A ARTE BARROCA DE MINAS GERAIS
Pequena amostra da Arte Barroca do estado de Minas Gerais.
Os registros são de minha passagem pelas cidades históricas de São João del Rey, Tiradentes, Mariana, Ouro Preto e Congonhas em abril de 2018.
A música utilizada é de livre acesso, da biblioteca do youtube:
Renaissance Castle - Doug Maxwell & Media Right Production
Barroco é o estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se pelos países católicos da Europa e da América.
Distingue-se pelo esplendor exuberante, contrastes fortes, dramaticidade, realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tensão entre a materialidade e o espiritual.
Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus.
No brasil foi o estilo artístico dominante durante boa parte do período colonial, e como a religião exercia enorme influência no cotidiano de todos, deriva que a vasta maioria do legado barroco brasileiro esteja na arte sacra.
Minas teve a peculiaridade de ser uma área de povoamento mais recente, e pôde-se construir em estéticas mais atualizadas, e com mais liberdade, uma profusão de igrejas novas, sem ter de adaptar ou reformar edificações mais antigas já estabelecidas, o que as torna exemplares no que diz respeito à unidade estilística.
A arte barroca mineira pode ser vista nas áreas urbanas de algumas cidades ao longo da estrada real, em detalhes na arquitetura, em oratórios, capelas particulares, chafarizes, porém, é nas igrejas que elas se destacam.