CORUMBÁ MS CASA DO ARTESÃO LAURO REGISTRANDO 1 1
FARINHA DE BOCAIUVA FEITA NA CASA DO ARTESÃO EM CORUMBÁ MS LAURO REGISTRANDO
Casa do artesão: diversidade cultural de Mato Grosso do Sul
Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, uma casa reúne o trabalho de artistas de todo o estado. As peças feitas com materiais encontrados na natureza revelam a riqueza cultural da região.
Casa do Massabarro - Corumbá - MS
Artesanatos da Casa do Massabarro em Corumbá - MS
CASA DO ARTESÃO - Campo Grande MS
CASA DO ARTESÃO por fora e por dentro. Cole isto no google= 20°27'50.59S 54°37'8.17w em voar para no google earth pra ver o local da casa do artesao. Em alta resolução HD 1280 pixels d largura tela cheia. Lugares interessantes d Campo Grande MS pra vc passear bem acompanhado. Construída em 1923 para ser residência e comércio. Em 22 de dezembro de 1924, nela é instalada a 1ª agência do Banco do Brasil, em Campo Grande. De 1938 a 1974, o imóvel foi ocupado pela Recebedoria de Rendas do Estado. No dia 1o de setembro de 1975, o governo Garcia Neto inaugurou no local a Casa do Artesão, sendo sua fachada totalmente restaurada em setembro de 1990. Tem como finalidade a divulgação e comercialização do artesanato regional, desde licores de diversos sabores até peças indígenas feitas pelos próprios índios da região, peças em argila retratando a fauna pantaneira, imagens sacras e muito mais. Na Casa do Artesão -o mais famoso acervo de artistas do Mato Grosso do Sul, o artesanato indígena e o local dividem o mesmo espaço. Neste prédio de estilo neoclássico fundado na década de 20 você encontra sorvetes de frutas típicas como araçá, e bocaiúva, tapeçarias, bebidas regionais, tecelagem, trabalhos de arte sacra popular, plantas e ervas medicinais e artesanato das tribos dos índios Terena, que confeccionam objetos de madeira e cerâmicas decorativas.
10 pontos turisticos mais visitados de Corumbá
Conheça os 10 pontos turisticos mais visitados de Corumbá - MS!
1 - Casario do Porto Geral de Corumbá
O Porto Geral de Corumbá é um dos principais cartões postais da Capital do Pantanal. Abriga uma série de construções que traduzem em sua arquitetura muito do passado efervescente do comércio corumbaense, no período em que a cidade tinha o terceiro maior porto fluvial da América Latina. Os casarões hoje abrigam estabelecimentos comerciais, de agências de publicidade a lojas de artesanato e bares. Em 1992, o Casario do Porto foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional.
2 - Cristo Rei do Pantanal
Confeccionado pela artesã Izulina Xavier, o Cristo Rei do Pantanal está situado no topo do Morro do Cruzeiro, na parte alta da cidade. De lá é possível contemplar uma diversidade de paisagens, tanto a urbana quanto as características do relevo e da vegetação típicos da região. Uma das vistas mais bonitas do local é o impressionante pôr-do-sol pantaneiro. O trajeto para chegar ao Cristo Rei também é um atrativo à parte. Ao longo do caminho, esculturas de Izulina Xavier representam as 14 estações da Paixão de Cristo.
3 - Artizu
Artizu é a casa da artesã Izulina Xavier, onde está exposto seu artesanato, confeccionado em pó de pedra e concreto, cerâmica e entalhes em madeira. Católica devota, a artesã se destacou pela produção de imagens de santos, sobressaindo o Cristo Rei do Pantanal, e a imagem de São Francisco de Assis do Pantanal.
4 - Forte Junqueira
Foi construído logo após a Guerra do Paraguai (1871) em uma área privilegiada, de onde se avista o Rio Paraguai e a paisagem pantaneira. Os 12 canhões de 75 mm pertencentes ao forte foram fabricados por volta de 1872, e nunca foram usados. As paredes do forte são de calcário e têm três metros de espessura. Está situado dentro do 17º Batalhão de Caçadores. A visitação pode ser realizada com autorização.
5 - Igreja Nossa Senhora da Candelária
Datada de 1885, a Igreja Nossa Senhora da Candelária fica na região central de Corumbá. O prédio foi tombado em 1992 como Patrimônio Histórico Nacional.
6 - ILA – Instituto Luiz de Albuquerque
Fica em um prédio construído em 1871 para abrigar o Grupo Escolar Luiz Albuquerque, em homenagem ao fundador de Corumbá. Em 1978, passou a ser sede do Instituto Luiz de Albuquerque, Centro Regional de Pesquisa e Cultura. Em 1997, transformou-se em Casa da Cultura. Atualmente, é também a sede da Superintendência de Cultura do Município.
7 - Praça da Independência
Foi inaugurada em 1917. O coreto em forma octogonal foi importado da Alemanha, de onde também veio o mosaico do calçamento da parte externa. A praça tem 4 esculturas representando as estações do ano, em pedra de mármore de Carrara, doadas por um conde italiano que veio caçar no Pantanal. Nela, os corumbaenses reverenciam os seus heróis da Guerra do Paraguai e da II Guerra Mundial.
8 - Santuário Nossa Senhora Auxiliadora
Construído em 1899, o Santuário possui em seu interior uma obra de arte esculpida em madeira, o Cristo na Cruz, em tamanho natural, feita pelo artista local Burgo, na época amigo de Pablo Picasso. Foi tombado em 1992 como Patrimônio Histórico Nacional.
9 - Muhpan - Museu da História do Pantanal
Inaugurado em 2008, o Museu está sediado em um antigo casarão onde funcionava um armazém na época de ouro do comércio fluvial em Corumbá. O acervo conta a história da formação do povo pantaneiro, e o grande diferencial está no uso da tecnologia para contar a história da ocupação humana no Pantanal. Quem visita o Muphan faz uma ‘viagem’ lúdica, didática e interativa por oito mil anos de história, desde o tempo em que os índios eram os únicos moradores da região, passando pela colonização, a vinda dos imigrantes portugueses, espanhóis e árabes, pelo período de glória da navegação e a chegada da ferrovia.
10 - Casa do Massa Barro
Foi criado em 1982 para incentivar a arte em cerâmica. Os artistas são crianças e adolescentes que, usando argila, recriam a fauna e a flora pantaneiras com riqueza de detalhes e cores. O artesanato produzido na Casa do Massa Barro é reconhecido fora do País. Uma das obras que mais impressionam é a imagem de São Francisco estilizada em casca de árvores nativas.
Conheça nossa loja: turismoecia.net
Casa do Artesão
Este vídeo mostra a entrevista feita na casa do Artesão, de Ubatuba, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizado pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba Fundart.
NOVA PORTO XV - MATO GROSSO DO SUL PRAÇA DO ARTESANATO
NOVA PORTO XV - MATO GROSSO DO SUL
PRAÇA DO ARTESANATO
ALAGOAS NOSSA TERRA - DVD2 - ARTESANATO
COLETÂNEA: ALAGOAS NOSSA TERRA - O primeiro registro do gênero produzido em Alagoas.
DVD 02 - Versão por temas (*)
Folguedos: CARMEN LÚCIA DANTAS
Arquitetura: ADRIANA GUIMARÃES
Gastronomia: WANDERSON MEDEIROS
Artesanato (Informações): SEDEC (*)
Composta por 4 DVDs e sem caráter comercial, a coletânea teve distribuição gratuita para as escolas de ensino público de todo o Estado, promovendo o maior conhecimento sobre a história e a cultura alagoana.
Produto do PROJETO PALCO ABERTO -- CONSCIENTIZANDO PARA A CULTURA, realizado pelo Instituto Boibumbarte de Cultura, a coletânea foi viabilizada através do PROGRAMA DE CULTURA BANCO DO NORDESTE/BNDES.
FICHA TÉCNICA:
Direção Executiva: Susie Cysneiros • Direção de Vídeo: Wilson Miranda • Captação e Edição: Wild Miranda • Projeto Gráfico: Susie Cysneiros • Gravação de áudio: João Albrecht • Mixagem de áudios: Coco Elétrico -- Toni Augusto • Embalagens Artesanais: Tiro Liro -- Josie e Júlio Campos
projetopalcoaberto.com.br
boibumbarte.com.br
02 - Artesanato
Este vídeo é parte integrante da monografia Expressão: Nomes da Cultura Sul-Mato-Grossense - Sua reprodução cópia e divulgação é autorizada, desde que seja dado os devidos créditos para o autor e as pessoas que contribuíram para que o projeto tivesse êxito. Para mais informações: -
Camalotes são transformados em artesanato sustentável no Pantanal de MS
BOMDIAMS1309
JORNAL DO SBT MATO GROSSO 06 01 2014 ARTESANATO
Confira os barquinhos do artesão Marcelino Borges
O artesão Marcelino Borges usa toda as sua criatividade na hora de criar as replicas de barcos com talo de buriti, ele conta como surgiu a ideia de fazer essa arte!
Oficina Casa Brasil
Oficinas de Informática TELECENTRO, projeto Casa Brasil do Moinho Cultural Sul-Americano, Corumbá-Ms2° Semestre de 2009
Conheçam o Centro de Arte e Artesanato de Tracunhaém/PE.
O centro de Arte e Artesanato de Tracunhaém/PE, aguarda sua visita! Aos apreciadores da cultura regional, e da arte feita com o barro, esse é um bom lugar para se conhecer uma infinita variedade de peças, confiram!
artesanato do pantanal.wmv
Fiz um video (SEM SOM) mostrando peças de artesanato regional e indigena, produtos esses que trabalhamos e podemos enviar a interessados...mais informações
pantanalarts2012@hotmail.com
Artesanato em família em Corumbá.rm
PANTANAL - MS
Artesanato do Mato Grosso do Sul
Repórter MS (24/11/2010) parte 4 TV Brasil Pantanal.
Agricultor fabrica carro artesanal e máquina de perfurar poço em São João do Rio do Peixe
ACESSE: diariodosertao.com.br
Visita à Casa de Cultura-Corumbá c/ Lécio Gomes & Cassio Leite de Barros-Pantanal Alerta Brasil
Quarta Parte- Os saudosos Dr Lecio Gomes de Souza & o Dr Cassio Leite de Barros recebem os fundadores do Movimento Pantanal Alerta Brasil, Rita Figueiredo & Daniel Taubkin, para um tour pela Casa de Cultura de Corumbá- Mato Grosso do Sul- Novembro-1988-//-