Fortaleza-Castillo Melgaço|Portugal
Castle of Melgaco
Upon a cliff overlooking the Town, you'll find this ancient fortress, a witness for the first moments of the Portuguese sovereignty. Built by order of King Afonso Henriques during the 12th and 13th centuries, the only vestiges of the ancient castle is a square keep with three floors and tiled roof, and part of the medieval Town's former walls.
Located on an ancient lookout post, it provides magnificent views over the neighboring mountain ranges and the Town's historical centre, with its narrow alleys and stone houses. Walking around the intramural area, you'll feel smaller because of the majestic structure and the views it provides.
Raised to reinforce the authority of the recently created kingdom of Portugal, this castle had an important role in defending the Alto Minho border.
In the middle of the 13th century, after the civil war, the times went calmer, and King Afonso III rebuilt it -- the remaining structure that we can see nowadays. However, this gothic reformation maintained the inner yard's Romanesque design, with the keep afar.
It's in that square tower that we can find the Nucleo Museológico Torre de Menagem. There, you'll be able to learn a little more about the architectonic, historic and cultural heritage of Melgaço. Wandering through its three floors, you'll discover the municipality's history, from the prehistoric era to the Contemporary Age.
An excellent place from where to start discovering Melgaço and where to get some information on other monuments to visit, where to eat or where to stay. Come to Melgaço and fall in love with it!
Marco nº 1 de Portugal - Cevide, Melgaço [ Vista aérea 4K ]
Cevide - Melgaço / Out. 2018
Marco nº 1 of Portugal - Cevide, Melgaço / Out. 2018
Aqui começa Portugal
Aerial View footage 4K
Drone DJI Mavic Pro
ND 32
Castelo de Longroiva
Castelo de Longroiva
Full Arch Rainbow in Melgaço - Portugal
An example of a full arch Rainbow filmed in Melgaço (Portugal) in October 2014. Filmed from the castle walls.
Due to the meteorological conditions of that day a very bright and coloured arch could be seen. A second arch could be seen forming but never seemed to show completely.
Melgaço acolhe em 2018 os nacionais de Ciclocrosse e de Maratonas e o Grande Prémio do Minho
Melgaço vai receber em 2018 os Campeonatos Nacionais de Ciclocrosse e de BTT Maratonas, assim como uma etapa do Grande Prémio do Minho em ciclismo de estrada, de acordo com o protocolo subscrito entre o Melsport - Melgaço, Desporto e Lazer E.M., Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo. Além das atividades competitivas, está em perspetiva a realização conjunta de outros eventos direcionados para a prática generalizada do ciclismo.
Depois de Melgaço ter acolhido em 2017, com assinalável êxito organizativo, etapas das Taças de Portugal de Ciclocrosse e de Maratonas e do 29º Grande Prémio do Minho em ciclismo de estrada, o Município mais a Norte de Portugal acolherá em 2018 os Campeonatos Nacionais daquelas duas vertentes do ciclismo, o início e final de uma etapa do Grande Prémio do Minho em ciclismo de estrada e uma prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Cross Country Olímpico.
Melgaço receberá no dia 14 de janeiro de 2018 o Campeonato Nacional de Ciclocrosse e posteriormente, em data a definir, o Campeonato Nacional de BTT Maratonas. Também para datas a indicar está igualmente confirmada a realização de uma etapa do Grande Prémio do Minho em ciclismo de estrada e do 4º BTT XCO de Melgaço, pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - Cross Country Olímpico.
O protocolo subscrito entre a Melsport - Melgaço, Desporto e Lazer E.M., Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo visa a colaboração mútua no estabelecimento de ações conjuntas de fomento da atividade desportiva, formação e promoção e desenvolvimento de atividades, mais especificamente da modalidade ciclismo, nas suas diversas vertentes, quer sejam de competição ou de lazer. As três entidades comprometem-se a promover e gerir eventos desportivos de índole regional e nacional; a fomentar o uso da bicicleta e da modalidade ciclismo nas vertentes de competição, manutenção e lazer; e a incentivar o fluxo turístico aproveitando as estruturas existentes e o entorno natural de toda a área do município. Nesse sentido, além das atividades competitivas, está em perspetiva a realização conjunta de outros eventos direcionados para a prática generalizada do ciclismo.
A prática do ciclismo tem vindo a crescer na comunidade desportiva do nosso concelho e nós temos de apoiar essa prática, de apoiar os nossos jovens, explica Manoel Batista, autarca melgacense, argumentando que existem no Município de Melgaço condições de excelência para a prática do ciclismo: Temos um fantástico Centro de Estágios, com ótimas condições, e um Centro de BTT, localizado na Porta de Lamas de Mouro, Porta do Parque Nacional da Peneda Gerês.
Castro Laboreiro | Melgaço | Vista Aérea [HD]
Castro Laboreiro pertence ao concelho de Melgaço e situa-se no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta aldeia possui um património histórico e arquitetónico de grande riqueza, destacando-se um tipo próprio de construções castrejas existentes em Castro Laboreiro, o Castelo de Castro Laboreiro – classificado como monumento nacional, a Igreja Matriz de Castro Laboreiro, o Pelourinho de Castro Laboreiro, igrejas medievais, os fornos comunitários, os espigueiros e os moinhos.Parta à descoberta da região!
Like and subscribe for more videos
Shot with: Xiaomi Mi Drone 4K
Music:
Follow me on Instagram:
Melgaço, Portugal
Melgaço, Portugal
CASTELO DE BELVER - GAVIÃO MARÇO 2017
Peneda-Gerês Trail Adventure passa por Melgaço na 5ª etapa | Altominho TV
A 5ª etapa da sexta edição do Peneda-Gerês Trail Adventure passou por vários locais do concelho de Melgaço. O evento conta com 900 participantes de 30 nacionalidades.
Castillo de Castro Laboreiro en 60 segundos. 4K Mavic pro.
Castillo de Castro Laboreiro, Melgaço, Portugal. Una primera fortaleza medieval fue levantada por Ordoño III de León en el siglo X, pero la obra principal se debe a Don Dinís (1261-1325) en el siglo XIII, reformada en el siglo XV y abandonada definitivamente a principios del siglo XVIII. Presenta una planta ovalada orientada Norte-Sur, adaptada a la cresta rocosa sobre la que se construyó a 1033 metros de altura. Presenta dos recintos, el Norte, cuyo acceso se hace por la puerta do sapo(debido a la presencia de una roca natural que recuerda a este animal o una tortuga) llamada también de la traición, tendría funciones militares, el recinto más grande se accedería por el camino principal a través de la puerta do Sol, al estar orientada al Este, sería el área habitada y donde se refugiaría la población del entorno junto a su ganado y pertenencias. Llego a tener cinco torres de las que se conservan solo los arranques de los muros, se pueden ver restos de varios aljibes para retener agua uno de los problemas básicos de este tipo de fortalezas defensivas en altura. El camino del Norte es muy estrecho y con pasos excavados en la propia roca, el acceso Sur es un camino empedrado, más largo pero más fácil de recorrer. La visita es libre y gratuita, en plena zona del parque nacional de Peneda-Gerés.
Música:
The Forgotten - Simon Daum
BRANDA DA AVELEIRA (GAVE) - MELGAÇO
BRANDA DA AVELEIRA (GAVE) - MELGAÇO
VENHA DESCOBRIR ESTA ALDEIA TURISTICA!
Coordenadas GPS (posto de atendimento): 41°59'40.98N 08°16'49.00O
O meio envolvente...
A transumância de pessoas e animais, de acordo com as estações do ano, obrigou as gentes desta aldeia a ter dois lares - a branda para os Verões e a inverneira para os Invernos.
Branda da Aveleira é constituída por um conjunto de casas rústicas, muito típicas, designadas por cardenhas, tendo sido algumas delas recuperadas para turismo, mantendo a sua traça original e decoradas com mobiliário rústico.
Vídeo Promocional Penafiel
Vídeo criado no âmbito da rede de lojas do Turismo do Porto e Norte para promoção do município de Penafiel.
Landscape: Muralhas de Valença e Tui
Video com imagens aéreas das muralhas de Valença com vista para o outro lado da fronteira Tui, Espanha.
Caminhada na Marina de Oeiras (Oeiras)
Percursos Pedestres, Caminhadas, Trekking, Hiking, Trails, Pedestrianismo, Trilhos, Rotas e Passeios em Portugal.
Ver mais em:
More info:
Subscreve já o canal Sola Gasta para veres mais vídeos espectaculares sobre Portugal:
For more awesome videos, subscribe the channel:
FOLLOW ME:
on
on
on
on
on #trekking #hiking #percursospedestres
Castelo, Ferreira d'Aves
Visitem o blogue
Castillo de Castro Laboreiro - Portugal
Castillo del Siglo XIII de la ciudad de Castro Laboreiro.
El Castillo de Castro Laboreiro se encuentra localizado a 1033 metros de altitud, en el municipio de Melgaço, dentro del Parque Nacional da Peneda-Gerês, Portugal.
Se trata de una fortificación medieval que se encuentra prácticamente en ruinas y que conserva parte de sus murallas y dos monumentales puertas, de las cuales destaca la Porta do Sapo.
Castelo de Castro Laboreiro, Portugal, 2016_08_17
O Castelo de Castro Laboreiro, também referido como Castelo de Castro Laboredo, localiza-se na vila e freguesia de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
Em posição dominante no alto de um monte, em terreno de difícil acesso entre as bacias do rio Minho e do rio Lima, está integrado no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A região encontra-se ocupada por humanos desde época pré-histórica, conforme o demonstram os monumentos megalíticos abundantes no planalto a nordeste de Castro Laboreiro.
Embora não haja informações históricas abundantes, a ocupação deste sítio parece estar ligada ao traçado das diversas estradas romanas que aqui possuíam pontes para a travessia dos rios da região (ribeiro de Barreiro, o rio Laboreiro, o rio Cainheiras, o rio do Porto Seco e outros).
À época da Reconquista cristã da península Ibérica, Afonso III de Leão (848-910) doou o domínio de Castro Laboreiro, na primeira metade do século X, ao conde D. Hermenegildo, avô de São Rosendo, por este ter vencido Vitiza, um chefe local que se havia revoltado. Durante o domínio do conde, o castro existente (e que lhe deu o nome) teria sido adaptado a castelo, voltando, posteriormente, ao domínio muçulmano.
Em 1141, D. Afonso Henriques (1112-1185) conquistou a povoação de Castro Laboreiro, fazendo reforçar a sua defesa (1145), que passava a integrar a linha fronteiriça dos domínios de Portugal. Embora se desconheçam os detalhes dessa defesa, ela estaria concluída, conforme inscrição epigráfica, sob o reinado de D. Sancho I (1185-1211). No início do reinado de D. Afonso III o castelo foi severamente danificado diante da invasão de tropas do reino de Leão (1212).
Vila e sede de Concelho entre 1271 e 1855, Castro Laboreiro foi pertença do condado de Barcelos até 1834, bem como comenda da Ordem de Cristo desde 1319. Sob o reinado de D. Dinis (1279-1325), por volta de 1290, as suas defesas foram reconstruídas, quando assumiram a atual feição. Por esta época, a alcaidaria de Castro Laboreiro e a de Melgaço encontravam-se unidas, a cargo da família Gomes de Abreu, de Merufe. Posteriormente, sob o reinado de D. Fernando (1367-1383), o soberado doou esta alcaidaria a Estevão Anes Marinho.
No século XIV, após a conquista de Melgaço, D. João I (1385-1433) utilizou Castro Laboreiro como base para deter as incursões das forças castelhanas oriundas da Galiza.
O alcaide-mor Martim de Castro foi afastado de suas funções em virtude das queixas dos moradores da vila (1441).
No início do século XVI, o castelo encontra-se figurado por Duarte de Armas, no seu Livro das Fortalezas (c. 1509), podendo-se observar as muralhas reforçadas por cinco torres de planta quadrangular. Ao centro, a torre de menagem, também de planta quadrangular, precedida por outra construção, com a cisterna a norte. Isolada, em plano inferior, a vila.
Durante a Guerra da Restauração da independência portuguesa, Baltazar Pantoja conquistou o castelo de supresa, após quatro horas de batalha (Maio de 1666). Tendo deixado como Governador da Praça D. Pedro Esteves Ricarte, este rendeu-se ao 3º conde de Prado, D. Francisco de Sousa.
Desguarnecido a partir de 1715, entre 1766 e 1778 foi utilizado pelo conde de Bobadela, Governador das Armas da Província, para recolher homens e mulheres que se recusavam a apresentar os seus filhos para o serviço militar. Passaram por essa detenção cerca de 400 pessoas no período.
No contexto da Guerra Peninsular, foi guarnecido por tropas e artilhado com quatro peças (1801). Com a paz, voltou a ser desguarnecido, iniciando-se o seu processo de abandono e ruína.
No século XX, foi classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 27 de Março de 1944. Posteriormente, na década de 1970 foram promovidos trabalhos de prospecção arqueológica, que revelaram testemunhos de ocupação do período da Alta Idade Média. Finalmente, entre 1979 e 1981 teve lugar uma pequena intervenção de limpeza e consolidação do monumento.
Caminho medieval para entrada no Castelo de Sortelha
Passeio proposto por:
Castelo de Lindoso
Castelo de lindoso