Casa dos Holons parte 1
Laboratório de Permacultura Urbana, São Paulo, SP, Campo Belo - Coordenação: Instituto 13 Luas- casadosholons.org - Produção: Semearte.bio.br
Vassouras - RJ - Centro histórico e Museu Casa da Hera - VOU DE DRONE
Uma região de natureza rica e exuberante, que além de ser um lugar super charmoso, guarda com ele um esplêndido legado histórico cultural da era cafeeira do Brasil do séc XIX, e que por isso é conhecido como a “Cidade dos Barões”.
Há cerca de 140 km da Capital do estado, encontramos a cidade de VASSOURAS.
Que, junto a outros 14 municípios, forma o chamado Vale do Café, região que, na década de 1860, foi a responsável pela produção de 75% do café consumido em todo o mundo, tornando o Brasil líder na produção e exportação do produto, gerando riquezas e desenvolvimento para o país
Começamos o passeio pelo centro histórico de Vassouras, que é tão charmoso que todo ele é tombado pelo Patrimônio Histórico.
Caminhar por aqui, observando os prédios super bem preservados da sede da Prefeitura, do Paço Municipal e todo seu conjunto arquitetônico já é um passeio e tanto.
Os prédios ficam na Praça Barão de Campo Belo.
Belíssima, preservada e emoldurada por uma série de palmeiras imperiais e um chafariz icônico que já abasteceu a Vila de Vassouras, na era cafeeira.
A praça foi construída a mando de um barão de mesmo nome “Campo Belo”, entre 1835 e 1857.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição completa o incrível e fotogênico cenário da praça.
A antiga estação ferroviária de Vassouras foi inaugurada em 1875 e ganhou a forma atual em 1914. Deste ano até 1970 foi um importante ponto de acesso dos barões que iam ou vinham da capital.
Atualmente, no local, funciona o Centro de Atendimento ao Turista e o Memorial do Trem, que conta com algumas peças dos trens e equipamentos usados pelos ferroviários, além de fotografias antigas em exposição.
Devido ao grande crescimento econômico da região na época, os cafeicultores construíram fazendas grandiosas e de extrema beleza que podem ser visitadas.
Alguns dos casarões da cidade foram preservados, como é o caso dessa residência, que virou museu e que registra através, da memória da família Teixeira Leite, a prosperidade econômica trazida pelo café.
O casarão conta, através de uma visita guiada, a história do cotidiano de Joaquim José Teixeira Leite um rico comissário do café, que era um intermediário entre os produtores e os exportadores do grão.
Na visita, conhecemos também de sua família, com ênfase em uma de suas filhas, Eufrásia Teixeira Leite, uma mulher a frente do seu tempo.
Foi da vontade de Eufrásia preservar a casa, que foi doada após a sua morte, para que a memória da família não fosse esquecida.
A Casa, situada há cerca de 300 metros da Praça que acabamos de mostrar, tem sua data de construção anterior a 1836, ano em que foi editada uma planta da vila de Vassouras, na qual a residência já aparecia... Fez a conta? São mais de 180 anos
Originalmente, as paredes externas da Casa da Hera eram caiadas em branco. Foi o caseiro Manuel da Silva Rebelo, que a guardava enquanto Eufrásia Teixeira Leite vivia em Paris, quem plantou a hera, que cobriu suas paredes externas e que lhe dá um aspecto peculiar, além do nome atual.
O Museu funciona de terça a domingo, com visitas guiadas a cada 15 minutos, em grupos máximos de 10 pessoas... e o melhor, são gratuitas.
Fizemos a visita guiada e garanto que vale muito a pena conhecer por dentro, um pouco da vida dos barões do Café através daquilo que a casa preserva. Como mobiliário, louças decoradas a ouro, papéis de parede trazidos da França, quadros, vestuário, utensílios domésticos... é muita coisa interessante... como, por exemplo, o jardim de inverno. As roseiras que vemos alí são da época da habitação da casa e, vejam só, florescem até hoje...
Esta é a vúnica residência da região que mantém o mesmo mobiliário e tratamento original de seu interior desde o século XIX. É incrível.
Se quer saber como foi, assiste esse vídeo. Tenho certeza que você vai gostar.
Não esqueça de deixar um LIKE, comentar, compartilhar e se inscrever, pois esse é o combustível que vai levar o VOU DE DRONE para cada vez mais longe para trazer imagens, histórias e informações tão legais quanto as desse vídeo mais vezes.
Desde já, te agradeço
Renato Freitas
recafrei@gmail.com
facebook.com/voudedronenoface
instagram.com/voudedronenoinsta
--
PARCEIROS DO CANAL:
-- Canal RTH DRONE:
youtube.com/rthdrone
-- RJ DRONES BRASIL
Tel: (21) 3420-1956
WhatsApp: (21) 97260-9047
Site: rjdronesbrasil.com.br
Manutenção, Serviços de Imagens aéreas e Treinamentos.
--
--
CRÉDITO PARA AS MÚSICAS DE FUNDO:
Brandenburg Concerto No4-1 BWV1049 - Classical Whimsical de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (
Origem:
Artista:
Família é amarrada por assaltantes dentro de casa no Jd. Campo Belo. 15-12-15
Museu Casa da Hera
O Conhecendo Museus desta semana apresenta o Museu Casa da Hera, que fica na cidade de Vassouras (RJ). A câmera do programa passeia pelo melhor exemplo de habitação urbana de uma rica família, durante o apogeu das plantações de café no vale do Paraíba do Sul.
Também conhecido como Chácara da Hera, o museu é a única residência da região que mantém o mesmo mobiliário e tratamento original de seu interior. A casa e seu patrimônio são testemunhas da riqueza gerada pelo café e constituem uma importante referência histórico-cultural não só de Vassouras, mas de todo o Brasil.
São 33.000 m² de área verde com imponentes palmeiras imperiais. A casa possui 62 janelas com vidraças em guilhotina e 22 cômodos distribuídos entre área social e estar, íntima e de serviço. Os ambientes sociais são os mais ricos e decorados, destacando-se o papel de parede de origem francesa.
Além do mobiliário, com quadros e objetos de uso doméstico originais, seu acervo inclui ainda uma coleção de trajes de origem francesa, considerada das mais importantes do Brasil. Já a biblioteca possui cerca de 1.000 volumes e 3.000 periódicos do século XIX. Há ainda um piano Henri Herz, raro exemplar do século XIX.
No olhar da câmera foi possível registrar também as atividades do setor educativo do museu como, por exemplo, o projeto Ecoclube, que amplia o contato das crianças com a natureza. Este é especialmente destinado a alunos das séries iniciais do ensino fundamental, que têm a oportunidade de vivenciar, na Chácara, atividades diversas voltadas à educação ambiental para um futuro sustentável.
O imóvel pertenceu a Joaquim Teixeira Leite (1812-1872), um dos mais importantes comissários de café da região, e filho do Barão de Itambé. A chácara passou a ser propriedade dos Teixeira Leite por volta de 1840, quando Joaquim o comprou, pouco antes de se casar com Ana Esméria Correia e Castro Pontes França, filha do Barão de Campo Belo. Por anos, o local foi cenário de festas e saraus que recebiam homens e mulheres ilustres da época.
SUCESSO NO 1 DANCE TELÊMACO LOTA A CASA DA CULTURA
Esther aos 9 anos em 2004- Tormento d`amore- Esther, 9 years old in 2004
Aos 9 anos de idade sem nenhum estudo ou técnica musical e muito nervosa pelo número de pessoas que estavam presentes, a pequena cantora lírica Esther Naves nos mostrou seu talento e potencial no seu recital na Casa da Cultura de Campo Belo-MG em 2004.
When she was only 9 years old, with neither musical studies nor tecnique at all,and very nervous because of the number of people at the event, the little soprano singer Esther Naves showed us her talent and potencial at her recital at Casa da Cultura in Campo Belo-MG-Brazil in 2004.
Procurando TESOUROS na fazenda com um Detector de Metais PROFISSIONAL !!
((((( ATENÇÃO))))
CONTATO!
Casa dos Holons parte 4
Laboratório de Permacultura Urbana, São Paulo, SP, Campo Belo - Coordenação: Instituto 13 Luas- casadosholons.org - Produção: Semearte.bio.br
Casas populares | Minha casa minha vida | Coronel Fabriciano MG.
Bem vindo ao canal TV CULTURA E TURISMO.
Inscreva-se no canal
Caso queira enviar uma mensagem, segue número do Whatsapp canal TV CULTURA E TURISMO.
(31) 98633-5400
Fazendo uma filmagem das novas casas populares, minha casa minha vida.
Casa da Cultura Pontal SP
MARABÁ EM AÇÃO: REINAUGURAÇÃO CASA DA CULTURA DE MARABÁ
Compro moedas das olimpíadas ( Pago 30 Reais em cada moeda)
ATENÇÃO!
Vídeo Informativo!
Visite o Canal cultura orgânica:
Visite o Canal Cultura Evangélica:
Compramos e avaliamos cédulas e moedas:
Vendemos Alianças de moedas antigas:
Nosso Contato:
WhatsApp : 31975686898
OBS. Só áudios ou mensagens
Nosso facebook
Numismática
A numismática é uma ciência voltada para o estudo de moedas e medalhas. Esta ciência começou a se desenvolver, primeiramente na Europa, no século XIX.
Importância
A numismática é muito importante no auxílio da História, pois fornece dados culturais e econômicos importantes sobre uma determinada época.
O numismata e seu trabalho
O profissional que atua nesta área do conhecimento é chamado de numismata. O trabalho deste profissional envolve um estudo aprofundado das moedas e medalhas, como, por exemplo, identificação de materiais utilizados, símbolos, valores monetários, circulação, catalogação, etc.
Numismática e colecionismo: uma grande diferença
Numismática não pode ser confundida com colecionismo. Neste último caso, o colecionador, apesar de muitas vezes conhecer bem moedas e medalhas, não encara sua atividade do ponto de vista científico, gerando conhecimentos.
Você sabia?
As moedas mais valiosas para a Numismática são aquelas que, além de serem raras e bem conservadas, podem conter conhecimentos e informações históricas de grande importância.
Associações Numismáticas Brasileiras
Associação Estado Ano de Fundação
Museu de Numismática do Amazonas Amazonas Amazonas 1900
Sociedade Numismática Amazonense 2017
Associação Filatélica e Numismática de Brasília Distrito Federal (Brasil) Distrito Federal 1995
Sociedade Filatélica e Numismática de João Pessoa Paraíba João Pessoa 1982
Sociedade Numismática de Rondonópolis Mato Grosso Mato Grosso 2018
Associação Mineira de Numismática Minas Gerais Minas Gerais 2018
Sociedade Numismática Santarém Pará Pará 2018
Sociedade Numismática Paranaense Paraná Paraná 1991
Associação Numismática e Coleções do Paraná 2014
Clube Filatélico e Numismático de Taquara Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul 1954
Sociedade Gaúcha de Numismática 1995
Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina Santa Catarina Santa Catarina 1938
Organização Numismática de Joinville 2014
Sociedade Numismática Brasileira São Paulo São Paulo 1924
Museu Herculano Pires 2000
Fonte:
DECORAÇÃO BEM BRASILEIRA EM OLINDA - PERNAMBUCO
Esta casa histórica no centro antigo de Olinda, em Pernambuco, tem as cores do Brasil na decoração e na alma.
Cibele e Leo são mineiros e amigos de longa data. Juntos, compraram e deram vida exuberante a uma típica “Casa de Olinda”. Um lugar único e encantador que parece te receber com os braços abertos, ao som de música boa, comida inesquecível, paisagem tocante e uma infinidade de arte brasileira espalhada por todos os cantinhos da casa. Leo Santana é escultor e seu ateliê fica na parte de baixo. Cibele é produtora cultural e na parte de cima ficam os quartos onde recebem hóspedes de várias partes do mundo. Na parte do meio? Bem…ali é sempre vida e celebração! (casadeolinda.com.br)
Sorrisos! O que pode te fazer sentir mais em casa do que abraços e sorrisos?
Cibele e Leo são dois amigos que entendem de casa decorada com alma. O vídeo mostra um misto entre lar, ateliê e hospedagem. E tudo isso no centro histórico de Olinda.
Pelas paredes, objetos do interior do Brasil. A cozinha tem um estilo bem brasileiro, inclusive com obras o Leo, que é escultor. A série de galos, em cima de um armário, são chapéus usados no Galo da Madrugada.
A sala espaçosa tem móveis de cores bem marcantes. Quem senta ali fica de frente para uma grande varanda, com vista para o mar.
Não tem como deixar de falar do café da manhã completo que eles preparam para os hóspedes. É feito com tanto carinho que os viajantes se sentem em casa.
Cibele e Leo provam que a decoração é sim reflexo da vida de quem mora.
Assine a newsletter para ficar em contato comigo!
Casa de Cultura - Retrospectiva
Compramos moedas antigas Whatzzap 31975686898
Facebook
WhatsApp
+553175686898 ((((( ATENÇÃO))))
VISITE OS NOSSOS CANAIS
VISITE O NOSSO FACEBOOK
NOSSO EMAIL
jocimardeoliveira@yahoo.com.br
Nosso WhatszzAp
+5531975686898
As Benzedeiras de Minas
Documentário produzido com o apoio do Edital de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos sobre o Patrimônio Cultural Imaterial (Etnodoc). Através de depoimentos, três reconhecidas benzedeiras católicas do Estado de Minas Gerais dão uma visão de sua história e práticas, expondo e revelando uma tradição de medicina popular cuja existência e eficácia tende a desaparecer no processo de urbanização e desenraizamento de valores culturais e religiosos tradicionais.
Ficha técnica
Ano: 2007
Direção: Andre Tonacci
Roteiro: Márcio Sgreccia
Produção: Daniel Tonacci
Duração: 26 minutos
Apoio: Iphan/CNFCP
CONHECI O MELHOR DESENHO DO MUNDO !!! ( PJ MASKS )
CONHECI O MELHOR DESENHO DO MUNDO !!! ( PJ MASKS )
LIVRÃO DO LUCCAS NETO JÁ DISPONÍVEL NAS MAIORES LIVRARIAS DO BRASIL!! OU COMPRE PELOS SITES:
SARAIVA -
LIVRARIA CULTURA -
TRAVESSA -
AMERICANAS -
AMAZON -
LIVRARIAS CURITIVA -
FNAC -
Redes sociais:
INSTAGRAM: LuccasNetoBR -
FACEBOOK: LuccasNetoReal -
CONHECI O MELHOR DESENHO DO MUNDO !!! ( PJ MASKS )
ATENÇÃO: O conteúdo não faz parte de nenhum tipo de conteúdo publicitário. Todo o material produzido nesse vídeo é para o entretenimento dos fãs.
Espero que curtam! Todo mundo usando a imaginação e a criatividade para viver um mundo de magia e fantasia!
Todos os menores de idade que participam deste vídeo são acompanhados de seus representantes legais, no set de filmagem, durante a gravação. Caso o representante legal não seja o próprio pai, terá sido indicado formalmente, por contrato, pelos pais ou responsáveis para representá-los nas gravações.
Atenção: Giovana Alparone é uma atriz contratada, com direitos de imagem reservados à sua agência.
Centro cultural Cazuza História e Música Vassouras rj
O que fazer em Vassouras RJ Banda Barão Vermelho história de Vassouras RJ praça Barão do campo belo Turismo em Vassouras rj
Casarões e Antigas Fazendas do Tempo do Brasil Império (2)
NOMES DOS CASARÕES E FAZENDAS Obs: Os nomes e datas das Fazendas, podem não ser precisas (fonte google)
00:08 Fazenda Catadupa, São José do Barreiro - SP, construída em 1837
00:13 Fazenda Confiança - Pinheiral RJ, data desconhecida
00:18 Fazenda da Barra - São José do Barreiro SP, construída em 1850
00:24 Fazenda Degredo - Volta Grande MG, data desconhecida
00:29 Fazenda Deus Esteja - Além Paraíba MG, séc. XlX
00:34 Fazenda do Continente - Juiz de Fora (MG)
00:39 Fazenda Fortaleza - Além Paraíba MG, data desconhecida
00:45 Fazenda Conde do Pinhal - São Carlos, construída a partir de 1831
00:50 Fazenda Loanda - Rio das Flores RJ, séc. XlX
00:55 Fazenda Monte Alegre - Além Paraíba MG, casarão de 1888
01:00 Fazenda Nova, Mococa (SP), por volta de 1840
01:06 Fazenda Pontal, do século XIX
01:11 Fazenda Ribeirão Claro - Barra Mansa RJ, início do éc. XlX
01:16 Fazenda Ribeirão Frio - Barra do Piraí RJ, séc. XlX
01:22 Fazenda Sant'Anna - Santa Madalena RJ, 2ª metade do séc. XlX
01:26 Fazenda Santa Cecília -- Carmo do Paranaíba MG, final do séc. XVlll
01:31 Fazenda Santa Justa - Rio das Flores RJ, fundada em 1820
01:37 Fazenda Santa Maria do Rio Grande -Trajano de Morais RJ, século XIX
01:42 Fazenda Santa Mônica - Valença RJ, 2ª década do séc. XlX
01:47 Fazenda Santa Rosa - Rio das flores RJ, séc. XlX
01:52 Fazenda Santa Thereza - Volta Redonda RJ, séc. XlX
01:57 Fazenda Santana, Lagoinha - SP, provavelmente início séc. XlX
02:02 Fazenda São João - Além Paraíba MG, provavelmente início séc. XlX
02:07 Fazenda São Manoel - São Sebastião do Alto RJ, séc. XlX
02:12 Fazenda Sossego - Rio das Flores RJ, séc. XlX
02:18 Fazenda Vista Alegre- Valença RJ, séc. XlX
02:22 Fazenda São Manoel - Quissamã RJ, fim do século XIX
02:27 Fazenda Santa Rosa - Valença RJ, fundada início do séc. XlX.
02:33 Santa Eufrásia -- Vassoura RJ, Construída por volta de 1830
02:38 Fazenda Campos Elíseos - Rio das Flores RJ, provavelmente início séc. XlX
02:42 Fazenda da Barra - Delfim Moreira MG, final do séc. XVlll
02:48 Fazenda Formiga - Bananal SP, final do séc. XVlll
02:53 Fazenda Guaritá - Rio das Flores RJ, década de 1860
02:58 Fazenda Santa Fausta - Lins (SP), década de 1930.
03:03 Fazenda Sta Rita - Milagre MG, data 1897
03:07 Fazenda São Lourenço - Três Rios, séc. XlX
03:11 Fazenda do Castelo-município de Guaçuí (ES), séc. XlX
03:15 Fazenda do Engenho Grande dos Cataguases, MG, séc.XlX
03:19 Fazenda do Salto - Engenheiro Paulo de Frontin RJ, séc. XIX
03:21 Fazenda Liberdade - Mirama RJ, séc. XlX
03:25 Fazenda Monte Alegre - Barra do Piraí RJ, séc. XlX
03:30 Fazenda Boa Esperança, - Belo Vale MG, Século XVIII -- XIX
03:35 FACHADA DO CASARÃO DA FAZENDA FLORESTA EM BELO HORIZONTE (MG)
Push Me de Twin Musicom está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (
Artista:
SANTOS E PROFANOS - DECOR EM OLINDA REVELA CONTRASTES
Foi uma grande surpresa quando o Carlos Trevi me abriu as portas de sua casa no Centro Histórico de Olinda. A princípio, uma fachada preservada e tradicional, nunca revelaria o interior surpreendente. A decoração da casa valoriza todas as facetas do morador.
Carlos trabalha em um grande Centro Cultural e com isso mantém uma relação muito próxima com artistas e artesãos promissores e talentosos.
Um dos aprendizados e impactos mais importantes nesta visita que fiz ao Carlos Trevi em Olinda foi perceber como ele incentiva e motiva a arte de quem precisa ser enxergado como verdadeiro artista.
Ali naquela casa pude ver obras de artistas novos e consagrados assim como uma infinidade de obras feitas pelo interior do Brasil em vilarejos tão simples e tão ricos da verdadeira essência brasileira.
Visitar esta casa foi mais que conhecer a sua forma de decorar, mas ver como sua forma de viver pode incentivar tantas outras vidas de artistas.
Ele tem uma coleção enorme de Santos São Sebastião e ao mesmo tempo contrasta muito bem as imagens religiosas com o profano da vida real. Valer a pena assistir ao vídeo.
Veja o site completo:
Cadastre-se na lista Life by Lufe: