Visita Guiada à Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, em Lisboa - Portugal (480p)
Com uma fachada de meados do século XVI e um interior de finais do XVIII, a Igreja da Conceição Velha é de uma harmonia improvável.
Edificada com o patrocínio da Rainha D. Leonor para ser a sede da, à época recentíssima, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, esta igreja é fruto do trabalho dos artesãos do Mosteiro dos Jerónimos.
Derrubada com o terramoto de 1755, a igreja foi reconfigurada com aproveitamento do arco original da porta principal, ainda que por dentro tenha assumido a estética da reconstrução pombalina. Na reconstituição da igreja, o caso mais curioso é o da capela-mor, que antes do terramoto era uma das magníficas capelas laterais do monumental templo. Uma visita guiada pelo Padre Mário Rui Pedras e pelo historiador de arte Fernando António Baptista Pereira.
Data de emissão: 22 de Outubro de 2018
Visita Guiada Sé Velha - Monsenhor João Evangelista - Coimbra Portugal 2012
Sé Velha de Coimbra - Portugal
Visita Guiada pelo Monsenhor João Evangelista - 09-06-2012
GPS: N 40.208793, W -8.427276
Foi edificada no século XII, durante o reinado de D. Afonso Henriques, e sofreu, ao longo dos tempos, várias e vultuosas intervenções. A mais importante ocorreu durante o bispado de D. Jorge de Almeida (1483-1543). Foi com o bispo D. Miguel Salomão, em 1162, que se iniciaram as obras da Sé, a cargo do mestre-arquiteto francês Roberto. Como este se encontrava em Lisboa, foi o mestre Bernardo que, no local, orientou as obras, sendo substituído após a sua morte, ocorrida em 1172, por mestre Soeiro. Exteriormente, a Sé Velha revela um aspeto robusto, acentuado pelo coroamento em ameias, que lhe confere uma silhueta de fortaleza militar.
Na fachada principal rasga-se uma notável porta românica, composta por arquivoltas sustentadas em colunas, adornadas com motivos de inspiração árabe e por janelão superior, onde se repete o mesmo esquema arquitetónico.
Na fachada do lado norte, encontramos duas portas da autoria de João de Ruão. A conhecida Porta Especiosa, umas das suas principais obras, foi executada em 1530. Apesar do seu avançado estado de degradação, ainda é possível perceber a qualidade do traçado arquitetónico e a sua completa integração na Sé românica. O medalhão da Virgem com o Menino, visível na porta monumental, é testemunho da qualidade desta obra emblemática da Renascença coimbrã. Ao entrar no templo sente-se um ambiente quase irreal, carregado de silêncio que convida ao recolhimento e à meditação, proveniente da grande beleza das formas que o compõem. Ao fundo da nave central salienta-se o flamejante retábulo gótico da capela-mor, lembrando um trabalho de ourivesaria, encomendado pelo bispo D. Jorge de Almeida aos flamengos Olivier de Gand e Jean d'Ypres, que o executaram a partir de 1498. O grandioso retábulo em talha dourada tem como tema principal a Glorificação da Virgem em Assunção. Aparecem também retratados os santos Pedro, Paulo, Cosme e Damião, tendo a predela ainda a representação dos evangelistas. Na parte superior do retábulo mostra-se o Calvário Redentor e Cristo Ressuscitado. O brasão do encomendante aparece justaposto por três vezes.A Capela do Sacramento - colateral do lado norte - possui um excecional retábulo de João de Ruão, mandado construir pelo bispo D. João Soares, um dos participantes portugueses no Concílio de Trento. Concretizou-se este projeto à custa da demolição da parte posterior do absidíolo direito, da época românica do século XII, conservando-se o primeiro tramo de planta retangular, e constituindo-se um círculo perfeitamente definido pela cúpula que possui três séries de oito caixotões decorados com cartelas. Coroa o alto um elegante lanternim, fonte de iluminação deste espaço sagrado, onde se pode ler a data de 1566, ano em que foi terminado.Revestindo as paredes interiores da Capela vê-se o retábulo, grande composição arquitetónica de dois andares com nichos. O inferior apresenta, a separá-los, pilastras decoradas com elementos maneiristas que incluem molhadas de frutos e mascarões e cartelas de Antuérpia.
Tanto o pronunciado envasamento como os diversos entablamentos do retábulo encontram-se profusamente decorados de cartelas, querubins e outros motivos à nova maniera. O andar superior possui uma estrutura semelhante, mas com algumas variantes. A divisão dos nichos é realizada a partir de colunas da ordem coríntia, com exceção do nicho central, que apresenta colunas-balaústres e arco de volta perfeita, encimado por frontão triangular. Todo o retábulo possui um dinâmico jogo rítmico.
Magnífica também é a parte escultórica, onde se nota a evocação da gravitas romana, figuras alongadas e austeras.
O andar superior apresenta, no centro do Sagrado Concílio, a figura de Cristo, sereno e majestoso, abençoando a assembleia ali reunida, tendo a outra mão ocupada com o globo do Universo. Convergem para Cristo os olhares inquiridores e expectantes dos dez Apóstolos. Cada um possui o seu atributo individualizado, mas todos transportam o Novo Testamento.A parte inferior é centralizada pelo Sacrário da Capela, ladeado por anjos músicos em movimento. Em redor estão dispostas diversas figuras: à esquerda encontra-se provavelmente S. Tiago Menor, assim como Nossa Senhora com o Menino; no lado direito, os quatro Evangelistas.
[...] No chão jaz, em campa rasa, o mecenas D. Jorge de Almeida.Ainda merecedores de atenção no interior da Sé Velha é a excelente pia batismal, vinda da Igreja de S. João de Almedina, os túmulos medievais de alguns bispos e de D. Vataça, princesa bizantina e aia da Rainha Santa, bem assim como as pinturas proto-barrocas das naves laterais.
[...]
FONTE do texto:
Nelson dos Santos - Rancho ao Pé da Serra
Letra e Melodia de Nelson dos Santos Machado (Nelsão)
O video faz parte do Projeto Música em Casa, em parceria com o Festival de Música Raiz. festivaldemusicaraiz.com.br
Campo Largo, 2011
Produzido por LucasRachinskiVISUALS lucasrachinski.com
Capela Nosso Senhor do Bom Jesus dos Passos
A construção da capela foi pensada em 1849, quando uma epidemia de “câmaras de sangue” doença mortal que atingia o Brasil desde o período colonial, assolou Santa Catarina. Jacó Vieira da Rosa e o médico Frederico Afonso de Barros moravam em São José e decidiram edificar ali um hospital, sob a proteção do Senhor dos Passos, para tratar os enfermos.
O projeto inicial previa uma capela com dimensões maiores, mas foi concretizada apenas uma em tamanho menor, dedicada á Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, fundada em 1855. Três anos depois, com a presença de autoridades da antiga Província, da Vila de São José e da comunidade josefense, foi solenemente benta e lançada á primeira pedra da Capela do Senhor dos Passos. As obras duraram cerca de seis anos, até que em 24 de fevereiro de 1864 a capela do Senhor dos Passos foi inaugurada com a benção do padre e Arcipreste Joaquim Gomes d’Oliveira e Paiva.
Em 1927, devido a um grande temporal, parte da fronteira da igreja caiu, mas a partir do ano seguinte foi reconstruída. E em 1947, a composição foi alterada - a igrejinha perdeu a antiga fachada plana, aos moldes luso-brasileiros e ganhou a torre central, nítida influência da colonização alemã em Santa Catarina, além de detalhes ornamentais ecléticos, como os acessos ao adro, três arcos trilobados e colunelos triplos, coroados por capitéis jônicos. Em 1977, foram ampliados a sacristia e os espaços para reuniões, mas a imponência e a elegância da igreja se mantiveram.
A Irmandade é responsável por uma das mais tradicionais procissões de São José. Realizada desde 1857, ela translada imagens do senhor Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores da capela até as dependências da Igreja Matriz no Centro Histórico.
É composta por homens e mulheres, que durante as procissões, carregam os andores dos Santos nos ombros, além de usar vestimentas apropriadas ao ritual. O cemitério localizado nos fundos da capela teve autorização para sua construção no ano de 1865, e desde então abriga os restos mortais dos componentes da irmandade e de membros de várias famílias josefenses.
Decreto n° 18.701/2005
Rua: Frederico Afonso, 4.230 – Ponta de Baixo
Coimbra um Tesouro a descobrir
Sobre Coimbra
A Cidade de Coimbra possui uma mística muito própria, fruto de um passado cheio de factos relevantes, e também das memórias de muitas dezenas de milhares de portugueses que, ainda hoje, espalhados por todo o país ou além fronteiras, lembram os anos de juventude aqui passados, quando cursaram a Universidade, tempos normalmente de despreocupação, folguedos e esperanças.
Os vestígios pré-históricos são escassos mas permitem testemunhar a permanência humana no actual perímetro urbano da Cidade. Do período de domínio romano ficou um criptopórtico, situado sob as construções do antigo Paço Episcopal, edifício onde está instalado o Museu Nacional de Machado de Castro.
Com a queda do império romano, chegam a Coimbra os novos invasores, vulgarmente designados como bárbaros, aqui se juntando Vândalos, Suevos, Alânos e mais tarde Visigodos, que levaram à modificação do fácies da cidade. Em 711, a cidade é ocupada por muçulmanos, tendo sido islâmica durante mais de três séculos, apesar de breves momentos de domínio das tropas cristãs. Conquistada definitivamente em 1064, pelas tropas de Fernando Magno, Coimbra, pela sua posição geográfica, foi então o entreposto entre o sul islâmico e o norte cristão, tendo-se aqui fixado uma importante comunidade moçárabe.
Primeira capital do reino, no tempo dos nossos primeiros monarcas, durante quase dois séculos, ganhou nova projecção com a fundação da Universidade, que proporcionou a formação do núcleo urbano pleno de edifícios notáveis. É a partir de 1537 que surgem inúmeros colégios universitários, verificando-se assim dois espaços reservados ao estudo: junto ao Paço Real (Alta) e na Rua da Sofia (Baixa).
No séc. XVIII, Coimbra mantinha a sua vocação académica, reforçada pela reforma da Universidade, conduzida pelo Marquês de Pombal. As novas construções, resultantes desta reforma, mudaram o aspecto e a estrutura da cidade universitária, valorizando as Ciências da Natureza e a Experimentação.
Durante o séc. XIX, verifica-se um importante aumento populacional, surgindo novos arruamentos e zonas residenciais, destacando-se o plano de urbanização da Quinta do Mosteiro de Santa Cruz. No séc. XX, Coimbra conhece novas e profundas alterações com a construção da nova cidade universitária, deslocando-se a população residente da Alta Coimbrã para novos bairros da cidade.
Nos anos 90, a cidade expandiu-se para a zona do Vale das Flores e da Boavista, onde foi construído o Pólo II da Universidade, dedicado às Ciências e Tecnologias, junto à margem direita do Mondego, com edifícios projectados pelos mais notáveis arquitectos contemporâneos. Em torno dos hospitais da Universidade, na zona de Celas, instalou-se o Pólo III da Universidade dedicado às Ciências da Vida.
Lisbon Vacation Travel Guide | Expedia
Lisbon – Welcome to the capital of Portugal. Explore the hilly streets of this coastal city and take in the rich culture here. Check out the top spots to visit.
When ready, browse vacation packages to Lisbon:
From a Phoenician outpost to 16th-century trading giant, from the Great Earthquake of 1755 to its glorious reconstruction, #Lisbon has long been a city of shifting fortunes.
On a #visit to the waterfront, find the city’s grand gateway, Praça do Comércio. Pass beneath the triumphal arch, a tribute to the city’s reconstruction, and on to Rua Augusta to another of Lisbon’s great squares, the Rossio.
Climb aboard Tram 28, which passes some of the city’s most iconic sights, then climb the battlements of Castelo de São Jorge to see the red-tiled roofs of Lisbon spread out before you.
Although the Great Earthquake reduced much of Lisbon to rubble, the ancient suburb of Alfama was spared. Lose yourself amid the cobblestones, where cafes, bars and artisan shops have taken residence in the dockworkers’ homes of old.
A #vacation here will reward you with some of Europe’s most beautiful beaches.
For now, we hope you enjoy watching this #travel #guide as much as we enjoyed making it.
More travel information around Lisbon:
Subscribe to Expedia’s YouTube Channel for great travel videos and join the conversation on the best vacation ideas.
---------
Follow us on social media:
FACEBOOK:
TWITTER:
INSTAGRAM:
PINTEREST:
Camino de Santiago Full Doumentary (The Way of St. James )
Camino de Santiago full documentary in english and spanish.
Camino de Santiago (The Way of Saint James) is the perfect mix of touristic-sports adventure and religious sentiment. This documentary shows all of the story from the origins until today.
The discovery of the sepulcher of the Apostle Santiago, in the first third of the IX century, compelled many Christians to make pilgrimages to Compostela doing the Camino de Santiago (Way of Saint James) to worship his relics.
This required the construction of a church. This building, besides guarding and honoring the relics of the Apostle and his disciples Teodoro and Atanasio, had to take in a greater number of pilgrims coming from the Peninsular kingdoms, as well as from the rest of Europe. The purpose of its builders was not only to construct the most perfect church dedicated to the cult of the pilgrims; they wanted to make Compostela a religious and artistic reference for the world, like Rome and Jerusalem.
These are the beginnings of a fascinating story, a fabulous saga spanning centuries carried out
by thousands of people united in their devotion to the figure of the Apostle Santiago, in a remote corner of Finisterre. They called it Compostela: the field of stars.
The present state of the Santiago Cathedral is the result of numerous changes, projects, works, remodeling; in short, an evolving and impassioned architectural and artistic creation developed throughout many centuries.
Camino de Santiago. The Temple of the Stars - Full Documentary
Even though Jerusalem, Rome and Santiago have been the three great destinations for pilgrims
since the Middle Ages, the Camino de Santiago (Way of Saint James) to Santiago is the only one that is still traveled the same way today as it was back then: on foot and with little else than a shoulder pouch.
It had been a long time since news of the discovery of the Santiago sepulcher had reached France. Those were dark and dangerous times.
Terror broke loose when the Saracen army flattened Compostela. Almanzor had destroyed its basilica and other churches and monasteries. Bishop Diego Peláez decided to build a new church
to replace the pre-Romanesque Basilica. We fly over the city of Santiago. From up here, we can see the cathedral and near it, the church of San Félix de Solovio.
And it is in this place where chronicles tell of a hermit known as Pelayo who, as he fasted, observed some lights shining on the ancient Roman citadel. Before such news, the bishop arrived at the site and discovered the entrance to a small sepulcher among the weeds.
A church was built above the sepulcher to worship the Apostle’s relics. Construction was finished in 830 and Bishop Teodomiro consecrated the first Church of Santiago.
In the year 1101, while in Santiago after being named bishop by Pope Paschal II Diego Gelmírez initiated his projects. The first would be the conclusion of the cathedral. It was apparent that if he wanted the Santiago church to become that great Apostolic see, it had to be at the vanguard of art.
To this end, he patronized continuous exchanges between Compostelan builders and the most advanced constructors of the times. Camino de Santiago (The Way of St. James) had definitely become a torrent of culutral and artistic exchange between Galicia and the rest of Europe.
Diego Gelmírez had achieved all of his goals: the construction of the cathedral was well on its way
and it was a benchmark for European Romanesque art;
And finally, on April 21 1211, Archbishop Pedro Muñiz, in the presence of King Alfonso IX,
consecrated the Romanesque cathedral of Santiago. The visits of Pope John Paul II and later Benedict XVI in the Holy Compostelan year of 2010, surrounded by a fervent multitude of pilgrims from all over the world, through Camino de Santiago ( Way of St. James) are a testimony to the magnificent vitality the Jacobean cult has today.
But notwithstanding all the changes, the works of Peláez and Gelmírez, of Masters Bernardo, Esteban, Mateo, and countless others, still remain unaltered and recognizable. In the spaces within its naves, columns, tribunes, chapels and porticos, the spirit of all those who contributed to its erection is conserved.
Thousands of pilgrims from around the world held each year Camino de Santiago (Way of St. James) to venerate the relics of the Apostle. Camino de Santiago (The Way of St. James) ends in the Cathedral of Santiago de Compostela.
Lisboa
Município litoral português, pertencente ao distrito de Lisboa, compreendendo 53 freguesias (Ajuda, Alcântara, Alto do Pina, Alvalade, Ameixoeira, Anjos, Beato, Benfica, Campo Grande, Campolide, Carnide, Castelo, Charneca, Coração de Jesus, Encarnação, Graça, Lapa, Lumiar, Madalena, Mártires, Marvila, Mercês, Nossa Senhora de Fátima, Pena, Penha de França, Prazeres, São Cristóvão e São Lourenço, São Domingos de Benfica, São Francisco Xavier, São João, São João de Brito, São João de Deus, São Jorge de Arroios, São José, São Mamede, São Miguel, São Nicolau, São Paulo, São Sebastião da Pedreira, São Vicente de Fora, Sacramento, Santa Catarina, Santa Engrácia, Santa Isabel, Santa Justa, Santa Maria de Belém, Santa Maria dos Olivais, Santiago, Santo Condestável, Santo Estêvão, Santos-o-Velho, Sé e Socorro).
Vasto e grandioso, o património mais significativo inclui dois monumentos quinhentistas classificados como património mundial — a Torre de Belém (manuelina) e o mosteiro de Santa Maria de Belém, ou dos Jerónimos (no qual se destacam os claustros e o pórtico sul);
o castelo de São Jorge, com a muralha medieval (construído no século X e recuperado em 1938, residência régia de D. Dinis até D. Manuel I); a Sé (edificada no pátio da antiga mesquita, após a conquista aos mouros; escavações feitas, a partir de 1990, revelaram vestígios da presença fenícia, púnica, romana e islâmica); a capela da Senhora da Saúde (de onde saíu, em 20 de Abril de 1570, a primeira procissão); do século XIV, o convento do Carmo (em ruínas desde o terramoto de 1755); do século XVI, os conventos da Graça (com o túmulo de Afonso de Albuquerque) e da Madre de Deus (com pórtico e claustro manuelinos) e a Casa dos Bicos (construída por Afonso de Albuquerque, o filho do governador da Índia); do século XVII, o convento da Encarnação e o Palácio Fronteira (famoso pelos seus azulejos); do século XVIII, o aqueduto das Águas Livres (18 605 m), o arco da Rua Augusta, a basílica da Estrela, a igreja de Santa Engrácia (Panteão Nacional desde 1966), os palácios de Belém (residência oficial do Presidente da República) e das Necessidades (residência real de D. João V até D. Manuel II), o Teatro Nacional de São Carlos do século XIX, os palácios de São Bento (Parlamento e residência oficial do primeiro-ministro) e da Ajuda (nunca concluído) e o Teatro Nacional D. Maria II; do século XX, a Praça do Império, com o Padrão dos Descobrimentos.
Existem vestígios de um passado mais remoto: dos romanos, o teatro (colina do castelo), a via (que ligava a mesma colina ao Tejo) e as termas de Cassius (Rua de São Mamede); dos islamitas, a cerca velha.
A serra de Monsanto e o rio Tejo com a sua área ribeirinha, constituem os elementos mais significativos ao nível do património natural.
Lisboa terá sido fundada pelos fenícios (século VIII a.C.), a quem se deve também o topónimo de Olisipo. Existem vestígios de construções ibero-púnicas (século III a.C.). Floresceu com a ocupação romana, designada por Felicitas Julia.
Padre Marcos - O Senhor é Rei (Vídeo release)
Carisma, alegria, canções dançantes, uma fé contagiante, uma voz marcante e um visual inspirado no eterno Rei do Rock, Elvis Presley. Esse é o Padre Marcos.
Gravado na Paróquia Santíssima Trindade, em São Paulo, o álbum traz todo o clima das celebrações do “Padre Elvis”, que reúnem milhares de pessoas todas as semanas.
“O Senhor É Rei” traz 13 canções que levam as pessoas a um encontro pessoal com Jesus Cristo. Entre elas, regravações de alguns dos grandes sucessos atuais da música católica, como Respirar, Santo Nome, Pelo Nome e Sou um milagre. Todas com novos arranjos e uma interpretação cheia de personalidade do Pe. Marcos.
E ainda as novas versões para grandes clássicos, como as canções Derrama o teu amor aqui, Eu te chamo, Jesus, Vem Cantar (Hoje é tempo de louvar a Deus) e Maior motivo, além, é claro, da faixa-título O Senhor é Rei.
O CD conta ainda com as participações especiais de Fábio Menegato, do cantor Thiago Costa, que participou do programa The Voice (TV Globo), e de Adriana Arydes, uma das mais importantes cantoras do meio católico no Brasil. Fechando o disco, um medley relembra alguns dos maiores clássicos da música cristã.
MS Record 1ª Edição - Acidente entre moto e carreta acaba em morte na Capital
A edição de hoje, do MS Record, começa com esse alerta porque tudo o que gostaríamos era de nunca ter que dar mais uma notícia de morte no trânsito. Morte por imprudência. No caso que você vai ver agora, um motociclista morreu atropelado por uma carreta. Uns dizem que o motorista da carreta não deu o sinal para virar em uma rua. Outros, que o motociclista ultrapassou pela direita, o que é errado.
Veja mais: msrecord.com.br
01/03. ENTRE FÁTIMA E O ABISMO (O SINAL DE CONTRADIÇÃO DO SÉCULO XX)
I PARTE O SINAL DE CONTRADIÇÃO DO SÉCULO XX (1917-1958)
Quando o papa pediu, Nossa Senhora atendeu
Os avisos e as promessas da mensagem de Fátima
Bento XV e a resposta de Fátima
O aggiornamento de Bento XV
Os pedidos da mensagem de Fátima
Cristo Rei no reinado de Pio XI
A luta de Pio XI contra os erros da Rússia
“O papa fará a consagração, mas será tarde”
A devoção católica na França antiga
Luis XIV perante a história e um pedido
“Homem de pouca fé, por que duvidaste?”
Papas e reis diante de sinais celestes
Pio XII, chamado o papa de Fátima
A Áustria católica recorre a Fátima
O discurso cristão sobre a história, de Bossuet
Projeto para um mundo melhor
“Um acordo entre Montini e Stalin”
A tristeza de Nossa Senhora
リスボン旅行ガイド | エクスペディア
リスボン旅行の参考に、リスボンの観光地・見どころを5分に凝縮したエクスペディアのリスボン旅行ビデオをどうぞ。
Jesus Cristo ensinou Física Quântica e o mundo não entendeu! A Matrix é real.
Fiz esse vídeo para mostrar aos cristãos e ateus porque todos estão errados. Ninguém entendeu o que Jesus quis ensinar, era muito avançado para a época assim como é hoje. Pessoas que não tinham a tecnologia que temos, não conseguiam entender as parábolas de Jesus quando ele falava do reino atômico. Há evidências em muitos textos bíblicos dizendo que o Reino de Deus está no átomo ou no interior dele. Alguns exemplos:
''Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra?.'' (Jeremias 23:24)
Jesus disse: Eu sou a luz que está acima deles todos. Eu sou o todo: o todo saiu de mim e o todo se reuniu a mim. Rachai uma madeira: eu estou ali. Levantai uma pedra e me achareis. (Evangelho apócrifo de Tomé, retirado pela Igreja)
Aqui Jesus parece citar a fissão nuclear do átomo, que causa a bomba atômica:
'' Nunca lestes nas Escrituras:A pedra, que os edificadores rejeitaram,essa foi posta por cabeça do ângulo;pelo Senhor foi feito isto,E é maravilhoso aos nossos olhos?
Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.'' (Mateus 21:42-44 )
Aqui Jesus parece comparar o Reino de Deus a um um átomo, que até pouco tempo era considerado a menor parte de todas as coisas, assim como a semente de mostarda seria a menor das sementes:
''A que assemelharemos o reino de Deus, ou com que parábola o representaremos? É como um grão de mostarda, que, quando semeado na terra, embora seja menor que todas as sementes que há na terra, contudo depois de semeado, cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, e deita grandes ramos, de tal modo que as aves do céu podem pousar à sua sombra.'' (Marcos 4:30-32)
Aqui Jesus cita novamente o grão de mostarda (a menor das sementes) e me lembro do átomo, pois dentro do átomo os elétrons pulam de uma órbita para outra e segundo a Física Quântica, se provou que uma partícula pode estar em vários lugares ao mesmo tempo:
E Jesus lhes disse: ''Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível''. (Mateus 17:20)
''E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis'' (Mateus 21:22)
''Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora''. (Neemias 9:6)
''E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens''. (Colossenses 3:23)
''O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.''
''Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras''. (João 14:11)
E Jesus lhes respondeu: ''Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também''. (João 5:17)
''Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós''.
(João 14:20)
''E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós''. (João 17:11)
''Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vós não podeis vir''. (João 7:34)
''Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente''. (Mateus 6:6)
''Maldito aquele que ferir ao seu próximo em oculto''. (Deuteronômio 27:24)
''Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido''. (Lucas 12:2)
''Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa''. (Lucas 6:49)
Documentários sobre o tema:
BBC UNIVERSOS PARALELOS (Em português):
Além do Cosmos: O Multiverso
«Quem somos nós?» ou «What the Bleep Do We Know!?»
''E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas.'' (Marcos 4:11)
3000+ Portuguese Words with Pronunciation
3033 most frequent brazilian portuguese used words, presented randomly.
Based on the book A Frequency Dictionary of Portuguese by Mark Davies et al.
► TRANSLATIONS AS CAPTIONS
Translations to more than 35 languages are available.
Activate the subtitles clicking the CC button and then choose your language in the video settings menu.
► FREE VIDEO BOOKLET
This video comes with a free PDF companion guide. It consists of the words presented in the video (using same order) and translations to english, french, spanish and german. Use it to practice or to learn new words and then watch the video to improve your skills!
Download here:
__________
Have you found this video helpful? Any comment or suggestion is welcome!
AUDIOBOOK RETRATOS DE NOSSA SENHORA
Amigos de Deus - audiobook
Vida de São Domingos de Gusmão - AudioBook
[포르투갈여행]리스본 여행 가이드-익스피디아
포르투갈의 수도 리스본은 타구스 강이 대서양과 만나는 서부 이베리아 반도에 자리한 도시입니다. 3,000여 년 전에 터를 잡은 리스본은 로마나 파리, 런던보다도 수백 년 이상 오래된 도시이죠. 그 역사에 필적하는 이야기도 간직하고 있어요. 페니키아인이 세운 소도시였던 초창기부터 16세기 무역 중심지로 발돋움할 때까지, 그리고 1755년 대지진이 있고 나서 완전히 재건될 때까지 리스본은 많은 우여곡절을 겪었어요.
#포르투갈가볼만한곳
#리스본여행
20세기 대부분이 리스본에 호의적이지 않았지만 다시 한 번 순풍이 리스본을 향해 불고 있습니다. 옛 영광의 잔영이 아니라 가능성이 충만한 도시인 21세기 리스본을 만나보세요. 리스본의 역사는 언제나 바다와 함께였는데요. 주요 랜드마크 중 대다수가 해안가에 있는 것은 놀랄 일도 아니죠. 타구스 강변에 우아한 자태로 요새화되어 서 있는 벨렘 타워는 옛 시절 포르투갈의 위세와 위용을 추억하고 있습니다.
강 상류에 위치한 발견 기념비는 포르투갈에서 존경받는 항해자들을 기리고 있는데요. 바로 항해의 왕자 엔히, 바스코 다 가마, 페르디난드 마젤란이죠. 꼭대기로 올라가 아래에 있는 세계 지도를 내려다보면 용감한 포르투갈 항해자들이 정복한 항로와 발견한 대륙이 한눈에 들어온답니다. 계속해서 리스본의 항해사를 따라가다 보면 제로니모 수도원에 발이 닿으실 거에요. 이곳은 바스코 다 가마가 1497년 동방을 향해 출항하기 전날 밤에 마지막으로 기도를 올렸던 곳이죠. 오늘날의 제로니모 수도원은 다 가마가 뚫은 스파이스 루트가 리스본에 가져다 준 막대한 부를 토대로 건립되었어요. 이 수도원에는 리스본 해양박물관도 있는데요. 포르투갈 대항해시대의 유물들이 보존되어 있죠.
1800년대 초, 포르투갈 지배층이 수도원에 살고 있던 수도승들을 쫓아내는 사건이 있었는데요. 가난에 시달리던 수도승들은 비밀로 간직하던 에그 타르트 조리법을 팔아넘길 수 밖에 없었어요. 5세대가 지난 후 인근의 벨렘 파티세리는 매일 20,000개가 넘는 파스텔 드 나타를 판매하고 있으며, 조리법은 오늘날에도 비밀로 남아 있답니다. 세계적으로 유명한 파스텔 드 나타로 배를 채우고 나면 뮤지엄 오브 아트, 아키텍처 & 테크놀로지에서 창의성의 새로운 지평을 열어보세요. 강을 따라 더 올라가면 바다에 대한 포르투갈의 사랑이 오세아나리우에서도 계속되고 있어요.
전 세계 바다에서 모인 수백 종의 해양 생물을 구경해 보세요. 이곳에서 케이블카에 올라 다시 강을 따라 올라가면 리스본 시가지와 17km가 넘는 유럽 최장의 바스코다가마 교가 펼쳐집니다. 물가에서 리스본의 대관문인 프라사 두 코메르시우도 찾아보실 수 있어요. 바시아 지구 중심부에 자리한 이 대광장에는 한때 왕궁이 있었지만 1755년 11월 만성절의 자연 재해가 리스본은 물론 전 유럽을 뒤흔든 후 이전 모습을 되찾지 못했죠. 리스보아 스토리 센터에서 6분 동안 지속됐던 당시 지진과 쓰나미의 공포, 5일 동안 이어진 대화재를 체험해 보세요. 지진으로 리스본의 85%가 파괴되었지만 전화위복이라는 말이 있듯이 1년 안에 리스본은 성공적으로 재건의 길을 걷게 되었습니다.
넓은 대로가 중세부터 내려온 미로 같은 거리를 대체했고 우아함과 내진성을 갖춘 새로운 건축 양식인 폼발린이 탄생했어요. 그리고 지진을 통해 리스본은 종교에 기반한 구습에서 벗어나 새로운 시대인 계몽주의 시대를 맞이하게 됩니다.
영광, 용기, 재능을 상징하는 조각상으로 장식된 개선문은 리스본의 신속한 재건을 기념하고 있습니다. 후아 아우구스타를 지나면 또 다른 대광장인 호시우가 펼쳐지죠. 프라사 두 코메르시우가 리스본의 관문이라면 호시우는 리스본의 심장과 같은데요. 중세부터 리스본 시민들은 이 광장에 모여 투우나 축제를 즐기곤 했어요. 오늘날에도 이곳은 시원한 분수가에 앉아 파도 모양의 바닥을 구경하며 쉴 수 있는 최적의 장소랍니다. 리스본은 대도시이지만 7개의 언덕을 끼고 있어서 어디를 가든 좋은 전망을 구경하려면 높은 곳으로 올라가셔야 할 거에요. 다행히도 리스본 사람들이 찌는 듯한 여름날에도 쾌적하게 다닐 수 있도록 창의적인 방안을 마련해 놓았는데요. 로어 타운에서 산타 후스타 엘레바도르를 타면 바히우 알투 지구로 가실 수 있어요. 여기에는 카르무 수녀원이 있습니다. 재건되지 않은 아치가 1755년 리스본을 강타한 지진의 흔적을 그대로 보여주고 있어요. 28번 트램을 타고 리스본을 대표하는 많은 명소를 돌아보세요. 그리고 포르타스 두 솔을 거쳐 상 조르제 성에 올라보세요. 11세기에 무어인이 지은 이 성채의 흉벽에 올라서면 리스본 특유의 붉은 기와 지붕이 로어 타운부터 푸른 타구스 강 너머까지 눈앞에 펼쳐집니다. 리스본 어디를 가든 트램을 보실 수 있지만 그중에서도 가장 인기가 많은 노선은 글로리아 선이에요.
로어 타운에서 출발해 땅거미가 질 무렵의 야경을 사랑하는 이와 즐기기에 안성맞춤인 산 페드로 데 알칸타라까지 가기 때문이죠. 대지진 때문에 리스본의 대부분이 초토화되었지만 알파마 지구는 예외였는데요. 옛 모습을 그대로 간직한 자갈길과 계단에 몸을 맡겨보세요. 항만 노동자들의 오랜 고향이었던 이곳은 이제 카페와 바, 공예품 가게가 자리를 차지하고 있죠. 옛 마을의 정취를 여전히 느끼실 수 있어요. 특히 여름 축제 기간에는 시가지 곳곳에 50개가 넘는 행사가 진행된답니다.
알파마에서는 리스본 대성당의 로마네스크 양식 탑을 보실 수 있는데요. 제2차 십자군 전쟁까지 그 역사가 거슬러 올라가요. 리스본이 무어인의 통치에서 해방된 때이죠. 알파마를 가득 채운 돌들이 노래를 한다면 그건 구슬프지만 아름다운 파두 선율일 거에요. 파두 박물관에 가시면 알파마의 바와 거리에서 탄생한 포르투갈 전통 민요를 만나실 수 있어요. 땅거미가 질 무렵에 파두 바에 가서 현지인들과 어울려 파두 가수들이 노래하는 노동자와 바다의 이야기를 들어보세요.
리스본의 벽은 침묵을 지킬지 몰라도 그 벽을 장식하고 있는 타일은 고유한 음색을 간직하고 있습니다. 처음에 아랍인들이 전파한 아줄레주는 수 세기에 걸쳐 포르투갈에서 이 나라 고유의 예술로 발전했어요. 예전에는 수녀원이었던 아줄레주 국립박물관을 방문하시면 수 세기에 걸친 포르투갈 타일 공예의 역사를 배우실 수 있어요. 성서 이야기를 나타낸 옛 타일부터 현대적 타일 디자인까지 다양한 타일을 구경해 보세요. 리스본 어디를 가든 아줄레주가 보이는데요. 실용적인 것부터 순전히 장식용인 것까지 다양하죠. 타일계의 명작을 보려면 리스본 북쪽에 자리한 프론테이라 궁전으로 가보세요.
바로 동쪽에 있는 칼루스테 굴벤키안 미술관에서도 세계적 걸작을 감상하실 수 있어요. 이 미술관에 소장된 6,000점의 미술 작품과 골동품은 석유 재벌 굴벤키안이 평생 수집한 결과에요. 창의성을 향한 리스본의 사랑은 미술관에만 머무르지 않고 도시 재개발 사업까지 확장되는데요. LX 팩토리를 보면 이해가 가실 거에요. 오래 전에 가동을 멈춘 리스본의 섬유 공장에 새로운 활력을 불어넣은 곳이죠. 메르카두 다 히베이라의 공동 테이블에서도 이러한 창의성을 보실 수 있어요.
리스본에서 가장 뛰어난 셰프들과 양조업자들이 옛 전통을 창의적으로 재해석하고 있죠. 리스본은 늘 그랬듯이 발견의 도시입니다. 조금만 찾아보면 넘치는 모험거리를 발견하실 수 있을 거에요. 리스본에서 서쪽으로 32km쯤 가면 카스카이스가 나오죠. 유서 깊은 어촌인 이곳은 1800년대 말에 리스본에 살던 귀족이 아름다운 풍광에 매료된 후 세상에 알려지게 되었다고 해요. 신트라도 포르투갈 군주들의 사랑을 받던 곳인데요.
여름 별궁이 이곳에 있어요. 리스본에서 북서쪽으로 차를 타고 30분 거리인 신트라는 잠깐 들르는 여행지와는 차원이 다릅니다. 마치 동화 속을 탐험하는 여정과 같죠. 한스 크리스티안 안데르센은 신트라의 매력에 푹 빠져 수차례 방문을 거듭했으며 신트라를 포르투갈에서 가장 아름다운 곳이라 했습니다. 신트라에서 차를 타고 조금 나가면 신트라-카스카이스 자연공원의 아름다운 해안선이 펼쳐지는데요. 며칠 시간을 내 유럽에서 가장 아름다운 해변을 관광해 보세요. 대표적으로 프라이아 다스 마카스가 있는데요. 주변 과수원에서 떨어진 사과가 강을 따라 떠내려와 모래사장에서 발견된 데서 유래한 이름이죠.
여기에서 남쪽으로 더 가면 한적한 곳에서 아드라가 비치와 우르사 비치를 만나실 수 있어요. 대서양의 파도가 마치 호메로스의 오디세이아에 나올 것 같은 절경을 만들어 낸 곳이죠. 케이프 로커에서는 꼭 절벽 꼭대기에 올라보세요. 14세기까지만 해도 세상의 끝이라 여겨지던 곳이거든요. 유럽 본토에서도 서쪽 땅끝에 있는 이곳은 대서양 위로 120m나 솟아 있죠. 절벽에 서서 먼 곳을 바라보다 보면 항해자들이 수평선 너머 세상을 궁금해 한 이유를 자연스레 이해하게 되요.
그렇게 먼 길을 떠난 항해자들은 다른 멋진 세상에서 부를 쟁취하고도 언제나 고향으로 돌아오고 싶어 했습니다. 바다의 여왕 리스본으로 말이죠.
O Moço Loiro Joaquim Manuel de Macedo