VIDEO PEDRO LEOPOLDO FAZENDA MODELO (2).MOV
Visita à Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo, em 26 de maio de 2012. A cicerone, Janete, funcionária do Centro Espírita Luiz Gonzaga, é responsável junto com outro funcionário, por cuidar e recepcionar os visitantes do Espaço Chico Xavier. Neste vídeo podemos conhecer o Hospital Espiritual dirigido por Narcisa, que está em atuação até hoje. Ali, Chico atendia amorosamente, espíritos recém-desencarnados na Segunda Guerra Mundial. A meditação que a gente pode fazer ali, da varanda da casa onde morava o Sr. Rômulo Joviano, é surpreendente. Em prece, haurimos a energia salutar do ambiente, orando pelos espíritos que ali são assistidos e agradecendo pela oportunidade de também ser abençoados pela paz e harmonia.
Caminhos de Chico Xavier em Pedro Leopoldo
Créditos: Fundação Cultural Chico Xavier
Oceano Vieira de Melo: A cidade de Pedro Leopoldo, MG, e seus habitantes deviam este vídeo ao seu filho mais ilustre. Parabéns aos seus realizadores. Agora falta Uberaba MG, fazer o mesmo. Só senti por não mostrarem o Centro Espírita Luiz Gonzaga por dentro. Foi construído entre 1948/9 no local onde o humilde médium de Emmanuel nasceu em 2 de abril de 1910.
Todo 2 de abril, comemoramos a data de nascimento, do maior médium da história humana: o espírita cristão Francisco Cândido Xavier (1910 - 2002). Até agora, (março de 2018) são 505 Obras literárias psicografadas,(três psicofonadas e transformadas em livros), luzes de conhecimentos e sabedorias filosóficas, que engrandecem o ser humano. Você não precisa se converter ao Espiritismo, filosofia, ciência e religião cristã de paz e amor, nascida no século XIX em Paris, França, que Chico Xavier com sua mediunidade única ajudou a consolidar no Brasil e no mundo, no século XX, com seus exemplos de humildade e sabedoria.
Se você gosta de Filosofia, leia os livros do Espírito Humberto de Campos / Irmão X (1886 - 1934). São só quinze livros. Se sua preferência for ciência, leia André Luiz, principalmente, a série A Vida no Mundo Espiritual. Se você quiser, ter acesso aos originais dos acontecimentos do Cristianismo nascente, leia os sábios livros do Espírito Emmanuel. Os cinco romances sobre suas encarnações e sobre o Apóstolo Paulo e o martir do Cristianismo, Estevão, ganhariam Prêmio Nobel de literatura se não estivessem inseridos numa filosofia religiosa. Emmanuel escreveu mais de 200 obras. Cuidado para não ficar fanático. No Espiritismo não existe fanatismo nem fundamentalismo. O que existe, é a fé raciocinada, com os conhecimentos que nos tornam melhores hoje, do que ontem, e amanhã melhor que hoje.
Brilha Uma Luz no Horizonte (1955) - Chico Xavier
Imagens impressionantes de Chico, aos 45 anos, psicografando em velocidade inacreditável em seção pública no Centro Espírita Luiz Gonzaga de Pedro Leopoldo. Pela primeira vez, vemos imagens de seus familiares e de seus educadores na mediunidade Espírita. Realizado e produzido por Lauro Michelin.
Arquivo em PDF
VIDEO PEDRO LEOPOLDO FAZENDA MODELO (1).MOV
Visita à Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo, em 26 de maio de 2012. A cicerone, Janete, funcionária do Centro Espírita Luiz Gonzaga, é responsável junto com outro funcionário, por cuidar e recepcionar os visitantes do Espaço Chico Xavier. Neste vídeo podemos conhecer o salão onde eram feitas as reuniões na época em que Chico iniciava seu apostolado.
Jesus, Kardec e Chico, Evangelho Sempre - Haroldo Dutra Dias, Pedro Leopoldo (MG), 01/07/2017
Transmissão em áudio em Radiofraternidadecom.br - programação Espírita 24h
PROGRAMAÇÃO
Dia 30/6 (sex)
LOCAL: Centro Espírita Luiz Gonzaga - Rua São Sebastião, 55
-------------------------------------------------------------------------------------
14h00 Visitação aos Caminhos de Luz Chico Xavier
17h00 INTERVALO
19h00 Abertura do 1º Congresso Espírita de Pedro Leopoldo
Jorge Godinho (DF, Pres FEB): Palestra O Divino Legado
Coral Luiz Gonzaga
Coral Infanto-juvenil de Pedro Leopoldo
Contratenor Evandro Oliva (SP)
22h00 ENCERRAMENTO 1º DIA
Dia 1/7 (sáb)
LOCAL: CEPPEL - Centro Poliesportivo de Pedro Leopoldo - Av. Anélio Caldas, 530
-------------------------------------------------------------------------------------
08h00 Recepção e Integração
09h00 Evandro Oliva (SP): Prece inicial
Célia Diniz (MG): Palestra Há 90 anos novas luzes se derramaram sobre a Terra
Tributo a Luiz Gonzaga e Chico Xavier
10h30 INTERVALO
11h00 Haroldo Dutra Dias (MG)
12h30 INTERVALO ALMOÇO
14h00 Ivana Raisky (GO): Palestra As Virtudes do Sermão da Montanha
15h30 INTERVALO
16h00 Haroldo Dutra Dias e equipe do Portal Ser: Palestra Lítero Musical Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho
18h00 Visita aos stands
19h00 ENCERRAMENTO PENÚLTIMO DIA
Dia 2/7 (dom)
LOCAL: CEPPEL - Centro Poliesportivo de Pedro Leopoldo - Av. Anélio Caldas, 530
-----------------
09h00 Evandro Oliva (SP, contratenor): Harmonização musical e prece
09h30 Andrei Moreira (MG): Palestra Reconciliação: Consigo Mesmo, com a Família e com Deus
10h30 INTERVALO
11h00 Divaldo Franco (BA)
12h30 INTERVALO ALMOÇO
14h00 Evandro Oliva (SP, contratenor): Harmonização musical com o Coral Luiz Gonzaga
14h15 Oceano Vieira de Melo (MG): Lançamento Rádio novela e Documentário sobre a obra Boa Nova de Humberto de Campos/Chico Xavier
15h00 INTERVALO
15h30 Haroldo Dutra Dias (MG)
16h30 Divaldo Franco (BA)
17h30 ENCERRAMENTO
- Agradecimentos
- Prece final, com Divaldo Franco
- Visita aos stands
A Casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo
No segundo bloco do segundo episódio, o Simplesmente Minas foi até Pedro Leopoldo para conhecer a casa em que Chico Xavier residiu entre os anos de 1948 a 1959. A casa tem como intuito divulgar todas as obras de Chico, como uma forma de preservar a sua memória e homenagear o médium.
Entrevistados:
Hélcio Marques
Jhon Harley
O programa Simplesmente Minas aborda os diversos aspectos da cultura do povo mineiro. Fala do jeito simples, da arte, da culinária, das belezas naturais e dos personagens. Idealizado por Celso Machado, Simplesmente Minas é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais e tem o patrocínio das empresas uberlandenses Algar e Adfert.
Você não conheceu Chico Xavier? Sinta-o na sua casa em Pedro Leopoldo!
Portal de Luz Especial - Casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo
Reportagem emocionante com Marlene Nobre
Hoje, 5 janeiro 2016, 1 ano após a desencarnação de Marlene Nobre (1937- 05.01.2015) projetamo-nos para o futuro. No dia 02.04.2016 completar-se-ão 10 anos da inauguração da Casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo, (re)construída por Geraldo Lemos Neto. Como Dra Marlene sentiu e viu Chico Xavier no dia 2 de abril 2006...
Marlene Nobre relata que Chico não gostava de culto nenhum ao seu nome à sua personalidade, Ele não queria transformar-se em peça de museu. Nunca nunca gostou de homenagens vãs e ilusórias, nem louvaminhas mas forma como esta feita esta Casa de acolhimento às pessoas, com Evangelho e Amor, ela é reconhecimento do que o médium nos deixou no campo do coração.
Depoimentos no dia 2 abril de 2006 (104º aniversário de Chico), de Geraldinho Lemos, Wanda Joviano, Marta Antunes (FEB), Cidália Xavier. Presenças de Weimar Muniz de Oliveira, Antônio Roberto Fontana Fontana, Pedro Valente, Haroldo Dias Dutra entre outros...
Depoimento de Jhon Harley da Fundaçao Cultural Chico xavier sobre os Caminhos de Luz com passagem em locais de referência em Pedro Leopoldo, Fazenda Modelo, Açude do encontro Emmanuel-Chico, Centro Espírita Luiz Gonzaga, Centro Espírita Meimei com Arnaldo Rocha e Eugenio Eustaquio
Fontes dos Programas Portal de Luz
Grupo Espírita Cairbar Schutel onde Dra Marlene colabora
Reencaminhado por Versátil Video
Chico Xavier - De Pedro Leopoldo à Uberaba (Documentário)
A Versátil, através de seu selo Vídeo Spirite, lança Chico Xavier Inédito, DVD duplo em embalagem especial que reúne quatro filmes inéditos sobre o grande médium Espírita Chico Xavier (1910 – 2002), realizados em 1951, 1955, 1983 e 2007.
Emocione-se com a grandeza e a simplicidade do médium de Emmanuel, André Luiz, Humberto de Campos, Bezerra de Meneses e outros espíritos, psicografando mensagens em sessões publicas no Centro Espírita Luiz Gonzaga ou trabalhando como simples escriturário na Fazenda Modelo em Pedro Leopoldo (MG). Veja também cenas de seu pai, João Cândido; seus irmãos, André Luiz, Luiza, Cidália, Lucília e Dorinha; Carmen e José Hemínio Perácio, Dr.Hernani Guimarães Andrade, Newton Boechat, Pietro Ubaldi, Dr.Rômulo Joviano, Prof.Clóvis Tavares, César Burnier, Martins Peralva, R. Ranieri, entre outros.
Extras: (VÍDEOS) Entrevistas especiais, Entrega do título de cidadão paulistano a Chico Xavier, Making of de Brilha uma Luz no Horizonte, A recuperação digital do filme, Dois cineastas Espíritas, César Burnier fala sobre Chico Xavier, Assistindo ao filme a primeira vez; Disciplina, Disciplina, Disciplina; 1977: 50 anos de mediunidade; Caminho de Luz e casa de Chico Xavier; Para a posteridade, Chico Xavier fala em Pedro Leopoldo; Falando sobre Pedro Leopoldo e Chico Xavier; (TEXTOS) Fidelidade a Jesus e Kardec, Entrevista com Carmen Perácio, por Martins Peralva; Mensagens de Francisco de Assis para Pietro Ubaldi, Quem é Emmanuel.
O MÉDIUM DE EMMANUEL (1951)
Realizado por César Burnier, esse filme mostra Chico aos 41 anos. O médium recebe a visita do espiritualista italiano Pietro Ubaldi. Psicografa mensagem de Francisco de Assis, na casa de seu chefe Rômulo Joviano na Fazenda Modelo. Veja também imagens internas do primeiro Centro Espírita Luiz Gonzaga, inaugurado em 1928, onde Chico psicografou seus primeiros livros.
BRILHA UMA LUZ NO HORIZONTE (1955)
Imagens impressionantes de Chico, aos 45 anos, psicografando em velocidade inacreditável em sessão pública no Centro Espírita Luiz Gonzaga de Pedro Leopoldo. Pela primeira vez, vemos imagens de seus familiares e de seus educadores na mediunidade Espírita. Realizado e produzido por Lauro Michielin.
CHICO XAVIER – DE PEDRO LEOPOLDO A UBERABA (1983)
Filme com depoimentos de pessoas que conviveram com Chico em Pedro Leopoldo e Uberaba. A direção é do jornalista Fernando Portela e a produção é de Caio Alcântara Machado e Luigi Picchi.
O GRANDE MÉDIUM ESPÍRITA (2007)
Do mesmo diretor de Eurípedes Barsanulfo – Educador e Médium, Oceano Vieira de Melo, o filme traz depoimentos de pessoas que conviveram com Chico: Dr.Carlos Baccelli, Dr.Elias Barbosa, educadora Hilda Mussa Tavares, Arnaldo Rocha, Maria Luiza Diniz, Geraldo Lemos Neto, Profa. Suzuko Hashizume, entre outros.
Título: Chico Xavier Inédito (Caixa com 2 DVDs)
Título Original: Chico Xavier Inédito – De Pedro Leopoldo a Uberaba
Direção: Oceano Vieira de Melo, Lauro Michielin, César Burnier, Fernando Portela
Elenco: Chico Xavier, João Cândido, André Luiz, Carmen e José Perácio, Hernani Guimarães, Newton Boechat, Pietro Ubaldi, Rômulo Joviano, Clóvis Tavares, César Burnier, Martins Peralva, R. Ranieri, Carlos Baccelli, Elias Barbosa, Hilda Tavares, Arnaldo Rocha, Maria Luiza da Cruz Diniz, Geraldo Lemos Neto, Profa. Suzuko Hashizume.
Ano de Produção: 2007
Duração: 300 minutos
Cor: Colorido/Preto e Branco
Tipo de Diálogo: Livre
Formato da Tela: Widescreen Letterbox 1.66:1
Gênero: Documentário
Faixa Etária: Livre
País de Produção: Brasil
Legenda:
Idioma: Português
Áudio: Dolby Digital 2.0
Região: 0 (Multizonal)
Código de Barras: 7895233122406
Arquivos em PDF
PSICOGRAFIAS CONSOLADORAS - com o médium espírita Orlando Noronha Carneiro
Gravado no dia 15 de setembro de 2018, no Centro Espírita Luiz Gonzaga, de Pedro Leopoldo, MG. Foram recebidas 13 mensagens com os mais diversos temas e datas da desencarnação dos espíritos comunicantes.
CHICO XAVIER
hico Xavier (1910-2002) foi um médium brasileiro, reconhecido como o maior psicógrafo de todos os tempos. Com 4 anos de idade já via e ouvia os espíritos e conversava com eles.
Chico Xavier (1910-2002) nasceu em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, no dia 2 de abril de 1910. Filho do operário humilde e da lavadeira Maria João de Deus ficou órfão de mãe quando tinha cinco anos de idade. Seu pai se viu obrigado a entregar alguns dos seus nove filhos aos cuidados de pessoas amigas e Chico Xavier ficou aos cuidados de sua madrinha, mulher nervosa que o maltratava cruelmente. Várias vezes ouvia sua falecida mãe dizer que enviaria um anjo para reunir toda a família. A segunda esposa de seu pai reuniu todos os seus irmãos e ainda teve mais cinco filhos.
Chico Xavier passou a ter sonhos. Durante a noite se levantava agitado e conversava com os espíritos. De manhã, contava seus sonhos a sua família. O pai resolveu levá-lo ao vigário de Matozinhos que depois de ouvi-lo recomendou que o garoto não lesse mais jornais, revistas e livros. Disse-lhe que ninguém volta a conversar depois da morte.
Ao conversar com sua mãe, triste por não ser compreendido por ninguém, escutou dela que precisava modificar seus pensamentos, que não deveria ser uma criança indisciplinada, para não ganhar antipatia dos outros. Deveria aprender a se calar e que, quando se lembrasse de alguma lição ou experiência recebida em sonho, que a seguisse. Precisava aprender a obediência para que Deus um dia lhe concedesse a confiança dos outros. Durante 7 anos consecutivos, de 1920 a 1927, ele não teve mais qualquer contato com sua mãe.
Integrado na comunidade católica, obedecia às obrigações que lhe eram indicadas pela Igreja. Se confessava, comungava, comparecia pontualmente a missa e acompanhava as procissões. Levantava cedo para começar as tarefas escolares e em seguida seguia para o serviço da fábrica onde trabalhava de três da tarde, para sair as onze da noite.
Em 1925 deixou a fábrica indo trabalhar na venda do Sr. José Felizardo. As perturbações noturnas continuaram, depois de dormir, caia em transe profundo. Em 1927 uma de suas irmãs ficou doente. Um casal de espíritas, reunido com sua família realizaram a primeira sessão espírita que teve lugar em sua casa. Na mesa, dois livros, O Evangelho Segundo o Espiritismo e o O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. Ouviu da mãe: Meu filho, eis que nos achamos juntos novamente. Os livros a nossa frente são dois tesouros de luz. Estude-os, cumpra com seus deveres e em breve a bondade divina nos permitirá mostrar a você seus novos caminhos.
A primeira e única professora de Chico que descobriu sua mediunidade psicográfica foi D. Rosália. Fazia passeios campestres com os alunos que deveriam no dia seguinte levar uma composição descrevendo o passeio. A de Chico tirava sempre o primeiro lugar. Ao entrar para o funcionalismo público, como datilógrafo, na Fazenda Modelo do Ministério da Agricultura, começa a demonstrar sua admiração pela natureza.
Em 7 maio de 1927 foi realizada a primeira sessão espírita no lar dos Xavier, em Pedro Leopoldo. Em junho do mesmo ano foi cogitada a fundação de um núcleo doutrinário. Em fins de 1927 o Centro Espírita Luiz Gonzaga, sediado na residência de José Cândido Xavier, que se fez presidente da instituição, estava bem frequentado.
A nova sede do Grupo Espírita Luiz Gonzaga foi construída no local onde se erguia, antigamente, a casa de Maria João de Deus, mãe de Chico Xavier. Em 8 de julho de 1927, Chico Xavier fez a primeira atuação do serviço mediúnico, em público. Seu primeiro livro psicografado foi publicado em 1931. Nesse mesmo ano Chico passou a receber as primeiras poesias e escreveu Parnaso de Além-Túmulo, que foi lançado em julho de 1932. Em 1950, Chico Xavier já havia psicografado mais de 50 livros.
Em 5 de janeiro de 1959 mudou-se para Uberaba, sob a orientação dos Benfeitores Espirituais, iniciando nessa mesma data as atividades mediúnicas, em reunião pública da Comunhão Espírita Cristã. Deu início a famosa peregrinação. Aos sábados, saindo da Comunhão Espírita-Cristã, o médium visitava alguns lares carentes, levando-lhes a alegria de sua presença amiga, acompanhado por grande número de pessoas. A cidade de Uberaba, transformou-se num polo de atração de inúmeros visitantes das mais variadas regiões do Brasil e até mesmo do exterior.
Os direitos autorais de seus livros publicados são cedidos gratuitamente às editoras espíritas ou a quaisquer outras entidades. Chico psicografou 451 livros, reproduzia o que os espíritos lhe transmitiam. Seus livros foram traduzidos para vários países. Psicografou várias cartas de mortos para suas famílias.
Chico Xavier faleceu em Uberaba, Minas Gerais, no dia 30 de junho de 2002.
Musica
Ave Maria - G. Caccini / Brinums - Inessa Galante / Letvia National Symphony Orchestra / A. Vilumanis
A PROVA MATERIAL DA IMORTALIDADE
Há 60 anos, no dia 3 de junho de 1955, em Pedro Leopoldo, MG, no Centro Espírita Luiz Gonzaga,jornalista grava sessão mediúnica com o médium espírita Chico Xavier e para a posteridade, ficamos sabendo como é depois da morte do corpo físico e quem encontramos na Vida Espiritual. Este documento em áudio é autentico, original e foi por nós descoberto em Portugal, em abril de 2013. Esta minha palestra, sobre esse documento único no mundo foi gravada durante o II Ciclo de Palestras do Grupo Espírita da Prece de Chico Xavier, em Uberaba, MG, em abril de 2014. Está disponível em DVD Duplo nas melhores livrarias. Contém também mais 3 palestrantes falando sobre a Obra mediúnica de Chico Xavier. Haroldo Dutra Dias, (Belo Horizonte, MG,) Suely Caldas Schubert(Juiz de Fora, MG, e Jussara Korngold (Nova York, EUA).
O dia em que um espírito deu um tiro em Chico Xavier!...
Porque não o reconhecem(os) !?...
Que Espírito Superior é este, que as trevas tudo fizeram para impedir a sua reencarnação, e quando o descobriram tentaram por diversas formas a sua desencarnação?...
A Espiritualidade Superior soube esconder a personalidade de um francês culto no corpo de um mestiço analfabeto. Esta estratégia brilhante enganou as falanges mais sombrias.
Alguns dos seus representantes reencarnaram na Terra para prejudicar a missão deste Apóstolo do Cristo, tal como já tinham feito em França na vida anterior, e em Assis no séc. 12/13...
De forma preconceituosa (racista, machista e descriminação social, ) tentam iludir os outros que não se trata do mesmo espírito, porque sabem que o que está em causa na tese Chico/Kardec é a continuidade da 3ª revelação.
Vários companheiros espíritas estão de boa fé, mas ainda não o reconheceram...Há mais de 2000 anos que os judeus esperam o Messias, porque não o reconhece(ra)m na manjedoura de Nazaré...
Relato de Célia Diniz, filha de Lia e Lico Diniz, que conviveram com Chico Xavier no Centro Luiz Gonzaga em Pedro Leopoldo
Créditos: Tributo a Luiz Gonzaga e Chico Xavier por Célia Diniz
no 2º Congresso Espírita de Pedro Leopoldo
Rede Amigo Espírita
1º Congresso Espírita de Pedro Leopoldo/MG - Preparativos da Abertura
Dia 30/6 (sex)
19h00 Abertura do 1º Congresso Espírita de Pedro Leopoldo
Jorge Godinho (DF, Pres FEB): Palestra O Divino Legado
Coral Luiz Gonzaga
Coral Infanto-juvenil de Pedro Leopoldo
Contratenor Evandro Oliva (SP)
22h00 ENCERRAMENTO 1º DIA
LOCAL: Centro Espírita Luiz Gonzaga - Rua São Sebastião, 55
-------------------------------------------------------------------------------------
Obs: Proibida a cópia de nossos vídeos para outros canais do Youtube, sem nossa aprovação, podendo ser penalizado quem copiar nosso acervo
* Inscreva-se em nosso canal
* Crie seu perfil em nosso Site
Siga-nos:
▶ Facebook:
▶ Twitter:
▶ Google+:
1º Congresso Espírita de Pedro Leopoldo/MG - Abertura com Coral Infanto-juvenil e Coral Luiz Gonzaga
Abertura do 1º Congresso Espírita de Pedro Leopoldo com apresentações do Coral Luiz Gonzaga e Coral Infanto-juvenil de Pedro Leopoldo. Imagens da transmissão ao vivo da Rede Amigo Espírita e realizado no dia 30/06/2017 no Centro Espírita Luiz Gonzaga - Rua São Sebastião, 55.
Obs: Proibida a cópia de nossos vídeos para outros canais do Youtube, sem nossa aprovação, podendo ser penalizado quem copiar nosso acervo
* Inscreva-se em nosso canal
* Crie seu perfil em nosso Site
Siga-nos:
▶ Facebook:
▶ Twitter:
▶ Google+:
CARTAS PSICOGRAFADA EMOCIONANTE ORLANDO NORONHA
Médium Orlando Noronha AGENDA 2018
Segue a AGENDA de PALESTRAS/SEMINÁRIOS e PSICOGRAFIA referente ao ano de 2018.
JESUS A PORTA.
KARDEC A CHAVE.
Obs: Estará disponível no portal portasdoamor.com.br
DIA/MÊS LOCAL CIDADE
21 - JAN Grupo Assistencial Irmão Romano Santo André - SP
28 - JAN Fundação Educacional Pestalozzi Ponta Grossa - Paraná
04 - FEV Pronto Socorro Espiritual Pais e Filhos Osasco - SP
18 - FEV Associação Beneficiente Caminheiros do Bem Curitiba - PR
04 - MAR Pronto Socorro Espiritual Pais e Filhos Osasco - SP
11 - MAR Grupo Espírita da Prece Aracajú - Sergipe
18 - MAR Centro Espírita Irmãos do Caminho Natal - RN
08 - ABR Sociedade Espírita Paz e Amor Porto Alegre - RS
14 - ABR Centro Espírita Nosso Lar Londrina - Paraná
22 - ABR Centro Espírita Luz Divina Bauru - SP
06 - MAI Pronto Socorro Espiritual Pais e Filhos Osasco - SP
19 - MAI Centro Espírita Bezerra de Menezes Itabuna - BA
21 - MAI Centro Espírita Amor sem Fronteiras Itapetinga - BA
27 - MAI Centro Espírita Irmã Gertrudes Recife - PE
03- JUN Pronto Socorro Espiritual Pais e Filhos Osasco - SP
17 - JUN Grupo Espírita Euripides Barsanulfo Cristalina - Goiás
24 - JUN Asociação Beneficente Espírita Caminheiros do Bem Curitiba - PR
01 - JUL Pronto Socorro Espiritual Pais e Filhos Osasco - SP
15 - JUL Centro Espírita Amor e Caridade Petrópolis - RJ
29 - JUL Centro Espírita Casa Colônia das Flôres Irmã Albertina Sto Amaro Imperatriz - SC
05 - AGO Pronto Socorro Espiritual Pais e Filhos Osasco - SP
19 - AGO Centro Espírita Dr Augusto Militão Pacheco São Miguel Paulista - SP
02 - SET Pronto Socorro Espiritual Pais e Filhos Osasco - SP
15 - SET Centro Espírita Luiz Gonzaga Pedro Leopoldo - MG
30 - SET Associação Beneficente Espírita Caminheiros do Bem Curitiba - PR
07 - OUT Pronto Socorro Espiritual Pais e Filhos Osasco - SP
21 - OUT GEAF Joanna de Ângelis Santo André - SP
04 - NOV Pronto Socorro Espiritual Pais e Filhos Osasco - SP
18 - NOV Centro Espírita Casa do Auxílio Ipiranga - SP
02 - DEZ Pronto Socorro Espiritual Pais e Filhos Osasco - SP
16 - DEZ Associação Beneficiente Espírita Caminheiros do Bem Curitiba - PR
Endereços:
Pronto Socorro Espiritual Pais e Filhos Rua Raul Torres, 20 - Vila Campesina - Osasco/SP
Centro Espírita Luz Divina Rua Célio Daibem, 15-26 - Centro - Bauru/SP
Associação Beneficente Espírita Caminheiros do Bem Rua Ivo Ferro, 130 - Uberaba - Curitiba - Parana
Centro Espírita Luiz Gonzaga Rua São Sebastião - Pedro Leopoldo - MG
Centro Espírita Amor e Caridade Rua Presidente Kenedy, 813-A - Piabanha - Petrópolis / RJ
Centro Espírita Irmãos do Caminho Rua Praia de Muriu, 9150- Vila de Ponta Negra - Natal
Centro Espírita Casa Colônia das Flôres Irmã Albertina Rua São Sebastião, 3490 - Sul do Rio - SC
Grupo Espírita da Prece Rua JoséZukrman, 292 - Cirurgia - Aracaju
Grupo Espírita Euripides Barsanulfo Rua Visconde de Mauá, S/N - Centro - Cristalina
Sociedade Espírita Paz e Amor Travessa Tuiuty, 21 - Centro Histórico - Porto Alegre
Centro Espírita Casa do Auxílio Rua Maurício de Castilho, 246 - Vila Monumento - São Paulo / SP
Grupo Assistencial Irmão Romano Rua Regente Feijó, 130 - Vila Assunção - Santo André - SP
Centro Espírita Irmã Gertrudes Rua Franco Gondim, 51 - Casa Forte - Recife
Centro Espírita Bezerra de Menezes Av: Bionor Rebouças Brandão, 720 - Antique - Itabuna - Bahia
Centro Espírita Amor Sem Fronteiras Rua Floresta Azul, 85 - Otavio Camões/Itapetinga - Bahia
Fundação Educacional Pestalozzi Rua João Henrique Pestalozzi, 128 - Distrito de Guaragi - Ponta Gorssa - Paraná
Centro Espírita Nosso Lar Rua Santa Catarina, 429 -Centro - Lodrina - Paraná
Centro Espírita Dr. Augusto Militão Pacheco Rua Flor do Cachimbo, 295 - São Miguel Paulista - SP
Coral Luiz Gonzaga & Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande - Aos pés do monte
Concerto comemorativo aos seis anos de existência do Coral Luiz Gonzaga, com participação especial da Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande, sob a regência da Maestrina Carolina Malaquias. Evento realizado no auditório do Hotel Tupyguá, em Pedro Leopoldo, MG, na noite de 07 de Agosto de 2016.
Aos pés do monte: Composição de Tim e Vanessa, arranjo de José Marcos Carvalho Souza
Documentário: Hugo Gonçalves, o “Paizinho” de Cambé
HUGO 'CENTENÁRIO' GONÇALVES - O HOMEM DE BEM
Exemplo de uma vida totalmente pautada no Evangelho de Jesus
Documentário completo, com momentos de muita emoção, mostrando a reverência e agradecimento de toda uma região do Paraná, centenas de pessoas, instituições, autoridades, ao seu Hugo Gonçalves
Exemplo de uma vida totalmente pautada no Evangelho de Jesus
Todas as gravações destes dois programas ocorreram 2 semanas antes de seu aniversário de 100 anos (ainda entre nós), e 4 semanas antes do seu desencarne (15/10/2013).
Além de ser uma homenagem a este extraordinário trabalhador do bem, este Especial objetiva levar a todos que assistirem, não só conhecer uma vida dedicada ao próximo, como também fixar esta vida como um grande exemplo para todos ,não importando a crença que cada um professe.
Que bom se o mundo tivesse mais Hugos Gonçalves!!!
Convidem também mais pessoas para assistirem este Especial. Vocês estarão ajudando a espalhar uma mensagem viva do que é o verdadeiro amor ao próximo.
Documentário sobre Hugo Gonçalves, o “Paizinho” de Cambé é lançado com sucesso
Documentário sobre Hugo Gonçalves, o “Paizinho” de Cambé é lançado com sucesso Sua popularidade ultrapassa os limites de Cambé, suas ações já auxiliaram mais de 1400 crianças e para que sua memória não se vá com o tempo, um documentário sobre a vida e história de Seu Hugo, foi lançado no dia 6/10/2013
Documentário “ Hugo Centenário Gonçalves: O Homem de Bem”, produzido por Rosana Borges e Nelson Borges, produtores do Programa Visão Espírita. O vídeo que tem duração de uma hora e meia tenta mostrar um pouco do grande trabalho de Hugo Gonçalves prestado a comunidade. “Tudo ficou maravilhoso, quem produziu o material tinha mais material para mostrar, pois ele fez muita coisa e fez por muita gente. Mas o vídeo ficaria muito extenso”, assim conta Florimeire Tomaz, frequentadora e amiga do Centro Espírita Allan Kardec.
Essa também é a visão dos produtores do documentário “Havia muito a se falar sobre o “Paizinho”, figura muito conhecida no meio espírita em todo o país. Tentamos então, reunir um pouco de tudo que foi feito por ele, não podemos deixar essa história ser esquecida, o amor ao próximo ainda é pouco difundido e ele é o melhor exemplo de doação ao próximo”, assim Nelson e Rosana, justificam a criação e veiculação deste material sobre a vida de Hugo Gonçalves.
Créditos Visão Espírita visaoespirita.tv
parte 1
parte 2
Coral Casa do Caminho
Centro Espírita Vicente de Paulo, Macaé, RJ. 90 anos de fundação. Junho de 2017.
Coral da Casa do Caminho. Ambientação.
Tempo de Mudar
Apresentação da banda Tocantinense Outra Historia, no setimo forum nacinal de arte espirita da ABRARTE em Pedro Leopoldo MG
QUEM SABE - BITTENCOURT SAMPAIO
Francisco Leite Bittencourt Sampaio
Quando encontramos, no curso de nossa existência, personagens que durante a vida na Terra empenharam-se em auxiliar o próximo, seja em comunidade ou isoladamente, somos levados a reconhecer sua generosa prestação de serviço. Portanto, sempre haverá uma razão que justifique o elevado conceito que destaca as pessoas que assim agem, como é o caso do nosso personagem.
Sabe-se que a Doutrina não guarda em seu seio pessoas idolatradas na condição de ‘santo’, mesmo porque, esse título não está afeto à classificação por parte dos encarnados, por fugir-lhes a competência. Mas nada impede, contudo, que as figuras consideradas como baluartes, tenham seus nomes amplamente divulgados, pois contribuíram para que os ensinamentos dos Espíritos alcançassem posição de respeito, fixando-se com raízes sólidas no solo brasileiro.
Pelo ano de 1834, a primeiro de fevereiro, nascia na cidade de Laranjeiras, a 23 Km de Aracaju, Capital de Sergipe, aquele que seria uma dessas colunas basilares: Francisco Leite de Bittencourt Sampaio. Esse sergipano viveu 61 anos e desencarnou no Rio de Janeiro, em 10 de outubro de 1895.
Iniciou seus estudos jurídicos na Faculdade de Direito de Recife, Capital de Pernambuco, mas bacharelou-se pela Academia de Direito do Largo de São Francisco, Estado de São Paulo, na turma de 1859(1).
Ao término do curso retornou à sua terra natal, exercendo a Promotoria Pública, onde permaneceu até o ano de 1861, quando transferiu residência para o Rio de Janeiro, iniciando atividade na área da advocacia.
Foi o primeiro administrador da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, magistrado, político, funcionário público, literato e poeta. Como jornalista colaborou eficientemente na imprensa paulista, em diversos jornais e revistas. Ainda como estudante, celebrizou-se pela composição poética do Hino “A Mocidade Acadêmica”, cuja partitura musical coube ao imortal maestro Antônio Carlos Gomes (1836-1896)(2), natural da cidade de Campinas, no Estado de São Paulo.
Elegeu-se deputado para a Assembléia Geral Legislativa nos anos de 1864 a 1870. Neste último mandato Bittencourt Sampaio foi nomeado Presidente da província do Espírito Santo, através de carta imperial para assumir referida função naquela unidade nacional, no período de 11-10-1867 a 26-04-1868, onde também deixou seu nome na história daquele Estado.
Segundo o escritor e pesquisador espírita Zeus Wantuil, não se sabe quando ele entrou para o Espiritismo, mas em 02 de agosto de 1873 já fazia parte da Diretoria do Grupo Confúcio, primeira sociedade espírita surgida em terras cariocas. Lá desenvolveu sua mediunidade receitista, curando muitos doentes com remédios homeopatas.
Com o consagrado compositor Carlos Gomes, em 1896, Bittencourt Sampaio, poeta de um lirismo incomparável, soube expressar a grandeza de seu coração.
É dele um poema que os nossos antepassados cantarolavam e que inúmeros profissionais gravaram essa bela página musical, imortalizada pela simplicidade de sua harmonia e o alcance sentimental de seus versos: “Tão longe/ De mim distante/ Onde irá/ Onde irá/ Teu pensamento...”. Essa música, “Quem Sabe”, composta por Carlos Gomes com letra de Bittencourt Sampaio, tem nada menos que 156 anos, já que foi composta em 1859.
E assim manifestou-se Irmão Jacob (Frederico Figner - 1866/1947) a Chico Xavier (1910-2002), quando de sua comunicação mediúnica em 1948, sobre a ilustre visita que recebeu: Entre o êxtase e o assombro, notei que a estrela se transformava lentamente. Da nebulosa radiante alguém se destacou, nítido e reconhecível para mim. Era o magnânimo Bittencourt Sampaio, cuja expressão resplandecente constituía o que imagino num ser angélico.
Reservamos o trecho de uma de suas inúmeras mensagens transmitidas mediunicamente a Francisco Cândido Xavier, para encerrar este trabalho sobre a pessoa de Francisco Leite Bittencourt Sampaio. Este registro foi feito ao final da reunião levada a efeito em 2 de junho de 1955, como se fazia todas as quintas-feiras, na Sede do Centro Espírita Luiz Gonzaga, em Pedro Leopoldo-MG. Bittencourt Sampaio assim se expressou através de Chico Xavier: “Não ignorais que a civilização de hoje é um grande barco sob a tempestade... Mas, enquanto mastros tombam oscilantes e estalam vigas mestras, aos gritos da equipagem desarvorada ante a metralha que incendeia a noite moral do mundo, o Cristo está no leme! Servindo-o, infatigavelmente, repitamos, confortados e felizes: Cristo ontem, Cristo hoje, Cristo amanhã!... Louvado seja o Cristo de Deus!”.
E nós repetimos em coro, 60 anos depois: Louvado seja o Cristo de Deus
(1) Grandes Espíritas do Brasil, de Wantuil Zêus - FEB, 3ª ed.Rio de Janeiro.
(2) Carlos Gomes foi o mais importante compositor de ópera brasileiro com seus trabalhos apresentados no Teatro Scala em Milão, Itália, uma das mais famosas casas de ópera do mundo, com capacidade para mais de 2 mil lugares inaugurado pela segunda vez em 03-08-1778, após incêndio que o destruiu 1776