Visita Guiada à Casa Roque Gameiro, na Amadora - Portugal (480p)
A casa que o aguarelista Alfredo Roque Gameiro manda fazer para a si e para a sua família em 1898 é testemunho do gosto e do ideário da elite nacionalista do Portugal fim de século. Traçada pelo risco do próprio Roque Gameiro, a casa teve importantes contributos do grande Rafael Bordalo Pinheiro e de Raul Lino, o inventor da Casa Portuguesa. Mas a Casa Roque Gameiro foi, acima de tudo, o ninho e o atelier da chamada Tribo dos Pincéis: todos os cinco filhos de Roque Gameiro foram treinados como artistas e quase todos marcaram a paisagem estética da primeira metade do séc. XX português. Se considerarmos que duas das filhas de Alfredo Roque Gameiro se casam também com artistas relevantes - Leitão de Barros e Martins Barata - e que até hoje a Tribo continua a dar ao mundo artistas, estamos face a um caso raro na História da Arte portuguesa. Luís Cabral, curador de uma exposição sobre a Tribo dos Pincéis e bisneto de Alfredo Roque Gameiro, é o nosso guia nesta Visita à vida, obra e prole do maior nome da aguarela em Portugal.
Data de emissão : 22 de Maio de 2017
International surrealism now Casa Roque Gameiro
INTERNATIONAL SURREALISM NOW
CASA ROQUE GAMEIRO na Amadora
De 30 de Novembro a 25 de Janeiro de 2014.
International Surrealism Now é um projecto do pintor surrealista Santiago Ribeiro, que se tem dedicado à promoção do surrealismo do século XXI, através de exposições pelo mundo.
Começou em Coimbra em 2010, onde Santiago Ribeiro preparou uma grande exposição organizada pela Fundação Bissaya Barreto. Este evento, já esteve em Conímbriga, no 50 º aniversário do Museu Monográfico de Conimbriga (segundo museu mais visitado de Portugal), organizado por Santiago. Esteve em Paris com o apoio da GAPP- Galeria de Arte Portugal Presente e Liba WS, organizado uma vez mais pela Fundação Bissaya Barreto e Santiago Ribeiro, em Madrid como apoio de Yamal Din.
Santiago Ribeiro pediu a parceria do artista plástico Victor Lages, que tem desenvolvido o projecto Utopia de Arte Fantástica, com o propósito de este organizar exposições na região de Lisboa, o que já aconteceu na Casa da Cultura de Setúbal, no cento de Lisboa na Galeria da Caixa de Crédito Agrícola, também na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva na Ericeira e na Fellini Gallery em Berlim, com Surrealismo Português do Século XXI e agora na Casa Roque Gameiro na Amadora.
A International Surrealism Now conta com artistas de 28 países, Alemanha, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Espanha, EUA, Filipinas, França, Holanda, Indonésia, Inglaterra, Irão, Islândia, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Ucrânia, Vietname.
A exposição é composta com obras de desenho, pintura, fotografia, arte digital e escultura onde participam artistas reconhecidos internacionalmente.
Artistas participantes
Acácio Cainete / Portugal, Ana Neamu / Roménia, Anna Plavinskaya / Rússia, Andrew Baines / Austrália, Brigid Marlin / Inglaterra, Daila Lupo / Itália, Dan Neamu / Roménia, Daniel Hanequand / Canadá, Daniele Gori / Itália, Edgar Invoker / Rússia, Egill Eibsen / Islândia, Erik Heyninck / Belgica, Farhad Jafari / Irão, Firmo Silva / Portugal, Flavio Caporali / Brasil, France Garrido / EUA, Francisco Urbano / Portugal, Gromyko Semper / Filipinas, Héctor Pineda / México, Hélio Cunha / Portugal, Hugues Gillet / França, Isabel Meyrelles / Portugal, Joana Completo / Portugal, João Carvalho / Portugal, Jorge Moreira / Portugal, Keith Wigdor / EUA, Konstantin Shahanov / Rússia, Leo Plaw / Alemanha, Liba WS / França, Ludgero Rolo / Portugal, Luís Athouguia / Portugal, Luís Fernandes / Portugal, Lv Shang / China, Maciej Hoffman / Polónia, Magi Calhoun / EUA, Maria Aristova / Rússia, Martina Hoffman / Alemanha, Mehriban Efendi / Azerbaijão, Naiker Roman / Espanha, Nazareno Stanislau / Brasil, Octavian Florescu / Roménia, Oleg korolev / Rússia, Olga Spiegel / EUA, Otto Rapp / Austria, Paula Rosa / Portugal, Pedro Diaz Cartes / Chile, Rudolf Boelee / Nova Zelândia, Rui Silvares / Portugal, Santiago Ribeiro / Portugal, Sergey Tyukanov / Rússia, Shahla Rosa / EUA, Shoji Tanaka / Japão, Shan Zhulan / China, Sio Shisio / Indonésia, Slavko Krunic / Sérvia, Sônia Mena Barreto / Brasil, Steve Smith / EUA, Svetlana Kislyachenko / Ucrânia, Ton Haring / Holanda, Victor Lages / Portugal, Vu Huyen Thuong / Vietname, Yamal Din / Espanha, Yuri Tsvetaev / Rússia, Zoran Velimanovic / Sérvia.
Casa Roque Gameiro
Foi construída na Amadora, entre 1898 e 1901, esta vivenda foi edificada para habitação do pintor aguarelista Alfredo Roque Gameiro e de sua família. Encontra-se actualmente aberta ao público e podem ser visitadas algumas das salas decoradas com azulejos de Bordalo Pinheiro, bem como exposições temporárias e ainda dispõe de uma biblioteca.
A Casa Roque Gameiro é uma das mais notáveis referências do património histórico e cultural do Concelho da Amadora.
A exposição pode ser visitada de 3ª a Sábado - 10h00-12h30 e 14h00 - 17h30m,
de 30 de Novembro de 2013 a 25 de Janeiro de 2014.
Casa Roque Gameiro
Praceta 1º de Dezembro, 54 - Venteira
2700-668 Amadora
Telefone: 214 928 054/ 5
Tema livre - Exposição Arcoartis - Casa Roque Gameiro - 2012
Exposição de artes plásticas da Arcoartis Associação de artistas plásticos da Damaia, Tema Livre, realizada na Casa Roque Gameiro na Amadora, entre 15 de Dezembro de 2012 e 19 de Janeiro de 2013.
Artistas participantes:
Alice Olga, Amadeu Escórcio, António Marinho, Fernando Colaço, Gilberto Guerreiro, Isabel Fernandes, Isabel Teles, José Augusto Coelho, Luís branco Fernandes, Luís Fernandes, Luís Videira, Luísa Albino e Victor Lages.
Arcoartis
geral@arcoartis.com
Rua Duarte Pacheco Pereira, 19A
Damaia 2720-212 Amadora
Casa Roque Gameiro
Praceta 1º de Dezembro, n.º2 - Venteira
2700-668 Amadora
telf.:21 436 90 58 - fax.: 214929239
Exposição de Aguarela Artever, Casa Roque Gameiro
Janeiro 2011
santospopulares
Festa de Santos Populares, no dia de Santo António no Bairro da Boba, na Amadora, organizada pelo Centro Cultural Roque Gameiro.
Alfredo Roque Gameiro
Nascido em Minde a 4 de Abril de 1864, o Mestre Roque Gameiro é um dos mais emblemáticos aguarelistas de Portugal.
NAZARÉ CLOSE-UP - #4 Roque Gameiro
“NAZARÉ CLOSE-UP – #4 ROQUE GAMEIRO”
Coletânea de pinturas e desenhos da Nazaré de Alfredo Roque Gameiro, Maria Emília (Màmía) Roque Gameiro Martins Barata e Raquel Roque Gameiro.
Hiperligação:
- Alfredo Roque Gameiro (Minde, mun. Alcanena, 4 de Abril de 1864 — Lisboa, 5 de Agosto de 1935) foi um pintor e desenhador português, especializado na arte da aguarela.
- Raquel Roque Gameiro Ottolini (Lisboa, 1889 — 1970) foi uma pintora portuguesa.
Filha do pintor e aguarelista Alfredo Roque Gameiro e irmã da ilustradora Maria Emília (Màmia) Roque Gameiro, passou a infância e juventude na Amadora, onde viveu com a sua família na atual Casa Roque Gameiro.
- Maria Emília (Màmía) Roque Gameiro Martins Barata
Estudou com Mily Possoz. Pintou aguarela, guache e óleo. Realizou a primeira exposição individual em 1923, tendo também participado na 16ª Exposição da Sociedade de Belas Artes. Ilustrou inúmeros livros infantis e publicações periódicas. Distinguiu-se também como miniaturista, nomeadamente em trabalhos de representação de histologia.
(Fonte: wikipedia.org)
Passagem de modelos
Vídeo da passagem de modelos das alunas do curso de costura do Centro Cultural Roque Gamairo na inauguração da exposição no Centro Multigeracional da Brandos.
Amadora, Portugal
Descubra Portugal maravilhoso com liriosdefogo.com
Amadora é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito e área metropolitana de Lisboa. É sede de um dos mais pequenos municípios de Portugal, 175 136 habitantes, sendo o mais densamente povoado e está divido em seis freguesias. A nível de património arquitetónico destaca-se a Capela de Nossa Senhora da Lapa, o Chafariz da Porcalhota, o Aqueduto das Águas Livres, a Quinta do Assentista, a Quinta do Outeiro, a Necrópole de Carenque. A Casa Museu de Roque Gameiro é outra referência cultural do concelho que requer uma visita por quem la passa.
Também existe no concelho várias estações arqueológicas que remontam ao Paleolítico. Do período Neolítico salientam-se as Grutas do Casal de Vila Chá. Vale a pena visitar estes monumentos e desfrutar de passeio pela cidade. No que diz respeito á gastronomia, o prato típico desta região é o Coelho à Pedro Porcalhota, uma iguaria com cerca de uma centena de anos que continua a fazer as delícias de quem visita esta cidade.
As Festas da Cidade para comemoração do aniversário do município realizam-se de 11, onde se destaca o artesanato, a tapeçaria, as rendas, a azulejaria, os vitrais, as bijutarias, a cerâmica, a olaria, a cestaria, as máscaras, as miniaturas e os brinquedos em madeira.
Amadora é a quinta cidade mais populosa do país.
Vale apena viver em Amadora!
Venha descobrir o seu imóvel de sonho em liriosdefogo.com
EB 2/3 Roque Gameiro organiza Atletismo de Pista nos Jogos Juvenis Escolares
Esta foi mais uma etapa da vigésima oitava edição dos Jogos Juvenis Escolares da Amadora. Veja aqui a reportagem.
Jogo Regional 2018 AEA x Roque Gameiro
FINAL 02 Escola Intercultural da Amadora c LETTERING c MOSCA
Vídeo Escola Intercultural
22º AmadoraBD 2011
A Grande Festa da BD em Portugal abre as portas no dia 21 de Outubro. Este ano, o Amadora BD terá exposições no Forum Luís de Camões, Centro Nacional de BD e Imagem, Recreios da Amadora, Casa Roque Gameiro, Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, Museu Municipal de Arqueologia e Escola Superior de Teatro e Cinema.
Mais informação: amadorabd.com
Video: GBNT
Promoting BMX at ESCOLA Lisboa, Portugal
Great experience coming to share my passion for BMX at Escola Roque Gameiro
Sometimes is not about been fast, is about sharing and loving what you do!!
MOLHA DA ESCOLA
Isto foi numa terça feira, num dia de calor, muito calor :)
Lisboa vista por nós e por Roque Gameiro
Fotomontagem
A Cerâmica de Bordalo Pinheiro preenche Casa Roque Gameiro
Este espaço da cidade recebe a cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro, um dos mais importantes artistas da cultura portuguesa.
T3 Amadora Reboleirav Remodelado
Apartamento totalmente remodelado, pronto a habitar! Excelente localização - ao lado da EB2/3 Roque Gameiro - em zona muito sossegada com estacionamento Fácil . Este Apartamento de 4 assoalhadas tem uma luminosidade Fantástica! áreas Amplas, 2 roupeiros, gás canalizado, wc com janela, Cozinha equipada com exaustor, placa, forno, esquentador, prédio com dois elevadores.
Casa Museu Padre Belo, na Vila do Crato
Uma casa museu que é dedicada à infância de Cristo, aos presépios e
aos meninos Jesus.
2018 assinalam-se 20 anos que o padre Francisco Rosado Belo doou o seu espólio e a casa à
Santa Casa da Misericórdia do Crato