músicas:
Scott Holmes - Origin l
Scott Holmes - Origin lI
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Era para ser uma simples pescaria com VARA DE BAMBU...
Quem disse que pesca varinha de mão num dá para pegar grandes peixes?
Taí a prova de que é possível... E a batalha sem carretilha ou molinete para ajudar é muito mais emocionante!!! É só você, a vara de pesca e o peixe... Se vira!!!
MATERIAIS USADOS:
Camisa Jersey Faca na Rede modelo Fishclub
Caiaque Barracuda
Vara de Bambu
Linha Dourado 0,90mm
Chumbada 30g
Anzol mustad 7/0 com empate de aço
Isca Tuvira
(Conjunto de pincho na segunda parte do vídeo: Molinete Shimano Stradic Ci4+ 2500, Vara Rapala R-Type 17lb, Linha Sufix 832 20lb e iscas Ken Stick e OCL Cururu.)
Câmera GoPro Hero 6
PESQUE E SOLTE, preserve, sem peixe no rio, não há pescaria.
JOVEM SOLTEIRA PROCURA ...
JOVEM SOLTEIRA PROCURA NAMORADO - Fabiana colocou este anúncio no Boca do Povo - jornal de Sete Lagoas, MG, e virou destaque no noticiário da TV.
Galera do Jeep Clube de Mauá-SP marcando presença na 7 Trilha Coxim Pantanal 2018
7 Trilha Coxim Pantanal 2018 - créditos: Jornal Mais Off Road
maisoffroad.com
COMO FAZER UM COVO DE PESCA COM BAMBÚ
Seu Miguel Buta ensina como se faz um covo de #pesca com bambú. Registro feito em novembro de 2013, às margens do Rio Paraíba e no Parque da Cidade, em São José dos Campos SP.
Seu Miguel é um piraquara (*) que vive há 72 anos na beirinha do Rio Paraíba do Sul. Seu sustento ele tira do rio; o peixe ele pesca quando a lei permite e nas margens faz as roças de milho, feijão, abóbora e mandioca. Nunca parou de pescar, mesmo na época em que o rio ficou poluído e a maior parte dos pescadores acabou fichando nas fábricas. Ele sabia dos locais limpos, onde desaguavam os afluentes livres da água poluída lançada pelas grandes indústrias e continuou pescando e entregando no Mercado Municipal todos os sábados.
Para quem não sabe, é possível pescar de diversas maneiras, não é só com rede ou vara que se tira peixes do rio. Existem armadilhas que podem ser fabricadas com bambú ou linha de pesca numa armação de cipó tinga. São os chamados covos de pesca, armadilhas compostas de uma armação externa, conhecida como mãe, por ser a maior e uma parte interna, o filho. Dentro do filho coloca-se uma isca, que pode ser pão amanhecido ou sardinha, joga-se dentro d'agua, prende-se bem com bambu ou corda e espera-se que os peixes entrem lá dentro para comer. Depois de uns 2 ou 3 dias, retira-se a armadilha da água e recolhe-se os peixes. Qualquer peixe pode ser pego com o covo.
O covo que seu Miguel faz é de bambu tecido. Usa bambú comum colhido no dia, abre as varas, destala com facão e depois dá início ao complicado e bonito processo de tecer o bambú. Se por acaso não utiliza todo o bambú cortado no mesmo dia, para continuar usando-o é preciso manter o que sobrou dentro d'água, para que fique flexível e não se quebre durante o processo de tecer o covo. Antigamente usava o cipó tingá para ajudar a manter a armação, mas hoje uma cordinha de plástico fez as vezes do cipó. O covo que ele fez para demonstração é bem menor do que os que ele utilizava antigamente, que de pé eram maiores do que a altura de homem. Isso os covos de bambú, porque os de linha mediam até o dobro disso.
Seu Miguel não pesca mais com covo porque é um objeto muito trabalhoso de fazer e segundo ele, o pão está muito caro, ninguém mais dá pão de graça como antigamente. Assim, hoje ele só pesca mesmo na rede, mas nos meses que a lei permite, pois de novembro a março é a época da desova e a pesca está proibida. Neste dia em que o filmei ele estava dando início ao covo que vai apresentar no Projeto Museu Vivo do Museu do Folclore de São José dos Campos. Ele finalizou o covo no Museu, para que as pessoas pudessem acompanhar pelo menos uma parte do processo e para minha surpresa, na hora de se despedir, na beira do rio, ele acabou me dando o covo de presente. Este covo hoje enfeita minha sala de visitas.
(*) piraquara
substantivo de dois gêneros
1.fig. pessoa que vive no campo ou na roça; caipira, capiau.
2. nome que se dá às populações ribeirinhas do rio Paraíba do Sul.
Poço Artesiano para propriedades rurais - depoimento Sr. Igor
A Tec-Drill trabalha com soluções em abastecimento de água e após a perfuração dos poços oferecemos a nossos clientes um contrato de manutenção preventiva e corretiva com uma equipe, equipamentos apropriados e químico responsável pela potabilidade da água, para que o cliente tenha a segurança de ter água potável e para que não haja interrupção do abastecimento.
Segue o link de ebooks sobre Potabilidade de Água, Manutenção de Poços e como escolher uma empresa de perfuração:
Nosso diferencial é cuidar do poço como uma fonte de saúde e não como uma bica de água, já atendemos mais de 2.000 clientes e veja o que dizem nossos clientes.
Para contato segue nosso whathsapp e e-mail: emc@tecdrill.com.br
instagram: @tecdrillpocosartesianos
Site:
Blog:
facebook:
Nascente um pequeno santuário da natureza
Produção do tradicional doce de banana baiano em Caatinga do Moura.
Trilha 4x4 Fazenda limoeiros 2018