Casa da Câmara e Cadeia de Mariana
Mariana is the oldest city in the state of Minas Gerais, Brazil. It is a tourist city, founded on July 16, 1696, and retains the characteristics of a baroque city, with its churches, buildings and museums. It was the first capital of Minas Gerais.
Mariana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com cerca de 58 mil habitantes (est. 2015), a economia local depende principalmente do turismo e da extração de minérios.
Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. No século XVIII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português. Tornou-se a primeira capital mineira por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.
Em comparação com outros municípios do estado, Mariana detém uma posição econômica de destaque, sendo que o seu produto interno bruto (PIB) é o maior da microrregião de Ouro Preto e o 10º maior entre os 853 municípios do estado.
A origem da cidade remonta ao final do século XVII. A região em que hoje se encontra o território das Minas Gerais pertencia à Capitania de Itanhaém, porém encontrava-se completamente inexplorado e sem colonização portuguesa. Assim, sob ordens dos Donatários da capitania de Itanhaém, bandeirantes oriundos de Taubaté, primeira cidade do Vale do Paraíba, começaram a explorar o sertão após a Serra da Mantiqueira chegavam à região em busca do ouro. Ainda na segunda metade do Século XVII, fundaram o primeiro núcleo colonial em território das futuras Minas Gerais, a primeira Vila mineira[6], sendo que a designação de Mariana veio mais tarde, em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V. Em 8 de abril de 1711 o governador do Rio de Janeiro Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho criou no arraial do Ribeirão do Carmo, a Vila do Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo, confirmada por Carta Régia de 14 de abril de 1712 com o nome mudado para Vila Real de Nossa Senhora mudará de nome outra vez em 23 de abril de 1745 para Cidade Mariana, homenagem do rei D. João V de Portugal a D. Maria Ana de Áustria sua esposa.
O governador, em cerimônia, escolheu o lugar da praça pública, no seu centro o pelourinho, símbolo da autonomia administrativa recém-adquirida. Nos dias seguintes, os “homens bons”, cheios de dinheiro e mulheres se reuniram para a eleição da Câmara e a nomeação de diferentes oficiais municipais. No caso do Carmo, foi escolhido o arraial que conhecia mais forte crescimento, o arraial de Cima. A descrição da cerimônia estipulava que não somente os habitantes do lugar, mas todos que doravante dependeriam da jurisdição do novo distrito, se encarregariam segundo seus meios da construção da Igreja, da Câmara, da prisão.
Foi desta maneira que a primeira vila criada e posteriormente seria a primeira cidade em Minas. Estavam presentes, segundo o Termo escrito então, as pessoas e moradores principais, assinando o documento (escrito por Manuel Pegado) Antônio de Freitas da Silva, Domingos Fernandes Pinto, José Rebelo Perdigão, Aleonardo Nardi Sizão de Sousa, que também assinava aliás Nardi de Arzão, Manuel Antunes de Lemos, Antônio Correia Ribeiro, Francisco de Campos (antigo chefe emboaba), Feliz de Azevedo Carneiro e Cunha, Pedro Teixeira Sequeira, Rafael da Silva e Sousa, conhecido reinol, José de Campos, Antônio Correia Sardinha, Bartolomeu Fernandes, Manuel Gonçalves Fraga, José de Almeida Naves, Jacinto Barbosa Lopes, Manuel da Silva e Sousa, Bernardo de Chaves Cabral, Manuel Ferreira Vilence, Torquato Teixeira de Carvalho, João Delgado de Camargos, Filipe de Campos, Manuel da Silva Leme, Caetano Moniz da Costa, Jerónimo da Silveira de Azevedo, Sebastião Preto Ferreira, Francisco Ribeiro de Morais, Fernando de Andrade, Jacinto Nogueira Pinto, Antônio Rodrigues de Sousa, Inácio de Sampaio e Almeida, Francisco de Lucena Monte Arroio, Pedro Correia de Godói, Bento Vieira de Sousa e José de Barros e Fonseca.
Mariana faz parte da história do nascimento de Minas, pois foi sua primeira vila, cidade e capital.
Em 2015, Bento Rodrigues, um subdistrito de Santa Rita Durão, que é um dos distritos de Mariana, foi destruído após o rompimento de uma barragem administrada pela empresa Samarco. A onda de detritos de mineração atingiu 18,20 m de altura e matou 20 pessoas. A lama também contaminou o rio Doce.
Casa de Camara e cadeia
O vídeo apresenta casas de câmara e cadeia de diversas regiões do Brasil, explica as funções que então exerciam os vereadores das vilas coloniais.
mariana - igreja de sao francisco e casa de camara e cadeia
Casa de Câmara e Cadeia de Maragojipe
A Casa de Câmara e Cadeia de Maragojipe tem 384 anos de muitas histórias. Personagens como Dom Pedro II e General Pedro Labatut passaram pelo prédio do Recôncavo Baiano. Material produzido pela Casa do Verso e exibido na TVE Bahia.
Casa de Câmara e Cadeia de Ribeirão Preto
Casa de Câmara e Cadeia era a casa municipal, e o primeiro edifício público brasileiro.
Câmeras registram assassinato de empresária na Vila Mariana (SP)
Câmeras instaladas no prédio onde Edna Amaralina da Silveira, de 28 anos, foi assassinada, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, confirmam que o crime, cometido pelo ex-companheiro da vítima, Hugo Alexandre Gabrich, foi premeditado. As imagens mostram que ele chegou ao local duas horas antes do crime e ficou perambulando no interior do edifício antes de disparar quatro vezes contra a vítima. Um amigo de Edna, que estava no apartamento, também foi agredido e corre o risco de perder o movimento das pernas.
História da Casa de Camara, Jury e Cadeia - parte 1
A Historiadora Profª Mirian Ritzel fala no Programa Minha Cidade, da TV NTsul, sobre os primórdios da construção da antiga Casa de Camara, Jury e Cadeia (atual Prédio do Paço Municipal) - também conhecido como velho casarão da rua XV
4 Prédios Históricos de Mariana (que não pude visitar) [Guasca Tur]
Neste vídeo, apresento quatro prédios históricos de Mariana, Minas Gerais, que não pude visitar. No vídeo, registro os motivos. Foram os seguintes prédios:
0:30 Casa do Barão de Pontal
1:09 Museu Arquidiocesano de Arte Sacra
2:35 Centro Cultural SESI Mariana
3:32 Casa de Câmara e Cadeia
Fotos com iPhone 6s e Sony DSC-HX300.
Confira todos os vídeos sobre Mariana
4 Prédios Históricos de Mariana (que não pude visitar)
5 Igrejas Fechadas em Mariana
Casa Setecentista
Centro de Cultura de Mariana
Colégio Providência
Igreja do Carmo
Igreja do Rosário
Igreja São Pedro dos Clérigos
Museu Casa Alphonsus de Guimaraens
Museu da Música de Mariana
Seminário de São José
Restauro da antiga Casa de Camara e Cadeia
Restauração da antiga Casa de Camara e Cadeia em Florianópolis para abrigar o futuro Museu de Florianópolis
Casa de Câmara e Cadeia, em Florianópolis, vira museu
Florianópolis ganha mais um museu com a reforma da Casa de Câmara e Cadeia, um dos principais prédios históricos do entorno da praça 15. A história da construção e as lembranças de moradores que viveram a Ilha de outros tempos são tema da reportagem especial.
Câmara de Mariana comemora 304 anos
Para comemorar os 304 anos de fundação da casa de câmara e cadeia de Mariana houve uma homenagem neste sábado às pessoas que trabalham diariamente por uma cidade melhor.
Antiga Cadeia de Mariana MG
Antiga Cadeia _ Mariana_ MG
Imagens aéreas da antiga Casa da Câmara
Um passeio aéreo sobre as ruínas da antiga Casa da Câmara e Cadeia Pública de Cascavel. Entregue ao abandono, o prédio perdeu parte das paredes do pavimento superior em um desabamento ocorrido no dia 1º de abril de 2017, causando susto, comoção e protestos pelo descaso com a memória histórica do município.
Imagens: Marcílio Quinaher
Maragojipe Casa de Câmara e Cadeia
Uma revelação histórica sobre a Independência do Brasil. Um passeio em um monumento do Recôncavo da Bahia que guarda fatos marcantes do período colonial. Tudo isso você acompanha aqui.
FICHA TÉCNICA
Roteiro, Fotografia Narração e Edição: Antonio Pastori
Fotografia Aristídes Júnior
Iluminação e Som Direto Cid Ramos
Música Ramiro Musotto
Igreja do Carmo, Mariana [Guasca Tur]
Neste vídeo, eu falo sobre minha visita à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, Minas Gerais. Mostro ainda o trecho do ensaio de um aluno de órgão. E a visão panorâmica da Praça Minas Gerais, com a Igreja São Francisco de Assis, o Pelourinho, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a antiga Casa de Câmara e Cadeia.
1:16 Arquitetura e histórico
3:26 Ensaio de órgão na Igreja do Carmo
4:51 Praça Minas Gerais e antiga Casa de Câmara e Cadeia
Fotos com iPhone 6s e Sony DSC-HX300.
Vídeos com iPhone 6s.
Confira todos os vídeos sobre Mariana
4 Prédios Históricos de Mariana (que não pude visitar)
5 Igrejas Fechadas em Mariana
Casa Setecentista
Centro de Cultura de Mariana
Colégio Providência
Igreja do Carmo
Igreja do Rosário
Igreja São Pedro dos Clérigos
Museu Casa Alphonsus de Guimaraens
Museu da Música de Mariana
Seminário de São José
O QUE VER EM MARIANA MG e MINA DA PASSAGEM
➜ Mais dicas e informações na nossa página de Minas Gerais:
Conheça Mariana, uma cidade histórica pertinho de Ouro Preto. Edifícios coloniais, muitas igrejas que aparecem nas novelas da Globo, estradinhas de pedra e cantinhos especiais. Veja também a Maria Fumaça e o trem que vai de Mariana a Ouro Preto.
E visitamos a Mina da Passagem, uma das maiores minas de Minas Gerais
Neste vídeo passamos pelos seguintes lugares de Mariana
1 - Casa da Câmara e Antiga cadeia
2 - Igreja São Francisco de Assis
3 - Igreja Nossa Senhora do Carmo
4 - Lojas no centro da cidade
5 - Catedral da Sé
6 - Maria Fumaça e trem para ouro preto
7 - Mina da Passagem, trenzinho subterrâneo
➜ Increva-se no canal para dicas de viagem!!
_________________________________________________________
Acompanhe as minhas viagens!
➜Blog:
➜Facebook:
➜Twitter:
➜Instagram:
__________________________________________________________
➜ Links para viajar com desconto! :D
Saia do Brasil com internet chip 4g
Reserve seu hotel
Faça seguro viagem com o menor preço
Ganhe 37 USD em hospedagem Airbnb
Conheça todos os serviços do blog
01 Casa de Câmara e Cadeia
Mariana, Minas Gerais, Brazil
This is part of a series of videos:
With a rental car we drove from Rio De Janeiro to discover the mountainous area in the state of Minas Gerais to visit some colonial towns overthere and drive through the natural beauty of the surrounding hillsides. The Brazilian Goldrush took place here at the end of the 8th century. With the exhaustion of the gold mines in the 19th century, the city’s influence declined but many churches, bridges and fountains remain as a testimony to its past prosperity and the exceptional talent of the Baroque sculptor Aleijadinho.
We spend 1 night in Tiradentes in the charming pousada Arraial Velho. Then we spend 2 nights in Ouro Preto in the beautiful and majestic hotel Solar Do Rosario. The 4th night in the area we spend in Congonhas.
Check out all my videos to discover what to do in this beautiful area:
Congonhas, Minas Gerais, Brazil
Mariana, Minas Gerais, Brazil
Mina da Passagem, Minas Gerais, Brazil
Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil
Hotel Solar Do Rosario, Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil
São João del Rei, Minas Gerais, Brazil
Tiradentes, the most charming of the historical cities of Minas Gerais, Brazil
CAMERA GEAR:
GoPro:
Karma Grip:
More videos to come so keep watching to my YouTube channel and subscribe for more updates about new videos about:
- Life on board luxury cruise ships
- Flight trips with our own VL3
- Beautiful destinations in the world and discovering new places and food
- Aviation
Did you click on the notifications bell to receive updates when I launch a new video? If so, thank you!
Rio Antigo - Casa de Câmara e Cadeia (1640-1922) - Rio de Janeiro.
A CASA DE CÂMARA E CADEIA 1640-1922 (Rio de Janeiro)
.......... Logo após a escolha do novo sítio para se erguer a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, no alto do Morro do Castelo, o Governador Mem de Sá mandara nele construir o edifício da Câmara e Cadeia (1567). Apesar do funcionamente da Câmara, o nome de Cadeia Pública sempre prevaleceu para designar essa casa.
.......... Em 1631, deliberou-se a construção da nova Cadeia Pública na Várzea. Em de 1640, finalmente chegou a aprovação do projeto da Casa da Câmara e Cadeia Pública a ser erguida na Várzea. Em 1672, acrescentou-lhe o segundo pavimento, para nele instalar a sala de audiências.
.......... A velha Cadeia, onde esteve preso Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, permaneceu de pé pouco mais de 280 anos, quando foi demolido em 1922, para erguer em seu lugar o edifício da Assembléia Legislativa, conhecido pelo nome de Palácio Tiradentes, uma homenagem a um dos seus mais ilustres presos.
.......... Pesquisa e Vídeo: Cau Barata
O que fazer na histórica Mariana? | CASAL MIL
Chegamos para mais um destino!! Na verdade voltamos, pois já tínhamos conhecido Mariana, bem no início do blog, em novembro de 2016 (exatamente 3 anos antes).
A cidade quase não mudou do que tínhamos visto da primeira vez, apenas o clima triste e cinzento por conta da tragédia da Samarco que amenizou. Mas dizem os moradores quem nem tudo está bem, ainda.
Mas como não viemos para falar disso, vamos falar de passeios!!
Nós passamos o fim de semana todo na cidade, e desta vez deu pra ver a essência e tranquilidade de seu centro histórico.
Ficamos hospedados na Pousada do Chafariz, que fica bem pertinho dos principais pontos turísticos da cidade. É uma pousada simples, mas muito bem estruturada com um quarto silencioso, cama confortável e chuveiro muito bom!
Sobre os passeios, Mariana oferece boas (mas não muitas) opções de bares e restaurantes.
O mesmo podemos dizer dos pontos turísticos.
Nós visitamos a Igreja São Pedro dos Clérigos, uma igreja inacabada, lindíssima e é a única Igreja do Estado onde você pode subir até o topo do campanário.
A vista é surreal! Incrível!!! Vale a visita!
Para entrar você paga uma singela taxa de manutenção de R$2,00.
Fomos também até a Praça Minas Gerais, símbolo do poder em tempos não muito distantes.
Ali o encontro das belíssimas Igreja São Francisco de Assis, Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Casa de Câmara e Cadeia, que, acreditem, descobrimos que hoje também é realizado velórios (coisas de interior).
A Praça Gomes Freire, bem pertinho da Praça Minas Gerais é um encanto. Repleta de árvores, fonte e coreto.
É um ambiente perfeito onde as pessoas passam horas proseando, bebericando uma cerveja e vendo a vida seguir seu caminho.
Para saber dos restaurantes, bares e cafeterias de Mariana, corre no vídeo que tá legal demais!!
Acompanhe nossas viagens por aqui se inscrevendo em nosso canal:
------------------------------------------------------------------------------
Nossas redes sociais:
♦ blog:
♦ instagram:
♦ facebook:
----------------------------------------------------------------------
Contato: contato@casalmil.com.br
------------------------------------------------------------------------------
Direção e Produção: Mateus Baranowski
Imagens: Luiza do Nascimento e Mateus Baranowski
Edição: Mateus Baranowski