APCM _ Casa-Museu Fernando Namora
Situada em Condeixa-a-Nova, a Casa-Museu Fernando Namora abriu oficialmente ao público a 30 de junho de 1990, sendo a tutela da Câmara Municipal. Neste espaço podem ser admirados vários núcleos expositivos, destacando-se o vasto acervo bibliográfico e as pinturas do próprio Namora. A casa recebe visitas de todo o tipo de públicos, embora os grupos ligados à literatura sejam mais frequentes.
Casa-Museu Fernando Namora. Retratado por Júlio Pêgo
Fernando Namora retratado por Júlio Pêgo. A sua filha Arminda Namora descerrou o retrato de seu pai, na Casa-Museu Fernando Namora, homenagem da Câmara Municipal de Condeixa, Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos assinalando o 97º Aniversário do seu nascimento, dia 15 de Abril 2016.
Grupo de Bandolins da casa Museu Fernando Namora
Sempre que a AAP (assoçiação de autocaravanismo Portuguesa) fáz eventos em Condeixa sômos preveligiados com este grupo como comprova este video, entre outros. Bem hajam a todos vçs.
Queda do Império - Grupo de Bandolins da Casa Museu ....
Grupo de Bandolins da Casa Museu Fernando Namora.
Gravado ao vivo nos Encontros de Maio dia 25 de Maio de 2008 em Condeixa-a-Nova.
Escritor Fernando Namora – “uma boa parte da minha obra literária, está ligada à Beira-Baixa”
Escritor Fernando Namora – 1987 – dois anos da sua morte - Na altura em que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, o nomeou Cidadão Honorário – Recebeu-nos em sua casa - “Retalhos da Vida de Um Médico talvez seja, ainda hoje, o meu livro mais popular, porque transmite uma autenticidade de vida de uma maneira muito mais direta de que outros livros!... Mas não sei se será o mais significativo!
- Eu ontem, tive conhecimento, através dos jornais da manhã…realmente, não me passava pela cabeça que a Câmara de Idanha-a-Nova tivesse tido essa iniciativa!... Como digo, foi para mim uma surpresa muito agradável
Dois anos antes da morte do Fernando Namora, que padecia de doença prolongada, a Câmara Municipal de Idanha a Nova, atribuiu por humanidade ao escritor que residiu neste concelho e ali escreveu parte da sua vasta obra literária, o título de cidadão honorário – No dia seguinte, à noticia, avançada pelos jornais, que, segundo nos confessara, surpreenderia, agradavelmente, o próprio autor de Retalhos da Vida de Um Médico (de cerca de três dezenas obras publicados, algumas das quais elevadas ao cinema, das mais divulgadas e traduzidas nos anos 70 e 80), fomos recebidos em sua casa, para que nos falasse dessa sua experiência, como médico, como homem e como escritor naquela região.
Nessa altura, eu era jornalista na redação da Rádio Comercial RDP, colaborava na equipa da 24ª hora, e uma das minhas tarefas diárias, consistia, em todos os programas, apresentar declarações ou entrevistas com personalidades do nosso meio, nos vários domínios de atividade – Tendo tomado conhecimento, da referida distinção, telefonei a Fernando Namora, se não se importava de me dar a sua opinião, pedido a que acedeu amavelmente, tanto mais que já nos conhecíamos de anteriores entrevistas, e, até de algum convívio, quer na sala de sua casa, como em acontecimentos literários – Sim, pois cheguei a ser quase seu vizinho, da Avenida Infante Santo, quando ali tive um romance amoroso. Mais pormenores em - - imagens (recolhidas da Net)
Condeixa-a-Nova conhecida pelas Histórias do Quelhorras
FERNANDO NAMORA
His work, in terms of literary currents, evolved towards an aesthetic maturation of neo-realism, which led him to take a more personal path. Not neglecting social analysis, his prose was marked, above all, by the aspects of the burlesque, naturalistic observations and some existentialism. He is the author of several collections of poetry and a little known work as a plastic artist, it is mainly as a fictionist that the name of Fernando Namora marks the contemporary Portuguese literature, having won a national and international success.
Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova - Filme promocional
CONDEIXA: 100 dias de Oposição
Neste vídeo, e documento de suporte (link abaixo), fazemos um resumo da atividade dos primeiros 100 dias de OPOSIÇÃO do PSD no executivo da Câmara Municipal de Condeixa. Rigor, Transparência, Trabalho de Equipa e Honrar a Palavra Dada, são os princípios que nos orientam. O que nos vincula é o programa eleitoral que apresentamos e defendemos em devido tempo.
Link:
Documentário sobre Fernando Namora
Vasco Figueira - Candidatura à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova
Candidatura pelo PSD de Vasco Figueira às eleições para Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova
Casa dos repuxos Conimbriga
Casa dos repuxos Conimbriga