Castro de Carvalhelhos - Boticas
Património com História - Castro de Carvalhelhos - Boticas
Património Arqueológico Imóvel: Castro
Época: Proto-História
Classificação: Sim - Imóvel Interesse Público
Estado de Conservação: Bom
Utilização Inícial: Militar / Habitacional
Utilização Atual: Monumento
Mística Celta à solta em Carvalhelhos | 2017 | BOTICAS
Realizou-se nos passados dias 10 e 11 de junho, em Carvalhelhos, a 2ª edição da Céltica – Festa Castreja, iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Boticas e pela empresa intermunicipal, Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB), com a recriação histórica a cargo da empresa Passado Vivo.
Um fim de semana repleto de muita animação, onde a cultura castreja esteve em destaque. Dois dos momentos altos do evento foram as recriações históricas de uma cerimónia fúnebre céltica, no primeiro dia, e de um casamento celta, no último, encenados pelas várias associações culturais e recreativas do concelho de Boticas, que se juntaram à iniciativa e encarnaram personagens típicas da época.
Além das coletividades e população local, alunos do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro também participaram na iniciativa com a recriação de uma dança celta.
Ao longo dos dois dias houve ainda lugar para jogos infantis, jogos populares, várias oficinais didáticas (música pastoril, da lã à meia, do minério ao ferro e marcenaria) danças céltico-galaicas, duelos das tribos, visitas guiadas ao Castro de Carvalhelhos ou Castro dos Mouros, exibições de falcoaria, queimada galaica e ainda a venda de produtos locais no mercado céltico.
O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, referiu que “o sucesso das iniciativas organizadas pelo município acontece graças à participação não só das associações mas também da sociedade em geral, que se orgulham das suas raízes e do seu passado, e por iniciativa própria participam nos eventos por nós organizados. Sem eles esta festa não teria o mesmo encanto”, remata.
A componente gastronómica também esteve presente no recinto da festa e, durante o fim de semana, os visitantes puderam deliciar-se com o porco e a vitela barrosã no espeto.
“Os dois grandes objetivos da realização da Céltica – Festa Castreja passam por promover o concelho e, em simultâneo, dinamizar a economia local. Orgulhamo-nos muito do nosso património cultural e arquitetónico e fazemos tudo o que está ao nosso alcance para o preservar e divulgar”, afirmou o autarca.
À semelhança da primeira edição, o grupo musical “Strella do Dia”, agraciou todos os visitantes com um concerto junto à Estátua do Guerreiro Calaico, um dos símbolos mais importantes da cultura castreja.
Exploring Boticas, Portugal | Road Trip | Vista Aérea [HD]
Boticas é uma agradável vila Serrana, sede de concelho, situada na agreste Serra de Barroso, no Nordeste do País, antiga região de Trás-os-Montes, na área geográfica conhecida por Alto Tâmega.
Esta é uma região de povoamento humano bastante remoto, sendo vários os vestígios que comprovam a sua antiguidade, como o Castro do Lesenho (considerado o Castro Lusitano mais importante do País), ou o da Gorda, em Ardãos. Esta pacata vila rural de magníficos cenários bucólicos preza a sua tradição e encara-a como ponto importante do seu estimado Património, como é o caso da Estância Termal de Carvalhelhos, também conhecida por Caldas Santas de Carvalhelhos, de águas bicarbonatadas, sódicas e fluoretadas, recomendadas para o tratamento de doenças de pele e do aparelho circulatório e digestivo.
Os diversos cursos de água presentes na região reúnem cenários idílicos e boas condições para a prática das mais variadas actividades de lazer, de desporto e turísticas.
Like and subscribe for more videos
Shot with: Xiaomi Mi Drone 4K
Music:
Follow me on Instagram:
Águas de Carvalhelhos | Somos Portugal - TVI | 2016 | BOTICAS
Carvalhelhos recebeu Festa Castreja e Magia Céltica | 2016 | BOTICAS
Carvalhelhos vestiu-se a rigor para a realização da primeira edição da “Céltica – Festa Castreja”, que decorreu nos passados dias 28 e 29 de maio.
A magia céltica andou à solta, ao longo de todo o fim-de-semana, na localidade onde se encontra um dos castros mais importantes do concelho botiquense. O Castro de Carvalhelhos ou Castro dos Mouros, nome pelo qual o povoado fortificado também é conhecido, serviu de ponto de partida para uma experiência única, que teve como protagonista principal a Estátua do Guerreiro Calaico, um dos símbolos mais importante da cultura castreja presente no município barrosão. A imagem do guerreiro, encontrada no Outeiro do Lesenho, foi classificada como tesouro nacional e pode ser visitada no Museu Nacional de Arqueologia.
Apesar do S. Pedro não ter dado uma ajudinha, foram muitos os que se deslocaram até Carvalhelhos para recuar ao tempo da cultura castreja através das recriações históricas, da música, das oficinais temáticas (demonstração de voo de aves, a arte de trabalhar o ferro, o cesteiro, entre outras) e também da gastronomia.
Os visitantes puderam assim conhecer e perceber melhor o quotidiano dos seus antepassados, vivenciando momentos e histórias com mais 2500 anos.
“Pensamos em fazer algo que se identificasse com a população deste concelho. Como é sabido o povo castrejo passou por aqui, aliás, isso está bem visível quer através dos castros, quer do nosso Guerreiro e, portanto, este evento foi sobretudo uma festa que recuperou as tradições daqueles que passaram por este concelho há 2500 anos”, realçou o presidente da autarquia.
A comunidade local associou-se à festa participando nas mais variadas atividades, nomeadamente na Batalha dos Guerreiros e nas danças célticas que decorreram durante os dois dias. As gentes da terra fizeram questão de encarnar personagens caraterísticas daquela época e recriar alguns momentos do quotidiano celta.
Fernando Queiroga referiu que “apesar do mau tempo que se fez sentir as pessoas não deixaram de participar no evento que tem tanta simbologia tem para estas gentes”.
Do vasto programa da festa destacaram-se ainda os momentos musicais dos “Strella do Dia”, um grupo de referência a nível internacional, com um vasto reportório de músicas tradicionais e que utilizam instrumentos como a gaita-de-foles, a tarota, a gralla, o corno, o timbalão, entre outros.
Para além disso, estiveram à venda no recinto do evento uma grande variedade de produtos locais, como mel, pão centeio, vinho, entre outros. Tal como referiu Fernando Queiroga, “um dos grandes objetivos da realização da Céltica passa por promover o que de melhor há e se faz em terras barrosãs, as artes e ofícios tradicionais”.
Para todos aqueles que não puderam ir até Carvalhelhos disfrutar da “Céltica – Festa Castreja”, o Presidente do Município de Boticas avançou que irá realizar-se, já no próximo ano, a segunda edição do evento.
“O Espírito dos Lugares” em exibição nos Paços do Concelho | 2016 | BOTICAS
Foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 23 de setembro, pelo Vice-presidente da Câmara Municipal, Guilherme Pires, e pelo professor e investigador da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, Luís Fontes, a exposição “O Espírito dos Lugares”.
A exposição, que está patente ao público nos Paços do Concelho, mostra os valores patrimoniais do concelho de Boticas, explorando o significado simbólico de um conjunto de monumentos, sítios e lugares arqueológicos, arquitectónicos e etnográficos.
O Eremitério do Castro de Muro de Cunhas, em Ardãos, as Gravuras Rupestres de Souto Escuro, em Bobadela, a Necrópole de Pássaros, em Sapiãos, o Santuário do Senhor do Monte, em Pinho, o Castro do Outeiro de Lesenho, em Vilar e Viveiro, a Igreja de Santa Maria de Covas, em Covas do Barroso, a Pousa das Cruzes, em Bostofrio, o Pelourinho de Dornelas, em Vila Grande, e os Cornos das Alturas, em Alturas do Barroso e Cerdedo, são alguns dos locais históricos existentes no concelho barrosão e que integram esta mostra.
O Vice-presidente da autarquia, Guilherme Pires, afirmou que “esta exposição permite dar a conhecer o vastíssimo património existente no concelho de Boticas e isto só se torna possível graças à parceria entre a Câmara Municipal e a Universidade do Minho”.
“O concelho de Boticas tem um legado patrimonial tão importante e ao mesmo tempo tão desconhecido para a maioria dos habitantes locais. As pessoas passam por estes sítios diariamente e não se apercebem da história e valor que estes lugares, sítios e monumentos acarretam”, referiu o professor Luís Fontes.
A inauguração da exposição “O Espírito dos Lugares” decorreu no âmbito da celebração das Jornadas Europeias do Património 2016, que se realizaram de 23 a 25 de setembro.
Há Volta | Águas de Carvalhelhos | RTP | 2018 | BOTICAS
Boticas vai recuar no tempo com festa céltica | 2016 | BOTICAS
Realizou-se esta quinta-feira, dia 5 maio, a conferência de imprensa de apresentação da Céltica – Festa Castreja, que decorre nos dias 28 e 29 de maio, em Boticas.
Durante dois dias, o Castro de Carvalhelhos vai ser local de visita obrigatória para todos aqueles que queiram recuar 2500 anos no tempo, conhecer um pouco da história dos nossos antepassados e viver uma experiência diferente.
Entre recriações históricas, animação de rua, gastronomia, oficinas de artes ancestrais e música, a Céltica – Festa Castreja proporciona um atrativo cartaz de atividades para viver um inesquecível fim de semana em família ou com amigos.
Um dos pontos fortes da Céltica é a participação da comunidade local como figurantes nas recriações históricas, a primeira das quais, a Batalha dos Guerreiros. A ideia é recriar a vivência quotidiana com personagens características de uma época, vestidas a rigor, num espetáculo que pode conter ações de arqueologia experimental, designadamente como se faria o fogo, uma determinada peça de vestuário ou até mesmo a guerra.
O Jantar Gastronómico e as demonstrações sobre a arte de trabalhar o ferro são os outros grandes destaques da festa, que termina com uma performance com fogo e o concerto dos “Strella do Dia”, considerados um dos grupos musicais de referência a nível internacional e conhecidos por utilizarem instrumentos de antanho, como a gaita-de-foles, a tarota, a gralla, o corno, o timbalão ou os crótalos.
A Festa Castreja Céltica que decorre em Carvalhelhos, será, assim, um momento de comunhão com a comunidade local, com um programa diversificado e uma forte ligação à natureza, exaltando ainda a bravura e o culto dos guerreiros.
De realçar que a entrada no evento é gratuita.
CÉLTICA – Festa Castreja
28 e 29 de Maio, em Carvalhelhos, Boticas
Sábado: das 11h00 às 23h00
Domingo: das 11h00 às 20h00
Sábado, 28 de Maio
11h00 Cerimónia de Abertura
11h30 O viajante no tempo | Animação de rua
12h00 Aves na Floresta| Demonstração de voo
13H00 Almoço gastronómico| Animação de rua
14h00 O Ferreiro | Oficina
15h00 À Volta do Barro| Oficina
16h00 Batalha dos Guerreiros | Recriação histórica
17h00 Momento musical| Strella do Dia
18h00 O Guerreiro | Estátua-viva
19H00 Jantar gastronómico| Animação de rua
21h00 A arte de trabalhar o Ferro | Demonstração
22h00 Concerto | Strella do Dia
23h00 Encerramento | Performance com fogo
Domingo, 29 de Maio
11h00 Abertura da Festa
12h00 Instrumentos musicais singelos| Oficina
13H00 Almoço gastronómico| Animação de rua
14h00 O Cesteiro| Oficina
15h00 O Guerreiro | Estátua-viva
16h00 Jogos de Guerra | Recriação histórica
18h00 Conversas de outros tempos | Animação de rua
19H00 Jantar gastronómico| Animação de rua
20h00 Encerramento | Performance com fogo
Exploring Boticas Park North Of Portugal 2016
Exploring Boticas Park north of Portugal, trás os montes just amazing
enjoy it =) and subscribe please =)
Explorando o parque de boticas, é uma terra muito bonita de facto, aliás todo o norte é bonito, carregado de historia mesmo antes de existir cristo já ca andavam outros povos, e escolheram muito bem, espero que gostem subscrevam e metam like se o video for interessante =)
está em criaçao outro canal que se irá chamar into The Wild com o objectivo de conduzir a volta do mundo e espalhar Portugal e os Portugueses com 1000x mais qualidade, este canal foi onde comecei, as câmeras são fracas embora HD mas só 720P,
cumprimentos a Todos...
Boticas - Portugal
BOTICAS é uma vila situada em Trás-os-Montes, no norte de Portugal, a menos de 25 Km de Chaves e de Montalegre. O atual concelho de Boticas corresponde a uma parte da antiga terra do Barroso. Os concelhos de Boticas e Montalegre constituem a região do Barroso, unidade paisagística e natural caracterizada por uma topografia com altas montanhas e vastos planaltos. Durante muitos séculos as características físicas do território, aliadas aos difíceis acessos, contribuíram para o isolamento da região. Nos últimos anos, esta barreira tem vindo a ser suplantada com a melhoria significativa das condições de acessibilidade. Uma das principais fontes de riqueza é o comércio de gado bovino da tradicional raça Barrosã e gado caprino. Outra atividade importante é o turismo, ligado à estância de águas minerais de Carvalhelhos, conhecida localmente por Caldas Santas.
BOTICAS is a village located in Trás-os-Montes, in northern Portugal, less than 25 km from Chaves and Montalegre. The present county of Boticas match to part of the ancient land of Barroso. The counties of Boticas and Montalegre make up the region of Barroso, natural landscape unit characterized by a topography with high mountains and vast plateaus. For many centuries the physical characteristics of the territory, combined with the difficult access, contributed to the isolation of the region. In recent years, this barrier has been overtaken with significantly improved accessibility. A major source of wealth is the trade of bovine cattle of traditional race Barrosã and goat herds. Another important activity is tourism, linked to the mineral waters of Spa Carvalhelhos, known locally by Caldas Santas.
Céltica - Festa Castreja - Boticas
Céltica - Festa Castreja - Boticas - Iª edição do evento a 28 e 29 de Maio de 2016 no Castro da Carvalhelhos - uma viagem no tempo dos povos céltico-galaicos.
Celtic - Festa Castreja - Boticas - Ist edition of the event on 28 and 29 May 2016 in the Castro Carvalhelhos - a journey through time of the Celtic-Galician people.
Estátua da Barrosã inaugurada em Carvalhelhos
Três anos depois das obras de beneficiação da avenida de acesso à aldeia de Carvalhelhos foi a vez de, na passada terça-feira, dia 28 de julho, ser inaugurada a estátua d’A Barrosã, colocada na rotunda à entrada da aldeia.
A cerimónia de inauguração de um dos símbolos representativos do concelho de Boticas contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, do Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Campos, do Presidente do Conselho de Administração das Águas de Carvalhelhos, Armando Lavouras, do escultor Francisco Simões e do Presidente da Junta de Freguesia de Beça, Daniel Dias.
A inauguração coincidiu com a comemoração do centésimo aniversário das Águas de Carvalhelhos. Um marco histórico para a empresa que se dedica desde 1915 à produção, engarrafamento e comercialização de água mineral.
Acontecimento que muito orgulha o autarca, Fernando Queiroga, “pois a empresa Águas de Carvalhelhos tudo tem feito, apesar da atual situação financeira do país, para manter todos os postos de trabalho, e só por esse motivo merece um agradecimento especial por parte da autarquia”.
Para o Presidente do Conselho de Administração das Águas de Carvalhelhos, Armando Lavouras, “a comemoração de 100 anos de existência da empresa Águas de Carvalhelhos tem um sabor especial, mas o sucesso da empresa deve-se, sobretudo, aos seus excelentes funcionários”.
“Os trabalhadores da empresa são praticamente da minha família e merecem todo o meu reconhecimento”, afirmou o responsável das Águas de Carvalhelhos.
O escultor Francisco Simões definiu “a mulher como o ser mais belo que existe à face da terra” e afirmou que “foi uma honra e um prazer ser o eleito para criar a estátua d’A Barrosã”.
No final da cerimónia de inauguração ainda houve tempo para um lanche-convívio no Pavilhão Polidesportivo de Carvalhelhos onde foi servida a tradicional vitela no espeto.
Casa antiga - Sapelos - Boticas - Vila Real - Portugal
Mais fotografias e videos em:
Ano do vídeo: 2019
Copyright.
Todos os direitos reservados ao autor/fotógrafo: Baptista de Barros.
Carvalhelhos Portuguese Carbonated Mineral Water Review
Thank you for watching my latest water review of Carvalhelhos Portuguese carbonated mineral water. Please feel free to recommend the next water you would like me to review, or a food you would like me to review on my Monday food reviews.
Carvalhelhos's Website:
Water Score Sheet:
CÉLTICAFesta Castreja
28/29 Maio 2016, em Carvalhelhos, Boticas
BOTICAS INAUGURA ESTÁTUA NA RENOVADA ROTUNDA DE CARVALHELHOS
Boticas inaugura estátua na renovada rotunda de Carvalhelhos
Destino Norte - Chaves, Montalegre, Carvalhelhos e Pedras Salgadas | 2017 | Porto Canal
Festa Castreja 2019
No Castro de Carvalhelhos (Boticas) nos dias 8 e 9 de Junho, fez a recriação histórica da vida dos castrejos e romanos que andaram por aquelas terras.
II edição Céltica - Festa Castreja em Carvalhelhos, Boticas
Vídeo publicado dia 12 de Junho de 2017