Casarão dos Veronese em Flores da Cunha, Serra Gaúcha - RS - Brasil
A FURBO Filme e Foto com carinho preparou um vídeo sobre o Centenário Casarão dos Veronese, situado no Distrito de Otávio Rocha, Flores da Cunha, RS, Brasil. O Casarão foi construído pela família de Felice Veronese, um imigrante italiano. A construção serviria não apenas de moradia, mas também como fábrica de pólvora e vinícola. Anos se passaram, e o velho casarão passou por outras duas famílias, Schio e Galiotto, até ser abandonado. Esquecido pelo tempo, já em ruínas, o casarão é decretado Patrimônio Histórico, e a partir dali inicia-se um movimento para resgatar sua história e restaurar a parte material. A pouco tempo o casarão, agora restaurado, abre as portas para a comunidade, acolhendo os visitantes que desejam conhecê-lo e sentir um pouco de como era a vida dos primeiros imigrantes italianos que vieram ao Brasil. A construção encanta por sua imponência e engenhosidade, algo trabalhoso para ser construído no início do século passado. Vale muito a pena conhecer a história que está guardada por trás destas largas paredes de pedra!
Inscreva-se no nosso Canal para acompanhar mai vídeos:
Acompanhe também nossa Página no Facebook:
felice veronese,furbo filme,casarão dos veronese,flores da cunha rio grande do sul,flores da cunha vinicolas,flores da cunha,terra do galo,turismo,serra gaúcha,rio grande do sul,flores da cunha pontos turísticos,flores da cunha turismo,flores da cunha rs pontos turisticos,flores da cunha gastronomia,flores da cunha vinho,turismo flores da cunha,flores da cunha mapa,imigração italiana,otávio rocha,flores da cunha o que fazer,casarão
Casarão dos Veronese
Documentário histórico sobre a construção do casarão de pedras de Otávio Rocha, Rio Grande do Sul.
Casarão dos Veronese em Flores da Cunha, Rio Grande do Sul, Brasil
Construído em 1898 pelo imigrante italiano Felice Veronese, no distrito de Otávio Rocha, na zona rural do município de Flores da Cunha, o Casarão é um representante típico da arquitetura da imigração italiana, que iniciou oficialmente no Estado em 1875. As paredes externas, de pedra aparente, foram construídas em basalto talhado regular e irregular com assentamento em barro e as paredes internas são de alvenaria de tijolos, assentados com terra, areia e cal. Apresentando planta retangular e telhado de duas águas, possui dois pavimentos e sótão. Os entrepisos de madeira são constituídos por barroteamento e assoalho de tábuas.
Felice Veronese chegou ao Brasil em 1882, vindo do norte da Itália, tornando-se o maior produtor de vinho da região. Ao constituir família, começou a construir o casarão, que abrigou também uma cantina doméstica para produção de vinhos e uma pequena fábrica de pólvora, criada pelos filhos de Felice.
O Casarão foi vendido à família Schio, que por sua vez o repassou à família Galiotto. Atualmente pertence à Prefeitura Municipal de Flores da Cunha.
A iniciativa do tombamento partiu da comunidade. O argumento mais relevante foi ser o prédio um importante exemplar da arquitetura em pedra, característica das regiões de colonização italiana.
Desocupada por muito tempo, o telhado havia caído e a edificação estava bastante deteriorada. Foi recuperada entre 2015 e 2017, com recursos da LIC - Lei Estadual de Incentivo à Cultura - e da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, apresentando uma nova cobertura em estrutura metálica, devendo ser utilizada em atividades culturais.
.
.
.
.
.
#veronese #floresdacunha #patrimoniohistorico #culturaitaliana #serragaucha #italiabrasil #video #videomakers #filmmakers # #floresdacunhars #brazil #patrimoniohistoriconacional #italiano #consolatogeneraleditalia #italiabrasile #brasil #videos #videomaker #videomakerslife #filmmakerslife #patrimoniocultural #restaurodepatrimoniohistorico #italia #riograndedosul #instagood #instavideo #world #filmmakersbrasil #serragauchaumlugar
CASARÃO VERONESE
Confira o vídeo de forma compactada produzido pela Sphagetti Filmes sobre a história do Casarão dos Veronese. A produção completa pode ser conferida numa das salas do Casarão, que fica no distrito de Otávio Rocha.
Casarão dos Veronese
Rua:Olindo Carlos Toigo, 650, Distrito de Otávio Rocha
Horário d e atendimento:
Terça, quinta e sexta-feira: das 8h às 11h45 e das 13h15 às 17h
Sábado: das 10h às 11h45 e das 13h15 às 17h
Domingo: das 10h45 às 11h45 e das 13h15 às 16h30
Almoço italiano em uma festa na colônia
800 kg de carne (codornas, coelhos, frangos, porco) assadas ao modo Menarosto; mais de 100 quilos de agnolini, mais de 100 quilos de polenta frita, além de salada de batata, de radici, massa, pão, suco de uva e vinho. Esse foi o cardápio do almoço que ocorreu em Otávio Rocha, distrito de Flores da Cunha, Rio Grande do Sul, Brasil, por ocasião da Festa de Santo Antônio, em junho de 2019. Cerca de mil pessoas saborearam o típico almoço ítalo-brasileiro.
Esse tipo de evento é comum nas colonizadas por italianos no Rio Grande do Sul. Comprovando que, para os italianos e seus descendentes, comer é uma celebração; sentar em torno de uma mesa para se alimentar não é uma necessidade; é um ritual, um compromisso com o prazer onde todos os sentidos estão envolvidos.
Description in english
800 kg of meat (quails, rabbits, chickens, pork) roasted in Menarosto mode; more than 100 kilos of agnolini, over 100 kilos of fried polenta, plus potato salad, radici, pasta, bread, grape juice and wine. This was the lunch menu that took place in Otávio Rocha, Flores da Cunha district, Rio Grande do Sul, Brazil, on the occasion of the Santo Antônio Festivity, in June 2019. About 1,000 people enjoyed the typical Italo-Brazilian lunch.
This type of event is common in those colonized by Italians in Rio Grande do Sul. Proving that for Italians and their descendants, eating is a celebration; sitting around a table to feed is not a necessity; it is a ritual, a commitment to pleasure where all the senses are involved.
25072010 - Distrito Otávio Rocha - Flores da Cunha.MOV
Nesta data tive a oportunide de conhecer Otávio Rocha, distrito de Flores da Cunha, lugarejo bonito, pacato e harmonioso. Sendo dia do Motorista estava sendo realizada uma procissão de tratores, junto à igreja de São Marcos.
Jantar dos Melhores Vinhos de Flores Da Cunha - RS
O Jantar Menarosto dos Melhores Vinhos de Flores Da Cunha ocorreu na última sexta-feira no Salão do Travessão Carvalho em Otávio Rocha. O evento premiou os destaques florenses em diversas categorias, os enólogos que fizeram as avaliações, os patrocinadores e as vinícolas participantes. Contou com a presença de diversas autoridades como: Prefeito Municipal Lídio Scortegagna, vice prefeito e secretário de obras Almir Zanin, presidente da Câmara de Vereadores Moacir Ascari e demais vereadores, secretários municipais e imprensa em geral. Além disso, contamos com uma grande participação do público de diversos lugares.
Estivemos representando a Rádio Flores FM 104.9 no evento!
Parabéns à todos que contribuíram para o sucesso deste jantar comemorativo!
CONHECENDO FLORES DA CUNHA - RS
EVENTO FINALIZADO PARTIU CAXIAS DO SUL - RS
Vinícolas de Flores da Cunha e Região
Espere que gostem.
obs: fui eu mesmo que fiz
Corpus Chirsti 2019 - Tapetes de Serragem - Flores da Cunha, RS - Brasil
Desde o ano de 1964 o município de Flores da Cunha preserva a tradição dos tapetes de serragem coloridos para a procissão do Corpus Christi. Em 2019 foram usadas mais de 70 toneladas de serragem pintada e houve a participação de mais de 300 voluntários de diversas comunidades de trabalharam por diversas horas para deixar os mais de 40 quadros prontos para o Corpus Christi.
Esta é uma ocasião muito especial na cidade, pois encanta os moradores locais e atrai diversos turistas de muitos locais do Brasil.
CTG Nova Querencia - PR (Gustavo)
Treino de laço comprido vaca mecanica
FLORES DA CUNHA Rio Grande do Sul
SERRA GAUCHA - RS
Mirante Gelain - Flores da Cunha - RS mp4 -
Belo local para se passar o dia. Possui banheiro e lanchonete. Traga sua família e amigos.
Tri Hotel Flores da Cunha
Cintia andando de bike em Flores da Cunha