Centro Interpretativo da Faia
A aldeia da Faia é detentora de uma história singular. Por força da construção da Barragem do Vilar, em 1965, todo o povoado foi deslocado para um ponto mais elevado. Debaixo de água ficaram algumas construções e muitas memórias que ainda perduram. Agora, e aproveitando o edifício da antiga primária, vai ser construído o Centro de Interpretação da Faia.
Aldeia da Faia Français
Le film raconte l'histoire du premier village entièrement submergé par la construction d'un barrage au Portugal. Une période difficile dans la vie d'un petit village, qui a vu sa population être privés de leurs terres et les maisons, aux mains du Nouvel Etat. Mais aujourd'hui, le village de Faia, est le tourisme et les loisirs point où les visiteurs peuvent profiter de la plage, des paysages et des équipements sportifs. Son histoire et la culture sont désormais immortalisées et honorés dans le centre du musée Centre D'interprétation du Village de Faia.
Reportagem sobre a Faia, Sernancelhe
Filme Promocional do Concelho
Filme Promocional do Concelho
Faia, a história de uma aldeia submersa pelas águas do Rio Távora
A década de 60 desviou o curso da história da aldeia da Faia. Com a construção da Barragem do Vilar, aquela localidade viu-se submersa pelas águas do Rio Távora, as suas gentes obrigadas a reconstruir as suas casas e a tornarem aráveis terrenos mais distantes das margens que engoliram, para sempre, hortas, pomares e vinhas. Determinados em não vergar perante o destino que o progresso lhes trouxe, os habitantes da Faia subiram o monte, criaram uma aldeia nova, redesenharam as suas vidas, habituaram-se a olhar para o Rio Távora com admiração e aceitaram-no como vizinho e companheiro. Hoje, como provavelmente para sempre, as marcas da antiga Faia ainda lá estão, os testemunhos de quem assistiu à partida da antiga aldeia e à construção da nova permanecerão, e a memória será a mais fiel contadora da história da primeira aldeia em Portugal que renasceu das águas de um rio.
Autarquia de Sernancelhe comparticipa medicação dos idosos mais carenciados
200 mil euros anuais é o valor dos encargos financeiros da autarquia de Sernancelhe na comparticipação dos medicamentos dos idosos mais carenciados do concelho. As reformas mínimas e as elevadas despesas com a saúde, levou a que o programa em apenas 3 anos tenha ultrapassado os mil inscritos que recebem um apoio anual máximo de 400 euros.
Sernancelhe, falta de médicos levou à criação da Unidade Móvel de Saúde
Desde 2005, o concelho de Sernancelhe tem uma Unidade Móvel de Saúde. Uma aposta do município para limar as arrestas da falta de cuidados médicos para um concelho tão disperso geograficamente. Uma enfermeira e uma auxiliar percorrem o concelho e fazem o rastreio de saúde, principalmente às pessoas mais idosas. os encargos financeiros são suportados pela autarquia, que anualmente despende com o serviço 70 mil euros.
Fala:
Veríssimo Sequeira Álvaro - Utente Unidade Móvel de Saúde
Ana Sousa - Enfermeira
Ermesinda Sobral - Utente Unidade Móvel de Saúde
Ana Sousa - Enfermeira
Anunciação Rodrigues - Utente Unidade Móvel de Saúde
Carlos Silva- Vereador Acção Social e Saúde
Repórter de Imagem: Joel Teixeira
Jornalista: Frederico Correia
Ministro em Sernancelhe GNR
Sernancelhe, aumento de produção castanha pode chegar aos 50 por cento.flv
O Concelho de Sernancelhe pretende, no prazo de oito anos, aumentar até 50 por centro a sua produção de castanha. Esta é uma das metas mais ambiciosas do Protocolo de Cooperação assinado entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Câmara Municipal de Sernancelhe, no dia 3 de maio, Dia do Município de Sernancelhe, e cujo valor é de 44.609 Euros.
Sernancelhe-Festa da Castanha 2010
Sernancelhe, mostra de carros clássicos na Festa da Amizade
já imaginou mais de 80 anos de história automóvel reunidos num único espaço? pois nao é todos os dias, mas foi possível este fim de semana em Sernancelhe...
Local: Sernancelhe
oráculo: 100 carros representando mais de 80 anos de história automóvel
antónio Cota
Guilherme
Joaquim Rebelo
Rui Ferreira
Fernando Jorge - Pres Ass Funcionários da CM Sernancelhe
Carlos Silva _ Vice Pres CM Sernancelhe
Repórter de Imagem: Luís Ruas
Jornalista: Frederico Correia
Rio Távora - Freixinho - Portugal
Apesar da pobre qualidade do meu telemóvel, relativamente a vídeos, aqui vai um cheirinho do Rio Távora, quando passa em Freixinho. Decidiram fazer uma mini barragem em Vila da Ponte e agora a nossa parte do rio parece-se com o que era antigamente, no seu estado original, antes da construção da Barragem do Vilar.
Passeio na barragem de Vilar ( Riodades )