Banda Musical Princesa Leopoldina na Casa de Leitura Lya Botelho I
A Banda Musical Princesa Leopoldina apresentou um repertório de temas musicais de filmes infantis, especialmente arranjado para as celebrações do Dia das Crianças, no jardim de entrada da Casa de Leitura Lya Botelho, em Leopoldina (MG).
Na regência, o maestro Paulo Roberto.
Apoio da ENERGISA e Fundação Ormeo Junqueira Botelho
(2ª Temp. / EP. 04): Leopoldina /MG / BRASIL (Parte 2/5: Casa de Leitura Lya Botelho)
DATA DA VIAGEM:
13 a 17 de maio de 2013
AGRADECIMENTOS:
# Lanchonete e Restaurante Serve Bem - (32) 3441.4500
# Plaza Ritson Hotel -
FOTOS DA VIAGEM:
SITE OFICIAL:
FACEBOOK:
YOUTUBE:
__________________
CRÉDITOS DO VÍDEO
ROTEIRO, IMAGENS E EDIÇÃO:
Guilherme Toledo
Banda Musical Princesa Leopoldina na Casa de Leitura Lya Botelho, em Leopoldina (MG)
Levar Cultura, em todas as suas formas, ao público, é um dos compromissos da Casa de Leitura Lya Botelho de Leopoldina (MG).
A música é uma das formas de expressão cultural e artística mais apreciada, compreendida e assimilada pelas pessoas, independente da idade, grau de instrução ou condição sócio-econômica. Portanto, não houve estranhamento algum ao ver-se a receptividade que a apresentação da Banda Musical Princesa Leopoldina teve ao executar um repertório que incluiu os mais famosos temas musicais de filmes infantis, no sábado, dia 13 de outubro de 2012, na Casa de Leitura Lya Botelho.
Sob a regência do maestro Paulo Roberto, 30 integrantes dessa banda fizeram um belo espetáculo, demonstrando sensibilidade, talento e virtuosismo.
Banda Musical Princesa Leopoldina na Casa de Leitura Lya Botelho, Dezembro/2012
Concerto natalino na Casa de Leitura Lya Botelho, em Leopoldina-MG
Exposição POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS na Casa de Leitura Lya Botelho em Leopoldina-MG
A Sala dos Navegadores da exposição POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS - O SÉCULO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES, na Casa de Leitura Lya Botelho, em Leopoldina.
De 8 de agosto a 20 de dezembro de 2016
Patrocínio: ENERGISA
Apoio: FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho
Surpresas de Primavera: Novidades na Casa de Leitura Lya Botelho na estação das flores
A Casa de Leitura Lya Botelho, buscando sempre proporcionar uma experiência estética que também possa servir como estímulo ao aprendizado, prepara-se para inaugurar um novo espaço dentro do seu jardim: trata-se do Orquidário Dora Müller Botelho, um verdadeiro catálogo de parte da nossa flora.
Portanto, aguardem! Dentro de mais alguns dias você terá mais um motivo para vir até a Casa de Leitura Lya Botelho, em Leopoldina (MG).
Casa de Leitura Lya Botelho
Recorded on my Android tablet. - Captured Live on Ustream at with the Ustream Mobile App
Conservatório Lia Salgado na Casa de Leitura Lya Botelho 2
Apresentação dos alunos do Grupo AQUARELA, do Conservatório Estadual Lia Salgado, de Leopoldina, na Casa de Leitura Lya Botelho
Banda Princesa Leopoldina em apresentação no Asilo Santo Antonio, Leopoldina-MG
Banda Princesa Leopoldina, sob a regência do maestro Paulo Roberto, apresenta-se no Asilo Sto. Antonio, em Leopoldina-MG
Música na praça: bem sucedido projeto da Banda Musical Princesa Leopoldina.
Projeto Manhã com Música na Praça, apresentação da Banda Musical Princesa Leopoldina com Apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e Patrocínio da ENERGISA, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Neste domingo, 26 de maio de 2013, a apresentação aconteceu na Praça da Bandeira, em Leopoldina-MG. Um belíssimo espetáculo que agradou em cheio a todos que ali estavam e muito aplaudiram, a cada música, o talento e qualidade técnica dos nossos músicos.
A Banda, comprometida que é com a mais ampla acessibilidade e divulgação da Cultura, oferece aulas GRATUITAS de diversos instrumentos. Obtenha maiores informações à Rua Lucas Augusto, 36 (na Usina Cultural Leopoldina), em Leopoldina-MG
Banda Musical Princesa Leopoldina na inauguração do Orquidário Dora Müller Botelho II
Banda Musical Princesa Leopoldina se apresenta na inauguração do Orquidário Dora Müller Botelho
Centro Cultural Mauro de Almeida em Leopoldina-MG
Eu gostaria de comentar a respeito do destino dado ao antigo prédio do Fórum de Leopoldina. Construção típica dos edifícios públicos das primeiras décadas do século passado, abriga hoje a Secretaria de Cultura do Município, a Biblioteca Pública Municipal, os Memoriais da Cidade e do Esporte, além de uma ampla área de destinada a exposições temporárias.
Conseguir que o destino desse edifício fosse para a Cultura foi um exercício de determinação e paciência que diversos grupos, entre artistas, professores e alunos, desportistas, pessoas de algum modo ligadas à Cultura e à Educação souberam muito bem conduzir. Sensibilizado, o Poder Público houve por bem transformar esse valioso espaço vizinho à Praça Félix Martins num Centro multi-Cultural, preparado para contribuir com diversas demandas e públicos.
O Centro Cultural Mauro de Almeida, a Casa de Leitura Lya Botelho e o Museu Augusto dos Anjos acabaram formando um Corredor Cultural que atravessa o Centro de Leopoldina e possibilita tanto ao cidadão quanto ao visitante, a facilidade de conhecerem mais sobre a nossa história caminhando, numa única linha ou direção.
O Centro Cultural Mauro de Almeida é um espaço que, até a presente data da redação deste texto, está parcialmente inaugurado, faltando o andar superior, com um excelente e bem montado auditório, salas de estudo, de reunião e uma organizada Gibiteca. Mas é no andar inferior que o visitante percebe a importância desse espaço dentro do cenário cultural de Leopoldina. Além da Biblioteca Pública Municipal, que abriga ampla coleção de livros e revistas, temos uma área inteiramente dedicada à literatura infantil e aos pequenos leitores. Funciona, também, no térreo, a Secretaria de Cultura do município. com atendimento diário ao público. Mas o que mais chama a atenção do visitante são as duas áreas dedicadas aos memoriais, o do Esporte e o da Cidade.
Se o Memorial do Esporte reúne a memória dos clubes, jogadores, desportistas de todas as modalidades, exibindo fotos, textos e troféus, além de um dos exemplares da Tocha Olímpica que percorreu as ruas de Leopoldina quando da chegada do fogo olímpico ao Brasil, o memorial da Cidade trabalha com o lúdico e o símbolo, para contar de forma muito compacta e pontual, a história local. São cenários que conduzem o visitante por entre a selva da Zona da Mata, passando pela colonização, a cultura do café, do laticínio, os imigrantes, a importância da estrada de ferro e a razão de Leopoldina ter sido brindada com o apelido de Atenas da Zona da Mata.
HINO LEOPOLDINA Grupo Antique
O Grupo ANTIQUE apresenta o HINO DE LEOPOLDINA, tendo ao piano José Gabriel Varbosa e cantado por Denise Maximiano.
Este vídeo é parte integrante da REVISTA ELETRÔNICA _ BANCO DE DADOS SOBRE LEOPOLDINA, um Projeto da OSCIP FELIZCIDADE, Realização do CEFET_MG, Campus Leopoldina e Apoio da FUNDAÇÃO CEFETMINAS
Letra do Hino:
A cordilheira de desfez,
Em mil pedaços a sorrir,
E, na baixada, à luz do sol,
Linda cidade viu surgir.
Como um sorriso de mulher,
Como um anseio de menina,
Surgiu no seio da terra
Esta formosa Leopoldina.
Nasceu para vencer
E ser como um padrão.
Por isto, esta cidade
É grande por tradição.
E marcha sem temor,
Buscando dirigir
Seus filhos à luz
Do bem que conduz
A glórias em seu porvir.
Atenas a ensinar
Aos filhos do Brasil,
A trilha segura
Do bem e do dever.
Não sabe silenciar
À luz do céu de anil,
O quanto procura
Lutar pelo saber.
Orquidário Dora Müller Botelho, em Leopoldina (MG)
O Orquidário Dora Müller Botelho localiza-se dentro dos jardins da Casa de Leitura Lya Botelho, situada à R. José Peres, 4 (Centro), Leopoldina-MG
Banda Musical Princesa Leopoldina no 2º Encontro de Bandas de Leopoldina-MG
Presença no 2º Encontro de Bandas promovido pela Banda Musical Princesa Leopoldina, de Leopoldina-MG em 26 de abril de 2015
LIBERDADE, LIBERDADE:Independência, Abolição e República
Uma visita virtual à exposição LIBERDADE, LIBERDADE da Casa de Leitura Lya Botelho, em Leopoldina-MG
Patrocínio: ENERGISA
Apoio: FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho
Mostra FILME EM MINAS chega a Leopoldina-MG
A Casa de Leitura Lya Botelho e a Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer de Leopoldina-MG, com o apoio da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG e numa parceria com Secretaria Estadual de Cultura de MG, integram o projeto MINAS TERRITÓRIO DA CULTURA / ZONA DA MATA, do governo estadual, exibindo, nos dias 5, 6 e 7 de abril uma representativa seleção de filmes realizados no estado.
Curso do SEBRAE-MG para a formação de Gestores Culturais acontece em Leopoldina-MG
O SEBRAE-MG, em parceria com a Secretaria de Cultura de Minas Gerais e com o apoio da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer de Leopoldina-MG, realiza um curso, ministrado por Andréia Costa, visando a formação e qualificação de gestores culturais na Zona da Mata
Curso de Gestão Cultural, promovido pelo SEBRAE, em Leopoldina-MG
O SEBRAE-MG, em parceria com a Secretaria de Cultura de Minas Gerais e com o apoio da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer de Leopoldina-MG, realiza um curso, ministrado por Andréia Costa, visando a formação e qualificação de gestores culturais na Zona da Mata
Visita da Secretária de Cultura de Minas Gerais à Casa de Leitura Lya Botelho
A Casa de Leitura Lya Botelho teve a honra de receber no sábado, dia 9 de março, a visita de importantes personalidades da gestão cultural da nossa cidade e estado. A Secretária de Educação de Leopoldina e 1ª Dama do Município, Regina Lúcia Barbosa Britto de Oliveira e a Secretária de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, Jussara Thomaz, com Alexandre Moreira, Coordenador da Casa de Leitura Lya Botelho, anfitrionaram a Sra. Eliane Parreiras, Secretária de Cultura do Estado de Minas Gerais, que estava acompanhada de Manuela Machado, Superintendente de Interiorização daquela Secretaria, e do Sr. César Piva, Gestor Cultural da Fábrica do Futuro. A visita teve por finalidade apresentar às Sras. Eliane Parreiras e Manuela Machado a Casa de Leitura Lya Botelho, reconhecido centro cultural na Zona da Mata Mineira, bem como proporcionar uma oportunidade de diálogo entre as Secretárias de Cultura de Leopoldina e do Estado de Minas Gerais, favorecendo o estabelecimento de novas parcerias que em muito beneficiarão nosso município. Ao final da reunião, Sra. Filomena Filó Toledo Gorrado Franca acompanhou o grupo até o edifício do Fórum de Leopoldina onde a Sra. Regina Lúcia Barbosa Brito de Oliveira, Secretária de Educação e Jussara Thomaz, Secretária de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer do município expressaram à Sra. Eliane Parreiras o desejo dos cidadãos leopoldinenses em utilizarem aquele prédio para abrigar uma Biblioteca Muncipal e um Espaço Cultural.