CASA DA CULTURA IVAN MARROCOS É REINAUGURADA EM PORTO VELHO/RO
Casa de Cultura Ivan Marrocos falam do papel da imprensa na formação de Rondônia
Casa da Cultura Ivan Marrocos em 25.11.2012【S.RIO】
Em visita à Casa da Cultura Ivan Marrocos encontrei uma agradável exposição que não resisti em registrá-la. Então aí está!
Sáimon Rïver
Porto Velho/RO - Amazônia - BRASIL
2012
【ツ PaSsEiO RïVeR | Casa da Cultura Ivan Marrocos 15.05.2013
Neste feriado de Nossa Senhora Senhora Auxiliadora, Padroeira do Município de Porto Velho, aproveitei para dar uma volta pelo centro da cidade com meu sobrinho João Henrique, e a primeira parada foi a Casa da Cultura Ivan Marrocos.
Na galeria da Casa da Cultura havia uma exposição bem interessante, mas foi no átrio onde encontrei o que chamou minha atenção. Eram caricaturas de personalidades importantes feitas na madeira, mas não eram pintadas e sim esculpidas de forma vazada nas madeiras, simplesmente, impressionante.
Ainda neste passeio levei meu sobrinho ao Parque Madeira-Mamoré, onde pudemos ver o rio Madeira que parece estar secando, quer dizer, está com o nível bem baixo.
Sáimon Rio
Porto Velho/RO - Amazônia - BRASIL
2013
EXPOSIÇÃO MAIO 2014 - Casa de Cultura Ivan Marrocos - em Porto Velho/RO
Exposição é sucesso na Casa de Cultura Ivan Marrocos
Exposição é sucesso na Casa de Cultura Ivan Marrocos
Life In Day 24.07.2010 | Porto Velho - BRASIL 19 (Portuguese BR)
Cidade de Porto Velho, estado de Rondônia - BRASIL.
Um pulo na Casa da Cultura Ivan Marrocos
Vídeo 19.
S.Rïver
2010
Anísio mostra a exposição de Sam Sacramento na Ivan Marrocos
A beleza rondoniense simbolizando todas as nações participantes da Copa do Mundo é tema da exposição fotográfica de Sam Sacramento na Casa de Cultura Ivan Marrocos. Foram 32 ensaios fotográficos e o que torna este trabalho especial é o fato de muitas jovens e mulheres nunca terem subido numa passarela ou fotografado profissionalmente. São mulheres que Sam conseguiu romper a timidez e com sutilidade impor a magia da fotografia profissional. A maquiagem é o foco, pois estampa as bandeiras dos países participantes, uma produção de Silmara Boás Martins, que trabalhou em conjunto com Yanna Farias e Flávio Valença.
Sam Sacramento uniu a paixão pelo futebol a um trabalho fotográfico inovador que durou três meses, incluindo seleção, produção e ensaios.
Nunca é demais falar da diversidade da cultura brasileira. Não foram poucos os estudiosos que, debruçando-se sobre a peculiaridade da cultura brasileira, encontraram na mistura racial a inspiração para grandes obras de arte, pontou.
Sacramento nasceu em Belém do Pará, mas ainda criança mudou-se com a família para Porto Velho, onde mais tarde se tornou o primeiro atleta de Taekwondo a integrar a seleção brasileira em competições internacionais. A paixão pelo esporte o levou a Inglaterra onde morou por 12 anos e descobriu outra paixão: a fotografia.
A experiência adquirida na Europa o inspirou a homenagear a beleza feminina da cidade que adotou como terra natal.
Foi um trabalho gratificante e que cumpre sua finalidade, qual seja, a de deixar marcado esse momento importante que é a Copa do Mundo no Brasil com um ensaio fotográfico com as mulheres lindas dessa terra que tanto amo, finalizou.
(Fonte: Luciana Oliveira)
VIVA PORTO VELHO - HISTORIAS DA NOSSA TERRA - WALTER BARTOLO - 02.05.10.wmv
Life In Day 24.07.2010 | Porto Velho - BRASIL 18 (Portuguese BR)
Cidade de Porto Velho, estado de Rondônia - BRASIL.
Um pulo na Casa da Cultura Ivan Marrocos
Vídeo 18.
S.Rïver
2010
Reforma na Casa de Cultura de Porto Velho
.
#EXPOSIÇÃO de ORQUÍDEAS na Casa de Cultura Ivan Marrocos de 25.09. a 27.09.2014
#EXPOSIÇÃO de ORQUÍDEAS na Casa de Cultura Ivan Marrocos de 25.09. a 27.09.2014 do Orquidário Pai e Filho oriundas do Municipio de Vilhena/RO - Telf. contatos 69 322 7765 e cel. 81321433
SILVIO SANTOS CASA DA CULTURA
Lançamento do livro de minha tia Marise Castiel escrito pela minha prima Sandra Castiel realizado na Casa de Cultura Ivan Marrocos com a presença dos compositores Silvio Santos(Zé Katraca) e Bainha em todo elenco de diretores e brincantes da Escola de Samba Pobres do Caiari.
Inaugurou no final de semana o primeiro orquidário de Porto Velho
【ツ PaSsEiO RïVeR | 03.04.2010
A partir de agora passarei a criar vídeos com os registros dos meus passeios pela cidade de Porto Velho. Esse é o primeiro, e em breve criarei outros.
Neste sábado (03.04.2010) fui ao bairro Olaria com o propósito de fotografar a construção do Centro Político e Administrativo de Rondônia (CPA-RO), só que infelizmente não tinha ninguém competente para me autorizar a subir nos prédios, mas de qualquer maneira pude registrar a parte externa a partir de baixo.
Passei pelo Tribunal de Justiça, obras do Teatro Estadual, o lugar que dizem ser a menor praça do mundo, de onde parti para o mirante do rio Madeira, ocasião em que registrei o pô-do-Sol naquele lugar (lindo). Pra terminar o passei resolvi entrar na Casa da Cultura Ivan Marrocos, de onde me mandei pora casa.
ENGLISH:
From now on I will create videos with the records of my trips around the city of Porto Velho. This is the first, and soon I will create others.
Saturday (03 April 2010) went to the Pottery district in order to photograph the construction of the Center for Political and Administrative Rondônia (RO-CPA), which unfortunately only had no one competent to authorize me to climb on the buildings, but anyway I could register the outside from the bottom.
I went by the Court, the State Theatre Works, the site said to be the smallest square in the world, where I went into the gazebo on the Madeira River, when it booked the Sunset put there (beautiful). To finish I decided to enter the House of Culture Ivan Moroccos, where pora sent me home.
ESPAÑOL:
A partir de ahora en adelante voy a crear videos con las actas de mis viajes por la ciudad de Porto Velho. Esta es la primera, y muy pronto voy a crear otros.
Sábado (03 de abril de 2010) fue al distrito de cerámica con el fin de fotografiar la construcción del Centro de Estudios Políticos y Administrativos Rondônia (RO-CPA), que por desgracia sólo no tenía un competente para autorizar me suba en los edificios, pero de todos modos yo podría registrar el exterior de la parte inferior.
Pasé por la Corte, el State Theatre Works, el sitio dice que es la plaza más pequeña del mundo, donde entró en el mirador sobre el río Madeira, cuando se reservaron el Sunset puso en su lugar (hermoso). Para terminar me decidí a entrar en la Casa de la Cultura Ivan Marrocos, donde pora Me enviaron a casa.
Sáimon Rïver
Porto Velho - BRASIL
2010
【ツ PaSsEiO RïVeR | 14.04.2012
Facebook:
Blog:
Com a minha pretensão inicial de visitar as obras de construção da ponte da BR-319 sobre o rio Madeira prejudicada (a pretenção) por causa da chuva e tempo instável na tarde de 14 de abril de 2012, resolvi me limitar a um passeio no Centro da cidade de Porto Velho.
A primeira parada foi na Casa da Cultura Ivan Marrocos, depois segui até a Praça das Três Caixas d'Água, e de lá parti para o Parque Madeira-Mamoré onde permaneci por um bom tempo. Saindo do parque fui aos Mirantes, encerrando o vídeo no Mirante Dois (Café Madeira).
Saimon River
Porto Velho / RO - Amazon - BRAZIL
2012
10 pontos turisticos mais visitados de Porto Velho
Conheça os 10 pontos turísticos mais visitados de Porto Velho!
*** INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL ***
1 - Praça das Três Caixas D'água
Localizada na parte alta do centro antigo de Porto Velho, a praça das Três Caixas D´agua é um ponto tradicional de eventos na cidade. Também conhecidas como Três Marias, as caixas d'água são um símbolo da história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Foram trazidas dos Estados Unidos e instaladas entre 1910 e 1912. Serviram para abastecer a cidade até 1957.
2 - Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM)
A EFMM é o principal ponto turístico de Porto Velho, devido a sua linda história. Foi a 15ª ferrovia a ser construída no pais, tendo as suas obras sido executadas entre 1907 e 1912. Antigamente a linha estendia por 366 km na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, mas a bastante tempo essa linha não é utilizada.
3 - Mercado Cultural
Inaugurado no dia 15 de maio de 2010, o antigo Mercado Público de Porto Velho, parcialmente destruído na década de 1960, e agora conhecido como Mercado Cultural é palco permanente de toda forma de manifestação da arte e ponto garantido de encontro dos apreciadores da boa música, dança e exposições. O mercado conta com um anfiteatro, praça de alimentação e lojas para vendas de produtos regionais como artesanato, CD’s de artistas locais, livraria e comidas típicas.
4 - Teatro do SESC
Em estrutura semi arena com palco giratório, o Teatro do Sesc sempre apresenta bons espetáculos, seja de música, literatura ou teatro. O ambiente é confortável e tem uma boa acústica.
5 - Capela de Santo Antôni
Em 20 de março de 1728, os padres Jesuítas portugueses João de San Payo e Manuel Fernandes, instalaram na margem direita do Rio Madeira a 1ª Capela construída com achas de madeira, cobertas com folhas de palmeiras. Em 1742 foi atacada e totalmente destruída, incendiada pelos indígenas da nação Mura. Em 08 de abril de 1908 após 166 anos da destruição da CAPELA, foi criada a Paróquia de Santo Antônio. Em 1912 deram início a construção da nova CAPELA, concluindo-a em junho de 1914.
6 - Parque Natural de Porto Velho (Parque Ecológico)
Fica localizado na região Norte de Porto Velho, a 15 km do centro da cidade e conta com cerca de 2.000 hectares de área preservada. Um pequeno Jardim Zoológico exibe e cria animais silvestres da fauna regional recuperados de cativeiros particulares e irregulares. Recebe um grande número de visitantes, especialmente nos fins de semana.
7 - Palácio Getúlio Vargas
Construído em 1949, esse edifício é uma homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas, responsável pela criação do Território Federal do Guaporé, atual estado de Rondônia. Localizado na praça de mesmo nome, onde se encontra o Marco do Centenário da Independência do Brasil, o palácio é a sede do governo estadual. Não é permitida a entrada do público em seu interior.
8 - Memorial Rondon, o Marechal da Paz
Foi inaugurado no dia 10 de dezembro de 2015, em comemoração ao sesquicentenário do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-2015) e ao centenário da Linha Telegráfica Estratégica de Cuiabá a Santo Antônio do Madeira (1915-2015), e é, hoje, o maior acervo sobre Rondon em exposição no País. Rondon é o único brasileiro a dar nome a um Estado, além de ter o seu nome gravado em letras de ouro na Sociedade de Geografia de Nova York, dentre os cinco maiores exploradores do planeta e o que mais se aventurou por terras tropicais.
9 - Casa da Cultura Ivan Marrocos
Nasceu de reivindicações constantes dos artistas plásticos, que não tinham espaços dignos para mostrarem suas obras. Foi criado em 04 de novembro de 1994 então, o Espaço Cultural de Artes Plásticas. Em 23 de outubro de 1995, passou a chamar-se Casa da Cultura Ivan Marrocos, em homenagem a um jornalista homônimo. A partir daí mudou o seu raio de atuação. Anteriormente dedicada apenas às artes plásticas, passou a atuar no grande e complexo universo cultural.
10 - Catedral Sagrado Coração de Jesus
A catedral católica de Porto Velho, apesar de ter tido sua pedra fundamental lançada em 3 de maio de 1917, somente em 1927 teve sua construção definitiva efetivamente iniciada. Monumental obra em estilo clássico colonial, fica localizada em frente ao palácio Tancredo Neves e é patrimônio histórico do Estado de Rondônia.
Conheça nossa Loja: turismoecia.net
#HOMENAGEM ao Dimas da Fonseca na Biblioteca Municipal , seu filho Alexandre cantou O Sole Mio
#HOMENAGEM ao Des. Dimas Ribeiro da Fonseca realizado na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, em Porto Velho na noite desta quinta-feira (18), alusiva as comemorações do Centenário de Porto Velho.
A Academia de Letras de Rondônia (ACLER) e a Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, homenagearam na noite desta quinta-feira o Des. Dimas Ribeiro da Fonseca, com a participação Especial da Banda da 17ª Brigada de Infantaria de Selva sob a regência do Ten. da Paz, e no Auditório com a música instrumental do Sarg. e músico Joelson, alusiva as comemorações do Centenário de Porto Velho.Estiveram presentes as seguintes autoridades: Des. Eurico Montenegro Junior, Des. Daniel Ribeiro Lagos (Corregedor Geral do TJ), Desembargador Roosevelt Queiroz,Chefe da Casa Civil, Marco Antônio Farias representando governador RO. Juiz Francisco Borges (Pres. da Associação do Magistrados de RO), Major Ferraz (representando o General Novaes - Com. 17ª Brigada de Infantaria de Selva), Defensor Público André Villas Boas (Pres. AMDEPRO), Glória Valladares Granjeiro (Bibliotecária ), diretores da Academia de Letras e a família quase inteira, irmãos, filhos, netos, e amigos.
O escritor Abnael Machado de Lima da ACLER apresentou a vida do homenageado e sua contribuição para Porto Velho: advogado (desembargador aposentado) DIMAS RIBEIRO DA FONSECA, poeta, escritor, membro da Academia de Letras de Rondônia, é piauiense, nascido em Guadalupe, hoje submersa pelas água do Rio Parnaíba. Formado em Direito pela Universidade de Minas Gerais, foi procurador Geral de Justiça (MP), presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia e no exercício desta função respondeu interinamente pelo cargo de governador do Estado. É doutor em criminologia, foi professor da Universidade Federal de Rondônia e da Universidade Federal de Brasília. Intelectual de grande capacidade cuja vida foi sempre pautada pela constante procura da justiça nos altos cargos ocupado em sua trajetória como servidor público de alto nível. Ocupa a cadeira número 1 da Academia de Letras, que teve como primeiro ocupante o médico Ary Tupinambá Pena Pinheiro. O acadêmico Dimas tem como patrono sertanista Francisco Meireles. Ostenta, com orgulho os títulos de Cidadão Honorário do Município de Porto Velho e do Estado de Rondônia. Dimas Fonseca publicou, entre outras obras os livros “Discursos & Outras Contravenções Literárias”, “Minha Vida em Quatro Estações”, “Entre o peso da Toga e o Canto da Lira”.
Em seguida o Des. Dimas Ribeiro da Fonseca fez a entrega simbólica dos livros que ajudarão na melhoria do acervo da ACLER e da Biblioteca Francisco Meirelles, após a prof. Ivanilce Figueira da biblioteca apresentou uma poesia de autoria do homenageado, em seguida seu filho Alexandre Fonseca cantou O Sole Mio (Gravada pela primeira vez por Giuseppe Anselmi em 1907, já foi interpretada pelos mais diversos cantores, desde a clássica versão de Luciano Pavarotti).
Como também, o Major Ferraz representando o General Novaes( 17ª Brigada), fez uma entrega de uma lembrança ao homenageado, e, a historiadora Yeda Borzacov em nome da ACLER entregou uma placa em agradecimento. Após encerramento da cerimônia todos participaram de um coquetel na Galeria de Artes da Biblioteca onde prestigiaram a exposição da artista plástica Angela Schilling.
Passeio Turístico - Porto Velho/RO - Pós Alagamento - MotoVlog #2
Baixa da União - Cai N'água
Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Praça Aluízio Ferreira - Colégio Carmela Dutra
Av. Pinheiro Machado - Av. Carlos Gomes
Palácio dos Governadores - Unir Centro - Mercado Cultural
Praça das Três Caixas D'águas - Casa da Cultura Ivan Marrocos.
Motocicleta: Comet 150cc - 12,9 cv
Câmera: Sony Cyber Shot 7.2 Mega Pixels - Máx 640x480p
Microfone: Celular Android l5 4.0 - Format 3GPP
Software de edição: VideoPad