Castelo Monforte - Águas Frias - Chaves - Portugal
O Castelo de Monforte, também referido como Castelo de Monforte de Rio Livre, em Trás-os-Montes, localiza-se na freguesia de Águas Frias, povoação de Monforte, concelho de Chaves, distrito de Vila Real, em Portugal.
Monforte de Rio Livre veio a integrar o território português logo que se constituiu a nacionalidade. A mais antiga referência ao castelo medieval remonta ao século XII, num documento que cita um nobre tenente (tenens) do castelo. O julgado de Rio Livre foi instituído em 1267. Em 1273 a povoação recebeu foral de D. Afonso III (1248-1279), quando devem ter-se iniciado as obras de reforma do conjunto que, em sua maior parte, chegou até aos nossos dias. Este soberano alçou a vila à cabeça do território, dentro do mesmo processo de organização da fronteira setentrional que deu origem, por exemplo, ao Castelo de Montalegre.
Os trabalhos de edificação prosseguiram no reinado de seu filho e sucessor, D. Dinis (1279-1325), vindo a estar concluídos em 1312, quando apresentava uma sólida torre de menagem e muros reforçados por três torres.
Castelo de Monforte de Rio Livre (Águas Frias, Chaves - Portugal)
O Castelo de Monforte, também referido como Castelo de Monforte de Rio Livre, em Trás-os-Montes, localiza-se na freguesia de Águas Frias, povoação de Monforte, concelho de Chaves, distrito de Vila Real, em Portugal.
Ergue-se sobre uma das escarpas da serra do Brunheiro, em posição dominante sobre a povoação e a ribeira de Águas Livres.
O castelo encontra-se classificado como Monumento Nacional, por Decreto publicado em 5 de Janeiro de 1950.
O castelo medieval, com muralhas em granito, abundante na região, resiste em condições razoáveis. Nelas se rasgam duas portas, pelas quais se acede ao pátio de armas:
- Porta da Vila, a Oeste, em arco quebrado, mais larga, comunicando com a vila medieval;
- Porta da Traição, a Sul, em arco de volta perfeita, com vão mais estreito.
O topo das muralhas é percorrido por um adarve, por onde se acede, através de uma porta, o interior da Torre de Menagem. Esta apresenta planta quadrangular, coroada por uma fileira de mísulas tripartidas, estando dividida internamente em três pavimentos, iluminados por frestas rasgadas nas paredes. É acedida, ao nível do pavimento intermediário, por uma porta elevada, em arco de volta perfeita. No pavimento inferior abre-se a cisterna com teto abobadado.
Da antiga cerca da vila, onde se rasgavam primitivamente três portas, resta apenas a chamada Porta do Galeão.
(Wikipédia)
Página 'Amigos do Castelo de Monforte':
Petição Pública em prol da requalificação do Castelo de Monforte:
Página Oficial do Pianista/Compositor Luís Conceição:
Castelo de Monforte de Rio Livre - Águas Frias - Chaves - Portugal
Monumento Nacional
Águas Frias - Chaves - Portugal
Castelo de Monforte - Portugal - Andrezinhoo13
GOSTOU?? INSCREVA-SE!!! Obrigado por nos acompanhar
FANPAGE:
INSTAGRAM:
TWITTER:
contato: andre.khatib@gmail.com
Castelo de Monforte de Rio Livre (Águas Frias, Chaves - Portugal)
A mais antiga referência ao castelo medieval remonta ao século XII. O julgado de Rio Livre foi instituído em 1267. Em 1273 a povoação recebeu foral de D. Afonso III (1248-1279), quando devem ter-se iniciado as obras de reforma do conjunto que, em sua maior parte, chegou até aos nossos dias.
Os trabalhos de edificação prosseguiram no reinado de seu filho e sucessor, D. Dinis (1279-1325), vindo a estar concluídos em 1312, quando apresentava uma sólida torre de menagem e muros reforçados por três torres. Nesse período documenta-se a presença de um alcaide na localidade e verifica-se um forte crescimento do espaço urbano da vila, com a ampliação da cerca da vila.
A vila recebeu foral passado por D. Afonso IV (1325-1357).
(Wikipédia)
Castelo de Monforte - Chaves (Águas Frias)
O “Castelo de Monforte de Rio Livre”, também referido apenas como “Castelo de Monforte”, localiza-se na freguesia de Águas Frias, povoação de Santo António de Monforte, concelho de Chaves, distrito de Vila Real, em Portugal.
Ergue-se sobre uma das escarpas da serra do Brunheiro, em posição dominante sobre a povoação e a ribeira de Águas Livres.
Monforte de Rio Livre integrou o território português desde que se constituiu a nacionalidade. A mais antiga referência ao castelo medieval remonta ao século XIII, num documento que cita um nobre tenente (“tenens”) do castelo, D. Gonçalo Mendes.
Fonte: fortalezas.org
Alentejo 05 - Portugal (Alegrete, Monforte, Castelo de Vide, Marvão, Vila Viçosa, Alter do Chão)
Alentejo - Portugal (Alegrete, Monforte, Castelo de Vide, Marvão, Vila Viçosa, Alter do Chão)
Monforte, Portalegre, Alentejo, Portugal 2014
Monforte é uma vila portuguesa no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com 1 300 habitantes.
É sede de um município com 419,65 km² de área e 3 329 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a oeste e norte pelos municípios do Crato e de Portalegre, a leste por Arronches e por Elvas, a sudoeste por Borba e por Estremoz, a oeste por Fronteira e a noroeste por Alter do Chão.
Possui um clima marcadamente mediterrânico, caracterizado por uma estação seca bem acentuada no Verão. A precipitação ronda os 500 mm entre os meses de Outubro e Março e os 170 mm no semestre mais seco.
A ocupação humana deste território começou no período neolítico, com pequenas comunidades agro-pastoris. A civilização romana teve uma influência importante nestas terras deixando um rico legado patrimonial. Durante a Idade Média existiam no território do actual concelho dois núcleos populacionais distintos, a Vila de Monforte e a Vila de Assumar.
A primeira Carta de Foral foi outorgada em 1257, por D.Afonso III, à Vila de Monforte. Ser-lhe-ia dada nova Carta de Foral no dia 1 de Julho de 1512, por D. Manuel I.
Em 1281 D. Dinis ofereceu a vila de Monforte à sua filha D. Isabel como dote aquando do seu casamento.
Admite-se a possibilidade de remontar a um castro pré-romano, convertido em um pequenoópido à época romana, sucessivamente ocupado por Visigodos e Muçulmanos.
À época da Reconquista cristã da península Ibérica, a povoação foi inicialmente conquistada, em 1139, em uma ofensiva das forças de D. Afonso Henriques (1112-1185) à região. Visando o seu povoamento e defesa, o soberano passou-lhe Carta de Foral em 1168.
Após a conquista definitiva da região, devastada e despovoada pelos combates, D. Afonso III (1248-1279) concedeu foral à vila e termo de Monforte, garantindo amplos privilégios aos seus moradores (1257), incrementando o seu povoamento e fazendo recuperar as suas defesas.
D. Dinis (1279-1325) doou o senhorio da vila de Monforte a sua esposa D. Isabel como dote de casamento (1281) juntamente com o das vilas de Óbidos, Porto de Mós, Sintra e outras. Por determinação deste soberano, inicia-se a reconstrução do castelo arruinado pelos conflitos e pelo tempo, concomitante com a cerca da vila (1309). O novo castelo era edificado no contexto de uma linha defensiva que cobria a linha fronteiriça da região no sentido Norte – Sul, integrada pelos castelos de Arronches, Portalegre, Marvão,Alegrete, Castelo de Vide, Vila Viçosa, Borba, Veiros, Alandroal e outros.
No contexto da Guerra da Restauração, o Conselho de Guerra de D. João IV (1640-1656) fez modernizar as defesas da vila de Monforte, adptando-as aos tiros da artilharia, quando foram erguidos quatro baluartes. Uma segunda linha defensiva, em faxina e terra envolvia a povoação à época, dela não restando vestígios atualmente.
A vila e sua fortificação vieram a cair momentâneamente diante das tropas espanholas sob o comando de D. João de Áustria (28 de Junho de 1662). Aproveitando-se, entretanto, do recuo do corpo principal das forças espanholas para Badajoz, as tropas portuguesas lograram reconquistar a praça no início do mês seguinte (11 de Julho).
A praça voltaria a ser alvo de diversas investidas durante a Guerra da Sucessão Espanhola e novamente durante a Guerra Peninsular. Neste contexto, durante a chamadaGuerra das Laranjas (1801), o castelo medieval foi destruído por uma violenta incursão das tropas espanholas, permanecendo de pé apenas a torre de menagem e alguns troços das muralhas.
Os vestígios da fortificação de Monforte não se encontram classificados.
Visita Guiada Castelo Monforte
Vídeo publicado a 2 de Dezembro de 2016
Castelo de Monforte em 3D
Castelo de Monforte em 3D.
O Castelo de Monforte, também referido como Castelo de Monforte de Rio Livre, em Trás-os-Montes, localiza-se na freguesia de Águas Frias, povoação de Monforte, concelho de Chaves, distrito de Vila Real, em Portugal.
Castelo de Monforte de Rio Livre (Chaves)
Castelo de Monforte (Chaves)
Por João Moreira
Çiganos de Monforte da beira
Cidade de Chaves - Castelo de Monforte (Acesso )
Cidade de Chaves - Castelo de Monforte (Acesso )
Equipa de audiovisuais RTZ filmes
Se gostou subscreva para mais, ajude a crescer
MONFORTE, Portalegre
MONFORTE, distrito de Portalegre, Alentejo, Portugal
Castelo de Monforte
Antecedentes; A primitiva ocupação humana de seu sítio remonta a um castro pré-histórico, conforme testemunhos arqueológicos. Quando da Invasão romana da Península Ibérica, devido à proximidade da estrada romana que ligava Astorga a Braga, foi reocupado, conforme o testemunho de duas aras, uma das quais dedicada ao deus Larouco.
Monforte, Portugal
Video Software we use:
Ad-free videos.
You can support us by purchasing something through our Amazon-Url, thanks :)
Monforte ]) is a municipality in the District of Portalegre in Portugal.The population in 2011 was 3,329, in an area of 420.25 km².The present Mayor is Gonçalo Nuno Lagem, elected by the Coligação Democrática Unitária.
---Image-Copyright-and-Permission---
About the author(s): Rei-artur: By Rei-artur pt en Rei-artur blog
License: Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 (CC-BY-SA-3.0)
Author(s): Rei-artur (
pt
en
---Image-Copyright-and-Permission---
This channel is dedicated to make Wikipedia, one of the biggest knowledge databases in the world available to people with limited vision.
Article available under a Creative Commons license
Image source in video
Castelo Monforte Portugal
Castelo antigo
Henrique Monforte - Atacante (Parte 1 de 2)
Apresentação do jogador Henrique Monforte - posição: Atacante