Série Cultura: Conheça a Casa da Cultura de Uberlândia
Reportagem de Gabriel Guimarães com imagens de Romens Almeida para o Jornal da Vitoriosa e Portal Uipi de 06/08/2013
Casa Brasil Uberlândia - Matéria da TV Record sobre o 1ºSarau Cultural Casa Brasil
Matéria da TV Record sobre o 1ºSarau Cultural Casa Brasil, onde num unico evento tivemos dança, musica, artesanato, videos, Poesia. Este evento foi a 1º Realização da nova equipe Casa Brasil Uberlândia, que tem como coordenador Junior Garcia..
MANHÃ TOTAL - Novas exposições abertas na Casa da Cultura em Uberlândia
Em Uberlândia, duas exposições foram abertas na última sexta-feira.
MANHÃ TOTAL - “Casa da Cultura” de Uberlândia será restaurada
Casa Brasil Uberlândia - Matéria da TV GLOBO sobre o 1ºSarau Cultural Casa Brasil
Matéria da TV GLOBO sobre o 1ºSarau Cultural Casa Brasil
Prefeitura anuncia reforma na Casa da Cultura de Uberlândia
Reportagem - Anderson Magrão
Imagens - Rafael Crosara
Data: 25/07/2018
Conexão Vitoriosa
MANHÃ TOTAL - Antigo Fórum de Uberlândia será espaço cultural
Imagens do Brasil - Uberlândia - Minas Gerais
Uberlândia é um município da microrregião de Uberlândia, na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no estado de Minas Gerais.
A cidade de Uberlândia foi emancipada de Uberaba no final da década de 1880. Sua denominação atual foi introduzida pela Lei Estadual 1.128, de 19/10/1929. É também a principal e maior cidade do Triângulo Mineiro.
O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Uberlândia também é destaque no turismo, com seus diversos atrativos culturais, naturais e arquitetônicos. Alguns dos principais são o Mercado Municipal, o Parque do Sabiá e o Parque Municipal Victorio Siquierolli.
Topônimo - O primeiro nome que a atual cidade de Uberlândia teve foi São Pedro de Uberabinha, denominação recebida quando elevada a distrito de Uberaba em 21 de maio de 1852. Pela Lei Estadual nº 23, de 14 de março de 1891, passou a denominar-se Uberabinha, mesma data de sua instalação. Pela Lei Estadual nº 1.128, de 19 de outubro de 1929, a cidade passou a chamar-se Uberlândia, denominação que permanece até os tempos atuais. Uberlândia é um termo composto por dois termos de origens diferentes: uber e lândia: Uber provém do latim (fértil); Lândia provém do alemão land (terra).
Origens e pioneirismo - O primeiro homem de origem europeia a pisar na região do atual município de Uberlândia, território até então habitado por índios caiapós e bororós[carece de fontes], foi o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, em 1632. A região, então pertencente à Capitania de São Vicente, passou a pertencer à Capitania de Minas Gerais e São Paulo por Carta Régia de 3 de novembro de 1709. João Pereira da Rocha (1818), após o desbravamento da região pelos bandeirantes, fixou-se pela região, demarcando área próxima à Aldeia de Santana (atual Indianópolis). Ali, ele instalou a sede da sesmaria, que denominou Fazenda São Francisco, dando origem ao município. Demarcou, ainda, a Fazenda Letreiro e a do Salto e deu o nome de Ribeirão São Pedro a um curso d'água encontrado.
Formação administrativa e política - Através do Decreto nº 51, de 7 de junho de 1888, as freguesias de Santa Maria e São Pedro de Uberabinha foram elevadas à categoria de vila. Dois meses mais tarde, em 31 de agosto daquele ano, foi criado o município de São Pedro de Uberabinha, atual Uberlândia, emancipando-se de Uberaba, pela Lei Provincial nº 4.643. Ao longo dos anos, houve várias alterações na subdivisão distrital. Em 14 de março de 1891, foi instalada a Vila de São Pedro de Uberabinha, além de ocorrer a posse do 1º Conselho da Intendência Municipal. A criação da Comarca de São Pedro de Uberabinha ocorreu pela Lei Onze, de 13 de novembro daquele ano. Em 21 de dezembro, instalou-se o Foro Civil do Termo Judiciário de Uberabinha, Comarca de Araguari.
Em 7 de março de 1892, aconteceu a posse da primeira Câmara Municipal de São Pedro de Uberabinha, sendo agente executivo Augusto César Ferreira e Souza.
Desenvolvimento econômico e social - Após a emancipação de Uberlândia, houve um grande crescimento da área urbana da cidade. Em 1897, foi instalada a primeira escola secundária do município: o Colégio Uberabinhense. Em 7 de janeiro daquele mesmo ano teve início a circulação da folha A Reforma, o primeiro Jornal da cidade, sendo seu fundador e diretor proprietário o professor João Luiz da Silva. No início do século XX, a cidade já possuía uma diversificação nos ramos industriais, tais como: fábrica de cerveja, sapataria, fábrica de cigarros, ferreiro, marceneiro, selaria, etc. Além dessas indústrias não muito complexas, cuja produção se caracterizava pela fabricação de utensílios domésticos, materiais para construção civil, ferramentas agrícolas, aparatos para montaria etc., existia a indústria agropastoril, que, apesar de rudimentar, foi regulamentada pelo Código de Posturas. A indústria pastoril movimentava-se em torno da criação do gado bovino para consumo interno e criação de suínos para o consumo e exportação para outros municípios e estados.
História recente - Com o desenvolvimento demográfico da cidade, houve necessidade de investir na infraestrutura municipal e na área da cultura. Ao longo de todo o século XX, foram criados cerca de dez cinemas em Uberlândia. Ainda foram inauguradas diversas casas de diversão, os teatros e a Casa da Cultura, que é uma instituição que abriga acervos culturais do município, inaugurada em 2008. Sua sede está situada em um prédio que foi construído entre 1922 e 1924 com a meta de se tornar residência de Eduardo Marquez, intendente municipal entre 1923 a 1926.
Fonte para o texto: Wikipedia.
Mais informações sobre cidades brasileiras, suas atrações turísticas, culturais e de lazer podem ser encontradas no endereço . Visite!
Fazenda em Uberlândia - 11,23 alqueires - Estrutura de primeira para pecuária leiteira
Fazenda no município de Uberlândia – MG
Área: 11,26 alqueires / 54,53 hectares
Distante 12 km da BR-365
Terras de cerrado e cultura, com topografia plana e ligeiro declive.
Benfeitorias: casa sede muito grande com 3 suítes, varandas nas 4 laterais, mais 3 casas de funcionários.
Curral e cocheira, sala de ordenha com 6 conjuntos, tanquinho resfriador com capacidade de 3.000 litros, silo para ração, transformador 37 kwa;
Possui 2 barracões montados para sistema Compost Barn, um com capacidade de 72 vacas, e outro 44 vacas
Além disso,barracão para maquinário, barracão para insumos, casa de ferramentas, oficina.
Bezerreios montados e funcionando.
Dois conjuntos de piquetes de capim Mombaça e brachiarão
Silagem de milho estocada.
Rica em água: possui 3 represas, córrego e poço artesiano.
Na negociação entra todos os móveis da casa.
Também fazem parte da negociação: 02 tratores com implementos: churumeira, grade, plantadeira, adubadeira, virador de cama, vagão misturador, tratador.
Obs.: caso o comprador se interesse, os animais podem ser negociados à parte.
Atualmente a propriedade produz 1.800 litros de leite por dia.
Valor: R$ 3.500.000,00 – Aceita casa em condomínio fechado em Uberlândia como parte de pagamento.
Mais informações com corretor Elias (34)99671-8400
Clique e converse diretamente via WhatsApp:
* Valores e condições sujeitos à alteração pelo proprietário sem prévio aviso.
** AUTORIZAÇÃO DE VENDA COM EXCLUSIVIDADE
Homenagem a Chico Santana - Casa da Cultura. Uberlândia, MG
Homenagem ao nosso grande mestre portelense Francisco Felisberto Santana, mais conhecido como Chico Santana, nascido em 22/09/1911 e teve seu pranto de poeta cantado em 26/03/1988.
Esta homenagem foi feita na Casa da Cultura, em Uberlândia, Minas Gerais, no dia 17/09/2010, por uma rapaziada amiga da cidade de Uberlândia que está sempre se unindo para relembrar os velhos tempos do samba, quando a coisa era feita na simplicidade, o que tornava a poesia pura e a melodia magistral, que toca nossos corações e até nos faz chorar.
Salve a Lava!
Fabrício CaetanO.
Homenagem a Chico Santana 2 - Casa da Cultura. Uberlândia, MG.
Homenagem ao nosso grande mestre portelense Francisco Felisberto Santana, mais conhecido como Chico Santana, nascido em 22/09/1911 e teve seu pranto de poeta cantado em 26/03/1988.
Esta homenagem foi feita na Casa da Cultura, em Uberlândia, Minas Gerais, no dia 17/09/2010, por uma rapaziada amiga da cidade de Uberlândia que está sempre se unindo para relembrar os velhos tempos do samba, quando a coisa era feita na simplicidade, o que tornava a poesia pura e a melodia magistral, que toca nossos corações e até nos faz chorar.
Salve a Lava!
Fabrício CaetanO.
Série Cultura: Conheça a Oficina Cultural de Uberlândia
Reportagem de Gabriel Guimarães com imagens de Romens Almeida para o Jornal da Vitoriosa e Portal Uipi de 07/08/2013
OS FEDERAIS DO BRASIL E EXPLOSAO DO FORRO UBERLÂNDIA MG
OS FEDERAIS DO BRASIL E EXPLOSÃO DO FORRO UBERLÂNDIA MG
Uberlandia, Brazil
Cooney World Adventure visits Uberlandia, Brazil
Chegada do Papai Noel e Revirada Cultural foram as atrações deste domingo no Parque da Juventude
No último domingo (02), o Papai Noel foi recebido por milhares de itatibenses no Parque da Juventude. Durante o dia também teve as apresentações, da Revirada Cultural, confira!
Eterno Grupo Musical ao vivo na Casa da Cultura
Gravado em 19/12/12 na Casa da Cultura em Uberlândia.
O ETERNO GRUPO MUSICAL dispõe de músicos com alta qualificação musical, repertório eclético e trilha sonora personalizada para tornar cada evento único e transformar sonhos em realidade.
Especializados em casamentos, eventos corporativos, sociais e festas, o ETERNO GRUPO MUSICAL é sinônimo de qualidade e inovação.
Trabalhando com músicas selecionadas, o grupo possui arranjos instrumentais e vocais originais, fazendo momentos especiais, inesquecíveis.
BALANÇO GERAL - Casa é arrombada em Uberlândia
COISA NOSSA UBERABA - CASA GRANDE E SOBRADINHO - Mudança de vida - Uberaba - MG
CASA DO FOLCLORE –
UBERABA – MINAS GERAIS – BRASIL -
Esta dupla da cidade de Serrana, SP, participou ativamente dos Festivais de Viola programados pela Fundação Cultural de Uberaba na década de 1980. Era uma oportunidade que tinham de buscar um espaço através da divulgação de seu talento através das emissoras de rádios e televisões e de apresentações na Casa do Folclore, em Uberaba, MG.
Este documentário pertence ao acervo da Associação Cultural Casa do Folclore e foi postado em 14-10-2017.
Em Uberlândia, apenas 16 empresas aderiram ao Vale Cultura
Reportagem de com imagens de para o Jornal da Vitoriosa e Portal Uipi de 23/05/14
Nota - O VALE CULTURA TAMBÉM PODERÁ SER USADO PARA PAGAR A MENSALIDADE DE CURSOS DE ARTES, AUDIOVISUAL, DANÇA, CIRCO, FOTOGRAFIA, MÚSICA, LITERATURA OU TEATRO.
JORNAL PARANAÍBA - Prefeitura de Uberlândia anuncia cortes na cultura