Campo Maior, Vila e Castelo, 2017 05 27
Campo Maior é uma vila portuguesa no Distrito de Portalegre, região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo com cerca de 7 500 habitantes.
É sede de um município com 247,20 km² de área e 8 456 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte e leste pela Espanha, a sueste pelo município de Elvas e a oeste por Arronches. Campo Maior é a segunda maior vila do Alentejo, apenas atrás de Grândola.
Certamente foi uma povoação Romana, dominada por Mouros durante meio milénio e reconquistada por cavaleiros cristãos da família Pérez de Badajoz em 1219, que posteriormente ofereceram a aldeia, pertencente ao concelho de Badajoz, à Igreja de Santa Maria do Castelo.
Em 31 de Maio de 1255, D. Afonso X de Leão e Castela, elevou a aldeia de Campo Maior a Vila.
O Senhor da Vila, o Bispo D. Frei Pedro Pérez concedeu, em 1260, o primeiro foral aos seus moradores assim como o seguinte brasão de armas: N. Sr.ª com um cordeiro, e a legenda Sigillum Capituli Pacensis.
Em 31 de Maio de 1297, através do Tratado de Alcanizes assinado em Castela por D. Fernando IV, rei de Leão e Castela e D. Dinis, passa a fazer parte de Portugal, juntamente com Olivença e Ouguela.
Campo Maior vai pertencer sucessivamente a D. Branca, irmã de D. Dinis, em 1301 ; a D. Afonso Sanches, filho ilegítimo do mesmo rei, em 1312; e novamente a D. Dinis em 1318.
O seu castelo que se ergue a leste da vila foi reedificado por D. Dinis em 1310, e foi no século XVII e XVIII que se levantaram fortificações tornando Campo Maior numa importante praça forte de Portugal.
Como reflexo da influência castelhana em Campo Maior, durante a Revolução de 1383-85, a guarnição militar e os habitantes da vila colocam-se ao lado do rei de Castela, tornando-se necessário que o Rei João I de Portugal e D. Nuno Álvares Pereira se deslocassem propositadamente ao Alentejo com os seus exércitos para a cercarem durante mais de um mês e meio, tendo-a ocupado pela força em fins de 1388. D. João II deu-lhe novo brasão: um escudo branco, tendo as armas de Portugal de um lado, e de outro S. João Baptista, patrono da vila.
Em 1512, o rei D. Manuel I concedeu o Foral Novo à vila de Campo Maior.
A comunidade judaica ou rotulada como tal era tão numerosa na vila no século XVI que nas listas dos apresentados em Autos de fé realizados em Évora pela Inquisição, Campo Maior aparece entre as terras do Alentejo com maior número de acusados de judaísmo.
A guerra com Castela a partir de 1640 vai produzir as primeiras grandes transformações. A necessidade de fortificar a vila que durante os três últimos séculos se desenvolvera acentuadamente para fora da cerca medieval, a urgência em construir uma nova cintura amuralhada para defesa dos moradores da vila nova dos ataques dos exércitos castelhanos, vai obrigar o rei a enviar quantias avultadas em dinheiro, engenheiros militares, operários especializados e empregar um numeroso contingente de pessoal não qualificado. Os contingentes militares são então numerosos. Calcula-se que na segunda metade do século XVII, em cada quatro pessoas residentes na vila, uma era militar. Campo Maior foi, durante algum tempo quartel principal das tropas mercenárias holandesas destacadas para o Alentejo.
Em 1712, o Castelo de Campo Maior vê-se cercado por um grande exército espanhol comandado pelo Marquês de Bay, o qual durante 36 dias lança sobre a vila toneladas de bombas e metralha, tendo conseguido abrir uma brecha num dos baluartes; o invasor ao pretender entrar por aí, sofreu pesadas baixas que o obrigaram a levantar o cerco.
No dia 16 de Setembro de 1732, pelas três da manhã, desencadeia uma violenta trovoada, o paiol, contendo 6000 arrobas de pólvora e 5000 munições, situado na torre grande do castelo é atingido por um raio, desencadeando de imediato uma violenta explosão e um incêndio que arrastou consigo cerca de dois terços da população.
D. João V determina a rápida reconstrução do castelo. A vila vai erguer-se lentamente das ruínas e aos poucos refazer-se para voltar a ocupar o lugar de primeira linha nos momentos de guerra e de local de trocas comerciais e relacionamento pacífico com os povos vizinhos de Espanha, nos tempos de paz.
Os primeiros anos do século XIX são em Campo Maior de grande agitação. Um cerco, em 1801, pelos espanhóis e uma revolução local, em 1808, contra os franceses que então invadiram Portugal o comprovam.
A sublevação campomaiorense contra a ocupação napoleónica vai sair vitoriosa devido ao apoio do exército de Badajoz que permanece na vila durante cerca de três anos.
Em 1811 surge uma nova invasão francesa que fez um cerco cerrado durante um mês à vila, obrigando-a a capitular. Mas a sua resistência foi tal que deu tempo a que chegassem os reforços luso-britânicos sob o comando de Beresford, que põe os franceses em debandada, durante o Combate de Campo Maior, tendo então a vila ganho o título de Vila Leal e Valorosa, título este presente no actual brasão da vila.
CASTELO DE CAMPO MAIOR
ERGUIDO NO ALTO DO OUTEIRO DE SANTA VITÓRIA PARA DEFESA DA RAIA ALENTEJANA, DO ALTO DE SUAS TORRES SE AVISTAM AS VIZINHAS BADAJOZ E ELVAS. ACTUALMENTE O MONUMENTO INTEGRA A PRAÇA-FORTE DE CAMPO MAIOR, DEPOIS DA DE ELVAS, A MAIS IMPORTANTE FORTIFICAÇÃO DO DISTRITO.
Castelo de Campo Maior
An unplanned stop in this beautiful castle. Located in Portalegre, Portugal.
The entrance is really cheap, and even more if you are an student (~1€). Totally worth it.
June 2016
Follow me:
Twitter:
Pics:
Campo Maior em Vídeo
Vídeo sobre Campo Maior, distrito de Portalegre, Alto Alentejo, Portugal
II Encontro Transfronteiriço de Dança de Campo Maior
O II Encontro Transfronteiriço de Dança de Campo Maior, organizado pela Axpress-Arte com o apoio do Município de Campo Maior, juntou cerca de 50 bailarinas de todas as idades, de Portugal e de Espanha, que ao longo do dia 29 de Junho celebraram e conviveram em torno desta arte de palco. Fica um vídeo que resume um pouco do que foi esta jornada.
História de Campo Maior e da família Castelo Branco Parte 1
Historiador Marcos Paixão fala sobre a participação da família Castelo Branca na História de Campo Maior-PI
Apresentaçao da vila de Campo Maior
Apresentaçao da vila de Campo Maior
tourism travel culture events destination adventure museum tourist holiday visit
Os campos de Campo Maior
Ver o Artigo completo:
Blog:
Facebook:
Instagram:
Google+:
----------
Campo Maior uma das vilas de Portugal, com uma história atribulada, fronteira com Espanha, ocupada por celtas, romanos, mouros e passagem das tropas francesas de Napoleão.
No interior de Portugal. O Alentejo profundo. Continuamos por este Portugal, para descobrir mais um dos lugares lindos e dos sítios a visitar.
----------
Campo Maior one of the villages of Portugal, with a troubled history, bordered by Spain, occupied by Celts, Romans, Moors and passage of the French troops of Napoleon.
In the interior of Portugal. The deep Alentejo. We continue through this Portugal, to discover another of the beautiful places and places to visit.
----------
Mostramos vídeos divertidos, paisagens bonitas, natureza, com história e cultura.
Sejam Bem Vindos ao Canal do Pássaro no Ombro.
Our idea is to show you videos with some fun, funny, cheerful, surprising, humorous, lively, happy, graceful ….
Welcome to Pássaro no Ombro Channel.
----------
SUBSCREVA|SUBSCRIBE:
Mais Videos:
Chapel of Bones, Campo Maior
Chapel of Bones, Campo Maior - Portugal
Built in 1766 the Chapel of Bones is annexed to the Campo Maior Main Church.
The Chapel’s interior is totally covered with human bones, a tribute to the victims of the tragedy of 1732, when lightning struck the tower of the castle that served as a gunpowder storehouse, killing most of the population of this village.
Hotel Santa Beatriz - Campo Maior (Campo Maior) - Portugal
Save up to 25% with Smart Booking. Book it now:
Hotel Santa Beatriz hotel city: Campo Maior (Campo Maior) - Country: Portugal
Address: Avenida Dos Combatentes Da Grande Guerra; zip code: 7370-075
This hotel has an indoor pool with a slide-open roof and air-conditioned rooms with a flat-screen TV. It is situated a 10-minute walk from Campo Maior Castle and has an on-site restaurant.
-- Cet hôtel possède une piscine intérieure avec un toit coulissant et des chambres climatisées équipées d'une télévision à écran plat. Il est situé à 10 minutes à pied du château de Campo Maior et abrite un restaurant.
-- Este hotel cuenta con una piscina interior con techo abierto deslizable y habitaciones con aire acondicionado y TV de pantalla plana. Se encuentra a 10 minutos a pie del castillo de Campo Maior y dispone de un restaurante en el establecimiento.
-- Dieses 10 Gehminuten von der Burg von Campo Maior entfernte Hotel bietet Ihnen einen Innenpool mit einem Dach, das aufgeschoben werden kann und klimatisierte Zimmer mit einem Flachbild-TV. Besuchen Sie auch das hauseigene Restaurant.
-- Dit hotel beschikt over een binnenzwembad met een schuifdak en biedt kamers met airconditioning en een flatscreen-tv. Het ligt op 10 minuten lopen van het kasteel van Campo Maior en heeft een eigen restaurant.
-- Este hotel apresenta uma piscina coberta com tecto móvel e quartos climatizados com televisão de ecrã plano. Está situado a uma caminhada de 10 minutos do Castelo de Campo Maior e tem um restaurante no local.
-- 酒店提供带滑盖打开顶板的室内游泳池以及带平面电视的空调客房,距离Campo Maior Castle城堡有10分钟步行路程,且内设餐厅。 Santa Beatriz酒店的所有客房均设有享有Campo Maior的房屋和乡村全景的阳台,还配有简单的木制家具和沙发的休息区。 Hotel Santa Beatriz酒店的两个酒吧供应地区葡萄酒和清凉饮料。A Muralha餐厅拥有带工厂灯具的宽敞环境,提供国际美食和阿连特茹特色菜肴。 ...
-- Этот отель расположен в 10 минутах ходьбы от замка Кампо Майор. К услугам его гостей ресторан, крытый бассейн с горкой с открытой крышей и номера с кондиционером и телевизором с плоским экраном.
-- يحتوي هذا الفندق مسبح داخلي بسقف إنزلاقي مفتوح وغرف مكيفة مع تلفزيون بشاشة مسطحة. يقع على بعد 10 دقائق سيرا على الأقدام من قلعة كامبو مايور ويضم مطعم في الموقع.
--
História de Campo Maior e da família Castelo Branco Parte 2
Historiador Marcos Paixão fala sobre a participação da família Castelo Branca na História de Campo Maior-PI
Campo Maior
Portugal de Skate 2009
Portugaldeskate.com
Capela dos Ossos de Campo Maior
Adjacente à Igreja Matriz encontra-se a Capela dos Ossos, um monumento que data de 1766 e que foi construído em memória das vítimas da explosão do paiol de pólvora de 1732. A visita a este espaço justifica-se por ser a segunda maior capela deste género em Portugal e por, ainda hoje, ao contrário das suas congéneres, conseguir mobilizar fiéis. A Capela convida à reflexão sobre o efémero da existência: Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos, lê-se numa placa que recebe todos os seus visitantes.
Campo Maior, Portugal:
Campo Maior, Portugal:
Campo Maior, Portugal
Video Software we use:
Ad-free videos.
You can support us by purchasing something through our Amazon-Url, thanks :)
Campo Maior , is a municipality in the Portalegre District, Alentejo Region, Portugal.The population in 2011 was 8,456, in an area of 247.20 square kilometres .It is bordered by Spain on the North and East, by Elvas Municipality on the Southeast, and by Arronches Municipality on the West.
---Image-Copyright-and-Permission---
About the author(s): Rei-artur: By Rei-artur pt en Rei-artur blog
License: Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 (CC-BY-SA-3.0)
Author(s): Rei-artur (
pt
en
---Image-Copyright-and-Permission---
This channel is dedicated to make Wikipedia, one of the biggest knowledge databases in the world available to people with limited vision.
Article available under a Creative Commons license
Image source in video
Saias Campo Maior
Saias das Sortes
Conheça Campo Maior
Conheça Campo Maior
TV Digital Produção
Vende Publicidade
Visite:
Festa das Flores em Campo Maior
A Festa das Flores, também chamada Festa do Povo, realiza-se em Campo Maior, vila portuguesa no distrito de Portalegre (Alentejo) e este ano de 27-08 a 04-09-2011. Realizado por Ermelinda Ferreira e publicado em
Centro Comunitario de Campo Maior
17º Aniversário do Centro Comunitário de Campo Maior celebrado hoje, dia 8 de Maio.
Campo Maior Festas do Povo 2015 vista aérea - 4K Ultra HD
The People's Festival known as the Festas do Povo consist of the decoration of the streets of Campo Maior, especially the historical centre, the streets of Campo Maior will be fully decorated with paper flowers and other objects in cardboard and paper. All made by locals.
Um agradecimento especial à Andreia Chavado e ao José João Cardoso pelas facilidades concedidas e pela sua simpatia.