Morar em Portugal? Conheça o Porto comigo, inclusive o Cemitério da Lapa
Entrevista com o Professor Dr. Joel Cleto. Ciclo de visitas guiadas ao Cemitério da Lapa, promovido pela Venerável Irmandade da Lapa. Venha passear comigo em Portugal e conhecer a cidade do Porto muito além dos roteiros tradicionais. Descubra portoportugalpasseios.com. Morar em Portugal? Muita cultura e história na Cidade Invicta.
Caminhos da História | Cemitérios histórias e estórias, no Porto - Portugal
PORTO EM FOTOGRAFIA - OS CEMITÉRIOS DO PORTO - ORDEM DA LAPA - AGRAMONTE - PRADO DO REPOUSO
Porto em Fotografia por António Amen Photography
Lapa | PORTO, PORTUGAL
Este video mostra-nos a zona da Lapa, na cidade do Porto, mostrando pontos de interesse como a Estação de Metro da Lapa, a Monte da Lapa, a Rua da Lapa e a Igreja da Lapa.
Notas importantes:
A Igreja de Nossa Senhora da Lapa é uma igreja católica situada na cidade do Porto, em Portugal, dedicada à Nossa Senhora da Lapa. A igreja foi edificada pela Irmandade da Nossa Senhora da Lapa, instituída em 1755, e faz parte de um conjunto edificado que inclui o cemitério da Lapa, a escola primária da Irmandade e o Hospital da Irmandade da Lapa. Na capela-mor encontra-se sepultado o coração do rei Pedro IV de Portugal, doado em testamento à irmandade.
A primeira pedra da igreja foi lançada em 17 de julho de 1756 e, embora tenha sido consagrada em 1779, a construção só foi concluída em 1863. O primeiro projecto da igreja foi encomendado ao arquitecto João Glama Ströberle. Em 1756 foi encomendado em novo desenho ao arquitecto Figueiredo Seixas, que dirigiu as obras até à data da sua morte em 1773. Construída ao longo de mais de um século, a igreja apresenta elementos arquitectónicos rococós e neoclássicos.
Este outros videos disponível em
Blog Material de Catequese
Morar em Portugal? Muita cultura no Porto com a Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa
Este foi o último evento do III Ciclo de Visitas Guiadas ao Cemitério da Lapa, promovido pela Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, em 20 de outubro de 2018. O Canal Porto Portugal Passeios agradece à Irmandade da Lapa pela oportunidade, ao Dr. Joel Cleto pela entrevista ao final da visita (publicada em outro vídeo neste canal) e a Dra. Rosa Magalhães pela gentileza, prestatividade e simpatia sempre.
Visita Nocturna ao Cemitério da Lapa _ Porto _Junho 2016
Cemitério da Lapa
Bora conhecer lugares?
Aprender e descobrir !
Vem nessa aventura você também, o céu é o limite !
Insta: @aoly.pelo.mundo
Lá tem belas fotos de lugares incríveis!☺️
Visita Nocturna ao Cemitério da Lapa _ Porto _Junho 2016
Porto Igreja da Lapa
A Igreja de Nossa Senhora da Lapa situa-se na cidade do Porto, dedicada à Nossa Senhora da Lapa. A igreja foi edificada pela Irmandade da Nossa Senhora da Lapa, instituída em 1755, e faz parte de um conjunto edificado que inclui o cemitério da Lapa, a escola primária da Irmandade e o Hospital da Irmandade da Lapa. Na capela-mor encontra-se sepultado o coração do rei Pedro IV de Portugal (D. Pedro I, Imperador do Brasil), doado em testamento à irmandade.
Musica: Heart Strings - Coyote Hearing/YouTube Audio Library
PORTO Prado do Repouso graveyard halloween dia dos finados
relax......
Cerimonia do translado dos restos mortais de D.Pedro I,Panteão dos Bragança até o navio Funchal
Fachada e interior da Igreja de São Vicente de Fora com destaque para o altar; interior do Panteão da Dinastia de Bragança; pedra alusiva a Dom Pedro IV, imperador do Brasil; caixão selado; fachada da Igreja; militares nas imediações da igreja; chegada em automóvel de Marcelo Caetano, presidente do Conselho; caixão coberto com pano de veludo rodeado por coroas de flores no interior da igreja; interior do Panteão da Dinastia de Bragança; Padre Correia da Cunha, ladeado pelos acólitos Vítor Soares e João Paulo Dias, dá início ao cortejo fúnebre em que caixão é transportado em ombros por militares desde a igreja até ao armão do Governo Militar de Lisboa, sendo seguido por Marcelo Caetano, Luís da Gama e Silva, embaixador do Brasil em Portugal, Dona Teresa Maria de Orleães e Bragança, em representação da família real brasileira, e membros do governo. Honras militares prestadas por Batalhão de Caçadores Nº 5, sendo possível ouvir os hinos nacionais de Portugal e Brasil; cortejo de automóvel acompanhado por agentes da GNR a cavalo até ao Cais de Santa Apolónia; membros da Armada marcham ao lado do armão alternado com honras militares; Luís Gama e Silva, Dona Teresa Maria e Marcelo Caetano assistem na tribuna; Vítor Soares, Padre Correia da Cunha e Paulo Dias seguem o cortejo; chegada do armão junto à rampa de acesso ao navio Funchal. Membros da Armada e fuzileiros (portugueses e brasileiros) retiram e transportam a urna desde o armão até ao navio Funchal, seguidos pelos acólitos e pelo Padre Correia da Cunha; navios estacionados no rio Tejo; civis assistem à cerimónia; Luís Gama e Silva, Dona Teresa Maria e Marcelo Caetano sobem a bordo e abandonam o paquete Funchal alternado com bandeiras nacionais de Portugal e Brasil; Marcelo Caetano despede-se de Dona Teresa Maria; Luís Gama e Silva despede-se dos membros do governo e entra em automóvel; Marcelo Caetano entra no carro e abandona o cais. Caixão coberto por pano de veludo em câmara ardente no salão nobre do paquete.
Guided visit to the British Cemetery, in Porto, Portugal
Hey Ghouls and Boos!
Another day, another cemetery.
And this one, I must say, didn't knew it even existed. How crazy is that? It is so well hidden...
Once more, this visit was organized by my city, as part of its cultural programme.
I hope you like it.
xoxo
Dani
WHAT I USED TO FILM/EDIT
⚜ Iphone 7 Plus
⚜ Filmora
MUSIC
⚜ Tomaso Albinoni Adagio in G Minor
SOCIAL MEDIA
⚜Facebook: ttps://facebook.com/luxexnihilo
⚜Instagram:
⚜Twitter:
⚜ Blog:
Igreja da Lapa | PORTO, PORTUGAL
A Igreja de Nossa Senhora da Lapa é uma igreja católica situada na cidade do Porto, em Portugal, dedicada à Nossa Senhora da Lapa. A igreja foi edificada pela Irmandade da Nossa Senhora da Lapa, instituída em 1755, e faz parte de um conjunto edificado que inclui o cemitério da Lapa, a escola primária da Irmandade e o Hospital da Irmandade da Lapa. Na capela-mor encontra-se sepultado o coração do rei Pedro IV de Portugal, doado em testamento à irmandade.
A primeira pedra da igreja foi lançada em 17 de julho de 1756 e, embora tenha sido consagrada em 1779, a construção só foi concluída em 1863. O primeiro projecto da igreja foi encomendado ao arquitecto João Glama Ströberle. Em 1756 foi encomendado em novo desenho ao arquitecto Figueiredo Seixas, que dirigiu as obras até à data da sua morte em 1773. Construída ao longo de mais de um século, a igreja apresenta elementos arquitectónicos rococós e neoclássicos.
Video realizado por Pedro Afonso.
Video disponível em
Ossário da Igreja de S. Francisco, em Porto, Portugal
Durante um largo período da nossa história, que só terminou em meados do século XIX, as inumações - enterros - eram realizadas no interior das igrejas ou nos seus adros, sendo que a proximidade com os locais mais sagrados, como o altar principal ou as capelas contendo relíquias de santos, eram apenas para os mais ricos, uma vez que eram os mais caros.
Também apenas os ricos tinham direito lajes gravadas, identificando o morto, sendo que os mais pobres eram inumados em valas comuns.
Os cemitérios públicos aparecem, maioritariamente, nos anos 30 do século XIX, mas a resistência do povo à sua utilização foi de tal forma fervorosa que levou mesmo a uma revolta popular seguida de uns meses de guerra civil: a revolução da Maria da Fonte, que teve inicio no Minho.
A cidade do Porto tinha diversos cemitério privados, muitos deles propriedade de ordens religiosas que se recusavam a fechar os cemitérios e a passar a enterrar os seus mortos nos novos cemitério públicos, que se pretendiam com um carácter laico ou, pelo menos, ecuménico.
Epidemias de cholera morbus e o cerco da cidade do Porto, levado a cabo pelas tropas Miguelistas, levam à criação dos cemitérios do Prado do Repouso e Agramonte e à obrigatoriedade da sua utilização.
As catacumbas da Igreja de S. Francisco da Ordem Terceira, no Porto, são das únicas que podem ser visitadas em Portugal e onde ainda se podem ver gavetões datados de meados do século XIX.
Estas catacumbas podem ser visitadas, mediante a compra de um bilhete, que dá acesso a todo o museu e ao interior da magnifica igreja, com belíssimos altares cobertos de talha dourada e, claro, às catacumbas.
Consta que o interior da igreja está forrado com cerca de 600 quilos de ouro.
O chão das catacumbas é composto de grandes rectângulos de madeira gasta e acinzentada que baloiçam sob os nossos pés e ressoam a vazio: por baixo deles estão enterrados os irmão da confraria. Não existe sequer identificação relativa aos restos que aí repousam: apenas números.
As paredes das criptas centrais estão forradas com gavetões onde as urnas eram arrumadas de lado, uma vez que os corredores e as criptas são estreitos e por isso, ainda que de outra forma (à semelhança dos gavetões existentes nos cemitérios actuais) permitisse um maior número de inumações por parede, seria impossível manobrar as urnas.
Os gavetões são todos iguais (ver imagem acima) numerados, e com os nomes e datas dos falecidos gravadas no exterior. É ainda possível encontrar alguns vazios, uma vez que por volta de 1855 a Ordem Terceira de S. Francisco adquiriu terreno no recém criado Cemitério de Agramonte, tendo aí estabelecido um cemitério privado, no interior do recinto do cemitério municipal, contornando assim a lei que encerrou os cemitérios privados existentes no Porto e proibiu a criação de novos.
Num das últimas criptas, pode ainda ver-se no chão uma velha grade, coberta agora de vidro, que é um dos pontos altos da visita.
A grade permite observar pilhas de ossos amontoados desordenadamente no centro de uma câmara.
Partidos, esmagados, conseguem distinguir-se crânios dos mais variados tamanhos, pertencentes aos irmãos da Ordem Terceira que pretendiam aguardar a ressurreição no dia do Juízo Final em terreno sagrado, sob o tecto protector de uma igreja.
Este é mais um local que merece ser visitado.
Dezenas de sepulturas vandalizadas no cemitério de Gondomar Guimaraes
| Dezenas de sepulturas foram banalizadas, no cemitério da freguesia de Gondomar.
Na terça-feira de manhã, o funcionário da União constatou o furto de várias imagens de bronze, os larápios arrancaram algumas das pedras das sepulturas, deixando muitas peças espalhadas num campo situado ao lado do cemitério.
Lapa no Porto Canal | Ana Castro
Entrevista feita por mim ao Porto Canal sobre a Lapa.
Cemiterio do Porto
description
Cemitério do Prado do Repouso - Largo do Padre Baltazar Guedes - Porto - 09 de Maio de 2015 - 174
Pensamentos e Palavras - Cemitério do Prado do Repouso - Largo do Padre Baltazar Guedes - Porto - 09 de Maio de 2015
Vídeo: Irene Guimarães
Lapa do Lobo (cemitério)
Lapa do Lobo(cemitério)