Castelo de Castro Laboreiro // Castro Laboreiro Castle // Peneda Gerês // Portugal
Quick video of a hike to the top of the Castle in Castro Laboreiro in the north of Portugal
Gear used:
- DJI Phantom 3
- Canon 100D / SL1
Music:
- Said the Sky - Darling (ft. Missio)
Follow me:
-
Castelo de Castro Laboreiro, Portugal, 2016_08_17
O Castelo de Castro Laboreiro, também referido como Castelo de Castro Laboredo, localiza-se na vila e freguesia de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
Em posição dominante no alto de um monte, em terreno de difícil acesso entre as bacias do rio Minho e do rio Lima, está integrado no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A região encontra-se ocupada por humanos desde época pré-histórica, conforme o demonstram os monumentos megalíticos abundantes no planalto a nordeste de Castro Laboreiro.
Embora não haja informações históricas abundantes, a ocupação deste sítio parece estar ligada ao traçado das diversas estradas romanas que aqui possuíam pontes para a travessia dos rios da região (ribeiro de Barreiro, o rio Laboreiro, o rio Cainheiras, o rio do Porto Seco e outros).
À época da Reconquista cristã da península Ibérica, Afonso III de Leão (848-910) doou o domínio de Castro Laboreiro, na primeira metade do século X, ao conde D. Hermenegildo, avô de São Rosendo, por este ter vencido Vitiza, um chefe local que se havia revoltado. Durante o domínio do conde, o castro existente (e que lhe deu o nome) teria sido adaptado a castelo, voltando, posteriormente, ao domínio muçulmano.
Em 1141, D. Afonso Henriques (1112-1185) conquistou a povoação de Castro Laboreiro, fazendo reforçar a sua defesa (1145), que passava a integrar a linha fronteiriça dos domínios de Portugal. Embora se desconheçam os detalhes dessa defesa, ela estaria concluída, conforme inscrição epigráfica, sob o reinado de D. Sancho I (1185-1211). No início do reinado de D. Afonso III o castelo foi severamente danificado diante da invasão de tropas do reino de Leão (1212).
Vila e sede de Concelho entre 1271 e 1855, Castro Laboreiro foi pertença do condado de Barcelos até 1834, bem como comenda da Ordem de Cristo desde 1319. Sob o reinado de D. Dinis (1279-1325), por volta de 1290, as suas defesas foram reconstruídas, quando assumiram a atual feição. Por esta época, a alcaidaria de Castro Laboreiro e a de Melgaço encontravam-se unidas, a cargo da família Gomes de Abreu, de Merufe. Posteriormente, sob o reinado de D. Fernando (1367-1383), o soberado doou esta alcaidaria a Estevão Anes Marinho.
No século XIV, após a conquista de Melgaço, D. João I (1385-1433) utilizou Castro Laboreiro como base para deter as incursões das forças castelhanas oriundas da Galiza.
O alcaide-mor Martim de Castro foi afastado de suas funções em virtude das queixas dos moradores da vila (1441).
No início do século XVI, o castelo encontra-se figurado por Duarte de Armas, no seu Livro das Fortalezas (c. 1509), podendo-se observar as muralhas reforçadas por cinco torres de planta quadrangular. Ao centro, a torre de menagem, também de planta quadrangular, precedida por outra construção, com a cisterna a norte. Isolada, em plano inferior, a vila.
Durante a Guerra da Restauração da independência portuguesa, Baltazar Pantoja conquistou o castelo de supresa, após quatro horas de batalha (Maio de 1666). Tendo deixado como Governador da Praça D. Pedro Esteves Ricarte, este rendeu-se ao 3º conde de Prado, D. Francisco de Sousa.
Desguarnecido a partir de 1715, entre 1766 e 1778 foi utilizado pelo conde de Bobadela, Governador das Armas da Província, para recolher homens e mulheres que se recusavam a apresentar os seus filhos para o serviço militar. Passaram por essa detenção cerca de 400 pessoas no período.
No contexto da Guerra Peninsular, foi guarnecido por tropas e artilhado com quatro peças (1801). Com a paz, voltou a ser desguarnecido, iniciando-se o seu processo de abandono e ruína.
No século XX, foi classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 27 de Março de 1944. Posteriormente, na década de 1970 foram promovidos trabalhos de prospecção arqueológica, que revelaram testemunhos de ocupação do período da Alta Idade Média. Finalmente, entre 1979 e 1981 teve lugar uma pequena intervenção de limpeza e consolidação do monumento.
Percurso Pedestre - Vila, Castelo e Miradouro de Castro Laboreiro (Melgaço)
Percursos Pedestres, Caminhadas, Trekking, Hiking, Trails, Pedestrianismo, Trilhos, Rotas e Passeios em Portugal.
Ver mais em:
More info:
Subscreve já o canal Sola Gasta para veres mais vídeos espectaculares sobre Portugal:
For more awesome videos, subscribe the channel:
FOLLOW ME:
on
on
on
on
on #trekking #hiking #percursospedestres
Castelo de Castro Laboreiro
Castelo de Castro Laboreiro Séc. XIII
O castelo foi mandado construir por D. Dinis, embora algumas referências documentais sustentam perceber que existiria um castelo anterior. Possui planta oval, com restos de pano de muralha erguidas sobre as fragas. Na entrada principal, a nascente temos a designáda Porta do Sol. A porta da traição, Porta do sapo, fica a norte, de arcos sobre pés direitos. Segundo os desenhos de Duarte Damas, o castelo de Castro Laboreiro tinha, por volta de 1505, as muralhas reforçadas por cinco torres quadrangulares envolvendo a torre de menagem, e com uma cisterna mais para norte. Está classificado como Monumento Nacional.
Castelo Medieval de Castro Laboreiro - Portugal - Weekend TRIP
Castelo Medieval de Castro Laboreiro - Portugal - Weekend TRIP
Local: Castelo de Castro Laboreiro - Portugal 2018
I don't own the rights of this song.
Song: Illenium - Reverie (feat. King Deco)
Link:
Drone
Paulo Kankune
Castelo de Castro Laboreiro
TRIP
Viagens
Na aldeia de Castro Laboreiro | Na Rota do Peneda-Gerês ep. 6 | Portugal
➡Para MAIS vídeos e para APOIAR nosso trabalho:
➡
.......................................................................
Na aldeia de Castro Laboreiro | Na Rota do Peneda-Gerês ep. 6 | Portugal
No episódio 6, ainda em Peneda-Gerês, Nuzito e Tietchan vão em direção ao Norte e chegam em Castro Laboreiro.
Castro Laboreiro é um destino bem procurado em Peneda-Gerês e tem muitos esportes de aventura na região.
Fica localizada no conselho de Melgaço, e até já foi sede do conselho. Tem pouco mais de 500 habitantes.
Ficaram hospedados no Alojamento Miradouro do Castelo, nome esse que não poderia ser mais auspicioso. O quarto tem uma vista muito bonita da serra.
O passeio começa em uma trilha rumo ao Castelo de Castro Laboreiro. A trilha não é pra principiantes, pois tem muita escada e muita pedra. Nuzito e Tietchan quase não aguentam o tranco, rsrs.
O castelo foi construído na época de Dom Dinis, século XIII e é bem próximo da fronteira com a Espanha. Foi uma importante fortificação daquela época.
A segunda trilha foi mais tranquila. Foram ver o miradouro da Ponte Velha.
E depois seguiram para ver a Ponte Velha de Castro Laboreiro mais de pertinho. Essa é uma ponte construída entre os séculos XV e XVIII, apesar de muita gente achar que é uma ponte romana.
Voltaram para o alojamento para fazer uma prova de fumeiro com vinho alvarinho, que é super tradicional na região. Se deliciaram com o salpicão, o presunto cru português e com pães da região.
Aguardem que ainda tem o último vídeo da rota do Gerês semana que vem.
Bjs, Nuzito e Tietchan
Lugares que visitamos e parceiros dessa viagem:
Alojamento Miradouro do Castelo | Central de reservas Montes de Laboreiro :
Castro Laboreiro:
...................................................
►►►►DESCONTOS em sua VIAGEM►►►►►►
•DESCONTO Passagem aérea:
•Seguro Viagem DESCONTO:
•DESCONTO 41Euros Airbnb:
•Faça PASSEIOS em Portugal:
•Hotel BOOKING:
Siga O Miradouro nas redes sociais ^.^:
site:
contato : contato@omiradouro.com.br
..................................................................................
➡Um pouquinho SOBRE NÓS:➡ Somos um casal, mas antes de nos conhecermos, vivemos um período fora do Brasil, com uma experiência bem semelhante. O Nuno, filho de português, foi em 2000 conhecer a terra do pai, morando além-mar por dois anos, enquanto fazia um mestrado em ciência política. A Erica – filha de japoneses – seguiu o caminho de muitos decasséguis brasileiros, e foi trabalhar na terra do sol nascente em 2003, onde morou por 5 anos. Agora estamos vivendo em Portugal. Também gostamos de contar histórias, sejam as nossas, ou as dos lugares pelos quais passamos. Aqui você verá nossas andanças por esse país que tão bem nos acolheu.
Acompanhe nossos vídeos aqui no nosso canal no Youtube!
.................................
► Utilizamos músicas da plataforma artlist:
ARTLIST MUSIC: (utilize esse link e ganhe 2 meses extras na sua assinatura)
Hiking to castelo de Castro Laboreiro at 1033m
Castelo de Castro Laboreiro
Fomos visitar o Castelo de Castro Laboreiro! Um castelo construído no alto de um monte, a 1033 metros acima do nível do mar.
Castro Laboreiro + Trilho Castrejo + Castelo Castro Laboreiro
Castro Laboreiro é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Melgaço, situada na Serra da Peneda, em pleno planalto de Castro Laboreiro.
O PR ”Trilho Castrejo” decorre pelos antigos caminhos que ligavam as Brandas às Inverneiras e no caso de estes estarem cobertos pelo asfalto,
decorre por caminhos alternativos. São caminhos que remontam à idade média dos quais restam algumas pedras de calçada e pontes antigas.
The PR Trail of Castro Laboreiro runs the old paths that connected the Brandas to the Inverneiras and if these are covered by asphalt, it runs
alternative paths. There are paths dating back to the Middle Ages and of which remain some old paving stones and ancient bridges.
Este é o trilho que segui. Imagens do Castelo não incluídas no vídeo. Castro Laboreiro ao Castelo 10 a 15 minutos a pé.
Castelo de Castro Laboreiro
Conhecem? ????
Trilhar o alto do Monte de Castro Laboreiro, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, permite conhecer a antiga fortaleza de Castro Laboreiro e, ao mesmo tempo, desfrutar das mais belas vistas que Melgaço possui.
Dia 30 de julho, podem votar nas nossas aldeias! ????... Fiquem atentos!
#7maravilhas #MelgaçoTem #MunicípioMaisaNortedePortugal #Alvarinho #Gastronomia #Património #Viver #Cultura #Natureza #AltoMinho #CastroLaboreiro #BrandadaAveleira #AldeiasRemotas
Castelo de Castro Laboreiro, Geres
Castelo de Castro Laboreiro, Geres
Castro Laboreiro - Castelo
Castelo de Castro Laboreiro sec. XIII.O castelo foi mandado construir por D. Dinis, embora algumas referências documentais permitam sustentar que existiria uma fortificação anterior, que teria sido tomada por D. Afonso Henriques.
Em documento datado de 1258 se diz que habitantes do vizinho vale do Mouro, terão de acorrer, se a tal forem chamados para sua defesa, ao Castello de Leboreiro.
Possui planta oval, com restos de pano de muralha erguidas sobre as fragas.
Na entrada principal, a nascente temos a designada Porta do Sol. A porta da traição, Porta do Sapo, fica a norte de arco pleno sobre pés direitos.
Segundo os desenhos de Duarte Darmas, o castelo de Castro Laboreiro tinha, por volta de 1505, as muralhas reforçadas por 5 torres, quadrangulares envolvendo a torre de menagem e com uma cisterna mais para norte.
A torre de menagem sofreu uma violenta explosão em 1659, século em que o castelo de Castro Laboreiro foi chamado a novo papel no contexto das Guerras Peninsulares.
É Monumento Nacional.
Portugal - Visitando as ruínas do castelo de Castro Laboreiro
Visita às ruínas do castelo de Castro Laboreiro no Norte de Portugal.
Castelo de Castro Laboreiro
Castelo de Castro Laboreiro, melgaço
Ruta Castelo Castro Laboreiro Portugal
Castro Laboreiro a Castelo de Lindoso. (GoPro)
De Castro Laboreiro até casa, ao Castelo de Castro Laboreiro. Pelo meio ainda deu para avistar e filmar o fogo na encosta da Peneda...
Upper and Lower Laboreiro [HD]
Upper and Lower Castro Laboreiro Landscape...
Castro Laboreiro vista aérea 4K
As ruinas de um Castelo medieval de caracter permanente, acantonado no alto do penhasco, o chamado castelo de detenção, com uma forma eliptica, de paredes duplas, foi construido no séc. XIII, pela sua localização estratégica foi aproveitado durante a Guerra da Restauração.
Castelo de Castro Laboreiro
Trilhar o alto do Monte de Castro Laboreiro, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, permite-nos conhecer a antiga fortaleza de Castro Laboreiro e, ao mesmo tempo, desfrutar das mais belas vistas que Melgaço possui.
Para aqui chegar, o caminho não é fácil, tendo que se subir uma boa parte a pé, até alcançar cerca de 1033 metros de altitude. Quando aqui chegamos, porém, esquecemos todo o caminho que ficou para trás, tal a beleza e imponência do que nos rodeia.
Da antiga fortificação medieval, quase em ruínas, conseguimos descortinar restos das muralhas, a torre de menagem e uma velha cisterna. A porta principal, designada Porta do Sol, é visível do lado nascente, enquanto a Porta da Traição ou do Sapo, no lado norte, nos dá acesso ao terreiro interior.
A história deste local começou na Idade do Ferro, sendo mais tarde aqui construída a fortaleza, pela mão de Dom Afonso Henriques. Depois de ser destruído por um violento temporal, Dom Diniz reconstruiu-o -- tudo isto prova a sua importância estratégica e histórica, que apenas vem reforçar o misticismo que o local transmite.
Para além da historicidade subjacente ao local, este granjeia uma visita também pelas fantásticas panorâmicas que oferece.
CASTELO - Castro Laboreiro
Cheguei ao CASTELO de Castro Laboreiro! Aqui falo-vos sobre um costume muito antigo e ainda hoje praticado por alguns habitantes de Castro Laboreiro, a TRANSUMÂNCIA.
Curiosos? Ora vejam!