Fio Cruz - Passeio no Rio de Janeiro
FIO CRUZ – A dica de passeio no Rio de Janeiro de hoje é a Fio Cruz, localizado na Avenida Brasil, 4365 em Manguinhos. Lá vocês vão poder conhecer o Castelo Mourisco idealizado por Oswaldo Cruz, o parque da vida, a tenda da ciência, a pirâmide, o epidauro e as exposições: oceanos, insetos ilustrados, ABC e saúde e também o Borboletário, além de eventos que acontecem nos fins de semanas.
Todas as atividades são GRATUITAS.
Para visitar o castelinho é necessário ir ao centro de recepção do Museu da Vida, que fica próximo à entrada principal da Av. Brasil, pois as visitas lá são GUIADAS e com horários específicos (Acesse o site para mais informações).
Durante o período de férias, de dezembro a fevereiro, não há necessidade de agendamento prévio.
Como agendar?
O agendamento pode ser feito pelo telefone (21) 2590-6747. Também é possível ir diretamente ao Centro de Recepção do Museu da Vida.
HORÁRIOS : O Museu da Vida funciona de terça a sexta, das 9h às 16h30. Aos sábados das 10h às 16h.
O local possui estacionamento.
LINK DO MUSEU :
LINK DE LOCALIZAÇÃO :
Funkorama de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (
Origem:
Artista:
10 pontos turisticos mais visitados de Pelotas
Conheça os 10 pontos turísticos mais visitados de Pelotas!
*** INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL ***
1 - Catedral Metropolitana de Sao Francisco de Paula
A primeira capela foi construida em 1813. Em 1826, após ter sido destruída por um raio, foram iniciadas as obras de um novo templo, pelo lado de fora do primitivo. Em 1915, sofreu uma ampliação: um prédio de dois pavimentos é anexado para servir de salão paroquial. Em 1933, uma nova reforma ampliou sua capacidade para 1700 pessoas. A Catedral só veio assumir sua configuração atual entre 1947 e 1948, quando foram construídas a cripta e a grandiosa cúpula.
2 - Praça Coronel Pedro Osório
Apresenta oito entradas, é bem arborizada e no ponto central está o chafariz As Nereidas, importado juntamente com mais três chafarizes, com a finalidade de ornamentar os jardins públicos e abastecer de água a população do seu entorno. Destacam-se entre os monumentos, as obras do grande escultor pelotense Antônio Caringi, como o monumento ao Cel. Pedro Osório, monumento à Mãe Pelotense, Relógio Solar e ainda obras de outros artistas.
3 - Biblioteca Pública Municipal de Pelotas
A história conta que foi fundada em 1875 com o objetivo de colaborar para o conhecimento intelectual e cultural dos pelotenses. Em 1878 o Visconde da Graça inaugurou os alicerces do prédio, construído graças às doações da população mais abastada, que mandava trazer da Europa vários materiais de construção.
4 - Museu Municipal Parque da Baronesa
O solar é uma obra arquitetônica cuja beleza reside na harmoniosa convivência entre os estilos neoclássico e colonial brasileiro. Ocupa uma área de aproximadamente 7 hectares, e uma construção de 820 m² , com 22 peças e um pátio interno com algibe que serviu para abastecer de água o solar. Contornando todo o conjunto, foram cultivados vários jardins. A água canalizada da gruta forma dois lagos. Sobre estes, pontes rústicas. Também foi erguido um castelinho para acolher coelhos e pombos. O prédio foi restaurado, e entregue a comunidade Pelotense em 1982, como Museu Municipal Parque da Baronesa. Possui um acervo de mais de mil peças.
5 - Charqueada São João
Construída em 1810, situada na margem direita do Arroio Pelotas, foi charqueada do ilustre português Antônio Gonçalves Chaves. Apresenta-se em estilo Colonial. Residência térrea com pátio interno, formada a partir de ampliações sucessivas, que configura um grande retângulo. Ainda tem resquícios do que foi a senzala e um jardim ornado de estátuas do Porto, fontes d'agua e figueiras centenárias. Nas paredes estão expostos alguns objetos de uso nas charqueadas. A fachada principal apresenta sete aberturas, cunhais, soco, beiral com cimalha e pequena calçada.
6 - Catedral Anglicana do Redentor
Catedral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, é conhecida como a IGREJA CABELUDA, por sua característica de ser coberta por uma hera que muda de cor, conforme as estações do ano. Construída em estilo gótico-celtico, abriu suas portas ao público em 1892. Sua torre possui 27 metros de altura.
7 – Theatro Guarany
Foi construido entre 1920 e 1921. Sua capacidade, somando camarotes e plateia, é de aproximadamente 1500 lugares. Possui mais 900 lugares na geral e 25 camarins para artistas. Foi inaugurado no dia 30 de abril de 1921 com a apresentação da ópera O Guarany de Carlos Gomes. Durante a década de 70, sofreu uma grande reforma. Atualmente, o Teatro Guarany segue como casa de espetáculos e local de atos solenes, com destaque para cerimônias de formatura.
8 – Charqueada Santa Rita
Construída em 1826 em estilo colonial, foi parte importante do Núcleo Charqueador Pelotense. Com uma arquitetura primorosamente restaurada e um exuberante jardim centenário, ainda mantém vivo o reflexo do esplendor que foi, um dia, a cidade de Pelotas. Hoje, a Charqueada Santa Rita abre suas portas para visitação turística guiada, a fim de mostrar a sua rica história, seu conjunto arquitetônico e seu jardim. Também dispõe de um espaço para eventos, com capacidade para 150 pessoas, equipado para a realização de formaturas, casamentos, aniversários e conferências.
9 – Praia de Santo Antonio
O Balneário de Santo Antonio é o mais antigo Balneário da praia do Laranjal em Pelotas. É zona de preservação paisagística natural. Evoca Antônio Augusto Assunção Jr., cuja principal avenida leva o seu nome, inspirado no nome do santo, e em justa homenagem do poder público àquele que iniciou a urbanização da praia.
10 - Museu da História da Biblioteca Pública Pelotense
É um departamento da Biblioteca Pública Pelotense, entidade não governamental. Apresenta no seu acervo peças de mineralogia, numismática, filatelia, pinacoteca, escultura, arquitetura (maquetes), armas, documentos e jornais.
Conheça nossa Loja: turismoecia.net
Apresentação Lucimara.MPG
Vídeo da apresentação em libras, feito pela estudante Lucimara Candido de Moura, da turma 103 do 1º ano do Ensino Médio diurno, dia 28 de outubro de 2011, numa aula de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, Lajeado/RS.