Capela São Pedro de Balsemão em Lamego
Nessa capela conheci a linda história de amor de D. Pedro I e dona Inês de Castro, a qual foi executada por ordem do pai de D. Pedro.
Ele então manda arrancar o coração dos algozes de sua amada e acaba por ficar com o título de o cruel por ter cometido este ato...
Uma história maravilhosa acompanhada por uma visita na capela onde o Bispo do Porto, D. Afonso Pires, que celebrou o casamento de D. Pedro e dona Inês e alí se encontra seu túmulo juntamente com o da sua família.
Todos no chão, em sinal de humlldade.
A capela tem resquícios dos romanos e dos visigotos, povos que ali habitaram...
Detalhes em ouro o que a torna mais peculiar.
Espero que apreciem a visita, assim como eu me encantei e alimentei minha alma, com tanta história e resgate de nossa origem...
São Pedro de Balsemão a mais antiga Capela/Igreja de Portugal.
Descobrir o belo norte de Portugal...
No fundo de um belissímo vale por onde passa o rio Balsemão a pequena igreja de São Pedro de Balsemão (século VII/VIII) tem a sua origem na época da Reconquista e é um dos pouquíssimos exemplares que existem entre nós da arquitectura religiosa da Alta Idade Média.
Embora o templo tenha sofrido muitas alterações com o decorrer dos séculos, da primitiva construção visigótica ainda conserva a disposição geral do interior, formada por três naves separadas por séries de três arcos de volta perfeita que assentam em capitéis coríntios, cuja decoração fitomórfica nos remete para a arte bizantina, e a cabeceira com uma única capela de formato quadrangular.
A estrutura primitiva da igreja está patente ainda na entrada da capela-mor, onde se salienta o emprego de pedras de grande dimensão, bem esquadriadas e colocadas no alto do remate dos pés direitos dos muros. Do mesmo modo, na entrada da cabeceira, o arco ultrapassado com moldura no intradorso leva-nos à arquitectura moçárabe. Também a decoração, de base geométrica e abundante, nos situa nas origens suevo-visigóticas da construção. Efectivamente, um olhar atento permite observar temas helicoidais, rosetas, cruciformes, círculos, meandros, ornatos em dente de lobo e em corda. É interessante notar que todos estes elementos não apresentam o talhe em bisel, tão vulgar naquela época e que em nenhum outro templo do mesmo período se encontra tal profusão de ornamentos.
No século XIV, o bispo do Porto, D. Afonso Pires, escolheu o templo para sua sepultura e aí mandou erguer uma capela ou altar em honra de Santa Maria, entronizando uma imagem em pedra de Ança de Nossa Senhora do Ó, do mesmo século, que ainda se conserva. No extremo de uma nave lateral, está colocado o túmulo do bispo, de granito lavrado, com estátua jacente e decorado com três cenas: a Ceia de Cristo, na face esquerda; o Salvador abençoando a Virgem coroada, na testeira; e o Calvário, na face direita.
No período barroco (ano de 1643), a igreja foi objecto de uma profunda remodelação, tendo os morgados da região, Luís Pinto de Sousa Coutinho e sua mulher, procedido à reedificação do templo e à sua integração no solar dos viscondes de Balsemão, conforme se pode ler na inscrição colocada no exterior. Data dessa época o actual aspecto exterior, pautado pela sobriedade: dois volumes escalonados, com telhados diferentes. O acesso ao templo faz-se por portas laterais, com patins e ampla escadaria. Na fachada Norte, sobre a porta, encontram-se três pedras de armas dos morgados e o coroamento do telhado é feito com uma sineira pequena.
No interior do templo, há ainda a considerar várias epígrafes funerárias romanas e um término augustal do imperador Cláudio, com data do ano 43. Estes elementos, uma ara votiva e muitas outras peças evidenciam a reutilização de materiais do tempo romano bem como a preocupação em conservar e mostrar elementos tão antigos e prestigiantes.
A Igreja de São Pedro de Balsemão está classificada como Monumento Nacional, pelo Decreto nº 7 586, DG, 138, de 8 de Julho de 1921 e a sua gestão está a cargo da Direcção Regional do Porto (DGP) do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR)...
Contei com a preciosa ajuda do João Alberto de Viana do Castelo...
Capela de São Pedro de Balsemão - Obras
Entrevista com o arquitecto Jorge da Costa, da Direção Regional de Cultura do Norte, na TV Douro sobre as obras a decorrer na Capela São Pedro de Balsemão, em Lamego.
Capela de S. Pedro de Balsemão
Capela dos arredores de Lamego
Igreja de São Pedro de Balsemão - Lamego
Um dos mais antigos Templos Cristãos da Península Ibérica
Reportagem do Porto Canal sobre as obras da Capela de São Pedro de Balsemão
Reportagem do Porto Canal sobre as obras de conservação e restauro da Capela de São Pedro de Balsemão, em Lamego, com entrevistas à arquitecta Paula Silva, Directora Regional de Cultura do Norte e com o arquitecto Jorge da Costa, responsável da intervenção.
monumento@monumento | Capela de São Pedro de Balsemão
Encontra-se encaixada numa pequena planície junto às margens do rio Balsemão, afluente da margem esquerda do rio Varosa. Guarda no seu interior singulares testemunhos do séc. X, nomeadamente técnicas construtivas da arquitetura moçárabe ibérica, constituindo um dos raros exemplos em território português.
Falamos da Capela de São Pedro de Balsemão com que encerramos o ciclo de vídeos promocionais dedicado à rede de monumentos Vale do Varosa, “monumento@monumento”.
Varosa
Lamego - Barragem do Varosa com uma escadaria impressionante. Passando pela capela de S. Pedro de Balsemão e pelo Bairro da Ponte acabando na mata dos Remédios com os sinais dos temporais deste ultimo Inverno. Com Sons do Douro
Capela S.Pedro do Balsemão
igrejas de Lamego
RIO BALSEMÃO (LAMEGO)
Um rio pequenino, corre tranquilo no Bairro da Ponte (Lamego) Sítio para uma Praia Fluvial, se for bem aproveitado)
609. IGREJA DE SÃO PEDRO BALSEMÃO.wmv
FOTOLOG
Capela de ouro no Museu de Lamego
No vídeo de hoje trago um vlog dentro do museu de Lamego, com muitas obras fantásticas as quais a câmera não consegui captar a grandiosidade das mesmas...Peguem a pipoca e bora ver o vídeo! Espero que gostem! Beijinhos e até o próximo vídeo!
N-2 Souto Côvo Lamego
Sande Km 100
Visita ás obras da circular externa de Lamego
Estão já em fase de conclusão as obras da circular externa de lamego, uma infra-estrutura rodoviária que vai permitir retirar trânsito do centro da cidade e permitir melhores acessos à A24. A obra tem ainda a particularidade de servir o centro escolar de Lamego, uma obra também em fase de conclusão.
Jornalista: Patrícia Canelas
Reporter de imagem: Joel Teixeira
20140622 Festas de S Pedro S Pedro de Penaferrim saloiatv acontecimentos
Histórias de Portugal, A Fundacão, 1,3, Lamego, 07 Out 1994
Top 15 Things To Do In Lamego, Portugal
Cheapest Hotels To Stay In Lamego -
Best Tours To Enjoy Lamego -
Cheap Airline Tickets -
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Here are top 15 things to do in Lamego, Portugal
All photos belong to their rightful owners. Credit next to name.
1. Lamego Cathedral -
2. Wine Tourism -
3. Chapel of São Pedro de Balsemão -
4. Miradouro de São Domingos -
5. Santuário de Nossa Senhora dos Remédios -
6. Museu do Douro -
7. Museu de Lamego -
8. Capela do Desterro -
9. Jardim da República lamego -
10. Castelo de Lamego -
11. Baroque Architecture -
12. Festa de Nossa Senhora dos Remédios -
13. Convento de São João de Tarouca -
14. Parque Biológico da Serra da Meada -
15. Gastronomy -
For business inquiries contact us at:
citytravelyt@yahoo.com
lamego,lamego portugal,portugal,portugal (country),visit portugal,most beautiful places in portugal,castles in portugal (location),lamego tour,lamego tourist,lamego guide,lamego attractions, visit lamego, travel lamego, things to do in lamego, places to visit in lamego, lamego hotels,lamego flights,lamego airport,lamego resorts
Subindo a escadaria da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego - Portugal
Neste primeiro dia em Lamego, deixei a tarde toda só para subir e filmar a escadaria e igreja de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego - Portugal. Ela conta com 360 degraus para subir e mais 360 para descer. Foi cansativo, mas a vista é impagável! Então, pegue a pipoca e bora curtir o vídeo de hoje!
Lamego, lançamento primeira pedra de estacionamento de Almacave
está lançada a primeira pedra de um parque de estacionamento no centro urbano de Lamego. enquadrado no projecto do eixo urbano Douro Alliance, que reúne as cidades de Vila Real, Régua e LAmego, este projecto procura facilitar a mobilidade dentro das cidades e regenerar as zonas históricas. este parque terá capacidade para cerca de 70 lugares e significa um investimento de pouca mais de 200 mi euros
Francisco Lopes - Pres CM Lamego
Repórter de Imagem: Luís Ruas
Jornalista: Frederico Correia
Igreja da N.Sra. das Chagas
Igreja de Lamego