Cidade de Tavira
SUBSCREVA ESTE CANAL E VENHA CONHECER O ALGARVE.
A Cidade de Tavira situa-se no Sotavento Algarvio e é atravessada pelo rio Gilão.
A presença humana em Tavira data desde o séc. VIII a. C., tendo sido iniciada com o povo fenício. Entre os séculos VIII e XIII, Tavira foi dominada pelos árabes. Durante o domínio islâmico, Tavira constituiu uma das principais povoações do Algarve, devido ao valor estratégico do seu castelo e do seu porto. Em 1242, os cavaleiros da Ordem de Santiago comandados por D. Paio Peres Correia, conquistaram Tavira aos mouros. Em meados do séc. XIII, após a reconquista cristã do Algarve, Tavira cresceu e tornou-se cada vez mais importante devido à sua localização privilegiada e ao dinamismo do seu porto. Nos séculos XV e XVI, os Descobrimentos intensificaram o desenvolvimento deste local. Tavira transformou-se no principal porto de apoio às guarnições portuguesas e ao comércio marítimo com a Europa. Consequentemente, o rei D. Manuel I concedeu-lhe foral em 1504 e elevou-a a cidade em 1520.
Gentílico: Tavirense
Dia da Cidade: 24 de Junho
A área urbana de Tavira é de origem medieval e quinhentista. No entanto, a maioria dos seus edifícios data dos séculos XVII, XVIII e XIX. Estes edifícios apresentam algumas características predominantes da arquitetura regional, tais como os seus vãos, cantarias, platibandas, chaminés rendilhadas e telhados de tesoura (piramidais).
As portas de reixa são mais dominantes em Tavira do que na restante região do Algarve. Estas portas, de origem árabe, caracterizam-se por finos entrelaçados de madeira e demonstram uma preocupação pela ventilação e defesa da intimidade da habitação.
Nesta cidade predominam os edifícios religiosos.
Pontos de interesse da Cidade de Tavira em destaque neste vídeo:
Antigo Convento de Nossa Senhora da Graça (foi fundado no séc. XVI); Antigo Convento de Nossa Senhora da Piedade ou das Bernardas (data de 1509 e apresenta um estilo arquitetónico manuelino); Antigo Convento de São Francisco (data do final do séc. XIII ou início do séc. XIV e mantém vestígios góticos e barrocos); Antigo Convento do Carmo (data do séc. XVIII e atualmente encontra-se aqui instalado o Centro de Ciência Viva); Antigo Solar da Família Corte-Real – Futuro Núcleo Museológico Fenício / Turdetano; Arquivo Municipal; ASTA - Associação de Artes e Sabores de Tavira; Biblioteca Municipal Álvaro de Campos; Castelo de Tavira (data do período Neolítico tendo sido reconstruído no séc. VIII a.C. pelos Fenícios e nos séc. VIII a XIII pelos Muçulmanos); Centro Interpretativo do Abastecimento de Água a Tavira); Cine Teatro António Pinheiro; Edifício André Pilarte (casa quinhentista da autoria de André Pilarte); Edifício dos Correios; Edifício Irene Rolo (data da 1ª metade do séc. XVI); Ermida de Nossa Senhora da Consolação (data de 1648); Ermida de Nossa Senhora da Piedade (data da 2ª metade do séc. XVIII); Ermida de Santa Ana (data do início do séc. XIV); Ermida de São Brás (teve origem na Idade Média); Ermida de São Lázaro (data do séc. XV); Ermida de São Roque (templo quinhentista); Ermida de São Sebastião (a data da sua criação permanece desconhecida); Estação Ferroviária de Tavira; Estação Rodoviária; Igreja da Misericórdia (remonta ao séc. XVI e apresenta um estilo renascentista); Igreja de Nossa Senhora do Carmo (data do séc. XVIII); Igreja de Nossa Senhora da Ajuda ou de São Paulo (data do séc. XVII e integra-se na arquitetura chã); Igreja de Nossa Senhora das Ondas (também denominada Igreja de São Pedro Gonçalves Telmo, data da 1ª metade do séc. XVI); Igreja de Santa Maria do Castelo (foi construída entre os séculos XIII e XIV e mantém elementos do seu estilo original gótico); Igreja de Santiago (data do séc. XIII); Igreja de São José do Hospital (data do séc. XV); Igreja do Antigo Convento de Santo António dos Capuchos (data do séc. XVII); Jardim da Alagoa; Jardim do Coreto; Jardim do Largo Dr. Jorge Correia; Mercado da Ribeira; Mercado Municipal; Miradouro de Santa Ana; Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (este edifício data provavelmente da Idade Média e o museu foi inaugurado em 2001); Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira (foi inaugurado em 2012); Paços do Concelho; Porta de D. Manuel; Praça da República; Quartel Militar da Atalaia; Rotunda de Santo Amaro; Rotunda do Sal; Rotunda dos Navegadores; Rotunda Vela ao Vento; e Torre de Tavira (trata-se da primeira Câmara Obscura do Algarve e encontra-se instalada no antigo Depósito de Água).
Existem várias pontes que ligam as duas margens do Rio Gilão: Ponte Antiga (conhecida por Ponte Romana, encontra-se referenciada desde o séc. XIII e talvez tenha sido construída pelos romanos); Ponte das Forças Armadas; Ponte de Santa Maria (data de 1906); Ponte de Santiago (foi inaugurada em 2003); e Ponte dos Descobrimentos (foi construída em 1993).
Mais informações em:
Centro Ciência Viva Tavira
O centro mais energetico do país
Centro Ciência Viva de Tavira
Video realizado para o Centro de Ciência Viva Tavira (cvtavira.pt), uma instituição pública sem fins lucrativos de educação científica, que pode ser visitada diariamente por qualquer pessoa interessada em aprender mais acerca de temas ambientais e científicos.
Todas as imagens possuem direitos de propriedade e não deverão ser usadas com fins comerciais. Todas as crianças foram autorizadas de forma apropriada pelos respetivos tutores para aparecerem no video.
Guias de Geologia e Paleontologia Urbana - Lagos, Faro e Tavira | Ciência Viva
Reportagem da RTP (Portugal em Direto) sobre os 3 Guias de Geologia e Paleontologia Urbana, produzidos pelo Centro Ciência Viva de Lagos, das cidades de Faro, Lagos e Tavira.
12 de Janeiro de 2017.
Encontro Pelo Planeta
♻️ A #UniversidadedoAlgarve acolhe, esta segunda-feira, dia 16 de dezembro, um «Encontro pelo Planeta» que conta a participação de cerca de 600 alunos, 30 turmas, 50 professores de 12 escolas secundárias do #Algarve, a partir das 10h00, no Grande Auditório do Campus de Gambelas.
✅ No âmbito do projeto #EcoScience, o “Encontro Pelo Planeta” resulta de um desafio lançado a alunos e professores do Ensino Secundário, para apresentarem projetos e ideias que contribuam para a preservação e sustentabilidade do Ambiente.
✅ EcoScience é um projeto financiado pelo Orçamento Participativo Portugal 2017 que tem por objetivos promover a consciência para a Sustentabilidade, Preservação e Conservação do Meio Ambiente e sensibilizar para a preservação do Património Natural e Cultural na região do Algarve. É coordenado pelo Centro Ciência Viva de Lagos, e tem como parceiros o CIMA - Centro de Investigação Marinha e Ambiental da #UAlg, o Centro Ciência Viva do Algarve e Centro Ciência Viva De Tavira e a Associação A Rocha.
Tavira, Portugal 2016
Tavira é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, região do Algarve, situa-se na zona do Sotavento (Algarve oriental).
Música: Jupiter One por Riot
Halloween 2014
Festa das Bruxas é no Centro Ciência Viva de Tavira
Jovens pelo ambiente
Mais de 600 alunos do ensino secundário no Algarve, apresentaram ideias para proteger o planeta. A iniciativa é do Centro Ciência Viva de Lagos e tem como parceiros o CIMA - Centro de Investigação Marinha e Ambiental da #UAlg, o Centro Ciência Viva do Algarve e Centro Ciência Viva de Tavira e a Associação A Rocha.
Comentários de Luís Azevedo Rodrigues, diretor do Centro de Ciência Viva de Lagos.
♻️ No âmbito do projeto #EcoScience, o “Encontro Pelo Planeta” resulta de um desafio lançado a alunos e professores do Ensino Secundário, para apresentarem projetos e ideias que contribuam para a preservação e sustentabilidade do Ambiente.
Cidade Romana de Balsa
Já começaram as escavações arqueológicas que têm como objetivo revelar a cidade romana de Balsa.
Declarações de Adriana Nogueira, diretora regional de Cultura do Algarve; João Pedro Bernardes, investigador da Universidade do Algarve; João Afonso, Centro de Ciência Viva de Tavira; João Pedro Rodrigues, vereador Câmara Municipal de Tavira. (RTP 1 - Portugal em Direto, 02-09-2019)
Tour of Tavira
For the new year I went to Tavira, Portugal. Me and my family took a tour of the town in a tut tut and I filmed what I saw.
Social Media
Instagram:
Facebook:
The sky's the limit!
Tavira web cam
A slideshow from the webcam on the Vila Gale Hotel Albacora. It starts on the 1st Jan 2009 and goes through spring until May - presented by tavira.cienciaviva.pt - nice cam guys!
Music by Paulinho from his album Angola e Brasil
Bem vindo ao Centro Ciência Viva de Lagos
A Ciência e a Tecnologia cruzam-se de modo divertido e educativo num local repleto de atividades para visitantes de todas as idades.
visita_tavira.wmv
Os alunos do 4ºA e do 3ºC da EB1 de Almancil fizeram uma visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Tavira e à Câmara Obscura no dia 23 de Março de 2011. Aqui fica o vídeo elucidativo da mesma.
Guias de Geologia e Paleontologia Urbana - Lagos, Faro e Tavira | RTP1 12 01 2017
Reportagem da RTP (Portugal em Direto) sobre os 3 Guias de Geologia e Paleontologia Urbana, produzidos pelo Centro Ciência Viva de Lagos, das cidades de Faro, Lagos e Tavira.
12 de Janeiro de 2017.
Novo ano com menos lixo n’A Minha Praia
O Projecto A Minha Praia2 foi um dos Projectos vencedores do Orçamento Participativo Portugal 2017. Nos primeiros cinco meses em que foi colocado em prática, já foi recolhida meia tonelada de lixo. A minha praia é coordenado pelo Centro de Ciência Viva de Tavira como nos conta o repórter da Gilão, Rúben Silva,
Fotos:Centro de Ciência Viva de Tavira
Feliz Natal e Bom Ano Novo
Feliz Natal e Bom Ano Novo são os votos da equipa Ciência Viva de Tavira
Centro de Ciência Viva
Manobrar um navio, usar o astrolábio, controlar o vento, fazer um rádio, provocar um pequeno tsunami. Estas são apenas algumas das atracções do Centro de Ciência Viva de Lagos, que está a festejar o primeiro aniversário. O objectivo do centro, cuja regra de ouro é mexer é obrigatório, é mostrar que a ciência também pode ser divertida. Em Lagos, os visitantes poderão perceber como foi a evolução do astrolábio ao GPS.
Nuno Couto
Centro de Ciência Viva de Faro
O Boa Onda Foi visitar o Centro de Ciência Viva de Faro.
Tavira Portugal on a recumbent trike
Centro de ciência viva (Lisboa)
Esta foi uma das nossas visitas de estudo a Lisboa em conjunto com outra turma.