Guimarães o berço de Portugal | Parte 1
Um percurso pelo centro histórico de Guimarães, desde o morro do Castelo, com o seu Paço Ducal, Castelo e Capela de S.Miguel, descendo pela Rua de Santa Maria, onde visitamos o Convento de Santa Clara, até chegarmos à Praça de Santiago, e o Largo da Oliveira, com o seu casario antigo, e a Igreja de Colegiada de Nª Srª da Oliveira, o Padrão do Salado e o Antigo Edificio dos Paços do Concelho. A cidade de Guimarães parece ter nascido já durante o período da alta idade média, em terras que pertenciam à Condessa Mumadona Dias e seu marido Conde Hermenegildo Mendes. Após a morte do Conde, nos meados do séc. X Mumadona Dias herdara Vimaranes, e teria de executar uma das verbas testamentárias do marido, a construção de um mosteiro para frades e freiras, dedicado ao Salvador do Mundo, à Virgem Maria e aos doze Apóstolos, sob a regra dos eremitas de S. Pacómio. Durante as invasões normandas, e a fim de proteger o Mosteiro contra as incursões dos vikings e mulçumanos, mandou construir na colina mais próxima do Mosteiro a primeira fortificação, de madeira e terra. Foi Cabeça do territorio do Condado Portucalense.
Guimarães. Centro Histórico.
Guimarães Centro Histórico.
- Padrão do Salado
- Igreja de Nossa Senhora da Oliveira
- Igreja de Nossa Senhora da Consolação
O que pensam vimaranenses e turistas do Centro Histórico de Guimarães
guimaraesdigital.com | Guimarães tem um dos Centros Históricos mais conhecidos e belos de Portugal. Nesta sexta-feira, em que se assinala o dia nacional que assinala precisamente os centros históricos, fomos saber a opinião de vimaranenses e turistas. Elevado à categoria de Património Mundial pela UNESCO em 2001, o Centro Histórico de Guimarães é ponto de paragem obrigatória para quem nos visita, mas também um espaço de eleição para os que cá vivem e o desfrutam.
Guimarães- passeio pelo centro histórico
Guimarães o berço de Portugal | Parte 2
Continuação do percurso pelo centro histórico de Guimarães, saíndo da Praça de Santiago, passamos pelas ruas caracteristicas de Guimarães, passando pelo Largo João Franco, Largo do Toural, Alameda e Convento de S.Francisco, descendo à zona dos Couros, passado inndustrial de Guimarães, e vamos chegar no Palácio de Vila Flor, Palácio aristocratico barroco, actual polo universitário. Daí descemos até à Rua da Liberdade com suas casas com balcões de madeira, passamos pelo Convento das Dominicas, descemos a Rua D.João I, importante eixo viário rodeado de casas sesicentistas, no seu inicio tem o Padrão de D.João I. O Convento de S.Domingos e depois o novo Centro de Artes de Guimarães inaugurado em 2012
Centro Histórico de Guimarães
É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes.
Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.
Percurso Pedestre no Centro Histórico de Guimarães (Guimarães)
Percursos Pedestres, Caminhadas, Trekking, Hiking, Trails, Pedestrianismo, Trilhos, Rotas e Passeios em Portugal.
Ver mais em:
More info:
Subscreve já o canal Sola Gasta para veres mais vídeos espectaculares sobre Portugal:
For more awesome videos, subscribe the channel:
FOLLOW ME:
on
on
on
on
on #trekking #hiking #percursospedestres
CENTRO HISTÓRICO DE GUIMARÃES | Barcelada em Portugal
Demos um passeio pelo centro histórico de Guimarães, num sábado de temperatura agradável.
Guimarães centro historico
Guimarães centro histórico em fotografia.
Guimarães old town
Nasceu uma nova praça em Guimarães
(gmrtv.pt) A obra de reabilitação do Largo de Donães foi inaugurada pelo Município de Guimarães, esta sexta-feira, 24 de junho, tendo sido devolvido à fruição pública um quarteirão situado entre a Rua da Rainha e a Rua Egas Moniz.
O novo largo do Centro Histórico privilegiará a circulação pedonal, no âmbito da filosofia de intervenção adotada na política de reabilitação de locais públicos, propondo-se um desenho urbano cuja pavimentação surge na continuidade dos materiais utilizados anteriormente nos restantes espaços públicos do Centro Histórico de Guimarães.
GUIMARÃES - PORTUGAL - VISITE À PIED - PARTIE 1
Guimarães - Portugal - Visite à pied - Partie 1
Guimarães est une très belle ville située au nord du Portugal. Son centre historique médiéval, classé au Patrimoine mondial de l'Unesco en 2001, gravite autour de trois jolies places fort animées, soit le Largo da Oliveira, le Largo do Toural et le Largo da República do Brasil.
Cette première partie de l'itinéraire débute au parc de stationnement Das Hortas et se termine à l'auberge Fa située dans le Largo da Misericordia.
Nous avons d'abord visité l'Église de Notre-Dame de la Consolation (Igreja de Nossa Senhora da Consolação) située dans le Largo da República do Brasil. Elle se situe devant une série de magnifiques jardins.
Par la suite, nous sommes passés devant la chapelle Notre Dame de Guia (Capela de Nossa Senhora da Guia), érigée en 1727, ainsi que le musée Alberto Sampaio qui abrite, semble-t-il, de magnifiques pièces d'art sacré.
Nous avons fait un petit détour vers le Largo de Donães entouré de jolis bâtiments et nous nous sommes ensuite dirigés vers le Largo da Oliveira.
Le Largo da Oliveira est une des places les plus animées de Guimarães. On y retrouve plusieurs bâtiments historiques de style gothique dont l'ancien Hôtel de Ville, l'église de Nossa Senhora da Oliveira ainsi qu'un monument commémorant la bataille de Salado (Parão do Salado).
On y retrouve également de nombreux cafés qui possèdent d'agréables terrasses. C'est justement à un de ces cafés que nous nous sommes attablés pour prendre notre souper.
En passant sous les arcades de l'ancien Hôtel de Ville, nous accédons au Largo de São Tiago qui possède également de nombreux cafés et de forts jolies demeures.
.
Tout près, dans le Largo da Tulha, se trouve la Torre dos Almadas qui faisait partie jadis d'une très grande maison. Cette maison a été détruite. Cependant, la tour a été conservée.
Nous nous sommes dirigés ensuite vers la rue de Santa Maria, une rue très étroite bordée de maisons datant des 14e et 15e siècles. On y découvre d'ailleurs un joli portail.
C'est sur cette rue que se trouve l'ancien Convento de Santa Clara. Il abrite aujourd'hui l'Hôtel de Ville (Câmara Municipal).
Nous nous sommes éloignés un peu du centre-ville pour aller voir le Couvent de Santo António dos Capuchos qui a été érigé au 17e siècle. Il abrite un musée qui valorise le patrimoine artistique et culturel.
Nous sommes revenus sur nos pas et sommes passés devant le palais des ducs de Bragance (Paço dos duques de Bragança) érigé au 15e siècle et restauré au milieu du 20e siècle. Il est possible de le visiter.
Puis, en grimpant la petite colline, nous avons d'abord croisé la chapelle de Saint Michel du Château (Capela de São Miguel do Castelo) où le premier roi du Portugal Afonso Henriques aurait été baptisé.
Nous sommes montés tout au haut de cette colline où se dresse le château de Guimarães. Nous ne l'avons pas visité. Nous n'avons fait que suivre le petit sentier qui en fait le tour.
Tout près du château se trouve l'église de São Dâmaso dont la construction s'est terminée au 18e siècle. Nous ne l'avons pas visité, mais pour votre information, son intérieur est décoré de dorures et carreaux illustrant la vie du Pape Saint Damase.
En revenant vers notre auberge (Hostel Fa), nous avons aperçu une autre église, celle de Nossa Senhora do Carmo de style baroque. Sa construction remonte au 17e siècle et elle était dédiée à Santa Teresa.
********************************************************************
AUTRES VIDÉOS :
ABONNEZ-VOUS ►
SUIVEZ NOUS :
• BLOGGER ►
• INSTAGRAM ►
• FLICKR ►
• TWITTER ►
Guimarães comemorou 10 anos de elevação do Centro Histórico a Património da Humanidade
A inauguração das obras de requalificação do Largo do Toural, Alameda de S. Dâmaso e Largo República do Brasil marca mais uma etapa na relevante reabilitação do edificado da Cidade.
Durante mais de um ano o centro da Cidade transformou-se num estaleiro, comportando inconvenientes e prejuízos, especialmente para os comerciantes, como salientou o Presidente da Câmara.
A execução do projecto não foi um trabalho fácil, mas foi seguramente um forte aliciante para quem, sendo vimaranense tinha a responsabilidade de coordenar a intervenção.
O trabalho que agora foi levado à prática constituiu mais uma etapa cumprida na reabilitação da parte mais antiga da Cidade de Guimarães. Os trabalhos prosseguem, continuando a trilhar um caminho traçado pelo saudoso arquitecto Fernando Távora, como lembrou o antigo Presidente da Câmara António Xavier.
A próxima etapa a cumprir na importante tarefa de recuperação urbana aponta pata Março do próximo ano quando estiver terminada a reabilitação da zona de Couros.
Passagem Ano 2018/2019 Centro Histórico de Guimarães
Passagem de ano Centro Histórico de Guimarães
Guimarães, Portugal, 2017 08 30
Guimarães é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Braga, pertencente à antiga província do Minho.
É sede de um município com 240,95 km² de área e 158 124 habitantes (2011)
Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.
A Guimarães actual soube conciliar, da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas, que se manifestou na nomeação para Capital Europeia da Cultura em 2012, factores que levaram Guimarães a ser eleita pelo New York Times como um dos 41 locais a visitar em 2011 e a considerá-la um dos emergentes pontos culturais da Península Ibérica. Foi ainda Cidade Europeia do Desporto (CED), em 2013. Nesta última, Guimarães foi distinguida como sendo a melhor CED de 2013.
Guimarães é muitas vezes designada como Cidade Berço, devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de protecção de territórios a sul levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.
A cidade está historicamente associada à fundação da nacionalidade e identidade Portuguesa. Guimarães, entre outras povoações, antecede e prepara a fundação de Portugal, sendo conhecida como O Berço da Nação Portuguesa. Aqui tiveram lugar em 1128 alguns dos principais acontecimentos políticos e militares, que levariam à independência e ao nascimento de uma nova Nação. Por esta razão, está inscrito numa das torres da antiga muralha da cidade Aqui nasceu Portugal, referência histórica e cultural de residentes e visitantes nacionais.
Após a acção política de reconquista organizada pelo Reino das Astúrias, com a intervenção do fidalgo Vimara Peres ainda no remoto século IX, a fundação medieval da actual cidade tem as suas raízes no remoto século X. Foi nesta altura que a condessa Mumadona Dias, viúva de Hermenegildo Gonçalves, mandou construir, na sua propriedade de Vimaranes, um mosteiro dúplice, que se tornou num pólo de atracção e deu origem à fixação de um grupo populacional conhecido como vila baixa. Paralelamente e para defesa do aglomerado, mandou construir um castelo a pouca distância, na colina, criando assim um segundo ponto de fixação na vila alta. A ligar os dois núcleos formou-se a Rua de Santa Maria.
Posteriormente o Mosteiro transformou-se em Real Colegiada e adquiriu grande importância devido aos privilégios e doações que reis e nobres lhe foram concedendo. Tornou-se num afamado Santuário de Peregrinação, e de todo o lado acorriam crentes com preces e promessas.
A outorgação, pelo conde D. Henrique, do primeiro foral nacional (considerado por alguns historiadores anterior ao de Constantim de Panóias), em data desconhecida, mas possivelmente em 1096,[ atesta a importância crescente da então vila de Guimarães, escolhida ainda como capital do então Condado Portucalense.
Aqui se daria, a 24 de Junho de 1128, a Batalha de São Mamede.
Como a vila foi-se expandindo e organizando, foi rodeada parcialmente por uma muralha defensiva no reinado de D. Dinis. Entretanto as ordens mendicantes instalam-se em Guimarães e ajudam a moldar a fisionomia da cidade. Posteriormente, os dois pólos fundem-se num único e após o derrube da muralha que separava os dois núcleos populacionais no reinado de D. João I, a vila intramuros já pouco mudará, expandindo-se extramuros com a criação de novos arruamentos como a Rua dos Gatos.
Haverá ainda a construção de algumas igrejas, conventos e palácios, a formação do Largo da Misericórdia (actual Largo João Franco) em finais do século XVII e inícios do XVIII, mas a sua estrutura não sofrerá grande transformação. Será a partir de finais do século XIX, com as novas ideias urbanísticas de higiene e simetria, que a vila, elevada a cidade, pela Rainha D. Maria II, por decreto de 23 de Junho de 1853, irá sofrer a sua maior mudança.
Será autorizado e fomentado o derrube das muralhas, haverá a abertura de ruas e grandes avenidas como o actual Largo de Martins Sarmento, o Largo da Condessa do Juncal e a Alameda de São Dâmaso, e a parquização da Colina da Fundação. No entanto, quase tudo foi feito de um modo controlado, permitindo assim a conservação do seu magnífico Centro Histórico.
A 28 de Junho de 2013, a Cidade de Guimarães foi feita Membro-Honorário da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.
Guimaraes Portugal - 1
Guimares - Portugal . Música : Boleros Románticos. Fotos : Carlos Acosta
Vi:Ela Sentada no centro histórico de Guimarães
Até 29 de Julho, o projecto pode ser visto na rua Doutor Avelino Germano. No total, são 20 cadeiras com o símbolo da Capital Europeia da Cultura e 40 camisas brancas penduradas em estendais que têm instalados detectores de passagem e altifalantes. A instalação é uma criação do escultor sonoro e plástico João Ricardo de Barros Oliveira que garante ser um trabalho sem objectivo, que não transmite uma mensagem e pretende sair mais confuso do que entrou.
ONDE NASCEU PORTUGAL - GUIMARÃES
???? Visitamos Guimarães, que fica ao norte de Portugal. É uma cidade rica em fatos históricos, e possui alguns Monumentos Nacionais. Guimarães é considerada o berço de Portugal, já que o primeiro rei, Afonso Henriques, nasceu na mesma.
Tivemos a oportunidade de conhecer o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques e o Centro Histórico. Aprendemos um pouco mais sobre a história de Portugal e ficamos encantados com esta cidade medieval.
Inesperadamente, encontramos uma família de haulizantes haha Abraço família! ????
Muito obrigada Haulizantes!
Deixe seu ???? e compartilhe esse vídeo com seus amigos ????????
Acompanhe nossas redes sociais ????
???? Instagram do Canal:
???? Instagram do Reginho:
???? Instagram da Clari:
???? Facebook do Haulizando:
???? Contato profissional ◎ haulizando@hotmail.com
????????????
Centro histórico de Guimarães
Muito lindo
Maçãzinhas das Nicolinas animaram o Centro Histórico de Guimarães
guimaraesdigital.com | É o número mais romântico das Festas Nicolinas. O tradicional número das maçãzinhas decorreu esta quarta-feira.
Centro histórico de Guimarães
Um passeio pelo belíssimo centro histórico da cidade berço numa tarde de domingo.