Morte do Bispo Dom Antônio Lino Diniz aos 71 anos, Dom Antônio era bispo da diocese de Itumbiara
A população de Itumbiara e região despedi-se hoje, terça-feira, dia 03 dezembro de 2013, do Bispo da Diocese de Itumbiara Dom Antônio Lino da Silva Diniz. A despedida contou com a presença do Governador de Goiás Marconi Perillo e de dezenas de religiosos de várias cidades do Estado. A população marcou presença em massa. Milhares de pessoas que foram se despedir de um dos maiores lideres da Igreja católica do interior de Goiás.
O Bispo de Itumbiara Dom Antônio Lino da Silva Diniz morreu no domingo, dia 1 de dezembro de 2013, pela manhã, às 9h, em Goiânia (GO). A TV Caramuru já havia noticiado no dia 30 de novembro, o infarto do líder religioso. Na ocasião, o Bispo encontrava-se em estado grave na UTI do Hospital São Marcos, posteriormente foi transferido para Goiânia onde faleceu no Hospital Lúcio Rebelo. Este tinha sido o segundo infarto, o primeiro ocorreu em Portugal, durante sua visita a família em seu País de origem.
Dom Antônio Lino da Silva, tinha 71 anos e começou a vida religiosa em Portugal, onde foi ordenado presbítero em 1966. Aos 24 anos, ainda em Portugal, manifestou a vontade vir para o Brasil. Chegou em nosso País em 1967, atuou como pároco, por vários anos, na diocese de Sete Lagoas (MG). Foi nomeado Vigário Paroquial e, em dezembro de 1966, Pároco da Catedral de Santo Antônio em Sete Lagoas, onde permaneceu até agosto de 1988. Nesse período, introduziu na Diocese o Movimento de Emaús e Pastoral de Juventude, Cursilhos de Cristandade e Encontro de Casais com Cristo. Em 1977 a 1978 frequentou em Roma um curso de espiritualidade sacerdotal. De 1968 a 1988 foi Diretor Espiritual no Seminário Diocesano São Pio X, em Sete Lagoas MG. Em 1988 voltou à sua Arquidiocese de origem, Braga, em Portugal, sendo pároco em duas paróquias em Santo Tirso. Em setembro de 1991, retornou à Diocese de Sete Lagoas, sendo encarregado de iniciar a formação da paróquia de São Pedro, onde foi pároco e também Capelão da Santa Casa de Nossa Senhora das Graças. Em dezembro de 1994 foi nomeado Reitor do Seminário Maior São Pio X. Foi Diretor Espiritual do Movimento de Encontro de Casais com Cristo no Regional Leste 2. Em 1998, veio para Itumbiara assumir a Diocese. Aqui realizou importantes projetos, entre eles, o Natal Solidário que ajuda anualmente centenas de famílias carentes.
Na cidade, as empresas manifestaram o luta pela perda do religioso. O corpo do líder da Igreja Católica do interior de Goiás chegou em Itumbiara na noite de domingo, por volta das 23h30 . Durante toda a noite e dia, várias missas de corpo presente foram realizadas. A última foi feita hoje às 15h pelo Arcebispo de Goiânia dom Washington Cruz. Em seguida, o corpo foi sepultado no jazigo dentro da Catedral Santa Rita de Cássia, onde encontra-se o corpo do ex-bispo de Itumbiara Dom Veloso.