The Candelaria cemetery in Brazil
Cemitério da CANDELÁRIA (Tombado IPHAN 2007), encontra-se em total ABANDONO em 06.10.2012
CANDELÁRIA, o cemitério dos heróis esquecidos - Imagens 2013
Após Obra de Melhoria do Cemitério e Construção Memorial aos Trabalhadores EFMM, custo R$ 84.842,51, encontra-se em total ABANDONO......
Candelária, o cemitério dos heróis esquecidos da EFMM
Eles ainda estão lá, esquecidos e perdidos há quase um século, no meio do bosque místico, sagrado e histórico em que se transformou o Cemitério da Candelária, a dois quilômetros do centro de Porto Velho. São os 1.593 trabalhadores que vieram de 22 países de todos os continentes para lutar contra a selva amazônica e morrerem durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Madeira, e que ainda estão lá sepultados.
Conjunto histórico -O Conjunto Histórico, Arquitetônico e Paisagístico da Estrada de Ferro Madeira- Mamoré (EFMM), formado pelo Pátio Ferroviário, os oito quilômetros de estrada de ferro que vai da Estação Central até a Estação de Santo Antônio, as três Caixas d'água e o Cemitério da Candelária, foram tombados como monumentos integrantes do Patrimônio Cultural Brasileiro, em razão de possuírem um excepcional valor cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através da portaria 231, de 13 de julho de 2007.
3#Cemitério antigo 'Banana Patch' ... no antigo povoado de Santo Antônio
#Cemitério antigo 'Banana Patch' ... no antigo povoado de Santo Antônio...........entrevista ao G1/RO professor e historiador Dr. Marco Antônio Domingues Teixeira UNIR em 04.11.15
Cemitério faz parte da memória da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, localizado na região do antigo povoado de Santo Antônio, em Porto Velho.
Porto Velho pode ter mais um patrimônio histórico e cultural da época da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). Relatos e indícios arqueológicos apontam que na margem do rio Madeira, no antigo povoado de Santo Antônio, existe um cemitério não oficial, datado de 1872 a 1879, denominado de 'Banana Patch', onde eram enterrados trabalhadores da EFMM.
O Ministério Público Federal (MPF) quer comprovações técnicas sobre a existência deste cemitério. Para isso, entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal pedindo que a União seja obrigada a realizar estudos arquelógicos, por meio de radar de penetração no solo ou por outra técnica para detectar vestígios do cemitério. Se for condenada, a União vai ter 60 dias para apresentar o relatório técnico.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também é réu na ação e pode ser condenado a fiscalizar os estudos arquelógicos, apresentando relatórios sobre o andamento, e, caso seja comprovada a existência do patrimônio, realizar o tombamento do cemitério.
Em 2014, o MPF recebeu uma denúncia da suposta existência do cemitério e solicitou ao Iphan que adotasse medidas acerca da descoberta e proteção do bem. Uma arqueóloga do MPF acompanhou e fiscalizou uma vistoria no local e concluiu que foram verificados indícios que precisariam ser melhor investigados, utilizando um georadar para visualizar o subsolo sem a necessidade de intervenção na terra.
Segundo o MPF, a demora em se comprovar a existência do cemitério põe em risco esse patrimônio, posto que se encontra na margem do rio Madeira, sendo afetado pelo desgaste do solo causado pela força das águas. A ação na Justiça Federal em Porto Velho e pode ser consultada pelo nº 11646-36.2015.4.01.4100.
FONTE: MPF
São Paulo tem mais de vinte cemitérios
E alguns guardam relíquias - como esculturas e túmulos de personalidades famosas. São tantos itens que existe até um serviço de guia e aplicativos de celular para quem quer conhecer melhor esses lugares.
Ver episodio:
Chuva causa estragos em cemitério de Orleans
A cidade de Orleans decretou estado de emergência devido aos estragos provocados pela chuva. No início da noite de quarta-feira, o terreno do cemitério municipal cedeu, destruindo diversos túmulos e capelas. Os estulhos foram parar no meio da rua
igreja e cemiterio em madeira na Polónia
igreja e cemiterio em madeira na Polónia