Conhecendo Museus - Ep. 10: MUSEU CASA DE RUI BARBOSA
Numa das antigas chácaras de Botafogo, bairro preferido como área residencial pela aristocracia brasileira, está a Casa de Rui de Barbosa. Um ano após a morte do líder político, em 1923, o imóvel foi comprado pelo governo com tudo dentro, como a biblioteca, mobiliários e os arquivos que viraram um museu invejável.
Casa de Rui Barbosa
LINKS:
+ Ministério da Cultura
+ Para sanar dúvidas, fazer sugestões ou comentários, entre em contato pela Ouvidoria do MinC
Casa de Rui Barbosa, RJ (1972)
Documentário da Agência Nacional sobre a Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. O vídeo mostra o grupo teatral Teatro Expressão encenando partes da peça Auto da Alma” , de Gil Vicente. Brasil Hoje n° 26 (1972). Arquivo Nacional. Fundo Agência Nacional. BR_RJANRIO_EH_0_FIL_BHO_26
Conheça o rico acervo do museu Casa de Rui Barbosa
Museu Casa de Rui Barbosa
video sobre o museu casa de rui barbosa em botafogo, rio de janeiro, projeto museus do rio
ENTRE QUE A CASA É SUA - Casa de Rui Barbosa
Vídeo de Visita virtual à Casa de Rui Barbosa
Pesquisa e Maquete Virtual: Luciano Caetano
Edição : Rafael Saar
Casa de Rui Barbosa
Matéria do RJ TV (TV Globo) em homenagem a Rui Barbosa. O jornalista Márcio Gomes percorre o museu em que viveu o jurista, no Rio de Janeiro. Veiculada em novembro de 2006, na semana da cultura.
Miss. Mara Santos & Miss. Nelma Barbosa - Orlando, FL 11-14-2019
God's Words being teaching and spreading to those who are hungry for it. God's prophets being used to free, encourage, urge and bring joy! Hallelujah!
Thank you Jesus for that opportunity!
Museu Casa da Hera
O Conhecendo Museus desta semana apresenta o Museu Casa da Hera, que fica na cidade de Vassouras (RJ). A câmera do programa passeia pelo melhor exemplo de habitação urbana de uma rica família, durante o apogeu das plantações de café no vale do Paraíba do Sul.
Também conhecido como Chácara da Hera, o museu é a única residência da região que mantém o mesmo mobiliário e tratamento original de seu interior. A casa e seu patrimônio são testemunhas da riqueza gerada pelo café e constituem uma importante referência histórico-cultural não só de Vassouras, mas de todo o Brasil.
São 33.000 m² de área verde com imponentes palmeiras imperiais. A casa possui 62 janelas com vidraças em guilhotina e 22 cômodos distribuídos entre área social e estar, íntima e de serviço. Os ambientes sociais são os mais ricos e decorados, destacando-se o papel de parede de origem francesa.
Além do mobiliário, com quadros e objetos de uso doméstico originais, seu acervo inclui ainda uma coleção de trajes de origem francesa, considerada das mais importantes do Brasil. Já a biblioteca possui cerca de 1.000 volumes e 3.000 periódicos do século XIX. Há ainda um piano Henri Herz, raro exemplar do século XIX.
No olhar da câmera foi possível registrar também as atividades do setor educativo do museu como, por exemplo, o projeto Ecoclube, que amplia o contato das crianças com a natureza. Este é especialmente destinado a alunos das séries iniciais do ensino fundamental, que têm a oportunidade de vivenciar, na Chácara, atividades diversas voltadas à educação ambiental para um futuro sustentável.
O imóvel pertenceu a Joaquim Teixeira Leite (1812-1872), um dos mais importantes comissários de café da região, e filho do Barão de Itambé. A chácara passou a ser propriedade dos Teixeira Leite por volta de 1840, quando Joaquim o comprou, pouco antes de se casar com Ana Esméria Correia e Castro Pontes França, filha do Barão de Campo Belo. Por anos, o local foi cenário de festas e saraus que recebiam homens e mulheres ilustres da época.
1963 Almoço Casa 13 e Museu de Petropolis
Palácio Rio Negro - Petrópolis - RJ
O Palácio Rio Negro localiza-se na cidade de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, no Brasil[1]
Em 1889, menos de três meses antes da Proclamação da República, o senhor Manoel Gomes de Carvalho, Barão do Rio Negro, comprou dos herdeiros da família Klippel o terreno onde seria erguido o seu palácio de verão. Em fevereiro de 1896, o Palácio e a casa ao lado, pertencentes a um dos filhos do Barão, foram vendidos ao Estado do Rio de Janeiro para servir de residência oficial do governante.
Em 1903, o Palácio foi incorporado ao Governo Federal e passou a ser residência oficial de verão dos presidentes da República. Desde então, por ali passaram Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Wenceslau Brás, Epitácio Pessoa, Artur Bernardes, Washington Luiz, Getúlio Vargas, Gaspar Dutra, Café Filho, Juscelino Kubitschek, João Goulart e Costa e Silva.[2][3] No verão de 1996/1997, quando o Palácio estava completando 100 anos na função de residência oficial do governo, a tradição foi reinventada. Através de um gesto ritual, a presidência da República voltou a se instalar no Palácio Rio Negro.
Foi no entanto, no Governo de Hermes da Fonseca, que o Palácio viveu talvez o seu momento mais brilhante, com a realização do casamento do Marechal Hermes com Nair de Teffé, então célebre não só por sua beleza como por sua inteligência, pois notabilizou-se por suas mordazes charges, que publicava na imprensa sob o pseudônimo de Rian. O seu mais assíduo frequentador foi o Presidente Getúlio Vargas,[2] que nos 18 anos que esteve à frente do País, não deixou de passar um só verão em Petrópolis.
O palácio era usado mais frequentemente quando a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil. Desde a transferência da sede do governo para a capital do país, Brasília, a vinda de presidentes para o Palácio Rio Negro diminuiu drasticamente. O palácio não foi usado, nas décadas de 1970 e 1980, o presidente Fernando Henrique Cardoso retomou o uso do palácio para férias breves na década de 1990. Hoje, Palácio Rio Negro é raramente usado.
O mais recente hóspede foi o atual presidente Michel Temer.
Museu Casa Histórica de Alcântara
O Conhecendo Museus desta semana vai até a cidade de Alcântara (MA) e apresenta o Museu Casa Histórica de Alcântara, cuja missão é promover o patrimônio cultural da cidade e prestar serviços à sociedade alcantarense por meio de ações socioeducativas.
O museu foi construído no início do século XIX pelo comendador José Maria Correia de Souza, um imigrante português que enriqueceu no Brasil. No ano de 1889, o sobrado e parte do seu mobiliário foram vendidos para os Guimarães, família de comerciantes que instalaram na área térrea do imóvel uma botica, uma loja de gêneros alimentícios, utilitários domésticos e agrícolas e uma loja de tecidos e armarinhos.
Em 1947, após o falecimento do patriarca da família, Sr. Antonino da Silva Guimarães, o comércio foi sendo, gradativamente, desativado pelos seus descendentes.
A câmera do programa vai percorrer os corredores do Museu e apresentar o acervo que é formado por parte do mobiliário, pratarias, vidraria de farmácia, alfaias, peças de vestuário e demais objetos deixados pela família Guimarães, além de doações de populares e aquisições.
Não perca este episódio que retrata a memória da Cidade de Alcântara e preserva a história do país!
Casa do Barão do Rio Branco, hoje CES Petrópolis
Casa do Barão do Rio Branco - local onde foi assinado o Tratado de Petrópolis, em 17/11/1903. Hoje, na casa funciona o CES Petrópolis - Centro de Estudos Supletivos. Os grupos O Imaginário (RO) e Será O Benidito (RJ) visitaram o local como parte da pesquisa Oralidade e Cameloturgia, aprovado no Rumos Teatro 2010, prêmio instituído pelo Itaú Cultural. Blog:
Petrópolis, Cidade Imperial. Caminho novo ER
Fala galera!
Cara, esse é um vídeo que to pra fazer faz muito tempo. Mas todo domingo é a mesma história... acorda tarde e cheio de preguiça de pegar a motoca e dar um rolê no centro da cidade de D. Pedro.
Mas esse domingo foi diferente. Consegui pegar um ânimo pra dar um rolê no centro de Petrópolis e compartilhar com vocês um pouquinho da minha cidade e do meu orgulho em ser petropolitano.
Ah, o pouquinho da minha preguiça me impediu de verificar como estava a lente da cam antes de começar a gravar. Infelizmente ficou um embasada, mas vai assim mesmo! hehehehe
Algumas marcações do vídeo:
01:14 min - Antiga rodoviária (atual terminal rodoviário interbairros).
01:22 min - Praça da Inconfidência / Igreja Ns. Sra. do Rosário.
01:32 min - Rua do Imperador.
03:58 min - Rua da Imperatriz / Museu Imperial.
04:49 min - Avenida Ipiranga.
05:19 min - Rua Treze de Maio.
06:25 min - Palácio de Cristal.
06:46 min - Cervejaria Bohemia.
07:29 min - Praça 14 BIS / Monumento à Santos Dumont.
07:39 min - Praça Rui Barbosa (aka Praça da Liberdade).
09:04 min - Universidade Católica de Petrópolis / Relógio das Flores / Casa de Santos Dumont.
10:45 min - UPA da R. Washington Luiz (Duas Pontes).
11:11 min - Ruínas da Fábrica São Pedro de Alcântara (antiga fábrica Renânia).
11:51 min - Rua Dr. Nelson de Sá Earp.
12:36 min - Avenida Koeller.
12:46 min - Palácio Rio Negro.
13:23 min - Catedral de São Pedro de Alcântara.
13:53 min - Praça da Águia / Câmara Municipal.
14:16 min - Praça Dom Pedro II.
15:42 min - CEFET (antigo Fórum da cidade).
16:10 min - Rua General Osório.
16:26 min - Rua Aureliano Coutinho.
16:58 min - Rua Teresa.
Solar da Marquesa e Casa da Imagem - 19/11/2011
Reinaugurados hoje no centro de São Paulo, o Solar da marquesa de santos e a Casa da imagem. O processo de restauração demorou 3 anos.
Repórter: Marcelo Carrião
Tema: Cultura
Revitalização e Restauração do Jardim da Casa de Rui Barbosa
Elementos integrados (continuação):
No quinto episódio, o arquiteto e sócio diretor da Velatura Restaurações, Wallace Caldas, nos apresenta como foi o processo de restauração dos elementos integrados do jardim e quais foram as descobertas ao longo dessa trajetória.
Conhecendo Museus - Episódio 45: Museu Imperial
Eles voltaram? Débora Nascimento e José Loreto posam juntos em Itaipava (RJ)
Após a turbulenta separação, Débora Nascimento e José Loreto passaram o último final de semana juntos em Itaipava, a Região Serrana do Rio.
Serra Gaúcha - Chalé Para Temporada - Canela, Rs.
Mais informações:
Hospedagem em Canela, Rs.
Encontre a tranquilidade de Canela em um imóvel totalmente preparado para sua estadia.
Casa em condomínio fechado com um dormitório, sala e cozinha conjugado e um banheiro.
Possuí ar condicionado no dormitório (split), internet wi-fi e aquecedor móvel (a óleo).
Acompanha todo material de cozinha, cama, mesa e banho.
Leitos: (4 pessoas)
Quarto 1: 1 cama de casal
Quarto 2: (sala), 1 sofá-cama casal.
O Villagio di Maggi é um condomínio extremamente tranquilo e bem preparado para suprir suas necessidades durante sua estadia.
Localizado há 1500 metros da famosa Igreja Matriz de Canela.
Teremos o prazer de recebê-los em suas viagens!
Localização: R. Rui Barbosa, 270, casa 11, Villa Maggi - Canela/RS 95680-000
Contato: drezzaturviagenseturismo@gamail.com
Site:
Instagram:
Facebook: