Paty do Alferes - Caminho do Imperador Via Pedal
Realizado dia 04/10/2009 Filmado e editado por Danilo Banshee
Passeio Paty do Alferes e Caminhos do Imperador - Abril de 2009
Paty do Alferes - Rio de Janeio
Paty do Alferes é um município no interior do estado do Rio de Janeiro.
Em 1700, Garcia Rodrigues Pais, filho de Fernão Dias Paes Leme, o Caçador de Esmeraldas, abriu o Caminho Novo ligando as Minas Gerais e o porto do Rio de Janeiro. Paty do Alferes começou, a se desenvolver em ritmo acelerado no século XVIII a partir da ocupação de terras da sesmaria de Pau Grande.
Acredita-se que o nome Pati do Alferes venha da união do nome do posto militar de alferes (no Brasil, equivalente ao posto de segundo-tenente) ao vocábulo indígena dado a uma palmeira abundante na região - o pati - que começou a se delinear às margens do Caminho Novo. Registros históricos apontam para dois alferes de ordenança, cujas propriedades viriam a ser conhecidas como Roça do Alferes. Também havia muitos patis que davam nome à toda região desde a serra até as margens do Rio Paraíba do Sul. O nome vem do tupi árvore que se eleva, designando uma palmeira da família Syagrus (Syagrus pseudococos), também chamada de palmito-amargoso. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para pa'ti, paty e finalmente para pati. Assim, a antiga Roça dos Alferes passou a ser chamada de Pati do Alferes para distinguir-se da localidade de Pati, atual Andrade Pinto, em Vassouras.
O excelente clima da região passou a ser conhecido nacionalmente com a propaganda feita grande médico infectologista, Miguel da Silva Pereira, nos anos de 1930. Muitos turistas procedentes da cidade do Rio de Janeiro começaram, então, a passar temporadas de verão na região.
A Fazenda Freguesia, local da revolta de Manuel Congo, voltou à cena em 1965 quando Pascoal Carlos Magno ali criou a Aldeia de Arcozelo, hoje totalmente degradada
Emancipada em 1987, Pati do Alferes manteve uma grande produção agrícola, tendo sido considerada, no seculo passado, o maior produtor de tomate do estado do Rio de Janeiro e o terceiro do Brasil.
Aldeia de Arcozelo - Era a antiga Fazenda Freguesia, onde ocorreu a mais importante revolta de escravos da região, liderada por Manoel Congo. Depois, passou a ser propriedade do Visconde de Arcozelo. Atualmente, a Aldeia de Arcozelo é administrada pela Fundação Nacional de Arte, do Ministério da Cultura, com visitação suspensa.
Igreja Matriz - A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Pati do Alferes é um monumento arquitetônico profundamente representativo do mais importante período histórico da região. Foi tombada em 1973 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Foi construída em estilo colonial com estruturas em madeira e paredes frontais de pau a pique. Foi inaugurada em 31 de maio de 1844. A igreja matriz conta ainda com o Espaço Cultural Frei Aurélio Stulzer, com visitas aos sábados e domingos das dezesseis às dezessete horas e trinta minutos.
Caminho do Imperador - O Caminho do Imperador é usado por amantes da ecologia para a prática de esportes como caminhadas, cavalgadas ou trilha de bicicletas. Origina-se de parte do Caminho Novo de Minas.
Centro Cultural Maestro José Figueira - O Centro Cultural Maestro José Figueira é um dos maiores da região. Nele realizam-se diversos eventos do município: exposições, apresentações teatrais, cursos, exibição de vídeos etc. A biblioteca é formada por mais de 40 000 títulos. Dentro do complexo, há um teatro com 110 lugares usado esporadicamente.
Museu da Cachaça - O Museu da Cachaça é o primeiro no gênero no país. Foi inaugurado em 1991.
Raia de Malha - A pista da malha tem quarenta metros de comprimento. As malhas usadas habitualmente pelos jogadores de Pati do Alferes são retangulares com peso que varia de quinhentos a 2.800 gramas.
Festa do Tomate - Ocorre anualmente na semana do feriado de Corpus Christi.
Expo Orquídeas e Bromélias - Onde são apresentadas as variadas espécies cultivadas pelos produtores de toda a região.
Festa do Doce - A Festa do Doce é um festival gastronômico realizada sempre no feriado da Semana Santa. A festa acolhe mais de dez mil visitantes ao município.
Referência para o texto: Wikipédia.
PATY DO ALFERES - ARARAS - RJ 117 - UMA DAS 10 MAIS BELAS ESTRADAS DO BRASIL
Estrada RJ 117 - Paty do Alferes x Petrópolis
Estrada RJ 117 (Vale das Videiras) que liga Paty do Alferes a Petrópolis (BR 040)
Data: 07/06/2013
Grupo: Bonde da Motoca RJ
Viajando Todo o Brasil - Paty do Alferes/RJ
Este vídeo faz parte do site viajandotodoobrasil.com.br
Twitter: @viajandotodoobr
Conheça esta expedição que está viajando por TODAS as 5564 cidades do Brasil!
Araras, Vale das Videiras, Estrada do Facão. Passeio pela Serra.
Caminho do Imperador
Travessia ligando Paty do Alferes a Petrópolis realizada no dia 25/06/2011.
Ficha:
Participantes
Tapajós: DR 650
Nassim: Ténéré 1200cc
Marquinhos: Lander
Fábio: XRE 300
Jaime: XT 600
Junior: XT660
Cachoeira no Caminho do Imperador.
Cachoeira no Caminho do Imperador. (Região da divisa entre Petrópolis, Miguel Pereira e Paty do Alferes - RJ).
Paty do Alferes
Uma composição belissima de João Melo, homenageando sua terra natal (na verdade êle é da Capivara), nossa querida Paty, inetrpretação do próprio, acompanhado de sua parceira musical e de vida, minha querida Letis. Fotos da Internet e arquivo pessoal. O clip não está à altura da música, claro, mas é uma pequena curtição. Espero que aproveitem e curtam bastante.
Caminhos do Imperador em Boa Sorte
Caminho Imperador 15Nov2012
Cicloturismo Caminho do Imperador promovido pela ViaPedal em Miguel Pereira, Petrópolis e Paty do Alferes em 15/11/2012.
Alto da Fazendinha Palmares Paty do Alferes
Testando novo brinquedo!
Travessia Araras x Vale das Videiras, by Andréa de Paula Augusto e Carlos Coelho
O CET, fundado em 1998, é a única entidade representante do Montanhismo, em Teresópolis, filiada à Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro.
Curta nosso Face:
Endereço: -815, Av. Lúcio Meira, 729 - Várzea, Teresópolis - RJ, 25953-008
Reuniões: Todas as Quartas - Feiras: A partir das 20:30Hr
A caminho de Paty de Alferes
Vale das videiras até Fazenda Inglesa pela estrada do Facão/Roccio... muito lindo.
Telefone para contato
Ricardo Ferreira
Corretor CRECI
(22)992116286 WhatsApp
Muito obrigado e fiquem com DEUS
Linha Miguel Pereira x Petrópolis pelo caminho Rural 3h de viagem
Resolvi chegar em Petrópolis por um lado diferente. Embarquei na linha Petrópolis que parte de Miguel Pereira Região Serrana do Sul Fluminense,um trajeto extremamente longo e cansativo mas recompensador por causa das belas paisagens naturais.
A linha da empresa Linave tem um percurso de aproximadamente 70km a maior parte em área rural em estrada de terra,R$16,90 é a tarifa bem paga pelas 3h de viagem.
TTR 230 CAMINHO DO IMPERADOR
2 TT-R 230 SEGUINDO PELO CAMINHO DO IMPERADOR, QUE LIGA PATY DO ALFERES A PETRÓPOLIS!!!
Caminho do Imperador - Início
Trecho inicial do Cicloturismo Caminho do Imperador - Miguel Pereira - 15/11/2012
Evento conduzido pela Viapedal.com
Com: Carlos Cherem, Marta e Cristina