Castelo de Carrazeda de Ansiaes !
Verão 2012
Castelo de Carrazeda de Ansiães
Panorama do Castelo em Carrazeda de Ansiães, Portugal
Castelo de Carrazeda de Ansiães
Vôo no castelo em Carrazeda de Ansiães, Portugal
Castelo de Ansiães (Carrazeda de Ansiães)
Vídeos sobre o castelo de Ansiães em Carrazeda de Ansiães.
Castelo de Ansiães
Uma Lenda O Túnel do Castelo de Ansiães. Reza a Lenda que , durante a ocupação muçulmana, viviam duas comunidades : uma no Castelo de Ansiães e outra,na margem sul do Douro ,no Castelo de Numão. Segundo o imaginário popular, haveria um caminho subterrâneo que ligava as cisternas dos dois castelos, passando por baixo das encostas e leito do Douro, permitindo a comunicação entre os dois povos . Esta passagem só possível pelo imaginário mágico do “tempo dos mouros ”, favoreceria a comunicação, as ligações de boa vizinhança e as fugas em caso de perigo , ouvindo-se ainda hoje , à entrada das cisternas o eco da cavalaria árabe a galopar, de forma desabrida, pelos serros do Douro.
Ruínas do Castelo de Ansiães
Situadas a poucos quilómetros de Carrazeda de Ansiães e pertencente à freguesia de Selores encontram-se estas impressionantes ruínas de estruturas antigas
Arquitectura Tradicional do concelho de Carrazeda de Ansiães
Video de divulgação do Centro Interpretativo do Castelo de Ansiães. Arquitectura Tradicional do concelho de Carrazeda de Ansiães
Castelo de Ansiães e Vila Amuralhada
Nas ruínas de um castelo (Carrazeda de Ansiães)
A alma e a gente
Castelo de Numão visto do Castelo de Ansiães
Conheça mais em:
Castelo de Numão:
A primitiva ocupação humana de seu sítio remonta à pré-história, ao período Neolítico. Acredita-se que um castro dos Lusitanos tenha aqui sido erguido, posteriormente romanizado. Quando da Invasão muçulmana da Península Ibérica, estes conquistadores aqui teriam erguido uma fortificação.
Com a independência de Portugal, D. Afonso Henriques (1112-1185) doou os seus domínios ao seu cunhado, Fernão Mendes de Bragança. Este nobre, em 8 de Julho de 1130, concedeu Carta de Foral à povoação (referida como Civitate Noman) e promoveu a reedificação do castelo.
Castelo de Ansiães:
A primitiva ocupação humana do seu sítio remonta ao Calcolítico, por diversos povos sucessivamente, passando pelos Romanos até aos Muçulmanos, aos quais se deve o primitivo amuralhamento da povoação, tendo sido totalmente abandonada por volta do século IX.
Em meados do século XI, à época da Reconquista cristã da Península Ibérica, a povoação inscrevia-se nos domínios do reino de Leão, quando recebeu, em 1055, 1057 ou 1065, Carta de Foral do rei Fernando Magno, visando o seu repovoamento.
Integrante dos domínios de Portugal, esse foral foi confirmado, em 1160, pelo rei D. Afonso Henriques (1112-85) e, sucessivamente, em 1198 por D. Sancho I (1185-1211), em 1219 por D. Afonso II (1211-23) e, em 1510, por D. Manuel I (1495-1521). O crescimento da vila e sua importância regional foram reconhecidos pela Carta de Feira, recebida em 1277 de D. Afonso III (1248-79). Alguns autores sustentam que, possívelmente, parte expressiva de sua cerca amuralhada teria sido erguida sob o reinado de D. João I (1385-1433).
(Wikipédia)
Castelo de Numão e vila, freguesia e concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda
Castelo de Ansiães, União das freguesias de Lavandeira, Beira Grande e Selores, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança
Igreja de S. Salvador de Ansiães - Castelo de Ansiães
Conheça mais em:
Igreja de S. Salvador de Ansiães - Castelo de Ansiães
A igreja de invocação a S. Salvador, do início do Sec XIII e em Carrazeda de Ansiães, é um testemunho de valor excecional do Românico nordestino. Destaca-se pelas suas proporções, harmonia e decoração escultórica. A arquitetura da igreja denota uma grande qualidade conceptual, desconhecendo-se, no entanto, o responsável do risco e realização da obra.
(Infopédia)
Localizada no interior das muralhas do Castelo de Ansiães, a Igreja de S. Salvador de Ansiães é constituída por dois corpos: nave e capela-mor, mas a sua originalidade reside fundamentalmente no tímpano “Pantacrator” do portal principal cuja iconografia de “cristo em majestade”, constitui o mais completo exemplar do românico português.
(CM-Carrazeda Ansiães)
Castelo de Ansiães, União das freguesias de Lavandeira, Beira Grande e Selores, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança
Castelo de ansiaes btt
Este vídeo foi carregado a partir de um telemóvel Android.
Oito Mãos, monumentos com música dentro, Castelo de Ansiães
Num local maravilhoso, o Castelo de Ansiães em Carrazeda de Ansiães, o quarteto Eire realizou um concerto maravilhoso.
Carrazeda de Ansiães
Carrazeda de Ansiães
Carrazeda de Ansiães
Video promocional dos recursos turísticos do concelho de Carrazeda de Ansiães
O Inverno cai na noite de Carrazeda de Ansiães
companhia sonora a cargo de Low com o tema Words
janeiras em carrazeda de ansiães
vídeo enviado do meu celular
Fanfarra BV Portuenses: Beira Grande, Carrazeda de Ansiães
+Info: 916 040 417 (Responsável)
fanfarra@bvportuenses.pt
facebook.com/FanfarraBVPortuenses
Castelo de Amieira do Tejo
Em Amieira do Tejo, concelho de Nisa, encontramos um belo castelo e a capela de São João Baptista onde descobrimos uns motivos bem marotos.