30 ANOS DA CASA DO BONECO DE ITACARÉ / COISA FORTE
30 anos da Casa do Boneco de Itacaré
Em sua 17ª edição o encontro trouxe como tema “30 anos da CBI: Da desfolclorização à Escola do Tambor”, revisitando o histórico da instituição nessas três décadas de trabalho comunitário pelo empoderamento negro.
Em construção coletiva com diversas organizações, as discussões se encaminharam para a construção do Projeto Político Pedagógico da Escola do Tambor, com base nas experiências práticas que vêm sendo construídas pela CBI e por outras organizações que promovem educação antirracista e o objetivo é utilizar a dinâmica da ‘‘gira de saberes’’ para a consolidação de um modelo educacional que contemple os povos historicamente marginalizados pelo Estado Racista Brasileiro.
Casa do Boneco - Itacaré | Sonora #5 Extra
A Casa Do Boneco trabalha com o afro desenvolvimento, voltada para a manutenção das culturas e saberes de matrizes africanas e para a elevação da autoestima da comunidade afro-descendente. Aqui, Jorge Rasta nos conta um pouco sobre a filosofia da família e eles tocam mais um pouco pra gente.
Saiba mais sobre o espaço:
O Sonora é um diário de bordo musical sobre nossa viagem com uma Kombi em busca de lugares e pessoas incríveis dentro dessa imensidão chamada Brasil.
Casa do Boneco de Itacaré - BA - 2011
Comemoração a Iemanjá - 2 de fevereiro
EDI ROCK NA CASA DO BONECO ITACARÉ - BA
Aconteceu neste domingo (08/01) a primeira edição do ItacaRap na Casa do Boneco em Itacaré. O evento contou com a participação especial de vários MCs de fora e da região e com a lenda viva do rap nacional, Edi Rock. A realização do evento ficou por conta da Casa do Boneco com Jorge Rasta, seus filhos e moradores da casa. O evento veio parar abrir 2017 com chave de ouro e mostrar que o Rap e o Hip-Hop tem muito conteúdo bom á ser mostrado. Os Reppers mostram em suas músicas realidades cotidianas e o quanto pessoas de classe baixa ainda sofrem.
Casa do Boneco/ Itacaré
Música: África
Mestre Jorge Rasta (casa do boneco - Itacaré) na 1ª jornada de agroecologia da Bahia
Vídeo resultado da oficina de montagem realizado no 1º Mutirão Áudio-Visual no Assentamento Terra Vista, Arataca - BA
Realização:
Brigada Audiovisual dos Povos
Projeto Tabuleiro Digital: Inclusão para a Cidadania
(21, 22 e 23 de Junho de 2013)
Todas as Edições foram feias no Cinelerra.
Viva o software Livre, Viva a Liberdade de escolha e pensamento!!
Casa do Boneco de Itacaré
Comemoração a Iemanjá - 2 de fevereiro de 2011
BANDA DE ROLE : CASA DO BONECO ITACARE 2016
bandaderole.com
Chiranjinho Crew em Itacaré na Casa do Boneco
Confratenização 4 anos Breakdance Ilhéus-Bahia, de quebra uma palinha do que rolou na apresentação Casa do Boneco de Itacaré. Salve Jorge & Família, peace!!!!!!!!!!!!!!!
Casa de praia - Itacaré - Bahia
Casa localizada na praia de São José - Itacaré - Bahia - Brasil
Casa do Boneco de Itacaré
Comemoração a Iemanjá - 02 de fevereiro de 2011
Casa do Boneco - Itacaré | Sonora #5
A Casa Do Boneco trabalha com o afro desenvolvimento, voltada para a manutenção das culturas e saberes de matrizes africanas e para a elevação da autoestima da comunidade afro-descendente. Tivemos o prazer de conhecê-los e, num curtíssimo espaço de tempo, aprender com a força e simplicidade dessa família linda. Aqui, eles apresentam a música Canto Para o Senegal e Faraó, Divindade do Egito.
Saiba mais sobre o espaço:
O Sonora é um diário de bordo musical sobre nossa viagem com uma Kombi em busca de lugares e pessoas incríveis dentro dessa imensidão chamada Brasil.
Rita Pinheiro vai a Casa do Boneco Itacaré / Bahia.
Participando do VIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, com a participações de Mestres da Cultura de todo o mundo do.
Obrigado Casa do Boneco, obrigado Itacaré.
Resenha Dos Frenético de itacaré
Um pouco do que sabemos fazer de melhor Dança....Só de resenha com eles Família O.F.I
XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas
O Caruru de Ibeji e as Pedagogingas é um evento – encontro – celebração de matriz africana, centrado na cultura negra (africana, afro-brasileira e indígena) como estruturador do modelo de educação pautado na identidade ancestral. Educação, ancestralidade e cultura são conceitos que não se dissociam nessas práticas, visto que são os saberes e fazeres culturais cotidianos que implicam nos modos de viver e de educar-se do nosso povo.
Em sua 14ª edição, o evento esse ano acontecerá de 30 de setembro à 04 de outubro, tradicionalmente na sede da Casa do Boneco de Itacaré. Teremos como tema ‘‘Bonecos e Ancestralidade’’, objetivando a promoção dos bonecos (gigantes, fantoches, marionetes) enquanto brinquedos ancestrais de educação infanto-juvenil.
Casa do Boneco
Matéria exibida na TV UESC e no Canal Futura
Juventude Guineense na Campanha REAJA
Porto de Trás - Itacaré parte 1 de 3
Esse vídeo faz parte de um documentário em DVD chamado Biatatá produzido por Llibre Obert Barcelona, que chegou em minhas mãos por um morador do Porto de Trás.
Como não encontrei nada desse material na internet, estou upando o DVD dividido em partes.
Parte I:
A vida no Bairro
A festa O Bicho e o Caçador
Pesca na Canoa
Moqueca de Peixe
Alimentação
Dia de Feira
Estima-se que o documentário foi gravado em 2001 ou antes. E hoje em 2014, a comunidade ainda mantém muitas características mostradas.
O intuito do vídeo é compartilhar a maneira simples e feliz com que vivem harmoniosamente e em comunhão com todos da comunidade, para que possamos aprender com eles e nos questionar sobre nossos valores e consumo desenfreado, que está esgotando os recursos naturais do Planeta.
Sankofa Caminho de volta
Casa do Boneco, Guiné-Bissau 2013... O começo de uma grande caminhada.
O BICHO E O CAÇADOR CULTURA ITACARÉ - BA
Quando o cortejo do Bicho Caçador do Quilombo Urbano do Porto de Trás ganham as ruas de Itacaré, no dia de Reis, o espetáculo vai além da beleza dos figurinos, música e coreografia. Eles são a prova da resistência de uma tradição oral que desafia obstáculos, como a falta de recursos, ano a ano. Essa manifestação folclórica que acontece há muitos anos, apresenta uma programação repleta de atividades que envolvem batucadas, cantos danças e as paradas obrigatórias em seis tradicionais casas da cidade que doam cachaça e comida.
A encenação mostra a lenda de um homem que saiu para caçar e que ao sentir sede foi ao rio beber água. Ao chegar lá, avista dois bichos enormes. Para se proteger ele pega o facão e sua espingarda e começa a lutar com esses bichos. Depois de uma longa batalha, o homem consegue vencê-los e conta toda essa história assim que chega à cidade. A partir dessa história contada por esse homem, a comunidade do Porto de Trás começa a festejar o mito do Bicho Caçador.
A apresentação é sempre acompanhada por muitos moradores e turistas que ficaram encantados ao conhecer um pouco da diversidade cultural itacareense em uma única noite.