Conhecendo a Casa de Tiradentes em Ouro Branco-MG /#162
Conhecendo a Casa de Tiradentes
Fazenda Carreiras Ouro Branco-MG
Conhecendo onde os escravos ficavam na casa de Tiradentes
A história de vendas de escravos em Ouro Branco
#aventura #motociclista #viver #amizade
Redes sociais
Instagram karina =
Instagram carlos =
Página Facebook=
Inconfidência Mineira - Casa de Tiradentes e Gameleira da Varginha
Fazenda Carreiras (Casa de Tiradentes) em Ouro Branco (MG) e Gameleira da Estalagem da Varginha, local onde ficou exposto o quarto inferior direito do Alferes Joaquim José da Silva Xavier Tiradentes, em Conselheiro Lafaiete (MG).
Imagens do Brasil - Ouro Branco - Minas Gerais
Ouro Branco é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do Brasil.
O município abriga uma das mais importantes siderúrgicas do Brasil, a Gerdau Açominas.
Atraídos pela existência de ouro, em fins do século XVII, ex-integrantes da bandeira de Borba Gato desbravaram a região da atual Ouro Branco. O bandeirante Miguel Garcia, lá encontrou ouro que tinha uma coloração esbranquiçada, ficando assim conhecido como ouro branco.
Em 16 de fevereiro de 1724, durante o governo de dom Lourenço de Almeida, o arraial foi elevado à categoria de freguesia colativa, sendo considerada uma das povoações mais antigas de Minas Gerais. A construção da Igreja Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco data de 1717, tendo sido, provavelmente, concluída em 1779. A diferença de 62 anos é justificável, visto que as obras em igrejas de certa importância, nos tempos coloniais, duravam anos.
Ouro Branco foi distrito de Ouro Preto, tornando-se município em 1953. A cidade ainda guarda bens históricos como a capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Igreja de Santo Antônio de Itatiaia também são do século XVIII. Em Ouro Branco também se encontra a Casa de Tiradentes, situada à margem direita da Estrada Real.
Houve vários ciclos econômicos em Ouro Branco, que iniciaram com o ciclo do ouro, depois, o ciclo da uva, posteriormente, o ciclo da batata, e atualmente, a atividade preponderante é a industrial, que iniciou-se com a instalação da então empresa estatal Aço Minas Gerais S.A.. em 1976, atual Gerdau Açominas S.A, que inaugurou o ciclo do aço.
O povoado de Santo Antônio de Ouro Branco teve sua origem em fins do século XVII, provavelmente no ano de 1694, como conseqüência do processo de ocupação iniciado com as primeiras bandeiras que, subindo o Rio das Velhas à procura de ouro, desbravaram a região, assentando-se ao pé da Serra de Ouro Branco, também denominada, na época, Serra do Deus (te) Livre (tombada pelo IEPHA em 07/11/1978).
Os primitivos habitantes desta região foram os índios da tribo Carijós.
Os ex-integrantes da Bandeira chefiada por Borba Gato, Miguel Garcia de Almeida Cunha e Manuel Garcia, transpondo os altos da cachoeira de Itabira do Campo (atualmente Itabirito) descobre o ouro na falha radial da Serra, onde se encontram os mananciais dos Ribeirões da Cachoeira e Água Limpa. Tal descoberta não produz o rendimento esperado: Manuel e Miguel se desentendem e a bandeira se divide.
A Serra do Ouro Branco tem uma área aproximada de 1 614 hectares e está localizada no município de Ouro Branco. É uma elevação abrupta, formada por um paredão com cerca de vinte quilômetros de extensão a sudeste, que delimita um planalto cuja altitude varia entre 1 250 e 1 568 metros e encostas íngremes a nordeste.
Os solos, em sua grande maioria, são arenosos, oriundos de rochas quartzíticas e uma pequena porção, a nordeste, é constituída de solos argilosos, provenientes da formação mineral tipo itabirito.
É considerada o marco inicial sul da Cadeia do Espinhaço, que compreende um grupo de serras com altitudes variáveis, ao longo de 1.100 km de extensão, até a Bahia. Essa cadeia abriga um dos mais ricos ecossistemas do mundo, os campos rupestres.
A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.
Além das belezas naturais, está entre as atrações o conjunto arquitetônico e paisagístico da Capela de Santana e a casa-sede da Fazenda Pé do Morro, localizado a quatro quilômetros da área urbana, aos pés da serra de Ouro Branco e às margens da Estrada Real. A origem do local é do século XVIII e pela importância patrimonial foi tombado pelo IEPHA em dezembro de 2009.
Fonte: Wikipedia
Tevin Menelli - Vídeo 04 - Casa de Tiradentes
A Casa de Tiradentes, localizada na bonita cidade de Ouro Branco/MG, reserva a quem a visita uma verdadeira aventura por uma das histórias mais revolucionárias do Brasil e neste vídeo, o primeiro como viagem de expedição do canal, o Tevin apresenta de forma simples e de fácil compreensão, parte desta história. Um vídeo para se divertir e aprender!
Casa de Tiradentes
Casa de Tiradentes
Best Attractions & Things To Do in Ouro Branco, Brazil
Ouro Branco Travel Guide. MUST WATCH. Top things you have to do in Ouro Branco. We have sorted Tourist Attractions in Ouro Branco for You. Discover Ouro Branco as per the Traveler Resources given by our Travel Specialists. You will not miss any fun thing to do in Ouro Branco.
This Video has covered Best Attractions and Things to do in Ouro Branco.
Don't forget to Subscribe our channel to view more travel videos. Click on Bell ICON to get the notification of recently uploaded video. Ouro Branco
List of Best Things to do in Ouro Branco, Brazil
Parque Estadual Serra de Ouro Branco
Cachoeira de Itatiaia
Igreja Matriz de Santo Antonio
Praca Santa Cruz
Casa de Tiradentes
Bengalao
Ginasio Poliesportivo Raimundo Batista
Praca Tomas Antonio Gonzaga
Casa do Bat - Ouro Branco - MG
Visita a casa do Luciano e Lurdinha em Ouro Branco MG
Relatos da História: Ouro Branco x Açominas
Ouro Branco MG, Estrada Real, serra do mirante Ouro Branco, vista por Drone, imagens em 4k.
Considerada o marco inicial sul da Cadeia do Espinhaço e tombada pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), a Serra de Ouro Branco é uma das maiores atrações da cidade homônima que fica a aproximadamente 100 km da capital mineira.
Cartão-postal do município, a serra possui diversas cachoeiras, trilhas entre outras atrações naturais que fazem a alegria do turista.
Além de suas belezas naturais, a cidade resguarda também atrações que compõem o seu encantador conjunto arquitetônico e paisagístico. Como a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens (datada em meados de 1865) e a famosa Casa de Tiradentes, local que abrigou várias vezes diversas reuniões dos inconfidentes mineiros.
O município ainda conta com outras suntuosas construções setecentistas como antigos casarões, fazendas e igrejas, como a bela Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco, que representa claramente a arquitetura religiosa do século 18, marcada pelas incríveis obras do mestre Aleijadinho.
Ouro Branco possui muitos eventos culturais ao longo do ano. Cavalgadas, caminhadas, o Festival de Inverno de Ouro Branco e a Festa da Batata garantem a animação da cidade.
#drone #motocando #mototerapia #dji #f850gs #f850gsadventure #bmw #mavic2 #ourobranco #estradareal #minasgerais #mg #mavic2pro.
Serra do Ouro Branco MG - (cascatinha)
Autoria:
(Ouro Branco - MG - Brasil),
Conhecida também como Serra do Deus te Livre.
Ano de filmagem onde houve muita estiagem de chuva (seca).
Lugar: Cascatinha
Casa de Tiradentes
Amostra sobre os artesanatos presentes na casa de Tirandentes,localizada na estrada real.Sua historia e sua cultura,presente presente em um unico espaço.
DOCUMENTÁRIO HISTÓRICO - RUÍNAS ESCRAVAS IGREJA ESCONDIDA FAZENDA FLORESTA, P.CIDADANIA DUAS RODAS.
PRESERVADAS UM CONJUNTO DE CONSTRUÇÕES DE PEDRA DE QUARTZITO, UM DOS MAIORES SÍTIOS ARQUIVOLÓGICOS PRESERVADOS PELO TEMPO NA NATUREZA, ESCONDIDA EM UM LOCAL DE DIFÍCIL ACESSO NA REGIÃO CHAMADA DE MATA CAVALOS ENTRE AS CIDADES DE MARIANA MG E OURO PRETO MG, GUARDÃO RUÍNAS QUE FICARAM ESCONDAS POR SECULOS EM UMA REGIÃO DE GRADE CONCENTRAÇÃO DE ESCRAVOS QUE RETIRAVAM ALEM DE OURO MADEIRA PEDRAS, QUE FORAM USADAS NAS CONSTRUÇÕES COLONIAIS DE MARIANA E OURO PRETO BERÇO DA CIVILIZAÇÃO MINEIRA PODE AFLORA E EXPANDIR AS CIDADES DE MINAS PERPETUANDO ASSIM AS CIDADES DE MINAS GERAIS AO LONGO DA ESTRADA REAL, POSTERIORMENTE A ROTA IMPERIAL NAS ESTRADAS ABERTAS PELOS SERTÕES MINEIROS ABERTOS PELOS BANDEIRANTES QUE COLONIZARAM TODO O BRASIL E AJUDARAM A FORTALECER O CRESCIMENTO DO COMERCIO DAS MINAS DE OURO ONDE NÃO SE PLANTAVAM ALIMENTOS SÓ TRABALHANDO NA EXTRAÇÃO DE RIQUEZAS MINERAIS DEIXADAS PRESERVADOS AS RUÍNAS QUE FICARAM CONSERVADAS PELO ISOLAMENTO DA FLORESTAS QUE CUMPRIU SEU PAPEL EM ESCONDER O MAIOR SITIO ARQUIVOLÓGICO DAS MINAS GERAIS JÁ DESCOBERTO EM MARIANA MG NA FAZENDA FLORESTA.
Expedição - Seminário submerso - Lagoa da Soledade - Ouro Branco - MG
Versão Full HD da expedição realizada no dia 18/10/2014 para conhecer a lenda do Seminário submerso na Lagoa da Soledade.
33ª Caminhada da Inconfidência
A Caminhada da Inconfidência, realizada anualmente em abril, marca o encerramento das atividades oficiais comemorativas da Semana da Inconfidência em Ouro Preto. É um evento bem estruturado e reúne anualmente mais de 1000 participantes de vários estados para percorrer os 38 km da Estrada Real entre Ouro Preto e Ouro Branco.
Vídeo produzido e postado por TOP Cultura.
= = = = = = = = = =
Tive o prazer de participar desta caminhada em 26 de abril de 2014 e a recomendo. Foram horas passando por belos lugares que terminaram com muita endorfina. A experiência vale e a satisfação é maior do que o cansaço!
Para quem faz a caminhada sem pegar van em nenhum trecho, como foi meu caso e da minha esposa, a média são de 8 a 9 horas andando até a conclusão, incluindo rápidas paradas para os lanches. Eu e minha esposa começamos a caminhada em Ouro Preto às 08:52 e terminamos em Ouro Branco às 18:12.
Saindo da Praça Tiradentes, foram 12 Km de asfalto subindo a serra próxima à Ouro Preto, seguidos por 11 km subindo e descendo uma estrada de terra dentro do Parque Estadual do Itatiaia, finalizando com 15 Km asfaltados subindo e descendo a Serra de Ouro Branco e caminhando dentro da cidade até a sede da Associação Esportiva do Alto Paraopeba (AEA).
A inscrição de 2014 custou R$160,00 e deu direito a um kit com manual da caminhada, camisa confeccionada em material esportivo, chapéu, bornal, squeeze e toalha. Cada ano o kit tem um tema e no ano da Copa do Mundo no Brasil o visual foi inspirado na seleção canarinho.
A inscrição deu direito também a três lanches durante a caminhada, com massagem no primeiro ponto de parada, diversos pontos de distribuição de água, banheiros químicos, acompanhamento pela Polícia Rodoviária, Departamento de Estradas de Rodagem e guardas municipais de Ouro Preto e Ouro Branco, ambulâncias para os que se machucassem ou passassem mal e várias vans para aqueles que se sentissem cansados ao longo do trajeto, levando-os até o fim da caminhada ou no ponto em que desejassem, como o fim da subida de uma serra ou ao próximo ponto de lanche.
Ao fim da caminhada há o recebimento da medalha de participação, mesa com frutas, um grande churrasco com bebidas incluídas e show de música, além de massagens e piscina aquecida (os dois últimos para quem chega até as 18:00 horas).
= = = = = = = = = =
Em seus 7,8 mil hectares, o Parque Estadual Serra do Ouro Branco abriga inúmeras nascentes e cursos d´água que contribuem para a formação das bacias dos rios Doce e São Francisco. Os 3,2 mil hectares do Monumento Natural de Itatiaia estão localizados no ponto de interligação das serras do Ouro Branco, de Itatiaia e do Bico de Pedra. As serras estão inseridas no extremo Sul da Serra do Espinhaço.
= = = = = = = = = =
Para ver 3 postagens que fiz sobre Minas Gerais, abordando seus aspectos geográficos, históricos e culturais, acesse:
HistóriaS
Das Minas Gerais
= = = = =
Para ver outros vídeos sobre Minas Gerais, selecionados por mim, acesse:
Estrada Real. Hiking in Brazil - 1.200 km on foot from Diamantina to Paraty
Hiking in Brazil. Caminho dos Diamantes e Caminho Velho - Estrada Real
Video by Evandro Martins Fontes - Freewalker
Dividimos os 1200 km de todo o percurso em três partes. Na primeira parte, em julho de 2014, percorremos 400 km de Diamantina a Ouro Preto pelo Caminho dos Diamantes, um dos quatro caminhos da Estrada Real, passando por São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro, Itapanhoacanga, Morro do Pilar, Ipoema, Cocais e Mariana. Neste trecho, avistamos as belas serras do Caraça e do Espinhaço. Na segunda parte, em julho de 2015, partimos da Reserva do Caraça e percorremos os caminhos Entre Serras, Sabarabuçu e Caminho Velho, passando por Barão de Cocais, Caeté, Santuário da Piedade, Sabará, Ouro Preto, Congonhas do Campo, Tiradentes e São João del Rey.
Na terceira e última parte, em julho de 2016, partimos de São João del Rey e seguimos até Paraty, passando por Capela do Saco, Cruzília, Caxambú, São Lourenço, Passa Quatro, Cruzeiro, Guaratinguetá e Cunha. Fotografado, editado e percorrido a pé por Evandro Martins Fontes.
Etapas percorridas em todo trajeto:
Diamantina a São Gonçalo do Rio das Pedras - 35 km
São Gonçalo do Rio das Pedras a Serro - 30 km
Serro a Tapera - 40 km
Tapera a Conceição do Mato Dentro - 35 km
Conceição do Mato Dentro a Morro do Pilar - 27 km
Morro do Pilar a Itambé do Mato Dentro - 36 km
Itambé do Mato Dentro a Bom Jesus do Amparo - 45 km
Bom Jesus do Amparo a Barão de Cocais - 40 km
Barão de Cocais a Morro da Água Quente - 35 km
Morro da Água Quente a Mariana - 46 km
Mariana a Ouro Preto - 11 km
Santuário do Caraça a Barão de Cocais - 25 km
Barão de Cocais a Caeté - 35 km
Caeté ao Santuário da Piedade - 15 km
Santuário da Piedade a Sabará - 25 km
Sabará a Rio Acima - 35 km
Rio Acima a Pousada Encanto de Glaura - 40 km
Pousada Encanto de Glaura a Ouro Preto - 35 km
Ouro Preto a Ouro Branco - 35 km
Ouro Branco a Congonhas - 25 km
Congonhas a São Brás do Suaçuí - 25 km
São Brás do Suaçuí a Entre Rios - 20 km
Entre Rios a Casa Grande - 30 km
Casa Grande a Lagoa Dourada - 30 km
Lagoa Dourada a Prados - 25 km
Prados a São João del Rey - 30 km
São João del Rey a São Sebastião da Vitória - 26 km
São Sebastião da Vitória a Capela do Saco - 23 km
Capela do Saco a Carrancas - 28 km
Carrancas a Estação Traítuba - 27 km
Estação Traítuba a Cruzília - 33 km
Cruzília a Caxambú - 26 km
Caxambú a São Lourenço - 26 km
São Lourenço a São Sebastião do Rio Verde - 23 km
São Sebastião do Rio Verde a Passa Quatro - 22 km
Passa Quatro a Cruzeiro - 38 km
Cruzeiro a Lorena - 22 km
Lorena a Guaratinguetá - 25 km
Guaratinguetá a Cunha - 51 km
Cunha a Pousada Antigo Caminho do Ouro - 22 km
Pousada Antigo Caminho do Ouro a Paraty - 27 km
Meus agradecimentos aos artistas:
1- Axial (Torre das merces, Propriedades, Senóide, Buriti e Claridade Luz)/Redeye Distribution.
2- Window Shop Debauchery (Fiona)/
3- Céu (Bubuia)/The Orchard Music.
4- Maya Solovéy (A vida)/ TuneCore.
5- Manu Chao (Amalucada vida)
6- Borrtex (Faith)/ editado e percorrido a pé por Evandro Martins Fontes.
7- Simon Mathewson (Jean Cocteau)/
8- Daniel BozoDel Piovezan (Baroque Chorus)/
9- Steve Combs (Eulogy)/
10- Beto Villares (Quincas)/
11- Jahzzar (Wild Ones e Cavern)/
12- Darius Greene e Jann Patterson (Behind Closed Doors)/
13- Ohne Worte (Agonist Ergo)/
14- Jararaca e Ratinho (Sapo no saco)/
15- Dominguinhos e Chico Buarque (Isso aqui tá bom demais)/SME (RCA Records Label)
Serra de Ouro Branco
Video produzido por Leandra Lanza, aluna do setimo periodo de jornalismo, sobre a Serra de Ouro Branco.
Casa dos Contos, Ouro Preto [Guasca Tur]
Este vídeo é sobre a Casa dos Contos, em Ouro Preto, Minas Gerais.
0:26 Histórico da construção
2:03 Pintura nos forros
2:10 Vista do Chafariz dos Contos
2:21 Vista para a Praça Tiradentes
2:40 Vista para o Museu da Inconfidência e a Igreja do Carmo
2:56 Orifício de escoamento sanitário
3:18 Chaminé dos fornos
3:39 Prisão dos inconfidentes
4:10 Casa de Pesagem e Fundição
Fotos com Sony DSC-HX300 e iPhone 6s.
Confira todos os vídeos sobre as prédios históricos de Ouro Preto
9 Pontos Obscuros de Ouro Preto
As Casas de 4 Poetas de Ouro Preto
Casa dos Contos
Teatro Municipal de Ouro Preto
Vale a pena conferir também...
Igreja do Carmo
Museu da Inconfidência
Caixas eletrônicos em Ouro Branco são alvos de assaltantes
Chuva de granizo em Ouro Branco
Chuva de granizo atinge a cidade de Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais
Tiradentes MG Visto de cima Centro Histórico Drone Igreja Matriz Santo Antônio Serra São José
As mais belas imagens registradas no Centro Histórico de Tiradentes, contemplando os pontos turísticos (conforme ordem de exibição no vídeo): Largo das Forras, Capela de São João Evangelista, Casa-Museu do Padre Toledo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz de Santo Antônio, Prefeitura, Estátua de Tiradentes, Maria Fumaça e Serra de São José.
TAGS: drsaygon, dr. saygon, turismo, turismo em tiradentes, minas gerais, segunda igreja mais rica, ouro, tiradentes, mg, minas gerais, Largo das Forras, Capela de São João Evangelista, Casa-Museu do Padre Toledo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz de Santo Antônio, Prefeitura, Estátua de Tiradentes, Maria Fumaça e Serra de São José, drone, visto de cima, brasil visto de cima, tiradentes visto de cima, gimbal estabilizado