Município de Vassouras - Parte 1
Cidade de Vassouras, Rio de Janeiro, Patrimônio Histórico Federal, na contra-mão da história.
Acervo paisagístico e urbanístico, tombado pelo IPHAN, pelo processo n.º 566-T-57, de 26.06.1958. O tombamento se estende a todo o entorno da Praça Barão de Campo Belo, além de outros logradouros.
Patrimônio que vem sendo ameaçado, vagarosamente, na vontade futura, ao que parece, de nada mais restar.
O casario que sustenta sua história, testemunho de uma das fases ricas da história fluminense, está em vias de desaparecer.
Vassouras - Festival do Café - 2010
Vassouras - Algumas poucas imagens do evento Cortejo de Tradições, que aconteceu no ultimo sábado, dia 24 de julho, no Município de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro, por ocasião do Festival Vale do Café.
Cau Barata
CULTNE DOC - Salve Seu Zé - Um Samba de Malandro
Cultne registrou com imagens e e edição de Filó Filho no último dia 26 de abril de 2013 a roda de samba Um Samba de Malandro, produzida e apresentada pelo cantor Marcelo Negrão. Na oportunidade registramos a performance de dançarinos e apresentação do cantor e compositor Nego Vando. O projeto reúne cantores, sambistas, dançarinos, passistas e amantes da boa música. Realizado no terreiro de bambas do subúrbio carioca, o bairro de Madureira, celeiro de escolas e rodas de sambas tradicionais, Um Samba de Malandro apresenta cantores consagrados, e muitos talentos da música brasileira, que exaltam o samba de raiz.
Personagem principal, do projeto idealizado pelo cantor Marcelo Negrão, a imagem do bom malandro, se destaca pela decoração do ambiente, que recria a atmosfera dos salões dos cabarés, da Lapa e da Praça Mauá, nos anos 20. Atuais representantes da fina flor da malandragem, os passistas masculinos, das mais diversas agremiações carnavalescas são convidados especiais. Personificam a figura, e inspirados riscam o chão de poesia, com seus passos e o gingado da dança do samba, para encantamento do público.
Marcelo Negrão, carioca, cantor, compositor, colunista, apresentador, locutor de rádio e modelo, recebeu a alcunha de O Cantor da Malandragem, pelo repertório que apresenta, e pela elegância com que se traja. Muito requisitado por projetos consagrados como o Botequim da Cidade do samba no RJ, já esteve também no evento internacional Brazilian Carnival Ball, em sua edição realizada no Palácio de Versalhes, na cidade de mesmo nome, na França. Além das inúmeras apresentações em rodas de samba, Marcelo Negrão frequentemente sobe aos palcos das escolas de samba, principalmente nos eventos gastronômicos, como as tradicionais feijoadas do samba. (blog do bamba)
Serviço
Data: Sextas-feira
Horário: a partir das 21h
Local: Clube dos Subtenentes e Sargentos do Corpo de Bombeiros do RJ
End: Travessa Carlos Xavier 96
Bairro: Madureira
Ingresso: R 5 (homem)/Mulheres não pagam
Livro “Campinas, 240 anos de História” é lançado para homenagear a cidade
Um livro com uma linguagem acessível, agradável de se ler e ver, com textos, muitas imagens e fotos que narram inúmeros personagens, lugares, curiosidades e acontecimentos que marcaram a história de uma cidade do tamanho de Campinas, referência no Brasil e no exterior.
Essas são as características da publicação “Campinas, 240 anos de História”, lançada na noite de quarta-feira, 10 de setembro, em um evento que teve a presença do prefeito Jonas Donizette e sua esposa Sandra Ciocci, do vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, demais autoridades municipais, empresários, representantes de entidades civis e de classe, jornalistas e convidados que estiveram reunidos no Café Filosófico do Instituto CPFL Cultura.
Irmã Maria Enilda D'Ambros, CSJ
Segue a entrevista com a irmã Maria Enilda, devidamente editada. A irmã, em seus 90 anos, ainda é nosso ponto de contato mais direto, por assim dizer, com a primeira geração dos D'Ambros que aqui chegaram. Portanto é imprescindível todos termos ao mínimo uma vez conversado com ela. Na impossibilidade disso, este vídeo pode substituir. Esta é minha contribuição para a continuidade da memória e do passado dos D'Ambros. Aproveitem para mostrar para os seus filhos e novas gerações. Dentro da história somos sempre todos anônimos e pouco importamos para o tempo, que nos engole sempre. A preservação da memória é uma maneira de nos eternizarmos no tempo e vencê-lo. Assim poderemos dizer como Édipo, de Sófocles: Com tais indícios terei esclarecido, afinal o enigma de meu nascimento.
Narradores de Javé (en, es, fr, pt cc)
The English subtitles here are really quite atrocious in some places, but I don't want to scour the internet searching for the best version. If you have a favorite version of these subtitles, link to them in the comments, and I'll put them on the video.
APOSTILA DE ANGEOLOGIA E DEMONOLOGIA