Praia da Caçandoquinha
O acesso mais fácil para a Praia da Caçandoquinha, se dá por trilha rápida (cerca de 5 minutos), a partir do canto direito da Praia da Caçandoca. e também pode ser alcançada pelo outro lado da costa, saindo da Praia da Tabatinga (em Caraguatatuba), neste caso em aproximadamente duas horas de caminhada intensa, de nível médio para difícil.
Uma praia pequena, com areias brancas, mar calmo, águas claras, muitas plantas, árvores centenárias, animais silvestres e um pequeno rio do lado direito, onde tem início a trilha histórica que dá acesso à beleza selvagem das praias da Raposa, do Saco das Bananas, do Frade ou Simão e da Lagoa. A Caçandoquinha é passagem obrigatória para quem utiliza a trilha do Saco das Bananas (antiga comunidade que abriga nativos caiçaras), e é uma das preferidas pelos amantes do turismo ecológico.
Estando na Caçandoquinha, avista-se a Praia da Caçandoca à esquerda, a Enseada da Maranduba mais à esquerda bem ao fundo, e à frente as Praias do Bonete e Grande do Bonete. Esta praia não oferece nenhum tipo de estrutura ao turista, não é propícia à prática do surfe, no entanto, a prática da pesca e do mergulho são boas opções.
Praia da Caçandoca | Vista Aérea
Quem procura uma praia retirada, tranquila e com uma deslumbrante vista para a Baía do Mar Virado, deve conhecer a Praia da Caçandoca. O acesso é feito por uma estrada de terra a partir do Km 77,5 da Rodovia Rio-Santos.
No início do trajeto temos um “belvedere” natural, com visão da Baía da Maranduba. Avistamos suas ilhas, as praias e toda a enseada, sendo este um ponto de parada obrigatória para fotos e filmagens.
Percorrendo os 4,5 Km de muitas curvas, buracos, pedras e erosões na pista, ao final da “estradinha”, o visitante depara-se com um grande descampado, que vai até a Praia da Caçandoca, com suas areias brancas, os Jundus em sua orla e árvores centenárias.
A infraestrutura local da Caçandoca conta com alguns quiosques, e o visual impressiona, pois é um paraíso quase intocado, sem construções.
Do seu canto esquerdo, parte uma trilha rápida que leva até a Praia do Pulso e no canto direito, um pequeno riacho marca o início de uma outra trilha histórica, que após subir uma formação rochosa leva até a Praia da Caçandoquinha. A sequência do percurso, dá acesso a beleza selvagem das Praias da Raposa, do Saco das Bananas, do Frade ou Simão, da Lagoa, da Ponta Aguda, da Figueira e das Galhetas, percurso esse conhecido como Trilha do Saco das Bananas ou Trilha das 10 Praias Desertas.